Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 3 Marítimo

309128_galeria_fc_porto_x_maritimo_taca_ctt_grupo_a.jpg

Se o FC Porto não vai à ilha, vem a ilha ao FC Porto. E é notável que tenhamos perdido por três golos (não é mentira, aconteceu mesmo) quando nem fizemos um jogo assim tão mau quando comparado com a recente linha de forma que foi semi-atenuada pela vitória contra a Académica que nos colocou no topo do campeonato. Sim, esta equipa que hoje apanhou no lombo do Marítimo, é a líder do campeonato. E não jogou de forma muito diferente do que tem vindo a fazer, com alguns nomes diferentes nas camisolas mas a mesma atitude lenta, a mesma ineficácia na frente de ataque e o mesmo leque de falhas defensivas que fariam Ivic ter doze enfartes durante o jogo. Vamos a notas:

(+) Os laterais. Garcia melhor na primeira parte, Angel mais produtivo na segunda, foram interventivos e muito mexidos no apoio aos extremos, onde Varela esteve razoável e Tello na melhor imitação de ecoponto de papel/cartão que me lembro nos últimos tempos. Precisam de perceber que raramente vão aparecer rapazes a tapar o buraco deixado pelas suas próprias subidas, mas vejo muito dinamismo positivo.

(+) Corona. Fez em vinte minutos mais do que Tello conseguiu fazer durante a época toda. Parece estar com confiança e pode ser um jogador muito importante em Alvalade. Porque se pensam que não estou já com a cabeça noutro jogo estão bem enganados.

(+) Salin. Havia de te aparecer em casa o fantasma do Wellington com um gerador e uma tenaz lá ligada para te enfiar uns choques nos tomates enquanto cantava a marselhesa com aquele sotaque parolo irlandês, só para saberes o que é que merecias depois do jogo de hoje. Defendeu tudo, pronto.

(-) Uma derrota que cai mal mas assenta bem. Primeiro ponto: perdemos bem. Perdemos bem porque falhámos golos demais e abrimos as pernas como uma pêga de quinze euros quando aparecia meio jogador do Marítimo no ataque. Insistimos na posse de bola lenta, nas incansáveis trocas de bola a meio-campo sem que haja uma harmonização de uma paleta de ataque que parece limitar-se a tabelinhas à entrada da área ou, em alternativa, no cruzamento de bolas para quase-ninguém-que-nunca-está-na-área. E que dizer das lateralizações de quarenta metros? Ou das fintas em 1×1 antes do meio-campo? Uma coisa é certa e há-que premiar Lopetegui pela insistência: os jogadores mudaram mas a forma de jogar mantém-se. Uma bela merda, portanto. Esta foi uma derrota que esperava (vamos lá admitir, todos esperávamos) há muito tempo mas que tínhamos vindo a evitar pelos pelinhos do bigode de um adolescente não-hipster. É este o Porto de Lopetegui em 2015/16: um enorme bocejo com possibilidade de desastre. Um gigantesco meh. Francesinha sem molho. Star Wars sem sabres de luz nem naves nem robots nem força. E por aí fora.

(-) Tello. Posso fazer um template para que estes posts tenham sempre um Tello nos Baronis. Aliás, da forma que o catalão tem vindo a exibir-se, não tarda muito e começo a tentar descobrir um “T” que substitua o “B” dos Baías, porque estou a ficar pelos cabelos com a inépcia do rapaz. Não consigo perceber o que anda a fazer em campo, a forma como é incapaz de ser acutilante na frente, como é que não dribla em condições, não arranca, raramente passa direito e como é que cada remate parece um passe ao adversário. Muito mau, mais uma vez.

(-) Marcano. Reza a quem quiseres, Ivan, mas acabaste de perder o lugar até ao final da época a não ser que o Indi parta uma perna. Talvez as duas, porque a quantidade de parvoíces que tens vindo a fazer, desde os cortes parvos aos inúmeros passes falhados para a frente…és candidato a substituir o Pedro Emanuel na Fertiberia antes de tempo. E ficas a perder. Precisas de descansar essa cabeça, relaxar e jogar como te vi a fazer no ano passado. Até lá, podes vir de sapatilhas.

