Baías e Baronis – Boavista 0 vs 1 FC Porto

311978_galeria_boavista_x_fc_porto_quartos_de_final_da_taca_de_portugal.jpg

Ah, carago, que isto já soube mais a derby que no passado Domingo! O resultado é curto para ambas as equipas (aí um 1-3 era mais aceitável) mas a constante agressividade, a expulsão de um jogador do FC Porto no Bessa, a relativa incerteza no resultado e uma ou duas escaramuças dentro de campo já trazem um cheirinho de nostalgia que já não sentia há que anos. Fica pouco para o futuro para lá daquilo que deve ser um recorde absoluto de cartões amarelos para o nosso lado sem que o adversário tivesse levado outros tantos por faltas idênticas e acima de tudo a passagem às meias-finais da Taça. Nada que não fosse já esperado. Notas já aqui em baixo:

(+) Helton. Depois de um jogo com algumas boas intervenções e uma falha grande que quase levava a que o poste atacante do Boavista marcasse quase sem querer, consegue defender um penalty aos 94 minutos e evitar um prolongamento que se avizinhava penoso. E fê-lo no meio de uma pequena-área que tinha mais terra que relva, onde a bola passava o tempo todo aos saltos. E ainda foi falar com o miúdo que falhou o penalty para o confortar. Ah, não esquecer que ainda conseguiu enquanto saltava para agarrar uma bola aérea, dar um pontapé no Carlos Santos, que é sempre um bónus positivo.

(+) Danilo. Bom jogo no meio-campo defensivo, onde conseguiu parar todo o jogo do Boavista pelo centro e interceptou doze sacos de bolas sem qualquer problema. Usou o corpo quando foi preciso e apesar de ter arrancado com as hostilidades da nossa parte (depois das hostilidades terem começado, para os fulanos do Boavista, a partir dos zero segundos de jogo), raramente cedeu a fazer o mesmo que os adversários. Não faço ideia como se controlou.

(+) Herrera. Foi um elemento importante para manter a estrutura da equipa depois da expulsão de Imbula mas muito antes disso já estava em bom plano, sem fraquejar na luta e a tentar sempre construir com critério e trocar a bola do centro para as alas na altura certa. Parece estar em boa forma física (acabou o jogo cansado mas era expectável) e acima de tudo mental. Que continue assim, por favor.

(-) Imbula. Não tem culpa do selo de vinte milhões. Mas tem culpa de não tentar mostrar que vale pelo menos um décimo desse valor. Imbula é a imagem de um jogador que não está com a cabeça no sítio, que tira o pé nos lances de confronto físico leal e depois tem uma daquelas atitudes que ninguém compreende. Não consigo encaixar na minha cabeça que consiga ser tão despreocupado e esteja tão desmoralizado como o vi hoje, mas se tem hipótese de mostrar ao plantel, à equipa técnica e a qualquer possível novo treinador que está pronto para agarrar o lugar e não o faz, algo se passa. Neste momento, Imbula é um jogador a mais no FC Porto e se assim continuar vai ser um dos piores investimentos de sempre do clube, mesmo que o vendamos por um valor acima do que custou. Eu sei, eu sei, a mais-valia financeira pode ser positiva. Mas a desportiva, até agora, é muito perto do zero.

(-) This is Boavista. Imaginem que são um homem alto mas tímido. Entroncado mas pacífico. Nunca arranjaram problemas com ninguém, viveram sempre a vossa vida a alhearem-se de chatices, a afastar os males para salvaguardar a sanidade e a paz. Uma espécie de John Coffey a Xanax, pronto. E aparecem-vos onze malfeitores a morderem os calcanhares, a atirarem-vos tijolos aos dentes, a tentarem furar-vos os gémeos com garfos de cocktail enquanto comem tremoços e cospem as cascas para a vossa cara. Nalgum ponto o status quo parte-se e decidem arrancar para a violência, com um chapo em cada um dos gajos que os manda para o hospital com os dentes enfiados na parte de trás da nuca. E, entretanto, há um polícia perto de vocês, que permite tudo aos infiéis, acalmando-os com suave retórica e gestos simpáticos, ao passo que mal vê o primeiro bofetão que espeta nas fuças dos tristes saca da varinha e desata a bater-vos sem critério nem credo que vos salve. Foi isto o jogo de hoje no Bessa. Um bando de gente má que usa os pés e as mãos para desfazer os adversários como o Van Damme perante um grupo de árvores. E eu sei bem que os homens mais tecnicistas estavam sentados no banco (um boliviano, um romeno que deixou saudades e até um português que também foi nosso vários anos) mas foi um abuso, mais um, que sofremos hoje.


