Baías e Baronis – Marítimo 1 vs 1 FC Porto

790 (1)

imagem retirada do MaisFutebol

 

Mais um ano, mais pontos perdidos na Madeira. Podemos atribuir o empate ao azar da cabeçada do Maxi não ter batido na trave e a bola não ter sido desviada para dentro; podemos dizer que Cissokho faz Alex Sandro parecer um Deus olímpico; podemos aventar que se Varela não tivesse tijolos em vez de pés podíamos ter criado mais perigo; podemos insinuar que o Marítimo é uma equipa de arruaceiros e que tivemos sorte de não ter tido gajos expulsos. Mas o que não podemos dizer é que fomos competentes. Não fomos. Este não era um jogo de dificuldade máxima, Julen. Era só mais um dos dezatais jogos que vais ter no campeonato: relvado merdoso, adversário merdoso e futebol merdoso. E mais uma vez não conseguimos ser menos merdosos que os outros. Seguem as notas:

(+) Maicon e Marcano. Sem culpa no lance do golo, estiveram bem durante toda a partida, impedindo que os avançados do Marítimo entrassem na área com grande perigo. Marcano em particular esteve bem no duelo contra Marega (bom jogador, este rapaz), com alguns cortes importantes e acima de tudo a aparência que os lances estavam quase sempre controlados. Indi no banco parece-me cada vez mais acertado.

(+) Maxi. Excelente nas subidas pelo flanco, especialmente no apoio a Tello, foi muitas vezes o elemento mais perigoso a aparecer perto da área do Marítimo e só não marcou por acaso. Lutador, não desistiu de qualquer lance apesar de não me parecer em grande forma fisicamente. Os lançamentos são usados ad nauseam mas um destes dias podem mesmo dar um golo, que hoje quase acontecia.

(+) O controlo emocional. Perante o equivalente do exército de Átila em versão ponta-e-mola, não sei como é que alguns rapazes se aguentaram firmes e não desataram à estalada em frente ao árbitro. Maicon e Osvaldo ainda começaram a cair na esparrela dos contactos e das mini-pseudo-agressões, mas o resto da malta esteve firme e focada na conquista dos três pontos. Não sei se conseguia manter a cabeça fria todo o jogo, porque era notório o ar de Briguelice daquela corja, por isso louvo a capacidade dos nossos moços.

(-) Cissokho. Que nervosinho que tu estavas, Aly, e podes ter a certeza que te culpo pelo golo deles. Não que Alex não tenha feito algumas do género (no Annus Horribilis Fonsecus teve uma ou duas destas ou piores) mas pareceste tão desfasado da realidade do posto que vais ocupar, tanto nível moral como táctico, que só peço que te acalmes um bocadinho e percebas que isto é a tua vida agora. Deixaste saudades quando saíste mas estiveste cá tão pouco tempo que nem deu para perceber se eras o gajo certo para o lugar. Ainda acredito que sejas, mas não podes ter jogos como o de hoje, a tremer sempre que o adversário te aparece pela frente e a colocar as mãos na cabeça quando perdes um lance. Melhora, rapaz, e fá-lo rápido.

(-) As bolas paradas ofensivas Quando um lançamento cria 300% mais perigo que um canto, algo vai mal. Constantemente apontados ao primeiro poste e constantemente alvos de corte fácil por parte do adversário, é uma insistência que não compreendo e que parece entranhada na filosofia de treino e jogo da nossa equipa com os resultados que temos visto. Não sei o que fazer, não sei por onde a bola deve ir, mas não é por ali. Garanto.

(-) Os arruaceiros do Marítimo Enquanto escrevo estas palavras, há uma pessoa a passar por baixo da minha varanda de t-shirt amarela a ouvir Bon Jovi aos berros e a cantar juntamente com a música. Posso com toda a certeza afirmar que é menos anormal que a grande maioria dos jogadores do Marítimo que hoje nos defrontaram. A enormidade de saltos para a relva, insinuações de pancadaria, queixumes constantes, voos para cima dos nossos jogadores e AQUELA PUTA DAQUELA MANIA DE PEGAR NA BOLA PARA ATRASAR O JOGO DEPOIS DE LHES SER MARCADA UMA FALTA. Enerva-me saber que este tipo de equipas acaba o jogo com mais de oito ou nove jogadores em campo e não são corridos a amarelos por conduta anti-desportiva, anti-humanizante e anti-darwiniana. São símios, só pode.


Seria utópico pensar que poderíamos passar o campeonato sem perder pontos. E talvez seja melhor perdê-los cedo (e fora) do que em casa. Mas perder estes dois pontos contra um bando de insurrectos que só dão luta com os braços é uma enorme frustração.

14 comentários

  1. Dia de chuva em pleno Agosto, e dia mau na Madeira… Levantar a cabeça, trabalhar no duro e melhorar é o que se pede…

    Abraço

  2. Faltou tomates. Aos 75 minutos contra uma equipa assumidamente a segurar o resultado é preciso meter a carne toda no assador. Trocar herrera por andre e aboubakar por osvaldo foi redundante. Precisamos dum plano b porque jogos assim vamos ter muitos ao longo do campeonato e precisamos de ter uma estrategia de assalto ao castelo, coisa que nao temos.