(-) Os arruaceiros do Marítimo. Depois do jogo dos Barreiros desta época escrevi isto: “Enquanto escrevo estas palavras, há uma pessoa a passar por baixo da minha varanda de t-shirt amarela a ouvir Bon Jovi aos berros e a cantar juntamente com a música. Posso com toda a certeza afirmar que é menos anormal que a grande maioria dos jogadores do Marítimo que hoje nos defrontaram. A enormidade de saltos para a relva, insinuações de pancadaria, queixumes constantes, voos para cima dos nossos jogadores (…). Enerva-me saber que este tipo de equipas acaba o jogo com mais de oito ou nove jogadores em campo e não são corridos a amarelos por conduta anti-desportiva, anti-humanizante e anti-darwiniana. São símios, só pode.”. Não retiro uma palavra. De pancada em pancada até que um árbitro os expulse.


Ainda há mais duas jornadas, mas arrancar bem normalmente dá bons resultados e pior arranque não era fácil. Ai, Porto, como tu estás!

PS: ah, uma adenda, curtinha, copiada directamente de um email que acabei de ler, enviado por um amigo: “assobiar na taça da liga. estamos a perder por dois erros dos centrais. um de marcação e outro porque…. lembrou-se de fazer merda. a sério que a nova geração de adeptos no dragão nào sabem ver a bola.“. Eu completo: E SE FOSSEM MAS É ASSOBIAR O CARALHO?

21 comentários

  1. Bom dia,

    O FCP não jogou mal… é também a sensação que tenho, contudo olhando ao resultado não sei se sou eu que baixei as expectativas para valores tão baixos ou se eles efectivamente jogaram bem. “Estou muito confusa”.

    O Tello jogou ? Não reparei. O Varela tenho uma vaga ideia, mesmo ele deixou muito a desejar. Os melhores jogadores em campo foram os da equipa B. Até o Evandro que o ano passado me fazia questionar se não estaria bem a ser titular me deixou triste. O Marcano… pronto… parou-lhe o cérebro algumas vezes, que não volte a acontecer.

    O que me mexe com as vísceras é estarmos a perder 1,2,3 a Zero e a nossa saída de bola é tão lenta que o maritimo tinha sempre tudo pronto para nos receber, só baixaram a guarda a partir do 3-0. Aqueles passes marcano, maicon, imbula, marcano, angel, maicon, v.garcia, imbula, maicon, tello ( bola sai das 4 linhas ) deviam ser proibidos, quando acontecesses isso havia porrada no balneário, uns porque não dão linhas de passes e outros porque insistem em lateralizar a merda do jogo.

    O Lopetegui não tem condições, deixou de ter depois do chelsea. Até podemos estar em primeiro mas ou melhoramos ou mais vale ver a equipa B a ser campeã na 2ª liga. A ser campeã e a jogar verdadeiro futebol.

  2. Bom dia!

    Realmente foi um jogo estranho, a 1a parte até não foi mal, o miúdo até podia ter comido uma rabanada ou duas. A 2a parte mostrou que a defesa ainda não deve ter completado a ressaca, uma bebedeira de erros individuais e colectivos. No entanto, o 2o golo começa em mais um rodriguinho do Silvestre. Deve ser do Espírito Natalício, a quantidade de prendas…

    Quanto às tuas notas, discordo dos Baías aos laterais, nomeadamente o José que foi mesmo um anjinho a defender. Esteve bem a subir, mas a táctica do Marítimo era meter a bola no Marega e parecia um cavalo a passar por um soldadinho com pés de chumbo, ainda por cima sem apoio do compatriota, que desse nem é bom falar, fez tudo para merecer o Baroni.

    De resto, concordo com os Baronis todos, especialmente os 2 primeiros, e pergunto: porquê a substituição do Varela, quando o Tello estava a ser uma completa nulidade? Será que o Lopetegui estava a ver o mesmo jogo? Acho que também merecia um Baroni, mesmo a perder 2-0 e com 2 pontas de lança continuamos com aquele jogo horizontal…

    E voto no teu PS. Ide mesmo assobiar para o … mais velho!!!

    E boas entradas a todos!

    1. é que não percebo como é que o Tello acaba tantos jogos, a sério que não. se fosse no tempo do Robson já andava com problemas físicos da quantidade de voltas que tinha dado ao estádio…pelo lado de fora!

      forte abraço,
      Jorge

  3. Eu nunca assobio e sinceramente até nem gosto dos assobios mas é mais que legítimo que os adeptos mostrem o seu descontentamento para com o que estão a ver. Se não for durante o jogo, quando então? E acham sinceramente que se os adeptos apoiarem a equipa que eles vão jogar melhor? Até podem fazer um esboço de reação e tentar “jogar” nos limites durante 5-10 mins mas isso não é sustentável e mesmo assim não adianta nada correr e pressionar muito se depois não se sabe o que fazer com a bola. Estamos a falar de “profissionais” pagos a peso de ouro. O produto que nós pagamos é caríssimo. Se os adeptos sentem que a equipa (treinadores + jogadores) não estão a fazer valer o preço do bilhete, não é justo manifestar desagrado? Se não se mostrar desagrado, estas exibições macilentas saem impunes? Esperar pelo final do jogo? Não tem o mesmo efeito. O resultado está feito e já nem estão a pensar no jogo.

