Baías e Baronis – Marítimo 2 vs 1 FC Porto

1024

Deve haver um mau-olhado qualquer naquela ilha. Três jogos, zero vitórias e apenas dois golos marcados para quatro sofridos. É isto que levamos da Madeira este ano, um pecúlio tão fraco e em grande parte por culpa própria, porque não fomos o que podemos e devemos ser em nenhum desses três jogos. Se o primeiro jogo contra estes fulanos foi marcado pela falta de eficácia na frente e o encontro com o Nacional nos deixou sem pernas e sem força para reagir à velocidade do adversário, este combinou esses mesmos factores com alguns erros defensivos e uma tremenda falta de criatividade a meio-campo. E mais um ano passa sem conseguirmos vencer este caneco. Não fosse o anunciado desinteresse e começava a ser ridículo. Vamos a notas:

(+) Maicon. Um Baía a Maicon em 2014/2015 é algo que deve ser celebrado porque na maioria dos jogos acabou por hesitar em colocá-lo na lista abaixo do (-) grande ali a meio do post. Mas hoje o capitão esteve muito bem, activo e interventivo na defesa e a subir no terreno pelo lado direito como…Danilo. Interessante ver o calmeirão a furar com alguma velocidade na área contrária, ele que é tão lento a executar na própria área. Há coisas que não se explicam, realmente.

(+) Helton. Sem culpa em nenhum dos golos, foi em noventa minutos o que Fabiano não conseguiu ser numa época inteira: um guarda-redes adiantado, a jogar com os pés com a naturalidade de quem o faz há tantos anos com graus variáveis de eficácia mas sempre com talento e a entregar a bola rapidamente para os colegas prosseguirem o jogo. Por favor continua na baliza, rapaz.

(-) Moles, em vários sentidos. Sinto uma dificuldade tremenda em perdoar a segunda derrota contra os mesmos fulanos. Houve ineficácia na frente, inoperância no centro, infantilidades nas laterais e tremideira na relva. Mas o que houve mesmo foi o que se tem visto desde o início do ano e é algo que não creio conseguirmos superar esta época: quando o meio-campo adversário é mais forte fisicamente, o resto da equipa colapsa. E começa rapidamente por secar os homens que jogam na mesma zona e que se acanham perante adversários mais fortes e mais dinâmicos. Danilo e companhia fizeram o que lhes apeteceu, recuperaram inúmeras bolas e forçaram a que o FC Porto tivesse de recorrer vezes demais a lateralizações e lançamentos aéreos para os quais não temos jogadores minimamente talhados. É fácil inferirmos que a falta de capacidade para criar perigo pelo centro resulta da força do meio-campo do Marítimo, portanto. Junte-se a mentalidade fraca de uma competição que não interessa aos adeptos (nem aos jogadores, infelizmente) e a relativa proximidade do hiper-jogo contra o Bayern e temos uma receita para o fracasso que se viu hoje. Falhámos por culpa própria e os jogadores deviam rever a forma de encarar este tipo de partidas. E estes são os mesmos que venceram em Penafiel ou no Bessa, que lutaram com tudo o que tinham para sacar a vitória com dez contra o Arouca há umas semanas, quase sem pernas mas com coração. Estou convencido que o jogo de segunda-feira contra o Estoril contará outra história, mas a de hoje foi triste por nossa culpa.

(-) Os laterais As jogadas de maior perigo do Marítimo apareceram depois de cruzamentos de Ruben Ferreira do lado de Ricardo e pelas investidas de Marega e de Edgar Costa pelo corredor de Angel. E ambos estiveram mal, desconcentrados e sem a inteligência emocional e competitiva que se exige para um jogador do FC Porto, seja em que competição for. Se Ricardo peca pela contínua inadaptação às tarefas defensivas posicionais (mantenho que assumir que será um lateral direito em condições é utópico e só resulta do facto do rapaz correr muito pelo flanco. O Tello faz o mesmo, querem usá-lo como defesa?) que hoje deram origem ao lance do penalty – que é bem sacado pelo adversário mas que não me deixa dúvidas quanto ao facto de ter existido – já Angel tem de fazer mais. É certinho quando sobe com a bola pelo flanco, mas o posicionamento defensivo, especialmente a passividade com que vê bolas a passar por cima da cabeça como um pirralho de 8 anos num jogo de baseball, é desesperante. Danilo já saiu e Alex pode ir pelo mesmo caminho. Haja mercado, porque estes dois não me dão garantias de poderem dar conta do recado. Hoje, pelo menos, não deram.

