Mas porque é que defendes o Lopetegui?!

lopafp_3273947b

Já não é o primeiro nem será o último que me pergunta: “o que é que tu tens com o Lopetegui que raramente o criticas?”. E acaba por ser mais uma forma de desencadear uma auto-análise que me faz perguntar o que faz com que não seja tão crítico do nosso actual treinador como fui no passado de Fonseca e durante algum tempo, de Vitor Pereira.

Gosto de treinadores que trabalham. Um treinador não é apenas uma figura de cartaz, um busto para colocar por cima da lareira para ficar bem e mostrar que temos ali um belo dum enfeite que transforma uma mera sala num monumento para a posteridade e para ser fotografado no “Bustos Semanais”, que podia mas nada tem a ver com seios. Gosto de poder olhar para uma equipa e verificar que há trabalho a ser feito, que as ideias que germinam na cabeça do seu criador estão a passar para o relvado para serem executadas pelos seus pupilos, bem ou mal, demore mais ou menos tempo a chegar a um desenlace em que a produtividade prática excede a teórica. Gosto de treinadores que se defendem e que defendem os seus e gosto de fulanos que mantém uma linha ideológica interessante, ainda que polvilhada de quando em vez por incongruências e hesitações. Gosto de treinadores que são humanos, que não deslizam pela vida pública como entidades robóticas que repetem tudo o que devem repetir, usando lugares-comuns tão banais como vejo tantos a fazer e lamento que não consigam ter a inteligência e retórica de perceber que raramente funcionam, pelo menos perante gente pensante como eu e não em frente ao olhar bovino de qualquer leitor do Correio da Manhã. E também gosto de ver gajos com personalidade a admitir as falhas.

E foi por verificar muitas destas pequenas transformações que apoiei Vitor Pereira no seu segundo ano, porque apesar de ver a equipa a sofrer de uma notável incapacidade de desenvolver um futebol atraente e ofensivo, via que havia ali trabalho e evolução. Era notória a vontade dos jogadores e a sua transformação de humanos em deuses menores acontecia a espaços e não quando o povo queria. O mesmo que nunca aconteceu com Fonseca, onde as ideias de jogo se perdiam tão depressa quanto o próprio Fonseca perdia o balneário para nunca mais o recuperar. Castro, um interino que pouco mais conseguiu que deixar o nome na estatística, nem sabia por onde pegar naquele grupo destroçado que recebeu nas mãos e não o culpo por isso. Fez o que pôde, o pouco que pôde, e também não o culpo por isso.

Lopetegui mereceu carta quase branca na primeira época. E não será assim na segunda, apesar de o manter ainda num estrato de intocabilidade perante a construção de uma equipa quase nova, com muitos elementos ainda a tentarem perceber a melhor forma de cá jogarem e de mostrarem que são bons, porque o são. E podem achar que sou benevolente, calmo e exageradamente tranquilo nas análises do jogo e da forma como Lopetegui gere o plantel e a equipa. Mas como faço com todos os treinadores desde os tempos de Jesualdo (quando arranquei o blog), dou-lhes tempo para mostrarem o que valem. Lopetegui ganhou, por força das circunstâncias da construção do plantel, um novo fôlego.

Lá para Outubro ou Novembro podemos voltar a falar. Sem exageros, gritarias e insultos gratuitos.

13 comentários

  1. la para outubro/novembro?
    nao…. la para o dia 20 de Setembro em que tudo o que nao seja uma vitoria contra o carnide, faz com que JL possa ir seguir carreira para outro lado…

  2. Imbicto Jorge,

    Excelente artigo! Está aí, sem tirar nem por, o que penso e o que me leva a ter a mesma atitude que tu e que outros “bluegosféricos” tão massacrados pela crítica.
    Nós estamos com ele, mas ele também de estar connosco e fazer o que lhe compete. A crítica surgirá com a mesma naturalidade e pertinência quanto chegou o apoio.

    Imbicto abraço!

    Imbicto Poema

  3. Vá lá, por momentos pensei que ia ler qualquer coisa do género: “porque é o nosso treinador actual, e apoiamos os nossos”. Excepto se se chamarem Quaresma, ou coisa parecida.

    Desculpa-me.

    1. Apoiar nunca está em questão comigo, já sabes disso. Mas posso e devo criticar quando chegarmos a um plateau de preparação e exigência. Na minha opinião ainda não estamos lá.

  4. Hmmmm, bem… que dizer… eu que ja o apoiei tanto, mas tanto, mas tanto. E simples, com o investimento feito e com a pressao de vencer, tem para mim ate ao final do ano para mostrar se consegue o campeonato. Se sim, fica, se nao, sai de vez e sem gloria alguma.

  5. Eu nao entendo. A sério que nao entendo. Nao sei se é esta nova “vaga” de adeptos que se tornaram adeptos a sério aquando das conquistas da Uefa, Champions e nao sabem conviver com os baixos que um clube passa. Talvez seja parte do problema mas por exemplo na bluegosfera existem muitos “Velhos do Restelo” que abrem boca até atrás a dizer mal disto e daquilo e daquele outro.