    O jogo de ontem foi apenas o culminar de muitos jogos onde pura e simplesmente não há futebol. Para além de ver o FCP ganhar, também e principalmente quero ver futebol atrativo e entusiasmante. De que é que serve ganhar jogos se é preciso aguentar 70 a 80 minutos de bocejos? Eu já vivi muitas vitórias do FCP e isso não me serve de consolo quando estou a ver um jogo mau como tem acontecido em 95% dos jogos nesta época. Eu quero mais, os adeptos também e isso é perfeitamente legítimo.

    Já agora, gostava de saber que percentagem dos assobios são assobios aos assobios…

    1. compreendo mas não concordo. assobiar é mais que um sinal de descontentamento, é uma manifestação de anti-futebol, de descrença e falta de apoio à equipa que, teoricamnete, é a que está nos nossos corações. e os assobios aos assobios…é raro. palavras de ordem, gritos de desconforto, isso sim…

  4. Portanto o caríssimo escritor resolveu borrar a prosa com o PS final…
    Então nem a perder 2-0 em casa com um Marítimo dá direito ao público de manifestar o descontentamento?
    Merda atrás de merda que nos dão e temos é de comer e calar…
    Meu caro, o Estádio é o local próprio para todo o tipo de manifestações e não são os blogues.
    Quem paga tem todo o direito a dizer se gosta ou não do que está a ver.
    Fosse esta situação um caso isolado até terias alguma razão, mas a merda é tanta que o povo não aguenta!

    1. tem todo o direito de protestar, mas na minha opinião (e é a que manifesto sempre aqui nestas linhas) o assobio é a mais baixa das manifestações. gritem, cantem músicas que os puxem, entoem o hino, façam o que vos apetecer. mas o assobio é atroz, infeliz e digno de gente baixa. e é merda atrás de merda, sem dúvida, mas assobiar? não quero, não gosto, não faço e critico quem o faz. sempre.

    2. E se lhe oferecerem os bilhetes, ainda tem direito a assobiar? Este pseudo-nexo de causalidade (paguei => posso assobiar) está a ganhar seguidores. Devíamos ir ao estádio porque somos adeptos, não porque somos clientes. Se quiser dar azo ao seu consumismo, frequente outros locais que não os estádios. Há melhores para gastar dinheiro, consumir, e, se desejar, até há livros de reclamações e a DECO… Mas, lá está, não num estádio.

      1. Obrigado Franco pela clarividência. O problema é mesmo esse. o estádio do Dragão está cheio de clientes e com poucos adeptos… Tenho vergonha cada vez que ouço aquela vaia…

        Querem assobiar, assobiem raivosamente APÓS O APITO FINAL. Até lá são os nossos com o Brasão Abençoado ao peito! Mesmo que seja este Porto anémico, enquanto a redonda rolar é para apoiar sempre ou – no máximo – não atrapalhar.

        Por amor de PdC, se não sabem o que é ser adepto e só querem ser clientes, o Estádio da Luz é a solução ideal para vocês. Vão depressa antes que esgote!

        1. E tenho de acrescentar:

          Os mesmos exigentes clientes que assobiam o jogadores do clube da casa ficam no mais profundo silêncio quando um adversário finge uma lesão para queimar tempo ou demora 3 horas para cobrar um pontapé de baliza. Os clientes aí não se sentem prejudicados??? Compraram bilhete para verem fitas e queima de tempo????????? Provavelmente nesse momento têm de descansar… na verdade passar o jogo a assobiar os “seus” (brincadeirinha) deixa um gajo de rastos…

          E ainda,

          Os bois filhos de 30 p***s que no fds assobiaram raivosamente um jogador do seu clube, que tudo tem dado no pouco tempo que tem tido, no momento que ia entrar na partida – falo de Bueno, claro – devem estar radiantes com os 3 golos falhados e um tirado ao Aboubakar pelo novo Messias do futebol! PQP o vosso génio e sapiência futebolística!!! Se mandassem no clube ganhávamos duas champions por ano!

