Culpa

tumblr_l9x0kqNT0e1qahlbyo1_500

Doeu. Nenhum portista que se considere ligado aos acontecimentos do clube com as vitórias e derrotas umbilicalmente ligadas à sua capacidade de gerar emoções é capaz de deixar de catalisar toda a vastíssima extensão de doidice que nasce, cresce e vive dentro de um homem nestes momentos. Diziam-me hoje que “é só um jogo de futebol”. Duas pessoas de idades, vivências e mundos diferentes (ambas mulheres, curiosamente ou talvez não) que me expuseram pelo que eu de facto sou: doente. Doente porque sofro com jogos como o de terça-feira e exulto com Falcao ao Villarreal, com Costinha em Old Trafford, com Derlei em Sevilha ou Celso em Kiev e porque sou o mesmo que ia voando por cima de dez degraus nas velhinhas Antas quando o Timofte enfiou aquela bola para lá do Silvino depois de oitenta e cinco minutos de nevoeiro. Sofro como no jogo com a Sampdoria onde fui gozado por todos incluindo por um professor que até apreciava e que a partir desse momento surgiu sempre com uma nuvem cinzenta em cima da cabeça depois de me chamar “amigo do Latapy”. Sofro com o Arsenal e as desnecessárias goleadas na década passada, com o Barcelona em 1994 ou o Manchester United em 1997, com o Tottenham nos noventas e o Sporting no início do milénio. Mas há algo que se tem tornado transversal e evolutivo à medida que os anos vão passando e os cabelos acinzentando.

Deixei de atirar culpas à sorte. Deixou de haver uma cabeça culpada, um nome que reunisse toda a fúria da minha indignação pela derrota, o Nuno André Coelho de Londres, o Costa de Manchester ou o Aloísio de Barcelona. Ou a nível dos treinadores, com as invenções de Jesualdo, Oliveira e Robson nos exemplos de cima. Todos eles foram nomes que ficaram marcados na história do nosso clube e que a glória que os cobriu noutros eventos nunca conseguiu lavar a mancha dessas falhas pontuais. Nevermore. Estou farto desse apontar de dedos que faz com que nos tornemos mesquinhos ao ponto de individualizar penas colectivas. Ninguém tem culpa. Todos tem culpa. Que interessa terem culpa? O que temos a ganhar ao estigmatizar A ou B por não terem conseguido fazer o seu papel? Perdem dinheiro no ordenado? Prestígio? Nome? Reputação? Bah.

Quem perde somos todos, tal como quem ganha são todos. Perde o Jackson como ganha o Reyes. Perdem Quaresma e Brahimi e às vezes vencem o Ricardo e o Aboubakar. Perde Lopetegui como também virá a ganhar. É assim que se faz uma equipa. E é assim que se faz um homem. Muito portista por aí fora precisa de aprender a perder para voltar a saber ganhar.

14 comentários

  1. nunca te doam os dedinhos!
    nao há cá artes mágicas, camarada, apesar de, na vida como no futebol, a Fortuna desempenhar sempre o seu papel!
    estamos sem dúvida mais fortes que há dois meses, e ja estavamos melhores que dois meses antes, e dois meses antes… e se formos até há um ano atrás ui ui…

    haja memória, haja estratégia e tenhamos nocao do que atingimos.

    o risco estava mais que explícito: corríamos o perigo de nao conseguir ganhar o campeonato por dispersao mental/física na Champions. até agora, tudo sem incidentes a nível do campeonato, mesmo assando por fases duríssimas.

    temos um grande sprint até ao fim da época mas conseguimos ver o líder (isolado) do pelotao. precisamos de TODOS. TODOS. TODOS.

    Nao vou ler os jornais do sistema até domingo, nem quero saber o que dizem.
    É hora de cerrar fileiras sentir a raiva crescer nos dentes.

    Domingo, passamos para a frente. E o sprint continua.

    um abraco portista!

  2. Clap! Clap! Clap!

    Dois pontos para sustentar a tua visão:

    1 – não jogamos sozinhos. Há gente do outro lado. E essa gente na terça jogou que se fartou na primeira parte. Não vale a pena fingir que isso não aconteceu.

    2 – criticar decisões ex-post é sempre demasiado fácil. E cobarde, vá…

    Vejo críticas a 2 opções: Indi e Reyes. Mas são os mesmos que antes da eliminatória diziam que no confronto físico estaríamos em desvantagem. Com Ricardo e Angel seria melhor então? É que só esses estavam disponíveis para as posições quasi-naturais. Criticar sem olhar para a contra-parte é demasiado redutor.

    Agora é ganhar domingo e pronto. Quero lá saber dos golos, quero é ganhar. E com isso será suficiente.

  3. é isso mesmo, assino por baixo!

    (e sobretudo com as expectativas e “exigências” irreais que muitos dos adeptos têm, os tempos pra aprender com as derrotas virão, PdC é eterno, mas não é eterno… vão ser muitas promessas perigosas de “sucessos maiores” a andar por aí)

  4. Jorge
    Com todo o res Peito,por o que aí escreveu…mas a história não e sempre a mesma.
    Liga dos campeões a parte,estar neste momento a 3pontos dos lampinhoes(independentemente de colo ou não),até o momento a provas nacionais foram abaixo de banais.
    Respeitando,aquilo que você chama privilégio,não me venha com filosofias de entrevistas de jogos no que conta e o grupo,sempre ouvi dizer que o mundo e dos inocentes,mas alguma vez,se deve dizer Basta.
    Já agora descansse até domingo,e depois se verá,atenção que lampinhoes,não deveram dar muito espaço,e esse plantel sem espaço e com marcações rígidas e uma vergonha.
    Fui Me de vez

  5. Jorge, o texto esta bom mas a bussola nao esta naquele que julgo ser o verdadeiro norte magnetico. O grande (nao se leia exclusivo) culpado desta derrota e o Lopetegui. Se quiseres e achares benefico dou-te a minha interpretacao dos factos, se for bater no ceguinho fica aqui a opiniao. Nao tem nada a ver nem com maturidade nem com capacidade de encaixe, e formulacao analitica de factos. Nao o ostracizei nem lhe quero mal, mas e e le o GRANDE (nao exclusivo) culpado. E se te lembras, as minhas opinioes sobre ele ao longo destes meses tem sido mormente muito positivas.

    1. eu sei e concordo contigo até um certo ponto. mas como não acho que Guardiola tenha culpa de uma falha de Xabi Alonso, também Lopetegui não tem culpa de uma falha de . e ao contrário seria o mesmo, se Lopetegui escolheu A ou B não é por isso que falhou. fez a sua escolha e a estratégia falhou. tem mais culpa ele ou os que não a souberam pôr em prática? my answer: all of’em. and none of’em. :)

      1. Mas assim e quase a falsa dicotomia tomato tomatoe. Mas pronto, partamos ja para o Domingo. Por uma questao de auto-preservacao nao vou ver o jogo, ja nao aguento como ageuntava antes. Agora ate fico doente e nao posso, tenho um puto pequenino para cuidar. Mas por mim ate podem perder, apesar de nos deverem a vitoria. So quero que o Benfica saiba que connosco e suar ate ao ultimo minuto.

  6. Há quem diga que não existe culpa, mas sim diversos graus de responsabilidade. Se cada um assumir a sua responsabilidade, aprender com os erros e evoluir, o futuro (já no Domingo) será mais azul !

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.