Baías e Baronis – Famalicão 1 vs 0 FC Porto

313378_galeria_famalicao_x_fc_porto_taca_ctt.jpg (1)

Costumo brincar com um dos meus companheiros portistas de sempre, com um humor muito distante da alegria que habitualmente pauta a minha bem-disposta tromba, que quando estamos no fundo do poço, há sempre uma pá disponível para podermos cavar ainda mais um bocadinho e chegar ainda mais fundo. Hoje, a pá estava lá e houve uma diligente tentativa de tentar procurar um eventual filão de petróleo que por lá pudesse haver. Vamos a notas, rápidas, com a tentativa de acabar com este pesadelo rapidamente:

(-) Zero. O estado é de depressão, de incapacidade e de desalento. Não tenho a menor dúvida que se tivéssemos entrado em campo com a totalidade da equipa B, o futebol teria sido mais fluido, a vontade de ganhar bem superior e teríamos saído de Famalicão com uma vitória que seria tão natural como a que conseguiram aqui há uns meses quando passaram neste estádio e venceram por 4-2 (onde Garcia, Ismael e Ramos estiveram presentes, bem como Govea e Gudiño que hoje não saíram do banco). Mas esta equipa que jogou hoje está numa fossa tão profunda, com quase total descrença nas suas capacidades, impotência perante a menor dos obstáculos e acima de tudo a vontade que venha alguém que lhes diga o que fazer. Mas é incrível que um grupo de jogadores de elite para os standards do nosso campeonato não tenha o brio e o orgulho de mostrar a todos, de adeptos a jornalistas ou até ao NOVO TREINADOR QUE ESTAVA ALI NA BANCADA A VÊ-LOS que são bons. Que são dignos de usar esta camisola. Que a culpa era do treinador anterior, ou que a culpa não era deles mas de toda a estrutura que persiste e subsiste à sua volta e por causa deles. Não mostraram fibra, garra, vontade. Varela foi pior que Ismael, Maicon pior que Lichnovsky, Imbula pior que Ramos. Nomes que nos habituamos a ler como elementos importantes na equipa estão a ser desfeitos pelas suas próprias mãos, pelo que fazem em campo e pela forma consistente (admiro a coerência, realmente) como exibem uma completa descoordenação entre o que deve ser um jogador profissional de topo e a imagem que esse jogador deve mostrar. Crise? Já passámos a crise. Chegamos ao tempo das sentenças e não sei se Peseiro terá coragem (ou autorização) para encostar meia dúzia de titulares, mostrando-lhes que aquilo que produzem é tão miserável que não merecem mais do que uma cadeira na bancada (até porque criar anti-corpos logo no início pode ser pouco positivo para a trémula harmonia do grupo), mas garanto que é o que mereciam. Sabem mais do que aquilo e não há anti-depressivos suficientes no mundo que façam melhor efeito que uma boa dose de humildade.


Um jogo triste numa despedida triste de Rui Barros do comando da equipa. Também ele, sai triste e incapaz de fazer o mínimo para reabilitar este grupo. Domingo é um novo dia.

17 comentários

  1. A confirmação do crime continuado durante ano e meio por Lopetegui. O melhor jogador do FCP, hoje foi o único que nunca recebeu um treino ministrado por esse pseudo treinador. Notou-se a léguas. E fazia a estreia juntamente com uma roleta de jogadores que pareciam vítimas de maus tratos.

  2. “…não sei se Peseiro terá coragem (ou autorização) para encostar meia dúzia de titulares, mostrando-lhes que aquilo que produzem é tão miserável que não merecem mais do que uma cadeira na bancada (até porque criar anti-corpos logo no início pode ser pouco positivo para a trémula harmonia do grupo), mas garanto que é o que mereciam. Sabem mais do que aquilo e não há anti-depressivos suficientes no mundo que façam melhor efeito que uma boa dose de humildade.”