      2. “Devíamos ir ao estádio porque somos adeptos, não porque somos clientes” – porquê? Porque é que só os adeptos têm direito a ir ao estádio? Porque é que uma pessoa não pode ir ao estádio ver a equipa com que simpatiza jogar bom futebol sob a pretensão de que todos estão a fazer corretamente o seu trabalho? O tipo de mentalidade que está a descrever é equivalente a dizer que o futebol é uma religião onde não se admite qualquer tipo de dúvida à instituição. Uma religião daquelas em que obrigam as pessoas a pagar se quiserem participar. Pense bem antes de insinuar que ir ao Estádio do Dragão devia ser o mesmo que ir ao cenáculo do reino de Deus.

        Por não haver livros de reclamações é que o povo assobia. Se não houver exigência e expectativa por parte dos adeptos, provavelmente não haverá dedicação e compromisso por parte do clube.

  5. E se nos deixarmos de falsos moralismos em relação à questão dos assobios? Eu sou daqueles que não assobia mas por uma simples razão, não sei, nem nunca soube assobiar com a qualidade suficiente para que esse assobio chegue ao destinatário. Eu sou daqueles que não mostrou lenços brancos porque não tinha nenhum, porque se tivesse, era assobio e lenço branco durante os 90 minutos…. Aposto que quem vem aqui opor-se tão fortemente aos assobios, foram aqueles que a apanhar dois secos do Marítimo tiveram estômago para cantar os parabéns ao Presidente, sim, porque tudo o que acontece de mal é culpa de alguém e o que acontece de bom é mérito dele. Enfim, uma figura que tem constantemente desafiado os adeptos, tem provocado os mesmos e tem delapidado o património do clube de tal forma que coloca em causa a sustentabilidade do mesmo, é elevado ao patamar de salvador da pátria como foi. Quando o clube for ao fundo eu vou ficar triste, mas alguns só podem ficar arrependidos ao pactuar com isto.

    1. aqui não há autismos presidenciais. Pinto da Costa tem tanta culpa nas partes boas como nas más, como qualquer líder, pelo que é fácil criticar mas muito difícil de superar. ou para cada Quinito não tivesse havido um Mourinho…

      e os falsos moralismos onde estão? falsos? isso seria adequado se eu estivesse aqui a criticar e depois fosse eu próprio assobiar os rapazes. não é disso que se trata, é do assobio. o caralho do assobio. mais nada.

      1. Creio que não percebeu o que eu queria dizer com falsos moralismos. Falso moralismo para mim é andar a dizer que não se deve assobiar, que quem assobia não faz falta, etc, Sejamos claros, cada um deve manifestar-se da maneira como bem entende, e quando é o próprio presidente, que em tom de ironia, claro, incentiva os adeptos a assobiarem desde o início do jogo… Pinto da Costa fez grandes coisas pelo nosso clube, fez outras coisas menos grandes que muitos gostam de endeusar, mas fez igualmente muitas coisas más e sinceramente, não querendo parecer ingrato porque isso não sou nem nunca serei, será a história a julgar se o saldo de queda por mais coisas boas do que coisas más no final. Agora cantem os parabéns ao homem, assinem petições de recandidatura, ignorem as teimosias, os relatórios de contas criativas, o enorme passivo do clube que melhor vende a nível nacional, ignorem isso tudo e cantem os parabéns, façam votos por aclamação nas AGs, que o clube agradece…

    2. Adoro estes artistas do assobio. Foi graças a eles que perdemos o Vitor Pereira. Se assobiassem um jogador do Maritimo que fez uma entrada para vermelho ou o árbitro pelos penaltis que não marcou é que faziam bem. Mas não, os pipoqueiros/clientes gostam é de assobiar os nossos

  6. Ois Jorge, aqui fica a minha ultima intervencao do ano. Para comecar um grande abraco porque sem te conhecer pessoalmente conheco-te pessoalmente. Este blog faz parte da minha vida, e com ele que acordo o portatil e e com ele que desligo o portatil. Entre as tuas opinioes e poder deixar a minha (ja que vivo uma vida muito so aqui em Inglaterra) acabo por sentir que tenho ali amigos a beber uma cerveja preta e a comer uns “minuins” entre um atraso do Tello para o Helton e um alivio de cabeca tipo-paragem cerebral do Marcano.

