Baías e Baronis – Belenenses 1 vs 1 FC Porto

259835_galeria_belenenses_v_fc_porto_liga_nos_j33_2014_15.jpg

Fuck. Fuck. FUCK! Trinta e três jornadas depois, voltamos ao ponto de partida com uma exibição a roçar a mediocridade da era Fonseca e com jogadores nervosos, incapazes de lutar, de mostrar que querem ser campeões mesmo que todas as probabilidades apontem contra eles. Não os temos, podemos vir a ter no futuro mas neste momento somos um conjunto derrotado antes mesmo de entrar em campo. Assim é difícil, bolas. Notas abaixo:

(+) Óliver. Foi dos poucos que procurou jogar de uma forma mais vertical e de romper pelo centro aproveitando o centro de gravidade tão baixo que tem e que usa com inteligência para passar pelos adversários. Alguns bons pormenores e várias desmarcações fizeram dele o homem mais activo no meio-campo. Não era complicado, admita-se.

(+) Jackson. Falhou uma oportunidade excelente para adiar a decisão do título para a última jornada mas juntamente com Óliver foi dos que fez o possível para que conseguíssemos sair do Restelo com uma vitória. A forma como a equipa olha para ele nos momentos mais complicados faz com que se torne ainda mais importante e, como consequência, a sua saída mais-que-provável ainda será mais-que-tramada para resolver. Vá lá, ao menos o título de melhor marcador pode estar mais perto se lhe atribuírem o golo de hoje, se bem que me pareceu que foi o rapaz do Belém que a meteu lá dentro.

(-) Temos aquilo que merecemos. Os primeiros vinte minutos foram o espelho de todo o jogo. Passes absurdos, incapacidade de manutenção da posse de bola mais de alguns segundos, as contínuas dificuldades perante um meio-campo fisicamente mais forte, extremos que não furam, o avançado que não recebe a bola e uma velocidade de jogo que faz o Varela parecer o Usaín Bolt. Todos os jogadores pareceram encarnar figuras de menor relevo do nosso passado. Alex Sandro em modo Rubens Júnior, Ruben como Bolatti, Herrera à Valeri, Brahimi como Alessandro, Maicon como Stepanov e Quaresma parecido com Tarik durante o Ramadão. Acima de tudo foi a forma como o jogo foi encarado, com medo do resultado a 400 km de distância, a tentar gerir uma vantagem mínima obtida sabe-se lá como contra uma equipa que corria mais que nós e a quem oferecemos pelo menos três (TRÊS, FODA-SE, ATÉ O BAYERN TEVE DE TRABALHAR MAIS PARA NOS MARCAR OS SEIS EM MUNIQUE!) oportunidades claras de golo que desperdiçaram. É um cliché mas aplica-se na perfeição: uma equipa que quer ser campeã não pode mostrar tão pouco em campo como o FC Porto fez no último mês de competição. E quando é isto que o FC Porto joga, não há colinhos no mundo que justifiquem a distância de três pontos depois de perdermos pelo menos oito nas deslocações à capital. Assim não chega. Julen, ouve: Assim. Não. Chega.


O campeonato acaba na próxima semana e estamos a precisar que acabe depressa. Alguém faz com que passe rápido?

16 comentários

  1. Estou a começar a ver, principalmente na facebookosfera (mais do que na bluegosfera) mais portistas do que adversários a insultar o treinador e, nesse processo, a trocar-lhe o nome de forma infame à maneira Jesuítica. Podem acusar-me de ser um portista “pouco exigente” mas isso para mim não é portismo coisa nenhuma. Moro a 150 Kms do Porto e só tenho duas folgas de fim de semana por mês, mas já estive a ver no nosso site se havia bilhetes para o próximo jogo à venda. Desculpem mas esta é a única forma que conheço de apoiar o clube. Escrever, muitas vezes na capa do anonimato é muito fácil. Peço desculpa pelo desabafo, que não se dirige obviamente ao autor deste blog. Saudações cordiais e, para os mais desatentos, o homem chama-se Julen Lopetegui Argote.

