Baías e Baronis – Rio Ave 1 vs 3 FC Porto

10428707_431948163645976_610490964436539755_n

O difícil torna-se fácil quando se quer. Particularmente quando se fala de uma equipa como o FC Porto, que tem tanto de bipolar como de notável na capacidade de criação de lances perigosos, já que os cria mas para os concretizar parece encontrar uma parede mental que os impede de rematar à baliza no momento certo. Quando o faz, como Danilo fez hoje com grande nível, é normal marcar mais golos e criar mais perigo. Mas insistimos no lance até à baliza, na finalização com a sola e no passe de morte que se quer sempre que saia perfeito. Nem sempre é preciso, meus caros. O jogo acabou por valer pela boa primeira parte e pelos eternos cálculos vilacondenses para determinar onde é que as bolas altas vão cair. Raio de terra. Vamos a notas:

(+) Os flancos. Com pouco trabalho defensivo, foi do meio-campo para a frente onde se mostraram sempre muito activos e a procurar não só acompanhar a equipa na criação de lances de desequilíbrio mas em particular na construção das jogadas, onde Alex/Brahimi e Danilo/Quaresma (vai ser uma pena partir a parceria agora que se entendem tão bem) voavam pelos corredores como pares de bailarinos olímpicos com trajes de camuflagem e ajudaram a desfazer a fraca resistência do Rio Ave. Destaco particularmente o bom jogo de Alex Sandro, que parece estar fisicamente melhor que no ano passado por esta altura.

(+) Quaresma. Continua a ser importante na forma como é o primeiro a querer atacar e o primeiro a ajudar na defesa. E continuo a achar tão estranho dizer isto e fazê-lo com seriedade e sem sarcasmos idiotas, porque aqui há meia-dúzia de anos era impossível ver este mesmo número sete a sprintar atrás dos adversários quando perde a bola e a auxiliar os colegas na pressão. Parece ter amadurecido mesmo na altura em que a parte física arranca o seu inevitável declínio, por isso é aproveitá-lo enquanto dura. Tem de ser mais eficaz nos cruzamentos, no entanto, porque só um em cada quatro ou cinco é que causam verdadeiro perigo.

(+) A pressão alta, especialmente na primeira parte. A equipa entrou cheia de garra e vontade de acabar com o jogo cedo e quase que marcava nos primeiros dez minutos, não fosse o fiscal de linha estar com qualquer problema de visão ao longe para ver um fora-de-jogo a Brahimi que ninguém percebeu. Ninguém se deixou afectar e continuaram a pressionar em cima do meio-campo do Rio Ave, contra o vento e um Ederson em bom plano, chegando ao dois-zero de uma forma natural, até esperada. Óliver, Casemiro mas também Quaresma e Aboubakar ajudaram defensivamente de uma forma inteligente e aguerrida. E espero que descansem bem para quarta-feira…

(-) Herrera. Consistente, sem dúvida. Falhou quase todos os passes, perdeu várias bolas em zona proibida e como cereja em cima do monte de esterco ainda fica na memória um atraso para Fabiano quase do meio-campo com a bola a saltar como doida e o nosso guarda-redes, já de si complicadinho que chegue no jogo de pés, ainda teve de se ver com essa. Hector, puto, tens de subir o nível, na quarta-feira mal recebas a bola vão-te cair alemães em cima tão depressa como na Polónia em 39!!!

(-) Jebor. Houve alguma disputa de bola em que o rapaz estivesse envolvido e que não resultou numa falta, assinalada ou não? Um fartote de braços no ar, atropelos na correria, parvoíce na finalização. Juro que foi dos piores pontas-de-lança titulares que vi a jogar desde que me lembro. E eu sou do tempo do Baroni e do Vinha.

(-) Alguém se lembrou do 2-2 há duas épocas? Eu lembrei-me. Era natural que baixássemos o ritmo e que não continuássemos a correr como doidos e ninguém com massa encefálica pensaria que íamos galgar relva como Traveller, o cavalo do General Lee. Mas a ineficácia que fez com que falhássemos dois ou três golos fáceis fez com que as más memórias daquela ridícula noite de Setembro de 2012 (também num jogo pré-Champions, curiosamente) onde uma vantagem de dois golos se transformou, culpa de Tarantini (sempre o mesmo estupor), num pesadelo que fez da segunda época de Vitor Pereira um…bem, quase pesadelo. Hernâni tratou de me acalmar mas já estava pronto para um chorrilho de disparates caso houvesse um daqueles resultados que faz com que a equipa de limpeza nos escritórios da Bola e do Record tenham de fazer horas extraordinárias a limpar sémen da parede. Vá lá.


