Cabeça ou coração

fabiano_porto_get_95

Fiquei surpreendido, como tantos outros portistas no estádio e fora dele, ao ver Fabiano a regressar à baliza no jogo contra o Estoril. Tinha criado a imagem na minha mente do regresso de Helton, da triunfante entrada em campo seguida da tradicional deslocação no sentido das redes, erguendo os braços em agradecimento aos adeptos na Superior Sul do Dragão como faz há tantos anos. O rapaz que lá ficou, porém, apesar de partilhar a nacionalidade, tem tanta coisa que o difere daquele que defendeu as nossas cores desde que chegou e que se tornou um nome tão consensual como querido do povo que o amou e ainda ama.

Não quero com isto desprezar Fabiano, um rapaz com talento e qualidade suficiente para defender a nossa baliza perante perigos e sarilhos que já nos bateram à porta e que nos vão continuar a bater. Quem não se lembra do fenomenal jogo em Alvalade para a Taça da Liga ou na eliminatória da Europa League em Nápoles, onde foi o singular responsável pela obtenção de resultados positivos? As defesas complicadas, os voos elásticos para o relvado e os apurados reflexos fizeram dele a escolha número um de Lopetegui desde o início da temporada numa altura em que Helton estava ainda encostado com a lesão que sofreu a meio da época passada, mas falta sempre qualquer coisa. Algo que Helton trabalhou para obter, a boa-vontade dos adeptos que o criticaram em 2005 quando Adriaanse o escolheu para substituir Baía e apuparam em 2009 quando Beto, pelas mãos de Jesualdo, passou a escolha número um depois de uma série de más exibições.

Falta-lhe carisma.

Para lá do jogo de pés inferior, da menor capacidade de controlo da zona aérea, da aparente dificuldade de comunicação com os defesas (invisível a olho nu mas notada perante as evidências) ou das hesitações nas saídas pela relva, há algo que Fabiano ainda não tem e não sei se virá a ter. A capacidade que Helton tem de moralizar os colegas, de transmitir confiança para a defesa e para o público e a facilidade com que coloca a bola em jogo da forma mais indicada e sem a tremideira que temos visto.

Mas compreendo a opção de Lopetegui. Afinal os números não mentem e apesar de me deixar sempre apreensivo na bancada quando vejo a bola a dirigir-se para ele, a verdade é que temos a melhor defesa do campeonato e o guarda-redes nem sempre é o mais apreciado do sector mas tem mantido a baliza limpa. Sim, comete os seus erros, como Helton já cometeu, mas as contas jogam a seu favor. E compreendo ainda mais a opção de Lopetegui em manter as escolhas consistentes e em premiar o trabalho de Fabiano dando-lhe de novo a titularidade. Afinal, é uma dezena de anos mais novo que Helton e ainda pode progredir durante muito tempo na nossa baliza, pelo menos até Gudiño evoluir um pouco mais (bela pérola que ali temos, ouçam o que vos digo) e chegar à primeira equipa, porque Kadú está em contra-ciclo ainda sem conseguir confirmar as credenciais de aqui há dois ou três anos e Andrés Fernandez parece mesmo ter sido uma aposta sem grandes frutos.

Se Lopetegui retirasse Fabiano da equipa, dando razão à vasta maioria dos adeptos que preferem ver Helton entre os postes (ainda que grande parte do tempo fora deles), não acredito que houvesse uma revolução no balneário, mas perdia-se um jogador. Fabiano seria sempre subalternizado perante Helton e talvez nunca mais conseguisse recuperar a centelha de esperança este ano. A não-destruição da moral de um jogador versus a escolha de um homem mais experiente. Homem versus equipa, parte versus todo. Lopetegui abdicou da grande oportunidade que teria de o fazer de uma forma correcta, com factos que o suportariam sem problemas e que podia levar a uma simples conversa “Fabiano, guapo, és um gajo porreiro mas aquela borrada contra o Arouca, rapaz…tsc tsc…vais ter de sair”, que podia ou não ser compreendida pelo jogador e pelo grupo, por muito carinho que possam ter por Helton.

Falo demais sem factos que me suportem. Não conheço os rapazes e não sei como reagiriam. Mas Lopetegui tomou a opção dele e como tantas outras vai ter de viver com ela. Espero que não se arrependa. Espero que nenhum de nós se arrependa.

13 comentários

  1. É um facto muito, muito esquisito – queue Twilight Zone theme – mas o Fabiano tem a baliza menos goleada do que Helton!

    Isto apesar de eu preferir – sempre – o Bom Capitão. Mas contra factos não há argumentos…

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

  2. Bom artigo! Bom tema, mas eu sou da opiniao que Lopetegui decidiu bem…Helton é GRANDE, e n só em altura, é a todos os níveis, quer humanos, quer futebolisticos, mas a decisao de manter o Fabiano é consistente a nível de grupo. Problemas de comunicacao podem ser melhorados, assim como o jogo de pés, se bem que é notório q nunca irá ser como o do seu compatriota, mas Fabiano é um GR frio, sereno e concentrado, dando a sensacao de termos ali um muro…fala pouco, mexe-se pouco daí a metáfora. Saliento que adoro o Helton em todos os aspectos técnicos, mas dou prioridade sempre prioridade ao grupo, do que às partes.
    é a minha opiniao e julgo que n sera pelo GR q possamos perder o campeonato!

