Julen contra o mundo – parte I: o talho

CIMG1186

Este é o primeiro de três artigos sobre o discurso do treinador do FC Porto e a forma como encara as conferências de imprensa. 

Na semana passada fui a um talho perto de casa. A ausência de carne fresca em casa estava-me a por maluco e decidi que não era tarde nem cedo para dar lá um salto e contemplar a enormidade de cortes e nacos de boi morto que pareciam chamar por mim como as sereias de Ulisses em versão ácido úrico. Mas eu gosto de carne vermelha e umas belas dumas dentadas naqueles tenros pedaços estavam a fazer-me salivar de antecipação. Eram ainda dez da manhã. O dia começava bem e as perspectivas eram imensas.

Desloco-me ao estabelecimento e ainda com os pés da parte de fora já ouvia algum reboliço lá dentro. Um fulano, segurando duas notas de vinte na mão esquerda e um enorme saco de plástico na direita, falava sozinho sentado numa cadeira ao canto do talho. E reparem, fazia-o numa sala com os seus 50 metros quadrados, onde pelo menos outros três homens brandem livre e legalmente alguns facalhões que fariam o Rambo corar de vergonha pelo canivete que trazia nas calças. E estão habituados a laminar carne com precisão, retalhar músculo e partir osso, como qualquer homem decente deveria saber fazer, nada de faquinhas de brincadeira para cortar peixe ou barrar manteiga, nada disso. Facas com F grande e com um F maior para quem se meter com eles. Um dia ainda vou pedir para lá passar um dia atrás do balcão, deve ser porreiro para limpar stress. E se me derem uma fiambreira para as mãos, fico com mais uma coisa riscada da bucket list. Don’t ask. Adiante.

O Manel, como ia sendo tratado pela simpática senhora da caixa, ia falando sozinho em voz bem alta, entoando algumas cantigas no meio da solta verborreia com nexo mas sem intuito. Foi então quando uma torrente de palavras mais enérgicas levou à reacção de um dos titãs das naifalhonas, que se virou para o pobre homem de t-shirt amarela e calças cinzentas gastas e lhe disse, com sotaque forte mas vernáculo contido: “Ouve lá, ó Manel, mas tu calas-te ou quê? Já não te posso ouvir, pá, ponho-te já lá fora!”. O resto dos clientes, enquanto esperavam o desenlace do confronto com um misto de apreensão e sorriso que se amarelou perante a forma mais ríspida com que a última frase tinha sido proferida, pararam à espera da reacção do Manel. Eu estava com eles, enquanto ia pensando: “O gajo vem ter comigo, eu sei que sim, tenho sempre uma sorte nestas coisas…”. Mas o Manel, incapaz de se atemorizar com tal vociferação, retorquiu desta forma que passo a citar:

“Uhhh, olha este, mas achas que eu tenho medo de facas, óbelá, tu não sabes que eu dei umas naifadas aquele preto em Vila D’Este? Duas, lanhei-le o braço e uma coxa…apanhei domiciliária dois anos…bati mal…tive de ir à psiquiatra ao terceiro andar e ela pumba, alprazolam duas miligramas…primeiro com água…depois com vinho…”.

Ninguém disse mais nada ao Manel. Ficou meio talho e 100% das cabeças de porco a olhar atónitas para o homem enquanto ele pagava e ia saindo a cantar o Ninguém, Ninguém do Marco Paulo. Não conseguia inventar isto se tentasse. E à medida que ia pensando naquele rocambolesca teatralidade, percebi que somos todos diferentes, uns bem mais diferentes que outros.

Por isso, Julen, quando bateres bocas com o JotaJota, lembra-te que ele é um bocado como esta personagem que aqui descrevi acima. Vai sempre haver alguma coisa nele que soa a boçal e que se tentares analisar com pinças nunca vais chegar lá. Não será alprazolam com vinho, com toda a certeza, mas é um nível a que tu não estás nem tens de estar habituado. Se lhe deres trela, ele vai continuar. Por isso sai por cima, não lhe dês troco. Chuta para canto e ganha-lhe no relvado. Se ele se espumar todo e for dar naifadas em gajos de raça à escolha em Vila D’Este ou em qualquer outro sítio, o problema é dele.

16 comentários

  1. História bonita, mas que falha completamente o alvo… Por mais que jorge jesus tenha aquele feitio, digamos, especial, Lopetegui tem-se mostrado ao longo de todo o ano um treinador não à Porto. Mas aceita-se que este gajo passe o ano sempre a falar de árbitros? Tudo isto cheira a desespero, e as tricas com jj nada mais que areia nos olhos dos adeptos do Porto. E PC, onde anda? Ou só fala quando está na mó de cima?