Agora, é respirar e colocar a passadeira vermelha para a entrada de uma das maiores equipas do Mundo. E depois, quando o árbitro apitar para começar o jogo, ganhar-lhes.

8 comentários

  1. Concordo inteiramente com a sua análise mas devo (deve-se) realçar que foi com a saída de Quaresma que a equipa perdeu o Norte e quase se afogava no rio.
    Hernâni ainda não mostrou muito, mas sem dúvida que não exerceu a pressão ofensiva (defensiva – atacar bem também é uma boa defesa) que Quaresma exerceu enquanto esteve em campo e foi mesmo por aquele flanco que surgiu o golo do Rio Ave, felizmente Aboubakar estava atento e conseguiu aproveitar bem um erro da defesa do Rio Ave, algo pouco comum mas que até há pouco tempo acontecia-nos muito.

    Outro pormenor que tenho vindo a reparar é que estamos a melhorar nas bolas paradas e no aproveitamento que damos aos lances, não sei se também tem reparado !?

    Uma vez mais Herrera demonstrou que não está bem, lento, muito lento, espero que Lopetegui não o ponha a jogar contra o Bayern e opte por Evandro.

    Para não destoar Brahimi voltou a perder-se todo o jogo em fintas inúteis.

    Oliver cumpriu e é pena que vá sair pois além de classe tem garra para um puto e ainda por cima franzino…

    Já me chateia a conversa dos lesionados do Bayern, se ganharmos ainda se lembram de dizer que jogámos com a equipa B, disso são bem capazes os escribas que uma vez mais não puderam sujar as paredes…..com *************** precoces….

  2. Das duas uma, o Herrera não joga na quarta feira, e entra o Ruben Neves (foi testado contra o Estoril), ou entra mesmo o Ruben e quem saí é o Quaresma, ficando o Oliver na linha, reforçando o meio campo.
    Vamos ter de correr 120 kms no total. E ter muita bola.

  3. Então muitos Parabéns!
    Acabaste de ganhar o cartão de sócio honorário do FC Quaresma.
    Não sabes que elogiar o rapaz it’s a no-no!?
    O pior avançado que alguma vez vi “jogar”, foi o Sanhá (ou, às vezes, Sanhã), que jogou no Farense e no Penafiel, e punha o Jebor a um canto.
    Dada a minha proficiência futebolística, puseram-me por uns tempos, a alcunha de Sanhá, mas ainda assim, mesmo com 30 cms a menos, de cabeça, ainda lhe dava luta.
    Com os pezinhos, nada a dizer…
    Achas mesmo que limpam as paredes?! P’ra quê? P’ra estragar o ensemble geral?

  4. Para o bem e para o mal, nunca mais é quarta. :)

    Houve uma descascadela geral no herrera na bluegosfera, não me pareceu assim tão mau como pintam. Aliás, arrisco dizer que até jogou bem tirando aquele passe absurdo para o fabiano, mas dou o beneficio da dúvida. :)

    Baía( agora na fpf … vais ter de mudar isto, eu voto “Paulinho Santos”): quaresma

    Baroni: brahimi, mannnnnnnn o gajo não faz um único centro o jogo todo. Estou ansioso que chegue o final da época para ir embora. Não gosto do estilo de jogo dele. Abomino mesmo. Sim, as vezes faz um bilharete , no restante 90% do tempo não faz nada de jeito. O quaresma exagerou nos centros? Não, acho que fez bem, o dakar é que demorou sempre a colocar-se ante os centrais, no minimo os centros do quaresma obrigavam os defesas a mexer-se e por ventura falhar.

  5. Dos 6 que falam, só Robben e Alaba são titulares indiscutíveis. Ribery vai alternando. No limite faltam 3.
    Que outro entrava no 11?

    Jogador, minutos no campeonato, minutos na CL
    Fonte: 00

    Neuer, 2340, 720

    Dante, 1546,273
    Benatia, 1033, 375
    Rafinha, 1767,483
    Boateng, 1734,630
    Bernat, 2240,661
    Lahm, 1132,358
    Alaba, 1665,270

    Alonso, 1855,497
    Gotze, 1723,591
    Rode, 672,195
    Schweinsteiger, 930,279

    Ribery, 959,387
    Lewandoski, 2070,572
    Robben,1678,429
    Muller,2071,431

    em 352
    Neuer
    Rafinha,Boateng, Alaba
    Robben,Bernat ,Alonso,Lahm,Gotze
    Lewandoski,Muller

    Em 433
    Neuer
    Rafinha,Boateng, Dante,Alaba
    Bernat ,Alonso,Gotze
    Robben,Lewandoski,Muller

    Quem falta?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.