Baías e Baronis – Sporting 2 vs 0 FC Porto

309563_galeria_sporting_x_fc_porto_liga_nos_2015_16_campeonato_jornada_15.jpg

Em primeiro lugar: perdemos bem. Não fomos assertivos na posse de bola, não fomos organizados como equipa, não fomos eficazes na frente e não fomos práticos atrás. Não fomos, no geral, uma equipa, ao contrário do que se viu do outro lado, onde onze homens formam um colectivo ao passo que os nossos onze são apenas isso: onze. Sem entrosamento, com pouca capacidade de criar como um conjunto, como um esquadrão de ataque, como uma equipa. Não somos uma equipa e nestes jogos, onde a inspiração individual não aparece, é ainda mais evidente a ausência dessa união. A notas que se faz tarde:

(+) Danilo. O único destaque positivo da noite de hoje esteve neste tanque que conseguiu adiar o que se foi tornando inevitável ao passar dos minutos. Lutou enquanto conseguiu perante um meio-campo entrosado que trocava bem a bola entre si e que apanhava um grupo de mocitos que de vez em quando treina e joga junto. Danilo foi a imagem da força que todos deveriam ter e se é titular no FC Porto acaba por ser por mérito próprio. Pouco conseguiu fazer de produtivo na frente mas tentou usar a força para controlar o meio-campo. Raramente teve sucesso, admita-se, mas não foi por falta de empenho.

(-) Equipa? Onde? Por onde começar? Pela organização do meio-campo, que permitiu ao Sporting vencer qualquer como 97% das segundas bolas? Ou pelas subidas de Corona e Brahimi que raramente recebiam apoio dos médios e que faziam com que os laterais os ultrapassassem em velocidade sem conseguirem receber as bolas em condições? Ou viremos para Maicon, mais uma vez Maicon contra o Sporting, a facilitar em demasia e a receber o eterno enfoque da realização depois do enésimo passe longo falhado ao que se segue o braço levantado a pedir desculpa aos colegas? Talvez possamos focar a atenção em Aboubakar, que falhou mais dois golos apenas com o guarda-redes pela frente? Ou em Maxi, que desde as constantes substituições à treinador de bancada não mais parece o mesmo a subir pelo flanco? Ou Ruben (et tu, moço) que toma decisões erradas quando se espera perfeição no passe? Ou Indi, que falha rotundamente na marcação do melhor marcador da Liga, ainda por cima com vários de cabeça na conta? Ou poderemos olhar novamente para o meio-campo, que foi o espelho da mesma zona na equipa contrária? Há tanto por onde pegar que se torna complicado perceber como é que um plantel tão bom, com tantas soluções, talento e experiência, não consegue apresentar-se em campo de uma forma consistente, entrosada e com a mecanização dos posicionamentos e desdobramentos e outros -mentos que se espera de um Fafe, quanto mais de um Porto. Juro que nunca vi o FC Porto tão bom jogar tão mal. Pior. Nunca vi o FC Porto jogar de uma forma tão desorganizada.


E assim largámos o comando do campeonato para aquela que é actualmente a melhor equipa de Portugal. Não tem os melhores jogadores, não sei se terá o melhor treinador, mas é notório que é a melhor equipa em campo. E contra factos, meus amigos…

15 comentários

  1. Compreendo que digas que Danilo lutou e também aprecio isso num jogador. Mas aprecio mais um jogador que tenha cabeça para perceber onde deve estar em vez dum jogador que está sempre no sítio errado e anda a correr esforçadamente atrás da bola (*suspiro* Fernando).

    O problema é que hoje acho que nem a correr esforçadamente vi o Danilo. A sério, pega num vídeo qualquer de resumo do jogo e, nos ataques do Sporting, vê quem é o sorna que vem aos saltinhos do meio campo, sem qualquer preocupação em ver se o estupor de verde e branco que está à frente dele ou ao lado remata sem oposição ou recebe a bola sozinho de frente para a baliza. Um gajo que joga a médio defensivo ou lá o que for e não tem agressividade posicional, tem muito que se lhe diga.

    Só que isto tudo não me parece completamente culpa dele. Porque que ele não tem esta noção mínima de posicionamento é evidente. Mas também me parece evidente que do treinador não vem qualquer tentativa para melhorar isso e vai de encontro ao que tu dizes. Esta equipa esteve tudo menos organizada, e quando não é um jogador a falhar um posicionamento, mas sim todos… De que vale termos Brahimi e Corona, quando eles estão sempre sozinhos para 2 ou 3 sem apoio? Assim nem com Messi e Iniesta.

    Nem tudo é mau e temos mais que equipa para ganhar o campeonato. Mas vamos precisar de uma sorte que não tivemos até agora e de muita inspiração individual.

