There will be pain

tumblr_mjynqgiCMD1qjm9bpo1_500

Uma destas três frases é verdadeira:

  • Cheguei a casa, vi que o Benfica já tinha sido campeão. Abri a carteira, saquei de lá o cartão de sócio e com uma tesoura procedi a cortá-lo em pedaços tão finos que não conseguiam passar pelo recto de um caracol;
  • Vi o jogo todo e rebentei a televisão ao pontapé em cada passe falhado do Herrera e escorregadela do Quaresma ou bola entregue ao adversário do Alex Sandro. Acabei com os dedos partidos, muito vidro no chão e o olhar estupefacto da minha filha, provavelmente a pensar o que tinha acontecido aos bonecos animados que ali viviam;
  • Não vi o jogo em directo. Cheguei tarde a casa, mesmo a tempo de ver o fim do jogo do Benfica, já sabendo como tinha ficado o FC Porto. Gozei com a moura residente quanto ao facto de ganharem o campeonato com um empate. Jantei, fui deitar a piquena e voltei para a sala onde comecei a ver o jogo de Belém. Fiquei com uma neura do carago e dormi mal.

Quem já me conhece não duvida qual dessas frases representa o que se passou neste Domingo à noite. E ontem cheguei ao trabalho e fui, como fiz em todas as vezes que tal aconteceu, parabenizar a mourada com quem partilho o dia-a-dia e que está com a matraca aberta de orelha a orelha. Faço a minha parte como desportista, sem excessos. Um sorriso da cor da camisola do Gondomar, um “passou-bem” e está feito. Correcto sem euforias. There. E volta a neura.

Alguém hoje disse-me: “gostava que me explicasses porque é que estás triste” e não consegui responder. Há uma ligação emocional que não se quebra e creio nunca se quebrará e que estes momentos exacerbam ao ponto de nos transformar num naco de carne com as emoções à tona, incapazes de controlar o que dizemos e o que fazemos. Então escudo-me, fecho-me dentro de um casulo de profunda tristeza e melancolia por tempos passados (tinha logo de ser hoje que faz quatro anos disto, raios me partam mais a minha sorte), afastando a maioria das pessoas e abdicando de conversas da bola. E é uma ciclo que se repete sempre que não sou campeão, mas é curioso que não sinto qualquer agravante de perder o título para o principal rival. Não creio que sentisse melhor ou pior se o campeão tivesse sido o Sporting ou o Covilhã ou o FC Berlengas-Ao-Fundo, o que me dói é aquele vazio, aquela ausência de triunfo mental, a paz que surge ao fim de meses de luta e da busca por um resultado que parecia tão banal e que agora se torna cada vez mais desejado.

Disse aqui há uns tempos que tínhamos de nos habituar a perder para voltarmos a saber o que era ganhar. E é tudo muito bonito mas no papel soa bastante melhor que atravessar de facto este deserto momentâneo em que a boa disposição é ausente e a tristeza implacável.

O empirismo desportivo é uma merda.

 

16 comentários

  1. sorte tive eu de não ter visto o jogo com o Belém, aparentemente… assim, não me doeu particularmente a perda do campeonato, porque já se adivinhava. e todos sabem como eles ganharam, a nós não nos basta ser melhores, temos que ser melhores do que eles + seu factor “sorte”. e para isso não chegou esta época. desde o jogo com o Nacional fiquei com a impressão que não iamos ter o estofo necessário, e mesmo assim agora acredito que se não fosse os dois jogos super-exigentes contra o Bayern nesta fase crucial o Lopetegui e a rapazeada tinham-me mostrado que estava errado.

    mal posso esperar pela época que vem, ver quem afinal fica (já suspiro de saudades pelo Oliver e Jackson), acredito que vamos ter um bom plantel… bom… espero só que afinal o Herrera é vendido este ano, este é que já vai tarde.

    1. É isso, mas começava já neste último jogo. Danilo fora da convocatória, jackson, casemiro, oliver,tello, brahimi no banco. Temos soluções para todos.