(-) Aboubakar Não é Jackson e nunca será. E não pode tentar sê-lo nem podem tentar transformá-lo em algo para o qual não está talhado. Podem, mas esperar resultados imediatos é como sonhar em levar o Messi para Chaves e só porque as camisolas são parecidas esperar que ele lhes passe a bola. Aboubakar é passe e corta, é tabelinha rápida, é velocidade em transição com a bola, é 1×1 em força e em progressão. Não é uma parede que receba a bola, a controle nos pés e a endosse redondinha para os colegas. Especialmente se estiver tão sozinho na frente de ataque e seja obrigado a recuar vinte metros para encontrar um colega. Produção nula do camaronês hoje na Madeira.

(-) Óliver Completamente fora de jogo hoje, incapaz de se soltar da pressão dos madeirenses e demasiado complicado na altura de soltar a bola. Beneficia quando tem um médio que consegue manter a bola na sua posse e ao mesmo tempo progredir no terreno (como Herrera), função que Evandro apenas desempenha a espaços e com muito esforço mas pouca capacidade de abrir espaços para lá dos que ele próprio cria. Pareceu-me fisicamente bem mas falhou o sentido prático do costume.


Abril, o tal mês de todas as decisões, começa mal. E se nos pusermos a jeito como fizemos hoje, pode acabar muito pior. Esperemos que não.

4 comentários

  1. Boas,

    Mais um jogo que entramos mal, parecia o FCP soft-core. Não gostei. Pensei que com o nosso golo fossemos arrebitar e nada. Não quero ser tinhoso, mas a falta de ambição foi semelhante a do nacional nos inicios. Devem-se estar todos a poupar para o bayern.

    Baroni: Hernani … que **** de amélia. Tocam-lhe e cai? Nao funciona nas 10 primeira vezes que tenta, no lance de um possivel penalti já ng leva a serio. Teve um bom remate. Ou vai a luta e da porrada e leva porrada ou é mete-lo numa caixa e envia-lo para outro país.

    Baroni: meio campo. Seja o casemiro porque esteve tão a vontade que fez mais remates que o dakar, seja o oliver por nao conseguir simplifcar nehum processo, parecia o brahimi do meio-campo, seja o evandro que apesar do golo acho que se colou sempre muito aos atacantes quando tinhamos a bola, e a bola nem sempre estava lá na frente…

    Pronto, estou aziado.

    Ah! baroni para o Lopetegui que me parece que leu mal o jogo, principalmente a segunda parte. Nunca tivemos meio campo e meter mecos lá para a frente nao ajudou em nada porque quando a bola chegava la a frente era em balao. Que fazer ? Meter mais mecos la na frente e dar o meio-campo ao maritimo ? REally ?
    Não me lembro de uma jogada do FCP que começasse na defesa e que fosse construida até lá à frente. A melhor que me lembro foi o quaresma que isolou o Oliver. A visão que tenho deste jogo é o oliver no meio de 5 gajos a tentar fazer alguma coisa na lateral esquerda. Acho que foi isto o jogo todo.

  2. Bem, é melhor só jogar para a Champions! Com esta atitude e vontade de ganhar mas valia nem ter ido á Madeira! Jogadores de merda que nem vontade de ganhar têm… estamos no mau caminho, infelizmente!

  3. Estou triste, pela derrota mas não creio que seja caso para esmorecer-mos !
    Ainda é muito cedo para se fazerem balanços, ainda há muitos jogos e duas competições para disputar nas quais dependemos apenas de nós e muito este ano já foi conseguido, chegamos á champions sem bilhete, estamos na luta pelo campeonato e penso que contra este Maritimo apenas faltou “ratice” pois o mesmo não fez um único ataque na 2ª parte e na 1ª limitou-se a ver no que dava e por acaso deu.
    É certo que nunca tivemos um plantel tão extenso nos últimos anos (desde Vilas-Boas) mas que só é elogiado e reconhecido como bom porque para isso se tem trabalhado.
    Como disse num outro sitio da bluegosfera teremos todos de continuar a sofrer, pois não existem campeões sem sofrimento.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.