    1. OBRIGADO pelo desabafo! Concordo a 100% consigo! Uma lufada de ar fresco na corrente maliciosa e q tao mal faz ao nosso clube! Eu nunca vivi esses tempos, mas se o meu pai “sobreviveu” 18/19 anos sem ganhar um campeonato, isto sao peaners :)
      Olhem para o caso do Sporting, q ainda recupera da espiral recessiva ao qual se viu submetido depois de anos e anos com treinadores a prazo e sem rumo!
      PS: vivo a mais de 2000kms do Porto…tomara eu a oportunidade de ver o meu clube semanalmente! No prox jogo estaria lá

    2. Eu sou contra a permanência de Lopetegui no Porto,penso que não tem qualidade para isso,mas confesso que não entendo quem insulta o treinador ou qualquer jogador do Porto. Nunca assobiei ou insultei qualquer jogador nosso e não entendo quem o faz.

  2. O Porto de ontem foi simplesmente ridículo.
    E se a motivação era muito pouco… devia ter subido a pique sabendo que o Benfica não estava a ganhar em Guimarães. Foram a campeões por termos sofrido um golo e ainda deu para acreditarem que tem muito mérito a ganhar este campeonato. Mas o pior de tudo é que não jogamos uma beata e isso é que foi realmente preocupante!

  3. Bom dia Jorge.
    Esta época não é para esquecer é para lembrar.
    No ano passado fomos ao chão com estrondo, conseguímos reerguer-nos não na totalidade mas já melhorou alguma coisa em termos de resultados.
    Tinhamos o dever de utar até ao fim, ganhando ontem ficariamos a 1 ponto, poderíamos continuar a falar das arbitragens e este campeonato seria lembrado por isso, mas depois de ontem todos os nossos argumentos vão por água abaixo.
    Náo acredito no fim da nossa hegemonia, só se para os entendidos uma hegemonia for de 2 anos. Uma hegemonia para mim são 10/15 anos e estamos ainda muito á frente. Não sou idiota, sei bem que os ventos mudaram e sopram bem para Sul, aliado a isso preparem-se para um ataque feroz da CS ao nosso clube, preparem-se para duas semanas de propaganda do clube do regime.
    Já escrev um texto no Dragão Até a Morte onde digo claramente que julgo que esta direcção e Presidente são as pessoas certas MAS têm de mudar. A actual forma de estar, os metodos de trabalho têm de levar uma volta de 180 graus.
    Foi este presidente que nos tirou da Lama e acredito que vaui voltar a ganhar, com uma estratégia igual a de 32 anos mas de forma diferente.
    O FCPORTO para ganhar tem de ser muito melhor tem de voltar a ter a garra.
    Escrevi também que em 2010 após termos ficado em 3 lugar, construimos uma equipa com um novo treinador. No 1º jogo da época oficial ( Supertaça em Aveiro) demos uma lição de GARRA de querer. A equipa fantástica foi vulgarizada por uma equipa que mostrou garra ambição e vontade de ganhar.
    Aqule FCPORTO tem de voltar a surgir. Se isso não acontecer prevejo um deserto para nós.
    O FCPORTO precisa atualmente de UNIÃO e de crédito de todos nós.
    Para mim o treinador deve ficar e construir uma equipa NOSSA, os empréstimos têm disto, são bons mas os jogadores regressam ao clube de origem.
    Fique A, cheguem os jogadores que chegarem temos de os apoiar mais que nunca. Temos de acreditar neles. Se criarmos divisão estamos tramados.
    Bruno Miguel Guedes – 28061

  4. Dia difícil, muito difícil…. a sobriedade, a razão e a frieza devem imperar mas quando se trata do nosso Porto é difícil….
    Abraço.

