Pressão? Extra? Venha ela!

222

A recente onda de lesões do Bayern é má para eles mas também é má para nós. Explico.

Jogar nos quartos-de-final da Champions não é para todos. Há um nível de exigência alto, uma consciência que a equipa a que pertencemos está a aproximar-se do zénite do futebol europeu e que está a cinco miseráveis jogos de espetar com a bandeira lá no topo. Ninguém fica indiferente a isso, cá fora e muito menos lá dentro. E por muito que pensem que os nossos rapazes são fortes e rijos e resistem a tudo, se os virem como seres humanos acaba por ser como uma entrevista de emprego em que todos os outros candidatos são mais altos, mais fortes e com melhor retórica que Churchill depois de dois copos de brandy. E se o CV interessar para alguma coisa, a conversa lá dentro conta muito mais. Falo por experiência, fiquem na escola, miúdos, acabem o curso e aprendam a ser inteligentes, o resto vem por arrasto. De volta ao jogo.

Esta quantidade inusitada de alemães no estaleiro (curiosamente só um alemão “high-profile” é que está fora, o resto é um francês, um espanhol, um holandês, um austríaco e um marroquino…) faz com que a pressão seja ainda maior do nosso lado. Se uma vitória frente a um Bayern na máxima força seria um feito estupendo, a falta de algumas peças-chave como Robben e cª fazem com que um resultado positivo na primeira mão se torne vital por forma a podermos ter alguma esperança quando formos a Munique. Uma situação “win”/”win” (vencer seria genial e perder seria natural) acabou de perder um dos wins e tem o potencial de ser um enorme “lose”. Pensem na pressão que Brahimi, Indi ou Aboubakar estarão neste momento a sofrer nos ombros, sabendo que têm de substituir (em nome e em actos) a presença de três titulares na equipa que estavam em boa forma e marcar a diferença pela positiva contra um Bayern do mais fragilizado que se viu em dois anos do ponto de vista das opções do treinador. As nossas ausências serão tão grandes como as ausências deles? Jackson, talvez, Marcano até um certo ponto, Tello menos. O Bayern é forte sem os seis rapazes que cá vão faltar, mas não é tão forte como poderia ser. E apesar de parecer jogar a nosso favor, estou convencido que será ao contrário.

Estarei só a ser o pessimista do costume? Gostava de saber o que pensam. Quem é que acha que amanhã ganhamos aqueles gajos?

18 comentários

  1. Podemos não ganhar o jogo, mas espero ganhar uma coisa: poder ver uma grande noite europeia no Dragão, como já não se via há anos! E apesar de achar que será muito dificil e ser pouco provavel ganharmos, a esperança será sempre a última a morrer. Somos Porto!

  2. Meu caro homónimo,

    Não entres na conversa fiada dos media e do próprio Bayern. Não vou ser exaustivo. Vê a convocatória do Bayern para amanhã e diz-me qual é que tem menos qualidade do que os jogadores do FC Porto.

    Para mim, se o FC Porto vencer o Bayern, sem o seu ponta de lança, o seu extremo mais rápido e o seu central mais competente, é uma coisa perto do milagre. Se perder, é o natural. Qualquer jogardor do Bayern seria titularíssimo no FC Porto.

    A não ser que sejamos goleados, tudo o resto não me envergonha.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

  3. Eu sinto ca para mim que vai ser um jogo extremamente aberto. O Bayern nao tem ainda nada a perder e sabe que em casa e COLOSSO. Vao entrar para marcar e vao querer faze-lo cedo. Nao vao estar a espera da segunda parte para fazer rodar o marcador. Honestamente sinto que ate Lopetegui sabe que ir a Alemanha com um empate e estupido, ou ganha em casa contra um Bayern extremamente desfalcado e por duas bolas ou nem vale a pena pensar que vai fazer um pontito em Munique. Para o Porto so ha um sentido que e a vitoria por duas bolas. Temos equipa para o fazer? NAO. Aboubakar ainda e muito ingenuo e perdulario, Herrera e imbecil e a sua bipolaridade recente so lhe da para jogar mal ou mesmo muito mal, os nossos centrais tremem muito e nas horas mais importantes. O que faria eu? Aqui vai uma ideia simples, louca mas no meu sentido de adepto que ja anda nisto faz tempo, uma ideia que creio bastante logica. Quaresma e Brahimi bem subidos la para cima em jeito de quase segundos avancados mais puxados para as alas e sempre a trocar de lugar, nem um se cola a direita nem a esquerda, confundir os alemaes a toda a hora. O unico fixo e Aboubakar mas nao pode vir buscar jogo atras senao perde-se a referencia de ataque central. Para as bolas la lhe chegarem e enfiar Ruben Neves a verdadeiro seis, subir o Casemiro para o passe e para o embate fisico e por o Herrera so na segunda parte e ja em jeito de desespero se as coisas nao correrem bem. Quanto as laterais defensivas, Alex e Danilo tem que ter pulmoes e fazer todo o corredor com a bola ate a terceira metade do terreno e depois flectir a bola para o meio campoc entro mais avancado onde os falsos avancados vem recolher a bola para diagonais tecnicas de desequilibrio (tentar sacas faltas a entrada da area para o casemiro e o Brahimi fazerem o gostinho ao pe). Dos centrais nao quero beleza, quero eficacia, se a bola tem de ser limpa que nao seja para a bancada mas para o terreno do adversario, e nada de biqueirada rasteira, bolas bem fortes e altas para que o meio-campo se possa recompor. E esta a minha ideia. Tenho 40 euros na vitoria do Porto, espero que nao me lixem um dinheiro lixado de ganhar.