    1. “Mas aceita-se que este gajo passe o ano sempre a falar de árbitros?” Perante o que todos vimos só tenho pena de ele ser o único. E os ataques que tem sofrido pela comunicação social só provam como ele tem toda a razão

  2. o marco ferreira, hoje, 12-05-2015, faz anos.
    o marco ferreira chegou a vestir o nosso ‘manto sagrado’.
    o ‘manto sagrado’ (dizem) é «protector».
    o marco ferreira é, poratnto, protector. e o ‘jasus’ uma besta, um asno – sem ofensa para a raça asinina.

    silogismo feito à base de «alprazolam… duas miligramas…com vinho» :D

    abr@ço
    Miguel | Tomo III

  3. Opa, quero lá saber do Juses e do Lopetegui e da bola de uma maneira geral. Ter imaginado o Manel a sair, de saco cheio, a cantar “Ninguém, ninguém, é mais forte que o aaaamor, ninguém – HEY – ninguém…” fez-me ganhar o dia. Obrigado, caraças!
    Pronto está bem, a mim dá-me gozo que o espanhol se esteja positivamente a lixar para a comunicação social e compreendo que o Juses o tire do sério. Se ainda por cima desatar a ganhar, ui, maravilha…
    Abraço.

  4. Ahaha, personagens dessas fazem dias ganhos!

    Eu, como disse, sou mais portista de tasco, vou ao estádio poucas vezes pelas mais diversas razões.
    No tasco é só personagens desse género, divirto-me à fartazana a ver jogos do porto com comentários laterais desses. Por exemplo, todos os jogadores de cor são “o varela”. :)

    Sobre o nosso julen, é pá, gosto do tipo mas concordo com um compincha acima que disse que ele fala demais dos árbitros. Ele tem razão mas por vezes podia ter ficado calado e ter espetado cincoazero ao benfas e pronto.
    Faltou uma coisa neste porto ao nível de jogo jogado: muitas laterizações ( passes de merda entre defesas…no inicio até demos golos aos adversários, lembram-se? E passes a mais em frente à baliza… falta um gajo que chute carago! ) e, por fim, passes longos sem sentido. De resto, acho que fez um bom trabalho pegando numa equipa esfrangalhada e tornou-a numa boa equipa. Como metade da equipa vai embora eu colocava já os da equipa B a jogar ( pareço um disco riscado neste ponto) mas faz-me confusão saber que o danilo já não é nosso, não temos nada a ganhar e ele ainda jogar.

  5. Hehe, à Cchini… mas curiosamente, pensei que estavas a falar para o JJ, porque me parece que foi o Vosso JL que passou a época a falar de JJ e o Benfica…

    Jornalista: JJ, o que acha que vai acontecer amanhã no Dragão?
    JJ: acho que o Porto vai ganhar sem dúvida.
    Outro jornalista: JL, o que acha das afirmações de JJ?
    JL: X#$%&##!!!! %%&&####UDN;M###$$%…

    Mas poderia ter sido:

    Jornalista: JJ, qual é o seu gelado preferido?
    JJ: morangue, sem dúvida.
    Outro jornalista: JL, o que acha das afirmações de JJ?
    JL: X#$%&##!!!! %%&&####UDN;M###$$%…

    Com isto o homem explodiu?! Não, já tinha o discurso estudado…

    O que me parece é que ele não está a defender o Porto, está claramente a se defender atirando areia para os olhos dos adeptos…

    João Gobern é que tem razão: JL conseguiu igualar o Bruno de Carvalho como a figura negativa da época…

    Na semana passada muitos acharam piada a uma frase dita por um amigo Vosso, que se aplica na íntegra a esta situação:

    “The dogs bark and the caravan goes by…”

    Faltam 2 jornadas, 6 pontos em disputa, tudo é possível. Ele que continue a dar motivação ao rival, porque motivação nunca é demais…

    1. João Gobern é que tinha razão? Eh pá, confesso que agora ficamos sem argumentos. Ires buscar um gajo cujo único desporto que pratica é bilhar de bolso é a pérola do dia e que é chamado, com regularidade a pronunciar-se sobre um conceito que lhe é totalmente estranho chamado “correr atrás duma bola”. E é claramente uma pessoa arguta e equidistante nas suas análises, a sério. O que se segue? Ah já sei, a interpretação do “Ulisses” do James Joyce , feita pelo Jorge Jesus, com prefácio do Chalana, ou a tese de Doutoramento da Cinha Jardim em Astrofísica…

        1. Claro que podes. Também podes seguir avidamente aquela senhora que faz bruxedos todos os dias de manhã na SIC. Ninguém leva a mal.

      1. Eh pá, este português, relendo, ficou um pouco esquisito.
        Não faz sentido nenhum.
        Fuck it, o comentário anterior também não fazia…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.