  2. “gostava que me explicasses porque é que estás triste” a minha mulher disse-me o mesmo. E eu respondo sempre que se tenho de explicar e porque ela nunca ira perceber

  3. Isto de ter “mouras residentes” é sina :) Boa sina, diga-se :)
    Dói sempre, mas amanhã devolvemos com juros. Eu cá não me quero habituar a perder, até porque cada vitória tem o seu gosto próprio, todo catita.
    Abraço.

  4. a minha tripeirinha residente diz que eu ando a dizer vezes demais “Carrega Benfica”….:)
    Incha, desincha e passa, para o ano há mais!

    Abraço, M.

  5. Jorge,a perda do campeonato e tão irrelevante,para mim como muitas outras coisas,igualmente seria irrelevante se o conquistasse….a jogar a bola assim………prefiro o matraquilhos que esses já tem o nome….a falta de humildade mais o suposto enriquecimento psíquico dos novos ricos,da qualquer coisa parecida….EXIGA que jogue a bola,e depois pergunte pelo titulo.
    Fui mesmo,tenho a 4classe mal tirada.mas no geral, com muito povo não aprendo nada.
    Senão publicar,ao menos leu,porque Eu,tenho e de arranjar vida,que….. Fui

  6. Para ti Cchini
    É apenas um jogo… toma proporções exageradas para quem não tem outra vida, que felizmente não é o teu caso. Há 2 anos, depois de uma época em que podíamos ter ganho tudo e em que nada ganhamos, virei-me 3 vezes para os meus grandes companheiros que tu conheces e disse-lhes, “malta, é apenas um jogo”. O sentimento era outro, mas a frase é verdadeira e agarrei-me a ela. Outra frase interessante que li pela mesma altura: o futebol é a melhor parte da pior parte da minha vida…

    Desabafo
    Infelizmente, a ética e a honestidade estão em vias de extinção em Portugal e por isso, pessoas que têm responsabilidades e voz pública dizem coisas irresponsáveis que provocam ódio e violência. Esquecemo-nos de que ninguém é melhor que ninguém e que quando despimos as camisolas somos todos iguais. Gostava que isto fosse diferente, mas vai ser difícil enquanto aqueles dois valores estiverem em extinção… não acredito nestas rivalidades completamente fora de proporção…

  7. Jorge,

    O empirismo desportivo e’ uma merda, mas ler este teu texto e’ um prazer. Partilho tudo o que sentes, No meu caso, viver fora do pais (e bem longe) ajuda a ficar alheado da festa vermelha. Basta desligar o computador… Esta epoca, ao contrario de todas pos-Villas Boas, consegui ver alguns jogos do Porto ao vivo num altura em que estive em Portugal muito mais tempo que o normal. Vi de tudo: a goleado ao BATE, a vitoria categorica sobre o Lille, o empate em Alvalade depois de uma pessima primeira parte e de o Tello nao passar a p*** da bola ao Brahimi, e o empate com o Boavista. De certa forma, este conjunto de jogos e’ um bom apanhado do que foi a nossa epoca. Coisas muito boas, momentos de euforia, mas tambem oportunidades desperdicadas seja por incompentencia em campo seja por erros na preparacao dos jogos.

    Um abraco.

  8. Não concordo com o facto de você pensar que perder para as papoilas é igual a perder contra outro qualquer clube !

    O historial de ofensas e faltas de respeito por parte das papoilas contra a nossa Instituição é muito grande e adensou-se desde há uns anos para cá especialmente desde a chegada de jj ao comando técnico das papoilas.

    É mais que óbvio que não sabem ganhar e muito menos perder, os factos passados e recentes provam-no…

    Quanto ao jogo de belém, só tenho a dizer isto :

    Da parte que toca só tenho de agradecer que o Campeão tenha sido encontrado ontem, caso a decisão fica-se para a ultima jornada o F.C.P. poderia perder o foco na próximo época e embrenhar-se ainda mais (ainda que com inteira razão) na guerrilha instalada.

    O Porto que eu conheço, tem de ser sempre melhor em campo, deve apontar os erros de que é alvo mas tem de focar-se sempre em jogar contra 14 e nada mais, pois foi assim que começamos a dominar desde há muito a cena futebolística nacional.

    Este ano Lopetegui e a SAD (que anda muito calada desde há muito) já viu o que tem de enfrentar dentro e fora dos relvados, espero portante que no próximo actue em conformidade.