  2. só nao curti q menosprezasses o Fafe ahahah
    Boa análise…embora concorde em parte com o que falas do Danilo, acho que ele ainda pode ser muito melhor jogador se aprender a ocupar melhor os espaços na saída de bola e a fazer passes verticais entre linhas
    desnorte da equipa é a imagem de alguém
    abraço

  3. Uma analise perfeita.
    Há muitos anos que não se via uma completa desconecção colectiva como esta.Parece que os jogadores não treinam.Faz se um passe a pedir apoio frontal, o colega vai no espaço,tenta se fazer um passe a romper o colega fica parado a espera no pé.
    A descoordenação é geral.
    E as bolas paradas…meu deus!Não se usa marcações individuais á 20 anos no futebol profissional(apenas na formação para desenvolver capacidades individuais).
    Colectivamente somos ZERO

  4. Ainda ha muito jogo, e acredito que daqui ao jogo em casa o Porto estara melhor

    Mas mais uma vez lopetegui mostrou que poupancas na taça da liga nao trouxe melhorias ao futebol para este jogo.

    e mostrou mais uma vez nao saber estudar um adversario

  5. boas,

    Concordo a 100%. De notar que o danilo fez o passe que isolou o aboudakar para ele falhar.

    Custa-me ver o FCP jogar assim mas não vejo melhorias para breve e mais uma vez, se formos a ver não jogamos assim tão mal.

    O lopetegui tem de sair é que já nem as substituições percebo: a perder 2-0 e ele tira-me o dakar ( lesionado ? só se for ) e mete o puto…

  6. revejam os jogos e digam-me se o melhor periodo do FCPORTO nao foi quando o brahimi esteve aleijado,ate o layun era um grande jogador nessa altura.cump

  7. Ontem não fomos uma equipa, já não o somos a algum tempo. Até entramos bem no jogo pressionamos, concentrados e a ocupar bem os espaços.
    Mas isso durou pouco tempo. Erros básicos na defesa, um meio-campo que não faz a equipa jogar e um ataque que não cria perigo nenhum.
    O Baia para Danilo é mais do que merecido, acho que foi o único que correu e tentou fazer alguma coisa.
    Infelizmente este ano vai ser assim, treinador fraco a colocar a equipa a jogar mal e a não acreditar em si. Não mostram garra, não mostram futebol e pior não mostram respeito pelos adeptos que os apoiam em todos os momentos.
    Dois pontos não é muito ainda dependemos de nós, mas cada vez mais é difícil acreditar que vamos ser campeões. Espero estar errado…

  8. O primeiro classificado a perder 1 0 ao intervalo e não cria uma única situação de golo em toda a segunda parte não pode ser levada como um sério candidato ao título!

    Foi bem pior do que preço, não temos organização defensiva nem ofensiva, a transição defensiva é ridícula e ana transição ofensiva chegamos ao cúmulo de ter o Corona a cruzar sem ninguém na área. Abusamos dos passes verticais porque os jogadores não tem uma única ideia de jogo.

    Acho que qualquer equipa acredita neste momento que pode ganhar a este Porto e isso poderá ser um grande problema!

  9. Amigo Jorge, e então, as leituras de fim de semana, o dragão escondido (agora muito acutilante) e as equipes que trajam de azul e branco ? …

    1. é verdade, tenho neglicenciado também essas secções do blog. espero que 2016 me traga mais tempo e acima de tudo mais vontade :)

  10. Bom tenho de ser eu, benfiquista, a defender os meus vizinhos portistas, já que mesmo estes estão rendidos ao “Dano Colateral” que ganhou mais uma vez um jogo porque no inicio foi tornado fácil . já que foi altamente beneficiado em mais um penalty contra por marcar (sobre o Corona) e viu um fora de jogo gritantemente mal assinalado ao seu avançado evitando que este pudesse, pelo menos,tentar marcar o golo do empate. Era o que me faltava ver agora os meus queridos “amigos” portistas resignados só pq alguém os convenceu de que o “Dano Colateral” é o maior. Sonhem com ele, então. É o que vos resta.

  11. lol. isso é ridículo. só quem não quer ver é que não aceita que o sporting com o pior plantel dos 3 grandes DE LONGE vai em primeiro…

    mas alguma vez o porto “normal” das ultimas décadas fazia aquela segunda parte, com ou sem penalty do corona? ZERO lances de golo a perder 1-0. ZERO. até podia perder o jogo, mas vendia cara a derrota. e naquela segunda parte a sensação foi: podiam ter sido mais.

  12. Olá,
    Sou o http://www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    Ora bem, vamos às da minha lavra…
    1 – Foi por demais evidente a falta de entrosamento, o falhanço do colectivo…!
    2 – Depois, como nós sabemos falta-nos um central de referência que comande a defesa… Só uns totos como os nossos centrais é que deixam o Slimani cabecear à vontade…!
    3 – Também eu acho que a equipa de arbitragem foi excessivamente caseira e subscrevo o seguinte comentário:
    altinotorres
    Bom tenho de ser eu, benfiquista, a defender os meus vizinhos portistas, já que mesmo estes estão rendidos ao “Dano Colateral” que ganhou mais uma vez um jogo porque no inicio foi tornado fácil . já que foi altamente beneficiado em mais um penalty contra por marcar (sobre o Corona) e viu um fora de jogo gritantemente mal assinalado ao seu avançado evitando que este pudesse, pelo menos,tentar marcar o golo do empate. Era o que me faltava ver agora os meus queridos “amigos” portistas resignados só pq alguém os convenceu de que o “Dano Colateral” é o maior. Sonhem com ele, então. É o que vos resta.

    Armando Monteiro,
    Sócio nº: 2770

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.