  3. O amigo Jorge gosta tanto do Briguel como o MST do Varela ou do Herrera… e eu particularmente abomino este nojentinho do Ruben sempre sempre a reclamar. Fica-lhe mesmo bem a braçadeira de capitão do Maritmo.

  4. O nosso treinador demonstrou uma vez mais, nao ter astucia para compreender que em certos campos, mediante determinadas equipas, para se vencer, tem de se fazer mais jogo direto, e meter mais homens dentro de área. E incapaz de mudar o esquema durante um jogo, apresentando alternativa. Ontem foi um repetir dos erros da época passada. Este treinador não consegue construir uma equipa, um estilo de jogo assertivo. Repete jogadores que cumprem a mesma função no campo. É uma trapalhada tática. Podem lhe dar os jogadores que quiser, que será sempre igual. Ele consegue, como se diz no norte, “tolher” um jogador. Não se percebe a inércia da SAD, que continua a dar carta branca a este senhor. Os jornalistas nem sequer podem contrariar o menino, que ele amua, a cada constatar de erro tático. Fico convencido que um professor neca qualquer, fazia mais e melhor, com o plantel disponível.

  5. como dizes, o maritimo foi expectante e estava satisfeito com o empate. num jogo assim, é inaceitavel uma equipa como o porto ter os mesmos remates do adversario. o objetivo do futebol nao sao os 60% de posse de bola – que uma vez mais foram cumpridos. é marcar mais que o adversario.

  6. No que ao anti-jogo diz respeito, a equipa do Marítimo não fez mais do que nós.
    Aliás além de Casillas tudo o resto parecia não ter pressa alguma.
    Baroni para Tello, é impressionante um jogador vindo de La Masia mostrar tão pouco, mas tão pouco…
    God79

  7. isso ja muitos portistas viram, o treinador é limitado desportivamente,mas se nos formos dar ai uma volta por alguns TASCOS eles acham o treinador muito bom.

  8. Boas!

    Baroni imenso a Cissoko. Não está em forma nem de acordo com os colegas ( subia para nada, ficava mal posicionado muitas vezes, etc …). Honestamente a culpa não é dele, chegou à relativamente pouco tempo e parece que se esqueceu de algumas coisas… Mais valia o Angel (e nao o acho um bom jogador).

    Baroni lopetegui. Cum caralho!!!, a equipa continua a fazer aquela merda estupida de 50 passes entre os defesas, depois vai ao danilo/herrera/imbula/andre e volta para a defesa e depois é balão para a frente ou vai para o outro lado e faz-se a mesma merda. Está merda treina-se.Chama-se construção de jogo. Abomino o JJ como pessoa, mas ver o zporting a jogar em que 50% das jogadas dão um remate até impressiona. Eu queria era ter 10% de posse de bola e 30 remates.
    Outro merda fantástica que também já o ano passado era assim: bolas paradas. Não houve um único canto bem marcado! PQP! Há uns anos o FCP tinha um canto e era uma jogada de perigo. Dar cantos ao FCP agora é como fazer um corte, mas melhor porque depois há um contra-ataque. Isto, também se treina.

    O “novo” FCP, já se percebeu, vai ser uma equipa eternamente em construção. A desculpa serve sempre porque de facto saem muitos jogadores. O que o jogo de ontem prova é que não tem nada a ver com os jogadores, tem a ver com um estilo de jogo. Period. O jogo de ontem foi a cara chapada dos nossos jogos o ano passado que nos deram azia, fossem os mesmo jogadores, fosse a equipa toda nova, o jogo ia ser exactamente igual porque estão pré-processados para esta merda de estilo de jogo.

    Humpf, este é o meu desabado desde a pré-época que estava a ver que está tudo igual. Um bocado melhor porque o imbula é possante fisicamente, mais nada. E já agora, o Imbula ficou sem gasolina ao intervalo, ninguém viu ?

  9. ah, esqueci-me de acrescentar lá em cima: maxi pereira em 2 jogos mostrou que é um jogador tremendo. e joga mais com a genica à porto que qualquer um no plantel…

  10. comungo da mesma opiniao deste amigoO-BASTARDO pois ja se viu que o que esta em questao nao sao os jogadores mas sim o estilo de jogo.Em relacao aos tascos referia-me aos bloges que se nao tiveres a mesma opiniao do dono ,ele nao aceita os teus comentarios e ainda se acha mais portista que os outros.cump

  11. Quando vejo aqui elogios ao JJ só posso pensar que estão com o modo ironia em on. O clube treinado pelo jj empatou em casa. O jj levou 5 em nossa casa perdeu, o campeonato na casa dele, etc, etc, etc. Tenham juízo.E já agora, este endeusamento do Maxi também mete nojo. O Maxi deu uma abébia igual à do Cissokho. Tivemos sorte nesse lance porque o Marega chutou para as couves…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.