    Quanto a futebol do Porto e o que se tem visto. Os contratos com empresas devoradoras de liberdade forcam certas contratacoes, o treinador e os jogadores nao sentem a mistica, a mistica existindo continua a ser uma rebaldaria porque se mescla com orbigacoes contratuais.

    De futebol falando:

    1) O treinador precisa de sair no final da epoca ganhe o que ganhar. Pedro Martins e o homem que se impoe.

    2) Novos centrais, fortes, com presenca, duradouros, homems de area imponentes e tecnicamente dotados

    3) Jogar com um dez impoe-se. O Porto desde que deixou de jogar com um 100 desapareceu, e so com um 10 e que se consegue criar fortes desequilibrios em equipas que se fecham bem quando os extremos sao tao toscos como o Tello e tao lentos como o Varela (que ontem ate nem esteve assim tao mau como nos ultimos jogos)

    Que saudades de ver um Porto demolidor.

    Abracos e desejos de um 2016 so com vitorias.

    1. raios, rapaz, deixas-me sem palavras, algo que se tem verificado muito nos últimos tempos mas por motivos diferentes. um grande abraço para ti e que continues nas tuas conquistas pelas terras dos Windsors. é apareceres cá e tens um fino à tua espera!

  7. 1.Tudo certo na crónica, acrescentaria mais baronis, mas também, se calhar, não vale a pena bater tanto nos homes…
    sobretudo acho que se os jogadores reclamam mais minutos, ou os pais/agentes deles reclamam, têm de se esfolar nestas oportunidades que lhes são dadas! Aquilo não é tática imposta pelo treinador, aquilo são cagufes de fazer merda, de afinal não ser o tal, e sempre é melhor lateralizar, que fazer um passe que não chegue ao destinatário ou uma finta que não resulte !… Nesse aspeto, apesar de ele nem sempre acertar, ou falhar um pouco, gosto do menino Sérgio, porque falta de arrojo não tem!
    Quanto aos centrais, volta Aloísio, mesmo assim velhinho deves dar um chá a estes gajos!
    Mas, enfim, também acho que ontem foi daqueles dias em que não havia nada a fazer, e o único que fez bem foi o Helton que chamou a malta para pedir desculpas !…

    2.1.Quanto aos comentários e aos assobios: – mas porque é que andam todos tão nervosos, os nossos colegas adeptos assobiadores ? Qual é a necessidade de criar um “partido” que é exigente e assobiador contra um que é presidencialista e não-assobiador ? – Como se o mundo fosse azul ou branco e não azul e branco, e só houvesse esses dois tipos de adeptos !

    2.2. Declaro que gosto muito deste presidente (e associados) por tudo o que fez (fizeram) para este clube. pela dimensão que lhe deu. Mas, eu já era portista antes dele, e continuarei depois dele, se obviamente não cair para o lado já a seguir! O que quer dizer, em resumo, que para além do bem e dos erros e os maus-feitios deste presidente, o clube somos todos, ele, os empregados, os jogadores, treinadores, e nós… e os assobiadores. Todos juntos.

    3.citando a Maria Bethãnia: “Sei que desafino às vezes. Mas eu também desafino na vida! ”
    Que quem não desafinou nunca, atire a primeira pedra, por favor… estou esperando!

    1. “O que quer dizer, em resumo, que para além do bem e dos erros e os maus-feitios deste presidente, o clube somos todos, ele, os empregados, os jogadores, treinadores, e nós… e os assobiadores. Todos juntos.”

      exactamente. como uma grande família, onde uns pensam diferente de outros. vai haver, como sempre, desavenças, mas resolve-se tudo quando há pão na mesa…ou taças novas no Museu.

  8. Concordando no essencial com o post do Jorge e com alguns comentários aqui colocados, e para não exorcizar ainda mais o jogo de ontem, vou só dar a minha humilde sugestão na eventual possibilidade de trocar o Baroni pelo Tello e arranjar um jogador com nome começado por T para substituir o B de Baía. A verdade é que não temos muitos exemplos de jogadores nessas condições e que sejam míticos ou futebolistas brilhantes, o melhor que se aproxima de tal é o Timofte, que até é contemporâneo do Baía. Tínhamos ainda o Teixeira, jogador polivalente dos tempos do Pedroto, para aqueles que viveram aqueles tempos. O problema é que o T também nos lembra o Toninho Metralha. Deve existir alguma maldição na letra T relativamente a jogadores portistas cujo nome começa por T, mais recentemente o Tomás Costa.

    PS: de facto a jogar a este nível o Tello no final da temporada pode ser devolvido à procedência.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.