O Gil Vicente é o próximo adversário e aposto que será mais complicado que esta espécie de Boavista. Quase que estou disposto a meter dinheiro nisso.

9 comentários

  1. Relativamente à pouca vergonha que foi a arbitragem, faz-me confusão que ninguém da SAD, seja jogador, técnico ou dirigente se insurja veementemente dando um murro na mesa.

  2. Bom dia,

    Boa análise! Julgo que só faltou uma palavrinha para enaltecer o apoio dos adeptos que se deslocaram ao Bessa e que se fizeram ouvir e bem, tanto ontem como no Domingo.

    Abraço

    1. correcto, estiveram em grande, mais uma vez! tirando aquele mini-foguetinho atirado para a área do Mika, mas pronto, compreende-se :)

  3. hoje nao vou perdoar duas coisas:A sad do FCPORTO atraves de todos os meio de comunicaçao social tem que perguntar todos os dias a quem de direito a diferença entre o lance do imbula e os do joao pereira e o do joao mario,e perguntar aos super dragoes o porque de nao coçarem este arbitro.

    1. não comparo lances entre jogos diferentes…até porque neste jogo houve porrada que chegasse para o Boavista acabar o jogo com 7 ou 8 gajos em campo. quando aos super estourarem as ventas do árbitro…come on, dude…

  4. Em termos de arbityragem e a nossa equipa tecnica e direccao nao se pronunicarem, e simples de analisar, estao a espera de estar em igualdade pontual com o Sporting ou Benfica na lideranca para o fazerem… e depois dizerem que estiveram calados ate agora… jogo mental de oportunidade, so isso. Quanto ao Imbula e parvo que se va embora e deixe o Ruben Neves jogar. Quanto ao Danilo e ao Ruben Ribeiro expulsava os dois por falta de minima capacidade teatral, sao os dois muito maus. Alias, todos os jogadores no mundo que levam ou dao um encontrao e se atiram ao chao a rebolar com as maos na cara tem de ser expulsos. Ou entao crie-se um castigo financeiro a esses parvos porque nao fazem falta nenhuma ao futebol. O Danilo e nosso mas ja devia perceber que num clube como o Porto tem que ser maior do que andar a dar encostos a toscos e depois rebolar no chao.

    Mas gostei de um detalhe mal a penalidade e assinalada, a cara do Rui Barros nao foi nem de desespero nem de indignacao, mas sim de “como e que posso remendar isto para aguentarmos o tempo extra” – enquato cocava a cabeca.

    A penalidade esta correctissima, o Indi vai com tudo as costas do jogador e nem sequer salta no lance. Tivesse saltadoa historia era ligeiramente diferente.

    Vitoria fraquita mas vitoria, serve para animar as hostes e dar animo a equipa para quando o Sergio Conceicao vier, mas so depois de jogarmos com o Guimaraes. Alias, prevejo que o Guimaraes seja o teste final a guardar Rui Barros como tecnico principal ate ao final da epoca. caso venca fora categoricamente ao Guimaraes duvido que tragam alguem ate final da epoca. De qualqer forma Sampaoli era uma boa opcao porque o Sergio Conceicao e um tenso e tem que aprender a controlar-se, mas e um bom treinador sem duvida alguma.

  5. Tudo espectacular! Mas olha que faltou aí um Baía ao Marcano… Comentava o meu “colega de bancada” que ele ia chegar ao fim do jogo com múltiplas concussões cerebrais, tantos os cortes de cabeça. E assim foi, mas foi o Indi que demonstrou os sintomas neurológicos naquele penalty idiota.

  6. Uma arbitragem vergonhosa, miserável, quase que arredou o FC Porto da Taça…!
    O cabrão do Nuno Almeida da Associação de Futebol do Algarve devia ser irradiado da arbitragem, ou pelo menos, ser impedido de apitar jogos em que entrasse o FC Porto.
    Disciplinarmente, protegeu sempre os axadrezados permitindo que baixassem o pau e quando os portistas tentaram responder de igual modo lá vinha a intimidante cartolina amarela (6 amarelos e um vermelho). Então o cartão vermelho directo ao Imbula (por pisar o pé do contrário) foi extremamente excessivo, no máximo admitir-se-ia o amarelo, pois os boavisteiros fartaram-se de ter entradas a varrer do mesmo tipo e Nuno Almeida: no pasa nada”…!

    Armando Monteiro,
    http://www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    PS – Rui Barros faz uma crítica muito soft à actuação do porco do Nuno Almeida da Associação de Futebol do Algarve

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.