  5. Jorge,ate ja podia nao adiantar nada MAS….
    Um baia,o jogador que fez a abertura,que isolou o que viria a fazer a assistência para o golo que decidiu o campeonato,para Mim nao tem lógica nenhuma,Mas isto vale o que vale.
    Ja agora,apesar de todo o nivel tecnico de Oliver,ele e para Mim um simbolo do clube actual…ou seja progride no campo regredindo,que e o que Porto faz desde que instalou o 4 3 3da moda…alguem sabe para quem.
    Acabou a tragica/comedica da epoca,da maneira que ELES(profissionais do clube merecem,salvo o Povo da manutencao que nao tem culpa)
    Fui fui e foi mesmo

  6. Pessoal, para quem achava que o campeonato se decidia ontem, vou contar uma novidade: já estava decidido.
    Os benfiquistas sabiam, o treinador do porto sabia, os jogadores do FCPorto sabiam e a comunicação social (em peso) sabia. Parece que só os adeptos do porto é que não sabiam. Não sejam anjinhos e caiam agora na esparrela da desculpa fácil de que o treinador não presta. Se não prestasse os media lisboetas não tinham passado um ano completo a tentar que ele fosse embora do Porto.
    Este campeonato foi ainda mais vergonhoso que aquele ganho pelo trapationi, que no fim estava tão envergonhado por ser associado a um feito tão nojento que até inventou que se ia reformar só para fugir de Portugal e esquecer essa mancha na carreira dele.
    As pessoas falam como se o Lopetegui tivesse feito uma má época. MAS em que planeta é que o benfica faz mais pontos que o FCPorto com aquela equipa de estropiados sem ser com intervenções múltiplas e directas da arbitragem?
    Deixem-se de lamentos e guerras internas estúpidas e estéreis.
    O porto foi melhor no cômpito da época. Ou agora só porque num jogo em que já estava tudo decidido os jogadores não conseguiram encontrar motivação (porque sabiam) já se põe um época em causa?
    Saibam olhar para as coisas com olhos de ver. Parece que já se esqueceram das arbitragens na taça da liga com braga e as demais durante a época.
    Querem culpados? Culpem o país, já que a maioria é comprovadamente benfiquista e paga impostos para financiar o regime de lisboa, os media vendem para os benfiquistas e estão-se borrifando para o FCP e demais clubes.
    Orgulho de ser portista e de ter saído desse rectângulo à beira mar plantado em busca de uma vida melhor (que encontrei) e sem ter que pagar impostos a essa tristeza de chulos que por aí ficou a governar.
    Abraços a todos e cabeça.

    1. Concordo plenamente com isto! Mesmo que tivessemos ganho ao Belem, alguem no seu perfeito juizo acha que o Maritimo nao ia baixar a cueca na luz? Get real!
      Continuo a dizer que perdemos o campeonato na Madeira, se bem que falhamos em todos os momentos importantes. Desde a banhada que demos em alguns jogos e em contra ataques levamos na boca.
      Fomos meninos – e e isto mesmo que nos define esta epoca. Temos um treinados e plantel praticamente novo e conseguimos dar luta ate ao fim e chegar aos quartos da champions? E suficiente? Nao, mas tb exigir mais e um pouco ingrato.
      Como disse no inicio da epoca, este ano sabia que ia ser dificil ganhar o que quer que fosse. Agora na proxima epoca, nao ha a mesma tolerancia.
      Abraco,
      Joao

  7. O nosso treinador cometeu muitos erros e deve ser criticado por eles. No entanto o que me mais me entristece é ver que ontem parecia ser a única pessoa no banco do Porto verdadeiramente insatisfeita com o resultado. Aliás acho que essa é a principal conclusão que se pode retirar desta época, um treinador que teve de dar a cara por toda uma estrutura que até há bem pouco anos era reconhecida por permitir que os treinadores apenas se preocupassem em fazer o seu trabalho. Talvez a SAD acreditasse que Lopetegui fosse um Mourinho 2, mas como é óbvio dificilmente se encontrará um outro treinador capaz de aguentar tudo e todos.