    Mas afinal quem é que está a jogar bem? Se calhar espera o “Special One”, esse deve estar a jogar bem, campeao em titulo, mega orcamento, saiu pouca gente do plantel…nao espera lá esse nao.
    Se calhar está o Zenit, Vilas Boas e tal, o Sr.Cadeira-de-Sonho, ah espera lá 3o lugar?!
    Entao se calhar está, quem, hummm…ah claro CR7/CR9 o herói portugues, o melhor jogador do Mundo, com ele qualquer equipa tem de estar em primeir…

    E nós, que estamos em primeiro lugar (mesmos pontos que outras equipas), temos um golo sofrido(0 em casa) e para os nossos prórpios adeptos, somos uma Merda! Mas está tudo louco? Ou é de eu nao viver em Portugal e “alimentar-me” de Internet que o cenário parece muito pior do que é?

    Saíram (Danilo, Jackson, Oliver, Alex Sandro, Casemiro e Fabiano) 6 TITULARES da época anterior. Mas nao, nao existe compreensao, vem tudo para a praca pública falar deste e daquele. E depois o pior é que todos se sentem grandes especialistas no assunto do que é o FC Porto como se, ” Eu sou adepto tenho o direito de meter nojo pela internet a fora”. Pá, sinceramente até podem ter direito mas tem o dever de estar calados.

    Se Lopetegui vai ser o nosso próximo timoneiro campeao ou nao isso nao sei, estarei cá para ver, agora enquanto Portista nao me vao ver na Internet a dizer que somos uma merda, que o treinador nao percebe nada, que a Sad sao incompetentes, etc etc. Coisas dessas prefiro dizer-las para mim próprio e poupar os outros da peconha.

    1. Eu nao me lembro de ler aqui ninguem a dizer que a nossa equipa era uma merda. Depois a liberdade de expressao garante a qualquer um de nos, por mais impiedosa e injustificada que seja a argumentacao, a liberdade de expressar o que pensa e julga, E e tambem por isso que este blog existe. Tambem nao me lembro de ver dessa forma tao gritante alguem a dizer que o Lopetegui nao percebe nada de nada. Nem que na SAD sao so incompetentes. Com todo o respeito Joao Silva, as pessoas tem direito a ter opinioes diferentes. podes dizer que discordas, mas nao revejo nos teus comentarios a salva de palmas que o Jorge te endereca. Vejo se calhar a mesma intransigencia utilizada por aquelas pessoas que aqui estas a criticar, A mesma intransigencia que e estandarte daqueles que aos 15 minutos ja estao a assobiar. estarao eles errados? Uns dizem que sim que a equipa e para se apoiar ate ao ultimo minuto. Outros dizem que com jogadores de 20 milhoes tens e de jogar bem. Entendo ambas as partes.

      1. Caro Pudget,

        Da mesma forma que eu suponho que o Jorge se referia a toda a bluegosfera eu também me referia a toda a bluegosfera, e fazes um recorrido rápido e ves essa opiniao por muito lado.

        Isto nao se trata tanto de virgens ofendidas para cá ou virgens ofendidas para lá. Tu aceitas que criticar está bem e criticas o que eu digo. Entao a minha intrasingencia é igual a tua e daqui seguimos num corropio de intrasingencia. Acho que a única ponte de decisao é a seguinte, o que é melhor para a equipa? Serem assobiados aos 15 minutos ou apoiados o jogo inteiro? Blogs portistas e de outras a equipas a cascarem na equipa ou blogs portistas a apoiarem a equipa? Extremismo nas opinioes ou conta peso e medida?

        O meu ponto de vista do que escrevo é no que é melhor para a minha equipa. Se eu acho que nao escrever o quanto detestei a exibicao contra o Torreense é melhor que escreve-la estarei assim tao errado? Até que ponto é que todos estes comentários bons e maus nao sao mais do que uma masturbacao cibernética (no ponto de vista em que escrevemos mais para nosso prazer do que pela intencao de contribuir para alguma coisa)?

        Da mesma maneira que o assobiar a equipa. Será que assobiam porque pagaram o bilhete e nao gostam do espectáculo ou assobiam porque nao gostam da equipa? Eu nunca joguei futebol de alta competicao nem coisa parecida, mas escutar 10 mil alminhas a assobiar-me aos 20 minutos de jogo com a minha equipa a ganhar acho que me fazia pensar “WTF?!”.

        E só mais uma coisa. Eu sei que tivemos anos fantásticos com o Mourinho e o Vilas-Boas e assim mas ouve uma coisa que mudou desses anos para cá. As restantes equipas estao melhores. Tem melhores orcamentos, tem mais visao de mercado e sao melhor treinadas desde esses tempos. Nao poderemos também aceitar que o campeonato está mais competitivo é por isso mais dificil dominar o campeonato logo a terceira jornada?

        1. Desde Mourinho e Villas Boas as outras equipas têm melhores orçamentos, maior qualidade, mais visão de mercado?!!!! “Lopetegou” de vez e a BIAL ainda não descobriu o antidoto para essa doença.

  6. Pior do que aqueles que dizem sempre mal…são sem duvida aqueles que dizem sempre bem, sempre, sempre! Até anestesia o cerebro..
    E aquela de que perdeu o Fabiano. é bradar !

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.