    Por ultimo devo realçar que o F.C.P voltou a ser respeitado na Europa e passou mais um ano em que foi a equipa QUE MAIS JOGOS FEZ durante toda a época.

    Não defendo um revolução no plantel mas terá de se fazer um bom diagnóstico sério em todos os sectores.

    Temos apenas 2 guarda-redes (Fabiano / Helton), 3 centrais (Maicon, Indi e Marcano), 2 pontas de lança ( Gonçalo e Aboubakar), 1 lateral esquerdo (Alex Sandro), 3 extremos (Quaresma, Hernâni e Brahimi) e 2 médios (Evandro / Ruben) o que perfaz 13 jogadores a manter logo teremos de contratar mais 2 centrais, 3 médios um lateral e um extremo e dar oportunidades aos jogadores da formação.

    Espero que os integrantes da SAD façam um escolha criteriosa e olhem menos ao dinheiro dos negócios e mais á valia / entrega dos jogadores pois prefiro um “cepo” portista a prima donas caras que não acrescentam nada á competitividade da equipa.

    P.S. – A equipa B não pode ser desvalorizada como tem sido, os jogadores que a integram têm de sentir alguma estabilidade e não andaram a transitar dos Juniores para lá e vice-versa, têm de estar prontos e serem chamados á equipa A e não andar a jogar torneios da tanga para nada.

    A direcção técnica tem de ser mais coesa, além de que a direcção SAD tem de comunicar mais e melhor com os adeptos, não só pelos jornais mas também no Porto Canal de forma incisiva e transparente.

  9. Já sigo o teu blog há algum tempo, e em relação ao teu estado de espírito, digo-te aquilo que um falecido PORTISTA, que era meu tio, só há duas qualidades de adeptos, “OS PORTISTAS, E OS ANTI-PORTISTAS”, para nós que somos portistas até podia ser o carcavelinhos a ganhar que era indiferente, eu tinha 10 anos e estive no estádio das Antas depois dos 19 sem nada, o meu estado de espírito só vai começar a melhorar quando acabar a época, e a esperança começa a renascer aos poucos, e com a esperança de ver promovidos algumas das nossas promessas, espero ver no plantel principal o Gonçalo, espero o regresso do Ivo, acho que devia ter ficado cá, quem devia ter ido pra guimarães era o quintero, não aproveitou nenhuma das oportunidades que teve, quero ver se o Ruben se afirma e se o Mikel tenta recuperar o lugar que era pra ser dele.
    Afinal de contas o PORTO somos nós, aqueles que sofremos por ele todos os dias, não sou dos que vai sempre ao estádio, as condições económicas não o permitem, mas quando posso estou lá, mas quando não estou, a minha força vai sempre.
    Não podemos ganhar sempre, mas temos sempre que tentar ganhar, e dar o máximo para ganhar, e no domingo não foi só a segunda parte que esteve mal, acho não vi um jogo do PORTO esta época com tantos passes falhados.
    Um abraço e pró ano cá estaremos pra celebrar o começo de mais uma série de vitórias.

  10. Cheguei dumas férias de praia bem longe onde so tive acesso a email e pouco. Ao saber da notícia já esperada fiquei um bocadinho triste apenas e só porque sinto que gastámos a sorte toda naquele momento K92.

    Mas a vida continua (pelo menos a minha) e agora vem realmente o pior do futebol para o adepto: O tempo em que não havendo futebol não conseguimos pensar noutra coisa. Especialmente porque não ganhamos nada. Não ganhar o campeonato é igual a não ganhar nada (excepto quando se ganha a Champions). Ganhar a Taça é não ganhar mais do que um rebuçado para adoçar a boca.

    Não sei o que vai acontecer ao Porto. Espero que o treinador continue e espero que a SAD o apoie mais um bocadinho na questão da comunicação – não quero ver / ouvir mais o Lopetegui a falar do que quer que seja que não de futebol jogado. Há que ignorar as provocações e perguntas incendiárias dos jornalistas.

    E há que ir buscar jogadores que queiram mesmo jogar aqui.

    Pró ano, nova roda, nova viaje!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.