    Não sei se Lopetegui será o nosso treinador para a próxima época, nem sequer me atrevo a sugerir se o melhor será mudar ou não. O que sei é que esta inoperância e estratégia do “deixa andar” levada a cabo pela SAD tem de terminar. Quase todos os sites e blogs afectos ao FCP alertaram desde o inicio da época para o andor que estava a ser preparado e aparentemente a SAD ficou tão embevecida com o “colinho” que só acordou numa altura em que tudo estava já decidido. Porque agora todas as críticas e comunicados são realmente inconsequentes e inoportunos.
    Por isso digo que este campeonato foi perdido por erros da equipa e do treinador, mas acima de tudo por falhas na gestão da SAD.

  8. A visão de quem é benfiquista mas gosta de analisar futebol:

    Muitos jogadores não estão com Lopetegui. Isso vê-se. Lopetegui provou que é bom treinador, meus caros. O erro dele foi anterior. Foi chegar ao vosso clube como se viesse ensinar-vos o que é ganhar e como se ganha. Que currículo tinha ele para isso? Nenhum. O Porto sim. Ou seja, ele chegou aqui convencido que ia iluminar os ignorantes portuguesitos. Como o Souness em tempos fez no Benfica. E essa atitude foi decisiva para os 4 empates que o Porto levava à 10ª jornada. As trocas de 6 jogadores todas as semanas, por exemplo.

    Ou seja – no ano que vem, se ele ficar, já não comete esse erro. É um ponto a favor do Porto. Ponto contra: uma possível redução da qualidade global do plantel. Mas ao contrário do que alguns benfiquistas mais distraídos pensam, essa redução não será muito significativa. Aboubakar a meu ver nunca será Jackson – mas pode chegar lá muito perto. Herrera tem margem para progredir. E Quintero pode ser praticamente um Oliver (enorme jogador). Parece é que o Lopetegui não gosta dele…

    Um comentador acima fala da questão da hegemonia e fala bem. Esta história da hegemonia só serve para encher jornais e espaço de antena televisiva ou radiofónica. Obviamente, 2 anos não são hegemonia. Até vos deixo a questão para debate. É mais hegemónica uma equipa que durante 5 anos ganhou todos os campeonatos na última jornada por um ponto ou uma que ganhou 4 deles por 15 pontos e perdeu um por 1 ponto? Para mim é a segunda. Quando há hegemonia é quando chegas a Março e tens a sensação que já sabes quem vai ganhar. Ou seja: acho que quando há luta pelo título até ao fim de forma consistente nunca faz grande sentido usar o termo hegemonia.

    Como adversário, preferia ver Lopetegui sair porque acho que vai corrigir os erros.

    Agora passamos a uma fase que como adepto de futebol também acho piada – imaginar a construção das equipas. No caso de Benfica e Porto não é certo que qualquer dos treinadores fique…

    1. Se puder:
      Já aqui,tinha deixado uma teoria do souness,até parafraseie um sounesegui,só que um e,arrogante,prepotente e mal educado,o outro arrogante,prepotente e pintas,agora descubram quem e quem.
      Quanto o Porto,Migo já vem em espiral a Bue,numa década,apenas safasse o da Boas:tinha James(mal aproveitado)Falcão 2jogadores de top,2medio medianos hulk/moutinho,e uma carrada de jogadores no pico da carreira,rolando,alvaro,guarim,beluschui sapunaro etc…calhou Bem.
      Depois felicitar o Benfica,pelo título,instituição pelo qual respeito,por SEMPRE ter a mesma estrutura de jogo desde que me lembre,fiel o seu modelo(contrariamente ao Porto esse sempre no creu das modas)os meus pesamos por se assumir benquista,porque em 500mil,encontrasse um de jeito para tecer ideias sobre bola,e falo por experiência propria,a minha esposa e o chavalo são do pior,benfiquismo insuportável ,como a maioria,se esse for o Seu caso ,de ser o de jeito,olhe desculpe.
      Fui me