  4. Boas,

    O Jorge escreve que os nossos são humanos, o que ‘lopotegui’ deveria passar aos jogadores é que eles são humanos. Também falham, e nos temos de estar lá para quando eles falharem. Tem de ter um discurso de muita confiança o nosso coach.

    Sobre a merda dos media é repugnante: não jogam uns quantos titulares do bayern e vem chapado nas noticias. No FCP não jogam 3 titulares e comenta-se pouco ou quase nada. I-N-C-R-I-V-E-L. Isto é para se o Porto ganhar mais uma vez tirarem o mérito. Cambada de bestas quadradas sem escrúpulos. Já para não falar na importância de jackson para o FCP VS o robben para o bayern.

    Sobre o jogo, repito, eles são humanos. Eu digo (sonho) 2-1 para o FCP num jogo quase perfeito do FCP em que houve ( mais uma vez ) um imbecilidade de um dos defesas. O nosso GK portou-se melhor que o Neuer, e o quaresma fez um golão e finalmente marcamos um golo de canto!

    Sendo realista, que deixem tudo em campo é só o que peço. :)

    Cumprimentos,

  5. Acredito sempre que podemos ganhar,sempre.Em teoria ja dizem que fomos arrumados mas nao se ganham jogos sem jogar,ate porque sao onze contra onze!
    Ja assistimos a muitas surpresas no futebole e,e bem possivel que os eliminemos!!dificil?sera certamente mas nunca deixarei de acreditar enquanto houver chance de passarmos a fase seguinte.
    Nao tenho discurso de perdedor,nem sou pessimista apenas cauteloso e acredito que a nossa equipa se possa superar e com isso elimina-los.
    Espero que paguem bem pela arrogancia de alguns dos seus jogadores que menosprezaram o FCP.
    Espero que tenhamos uma pontinha de sorte,que o campo nao esteja inclinado(exemplo:bayernvs shaktar) e que os deuses do futebol estejam connosco!!
    Forca Porto..:)

  6. estaria a mentir se dissesse que estou com uma fézada na nossa vitória… dá-me a ideia que o Pep vai trazer a lição estudadíssima e que vai causar-nos problemas nos nossos pontos mais débeis — a saída da bola dos centrais (a ausência do Marcano é pessima neste capítulo), e o espaço nas costas dos laterias quando sobem. no jogo contra o Leverkusen isto aconteceu sempre, mas o Leverkusen jogou num 4-4-2 que dependeu muito menos da subida dos laterais do que o nosso jogo habitual.

    mas claro, acredito que o jogo épico pode acontecer… sobretudo se conseguirmos tirar-lhes a bola tudo pode acontecer (desde a vitória até a derrota por goleada na mesma se não soubermos impedir o contragolpe…)

    que venham eles, força grande Porto!!

  7. Ah Jorge! – também se deixou comer com as historietas da CS ?….O Bayern só estaria desfalcado se os jogadores estivessem naquele voo da German Wings!… O Guardiola está a dar graças a Deus de não ter que jogar com o Schweinsteiger e o Robben e o Cão… ear isso que ele sempre quiz; ter uma equipe à imagem, não herdada…

    E, o Churchill, bebia Brandy?

    1. não vou em historietas nenhumas, carago, já me devias conhecer o suficiente para saber que penso pela minha cabeça. mas preferias ter o Ribery e o Robben? e o Schweinsteiger? gaita, são bons ou não são? são titulares ou não? não são melhores que os outros que vão jogar? então estão mais fracos a nível de individualidades. mais fracos como equipa? não sei, amanhã vemos! :)

  8. O Bayern não vai ser forte, vai ser muito forte! Isso é claro, mas…não é novidade nenhuma. Pena é que não se escavaquem mais uns quantos. Olha, o polaco para começar não era mal visto.
    De resto, lá estarei para assistir aos 5-0 do costume. Se falhar por 4, não fico muito triste ;) abraco.

    1. Já agora, desconfio que um dos extremos (Quaresma?) vai aquecer o banco e o Tsubasa vai descair para um flanco… We’ll always have Lille…and Viena ;)

  9. O melhor do que tudo vai ser que teremos uma grande noite Europeia. E amanha será daqueles dias que no trabalho olhamos insistentemente para o relógio para que chegue a hora de arrumar a secretaria e rumarmos ao dragão para ser mais um a ajudar a ter uma noite épica.

    Quanto à comunicação social nada de novo, e nada que não estejamos habituados. E vamos ver o que nos traz as capas de amanha… muito vermelho com certeza! Fomos sempre fortes sem eles e continuaremos a ser.

    Acredito numa grande noite, e se não houver nenhuma paragem na cabeça dos nossos meninos podemos discutir o jogo com o Alemães, porque cheio de vontade não tenho duvidas que o nossos jogadores vão estar. Temos de ter a cabeça para saber que o jogo é a duas mãos e que mesmo jogando contra o favorito a ganhar a competição SOMOS PORTO!

  10. Olá Jorge, vamos ganhar. Sem dúvida.
    Vamos correr muito, e a minha dúvida é se joga o quaresma de início ou o Ruben Neves, encostando o Oliver na linha. A chave está em bloquear o xabi alonso.
    Acho que o lopetegui vai entrar retraído, e se tiver empatado ou pior, ele mete o quaresma ou o jackson no decorrer do jogo. A defesa do bayern não é assim tão soberba…

  11. Bem meus Amigos, é hoje !

    Desde Sabado que não penso noutra coisa !

    O único desejo que tenho é que os jogadores dignifiquem a camisola !

    Se vencermos será muito bom, mas sou realista e cauteloso e penso que teremos de estar a 120% para isso acontecer mas não existem jogos perdidos sem serem jogados…..

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.