    Caro Jorge, para este estado de apatia nervosa / auto-comiseração da equipa, a melhor terapia seria o novo treinador, logo de entrada e sem mais, dar um par de estalos e um pontapé no rabo a cada um, e ala para dentro do campo treinar!
    Mas isso só resultaria com um treinador ao estilo e com a autoridade dum Dom Camilo… : )

  3. Jorge, acho que neste momento era de todo justo enumerar todos os jogadores que deveriam ir passar umas férias para outros clubes… rodar, como se diz, e a Imbula, Varela e Maicon eu acrescento Sérgio e Angel… e Rui Barros!
    Um técnico adjunto que não é capaz de dar um tabefe, também não serve. É como ter um vice-presidente só para fazer número…
    E, não me venham só com a ideia que foi dos treinos do Lopes; isso seriam boas notícias, mas o Sérgio Oliveira é um puto que nunca vai crescer, e o Imbula uma nódoa de personalidade, o Angel tem os pés tortos, e o Maicon engoliu um complicómetro lento … e, Varela já foi um jogador . Agora que a tacinha já foi, também eles podem ir… rodar, até não voltarem…

  4. Acho que muito do que se jogou ontem é reflexo do trabalho do anterior treinador. O afastamento da taça da liga já era quase certo, ontem foi só a confirmação. Gostei do Vitor Garcia, para mim deve ter sido o melhor jogador do Porto. O Varela pelo contrário, foi o pior. Até deve ter sido o pior jogo que vi dele. Lento, sem capacidade técnica para ultrapassar o adversário… ontem se o adversário fosse um poste, o Varela perdia a bola na mesma.
    O Peseiro vai ter muito trabalho pela frente. Espero que tenha capacidade para mudar este conjunto de jogadores e os transforme numa equipa.

  5. Tu e o varela… o brahimi faz igual e tu não te queixas grrrr :)

    Só vi a segunda parte e doí muito ver o FCP a jogar. Honestamente acho que era preciso uma limpeza de balneário que não vai acontecer. É preferível vender todas as nossas vedetas e ficar com os putos da equipa B. Este ano #tudodelesnadanosso por isso nem vale a pena recuperar animicamente certos elementos que vão ser vendidos no final da época senão antes.

    SUK. O rapaz não tem culpa e isto é um desabafo, mas não era preferivel ir buscar o gonçalo paciencia ? Porque raio fomos buscar o SUK que até é bom jogador mas entre ele e o gonçalo paciencia ia para o goncalo? Não percebo. Para o ano que fazemos ao gonçalo ? Lixo outra vez ?

    1. lá vens tu com o brahimi. mas achas sequer comparável o que faz um e outro? o brahimi deixa ressaltar tudo que é bola sem a dominar de primeira? o brahimi tenta arrancar por cima do defesa, adianta a bola PARA A ZONA DO DEFESA sem conseguir chegar lá primeiro? o brahimi faz passes horizontais de trinta metros sem estar lá ninguém para receber? carago…

      1. pffff ainda te vou converter ao varelismo, mas hoje não, porque estás com o jogo que fez ontem na cabeça e com esse jogo não tenho argumentos para contrariar.

        A novela é novela mesmo, ok finito, mas não deixa de ser peculiar :)

        1. sinal dos tempos. aqui há uns anos não havia instagrams nem facebooks, temos de nos habituar a isso. não podemos querer um clube moderno sem apanhar com o que pior tem a massificação das modernices…

          pá, já defendi o Varela noutros tempos mas há vários anos que digo que já devia ter saído do FC Porto de vez. nada contra ele per se, mas não chega. ou melhor, chega porque ele não chega.

    1. mas qual novela qual caralho? só é novela porque a imprensa lhe dá destaque e o povinho gosta de falar em novelês. foda-se se não me chateiam os que dão ênfase a essas merdices!

        1. xiiii que eu ainda sou do tempo de ver as motoretas ao fundo da bancada, com os velhotes a entrarem para ver a bola e a apitar quando era golo!!! damn, I’m gettin’ old…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.