    2. Jorge se puder juntar agradecia:
      Que deus me perdoe,por ter escrito a palavra B…2ou3 vezes, mas educação cabe em todo e cada lugar..
      Agora e que fui fui

    3. Brian Clough

      Antes de mais, elogio-lhe o desportivismo apresentado no seu comentário, correcto analiticamente e construtivo.

      Concordo quando menciona a existência de jogadores no balneário do FCP que não estão com o treinador, discordo que por arrogância do mesmo. É possível que, efectivamente, a metodologia adoptada pelo treinador tenha sido exageradamente “pedagógica”, na medida em que a experiência deste, até assumir o comando técnico do FCP, baseou-se basicamente na gestão e formação de jovens jogadores que, pela sua inexperiência e imaturidade nalguns casos, exige um trabalho e uma atenção redobrada.
      É possível que tenha havido jogadores que interpretaram a abordagem, a postura ou a mensagem do treinador da maneira que referiu no seu comentário? Sem qualquer tipo de dúvida. Se o fizeram, foram mais infantis, egocêntricos e irresponsáveis que qualquer sub-19 espanhol que Lopetegui tenha treinado até à data. A força de um grupo é feita de confiança e ambição, como também de respeito e humildade. Parece-me a mim que a arrogância deveu-se mais aos jogadores que ao próprio treinador. Nesta matéria não lhe atribuo grande culpa

      Concordo também na exagerada rotação em pleno início de campeonato ainda que, mais uma vez, discorde que esta tenha existido por uma suposta arrogância da parte do técnico.
      Pela sua inexperiência em clubes a competir 2 vezes por semana, posso entender que desconhecesse o efeito nefasto que a mudança de 6 jogadores jogo sim, jogo também, poderia ter para a evolução da equipa. Posso até entender que, mesmo à 2ª ou 3ª jornada, com um plantel recheado de caras novas, tivesse ainda dúvidas quanto ao onze que na sua óptica melhor poderia expressar o futebol e o modelo de jogo que procurava implementar. No entanto, a certa altura, entendeu-se que era uma questão de filosofia.
      O problema de Lopetegui nesta matéria foi o facto de quando era evidente à vista de todos que mudar mais de meia equipa de jogo para jogo bloqueava a evolução da mesma, insistiu durante demasiado tempo e, aqui sim, tem culpas e muitas. Lopetegui não soube ser humilde mais cedo (mais uma vez, não creio por arrogância mas por excesso de confiança ou até alguma teimosia no seu método) e isso custou valiosos pontos ao FCP.
      Creio que nesta matéria da rotação, Lopetegui aprendeu e uma possível permanência deste seria seguramente vantajoso para o FCP neste capítulo

      Quanto à redução da qualidade do plantel, concordo consigo em quase tudo (acho apenas que Aboubakar está hoje, e estará sempre, a anos-luz de Jackson)

      Para finalizar, sobre a hegemonia, aborda a questão por uma perspectiva realmente interessante. Tomo como exemplo a Bundesliga: nos últimos 5 anos, o Borussia Dortmund ganhou 2 campeonatos, o Bayern Munique 3. À partida, pensaria que tem sido um período do futebol alemão dividido. No entanto, olho para a diferença das 2 equipas nos últimos 5 anos e não posso deixar de pensar em hegemonia do Bayern (perde dois de maneira dividida, e ganha três de maneira brutal), mesmo com alguns desempenhos notáveis da equipa de Klopp que lhe valeram 2 títulos.
      Falar, portanto, em hegemonia benfiquista ainda é prematuro e será sempre relativo.

      Saudaçõesdesportivas

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.