  3. Nao quero parecer mau feitio, mas sinceramente este acaba por ser um nao-assunto. Tu muito bem apresentaste a questao, desenvolveste a teoria e deste a resposta. Mas e assim mesmo. Qual e a logica em apostar num guardiao em finalissimo de carreira em detrimento de um mais jovem com, ainda, margem de progressao, mais que nao seja no aspecto da experiencia que necessita ganhar. Carisma nao se faz de um dia para o outro. Esta e a primeira epoca em que Fabiano se sente dono e senhor da baliza. So no final desta temporada e inicio da outra se podera ver o que fez uma epoca a titular no que concerne a construcao da personalidade de lider de Fabiano. Nao creio que se possa pedir a um jogador ainda agora colocado nas brasas do churrasco que dite o sabor da festa pautando a carne com o seu carisma. Este ate dar molho do bom vai ter de vencer o estigma desta ou daquela frangalhada. E de frangos tambem se fazem as grandes muralhas, senao vejamos esta de Oliver Kahn que ate o deixa de olho roxo… e estamos a falar provavelmente do melhor guarda-redes dos ultimos 20 anos… a par de Schmeichel, Baia e Preud’Homme. https://www.youtube.com/watch?v=TUspJv58TRM

  4. Bom dia,

    Antes de mais quero dizer que sou fã do Helton, após esta introdução acho que percebo o Mister não me custa aceitar a decisão. O Fabiano tem talento, muitas qualidades e alguns defeitos que tem de limar, se melhorar os pontos fracos que enunciaste no post, será um guarda redes de topo, até la será “apenas” um bom guarda redes.

    Mas acredito que quando o Fabiano dominar todos as valências do jogo, vamos ser todos fãs dele ;) Agora cabe-lhe a ele trabalhar e provar isso, esta época e com mais esta prova de confiança do Lopetegui, tem de crescer e afirmar-se definitivamente.

    Um abraço.

  5. That’s it. O homem bem queria o Navas… Mas o futuro será, Navas da vida à parte, o Fabiano. Não podemos destruí-lo. Não até o Gudiño tratar disso sózinho :)
    Em suma…porra! nada! De acordo em tudo, mais valia ter ficado quieto.

    1. fez a pior escolha da vida dele. enfim, pode ser que volte para Coimbra pró ano, mas nunca acreditei que conseguisse entrar nas escolhas principais, francamente…

  6. Não sou o maior fã do Fabiano, e já há uns temos atrás pedia para que Fabiano saísse da baliza e jogasse o Andres. Não me parece que tenhamos de proteger um profissional de futebol, ele é bem pago para saber que tem de cumprir com as suas obrigações e se for para o banco ou para a bancada tem de acatar como seja um jogador de campo. Não me parece que alguém ficasse muito preocupado pelo Indi ir para o banco depois de ter cumprido castigo e ainda depois de os seus substitutos ter passado no teste com descrição.

    Se Helton já errou, já é verdade. Mas para além do carisma que Fabiano não tem, tem experiência, e se algo que parece que falta a esta equipa é gente com carisma e com experiência!

    Para além disso se há uma coisa que não me lembre esta época é de um jogo que o Fabiano nos dê-se pontos, mas pelo contrário lembro-me bem dos pontos que nos tirou contra o Estoril na primeira volta e dos que nos ajudou e bem a tirar contra o Benfica, e lembra-me também dos que ia ajudando contra o Arouca em casa.

  7. como todos também estranhei, mas pensei quem sabe, talvez o Lopetegui aposta no Helton para a CL… acho que vai dar um jogo que pede bem mais as características dele do que do Fabiano (não tenho nada contra ele, mas sinceramente não acredito que terá potencial para ser titular durante muitos anos, com esta idade já não se aprende a jogar com os pés, e o domínio da grande área dele também não me parece nada de especial… mas claro, posso estar enganado. por exemplo ainda não percebi porque o Herrera joga tanto, mas estou cada vez mais na dúvida se não haverá uma razão objectiva que simplesmente não percebo. é que o Lopetegui faz quase tudo bem)

    a propósito ou não, vi o jogo do Bayern óntem e não pareceu nada do outro mundo… claro, os gajos a defender colocam-se normalmente em vantágem numérica com facilidade, e não chegaram tanto à área, mas quando descem o flanco não é descomunal haver 3 ou 4 dentro da área, mas não pareceram completamente intratáveis. o que não gostei muito é que me pareceu que se pouparam um pouco nos esforços, não jogaram estritamente mais do que o necessário, o que aposto será diferente na champions, mas talvez foi só a sobrecarga de jogos

  8. É do carilho este saralho!!!!
    pensei que todos os cometários seriam favoráveis ao regresso do Helton e o meu o unico contra!!!
    Mas Helton tem carisma, joga com os pés como nunca na vida jogará Hugo Almeida, mas tirar Fabiano agora devido a um estupido vermelho, seria arruinar-lhe a carreira.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.