Baías e Baronis – FC Porto 2 vs 0 Gil Vicente

259005_galeria_fc_porto_v_gil_vicente_liga_nos_j32_2014_15.jpg

Ninguém foi ao Dragão a antecipar um espectáculo fabuloso. Mas o jogo foi tão entediante que a meio da primeira parte estava literalmente a bocejar (o fim-de-semana foi puxadote, admito) pela fraca qualidade da partida, com poucos motivos de interesse a não ser perceber qual seria a próxima falha de Alex Sandro ou pelo meio de quantos homens de vermelho iria Brahimi tentar furar na próxima vez que tivesse a bola nos pés. Valeu pela bicicleta do Jackson. We will miss you, sir. Notas já já a seguir:

(+) Jackson. Não tendo estado no top 20 dos melhores jogos de Jackson com a nossa camisola, os dois golos que marcou, somados ao penalty que sofreu, fazem deste um dos mais produtivos. E de que maneira, com o segundo golo a fazer com que os highlights da partida passem por esse mundo fora a aguçar ainda mais a vontade de tanto clube de o vir cá buscar pelos “míseros” 35 milhões de euros que o homem vale no papel. Porque no campo vale tanto mais e se a sua saída é um dado quase adquirido, as saudades dele já começam e o day after não vai ser fácil para ninguém. Estupendo, caríssimo.

(+) Danilo. Curioso, o caso deste rapaz. Quando muita gente pensava que após o anúncio da transferência para o Real Madrid (e agora a convocatória para a Copa America) iria fazer com que o rapaz se acalmasse e começasse a jogar a um ritmo equivalente a um Capucho com 20 Valdisperts no bucho, eis senão quando aparece um Danilo cheio de vontade de mostrar serviço, de se despedir perante os adeptos que o apoiaram durante vários anos e que nunca desistiram dele, que o médio transformado em defesa direito gosta de nós, do clube, da cidade. E mete o pé aos lances, aparece na área para tentar marcar um golo que o faça receber o aplauso de pé que merece pela época que tem vindo a fazer. Há poucos assim e não é preciso a mística do jogador formado dentro de portas para que se veja a fibra de que é feito. Foi aqui que se fez jogador de vez e se está agradecido por isso, tanto melhor.

(+) Óliver. Não foi tão prático como noutros jogos mas não sabe jogar mal. Excelente na luta do meio-campo, inteligente na mudança de flanco, apenas pecou na finalização porque foi possuído pelo vírus não-vamos-rematar-hoje-era-só-o-que-faltava em alturas essenciais do jogo. Ainda assim ficou mais uma exibição positiva do pequenote.

(-) Alex Sandro. Como se eu já não te conhecesse, rapaz. Quando começas a não acreditar no que fazes e nos objectivos da equipa, é ver-te a baixar de ritmo, de concentração e de capacidade ofensiva, travas corpo e mente e transformas-te numa espécie de Ezequias, um daqueles laterais que só dá pancada sem ser necessária para o fluir natural do jogo e onde cada lance parece tirado de uma compilação de mau defender e pior atacar. Some-se um adversário com pouca acutilância ofensiva e se te levassem um futon para o campo bem que te sentavas. Fraquinho, Alex, muito fraquinho.

(-) O campo tem mais de 30 metros de largura, não tem? Chateei-me a sério a meio da segunda parte quando ninguém parecia ter vontade de rematar à baliza depois de dezenas de passes a meio-campo, como se estivessem a tentar recuperar a vitória do andebol de sábado à tarde, rodando-a com mais lateralidade do que era necessário e com uma propensão absurda de tentar furar pelo meio que todo o estádio se estava a começar a enervar com o assunto. Não gostei, mais uma vez, de ver Brahimi no centro e Óliver a descair para o flanco (estás a experimentar já para o ano, Julen?) mas gostei ainda menos das inúmeras tentativas de romper aquela parede de pernas gilistas, com um jogador atrás do outro a procurar o que era quase impossível e a insistir continuamente no mesmo erro sem que ninguém rematasse à baliza ou rompesse em diagonais consistentes. Quando apareciam os laterais, Danilo mais afoito e Alex Sandro como se estivesse num sofá com rodas quadradas, o overlap era fraco, murcho, que levava a que a bola viesse de novo para o centro. E anda à roda de novo. Foi um tédio.


Faltam dois jogos para acabar o campeonato e a nossa equipa parece que está a contar os minutos como um adolescente à espera do último dia de aulas. E ainda nada está decidido, olha se estivesse…

16 comentários

  1. O jogo não foi lá essas coisas, mas a segunda parte foi bem interessante… faltam remates de longe, sem dúvida, mas creio que ontem eles queriam que o Jackson marcasse!…

    Entretanto um Baía +++++ para as declarações de Julen !

      1. Jorge, por favor, vai (já) ver as declarações COMPLETAS do nosso GRANDE treinador.
        Apesar de haver obviamente aspectos a melhorar no próximo ano, a meu ver temos ali um grande Homem a defender as nossas cores…

  2. Boas Jorge,

    Parabéns pelos teus 6 anos :)

    Depois, deixa-me picar os compinchas cá do burgo: quem fez duas assistências, quem foi ? :)

    Sobre o jogo discordo do último comentário do Jorge. Jogaram nervosos e a passar para o jackson finalizar ( várias vezes!! ) porque a época está acabada. O presidente do marítimo é o tal que só que ver o benfica campeão — dito pelo próprio. O próximo jogo do benfica é com tapete vermelho e bastantes golos dos avançados.

    Faltam dois baías: Alex Sandro ( catano, jogasses assim a época toda… ) e Quaresma. Como disse eu colocava os moços da equipa B a jogar e não jogavam os que já foram vendidos ou estão quase a ser.

  3. Caro Jorge,

    Para mim preocupante é as tuas Baias (e bem) irem exatamente para os jogadores que não estarão cá para a próxima época…

  4. Dizerem que a conferência de imprensa de Lopetegui é algo a elogiar… é insultarem-se a vós próprios. É abdicar do espírito crítico que este blogue tem, e muito. Nem sempre apoiar o FCP (ou outro clube qualquer) equivale a apoiar cegamente um dos seus funcionários “no matter what”. Julen foi ridículo.

    1. nem tanto ao mar nem à terra. não acho que tenha sido ridículo, muito longe disso, ainda por cima quando disse várias verdades que custam a muita gente ouvir. mas poderia ter escolhido outra forma, que vou sugerir no post que publicarei amanhã. só para dar pica :)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.