Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 2 Arouca

imgS620I169599T20160207232417

imagem retirada do zerozero

Temos uma equipa partida. A alma está desfeita, o espírito dilacerado, as pernas em estado de decomposição. Pensei que as melhorias dos últimos jogos pudessem ter servido para animar um pouco mais os rapazes, para servir para que a moral deles não se abatesse com qualquer mínima contrariedade (como no jogo do Estoril, onde começámos a perder e recuperámos para uma boa vitória) e continuasse a puxar o barco para a frente, sempre para a frente. Acontece que o meu tradicional pessimismo, colocado de parte nos últimos tempos, estava bem alinhado. Infelizmente. Notas aqui em baixo:

(+) Danilo. Talvez o único que saiu da noite chuvosa de hoje com algum brilho e reconhecimento de bom trabalho por parte dos adeptos. Tremendo na intercepção, aguentou todo o meio-campo enquanto teve pernas para isso, mesmo depois de se ter agarrado à virilha num lance casual que todos no estádio temeram poder significar o adeus ao rapaz por um bom par de meses. Nada disso, Danilo voltou à luta e rapidamente regressou a força ao meio-campo e a única peça capaz de lutar com pernas e cabeça no sítio. Infelizmente não serviu de exemplo aos colegas.

(-) Formatar o sistema dá nisto. Imaginem que têm um computador usado que estão a pensar em usar de novo. Olham para ele e decidem formatá-lo, limpar o sistema operativo existente e instalar todos os programas que costumam usar, mas em vez daqueles com que estavam habituados a trabalhar, optam por pegar em coisas novas com melhores funcionalidades. E procedem a limpar aquilo tudo, mesmo com um disco antigo e um conjunto de memórias lentas e longe do topo da sua performance. O resultado é evidente: demoram tempo até que possam criar uma apresentação com gatinhos para mandar aos primos ou de actualizar o vosso CV. E é algo parecido que se nota neste FC Porto. Notou-se pouco depois do início da segunda parte e bem antes do segundo golo do Arouca. A equipa está partida, incapaz de produzir em zona adiantada, a tremer contra mais uma equipa em modo “firewall” (já chega de metáforas tecnológicas, não, Jorge?!) e com índices físicos assustadoramente baixos. Volto ao mesmo: uma pré-época em tempo de competição não dá jeito nenhum…e demora o seu tempo até que consiga produzir resultados. Tempo, esse é que não temos.

(-) Maicon. Não me surpreende o que fez durante o jogo. Afinal tem vindo a fazer exactamente o mesmo tipo de coisas há vários anos e este tipo de azares já deixaram de o ser há muito tempo. São marcas de personalidade competitiva, do jogador que entra em campo para uma posição onde sabe que nunca pode falhar e que deliberadamente procura todas as oportunidades para o fazer. Maicon não aprende e nunca pareceu querer aprender porque passou por vários treinadores e quando parece estar a melhorar um poucochinho nos lances como os que mostrou hoje, com os domínios de bola à Ricardinho ou as fintinhas no eixo da defesa com pressão adversária, cedo lhe acontece algo do género e perde a bola. Normalmente não dá golo. Hoje deu. E, como um exemplar vivo da Lei de Murphy, na pior altura. Mas surpreende-me e fiquei estático a tentar perceber o que os meus olhos viam quando reparei que “inventou” uma lesão e procedeu a sair de campo sem dar cavaco aos colegas, enfiando-se no banco sem falar, preso à memória da sua própria idiotice. Nunca pensei, em todos os anos que acompanho o FC Porto, de ver o seu capitão de equipa a ter a atitude que Maicon teve hoje, porque se errar é humano, não assumir os seus erros de peito erguido é infantil e indigno. Se dependesse de mim, Maicon perderia hoje a braçadeira de capitão e seria colocado em tratamento num sofá em conversa com um psicólogo e em baixa durante o tempo suficiente até se recuperar da enxurrada de imbecilidades que fez hoje e que tem vindo a fazer nos últimos anos. E depois era vendido. Não invejo o trabalho de recuperação mental do jogador, capitão, homem. Mas foi ele que fez a casa desabar por cima da sua cabeça, por isso terá de viver com isso. Longe da equipa, de preferência.

(-) Angel. Fraquíssimo. Um Ezequias espanhol. Incapaz de subir com confiança pelo flanco e cada vez mais inútil nos cruzamentos, parece quase impossível que mantenha um lugar no plantel tendo em conta o que tem vindo a fazer desde que cá chegou. Não tem nível para jogar no FC Porto e se vier algum clube dos distritais chineses que nos ofereça meia ovelha preta e uma mão-cheia de couscous para o levar, amanhã de manhã aviso o meu chefe que chego tarde e vou levá-lo ao aeroporto.


O campeonato terá ido de vez com esta derrota, mas preocupa-me que sigam outras competições pelo cano. Se no ano passado fomos à Luz depois de apanhar seis em Munique, este ano vamos lá depois de uma derrota humilhante em casa. E depois seguimos para Dortmund. Vão ser duas semanas giras, vão sim senhor.

12 comentários

  1. Acho que não jogamos assim tão mal. Não vi falta de vontade, pelo menos de grande parte dos que estavam em campo. O Angel não é jogador para o Porto e o Vidigal fez questão de nos mostrar porquê. Sabia que o Angel era o lado mais fraco da defesa. E por isso tiveram mérito no primeiro golo.
    Mas a equipa do Porto tentou dar uma resposta imediata. Criou oportunidades de perigo, com jogadas que já não via há algum tempo nesta equipa. Acabamos por marcar o segundo de forma legal. E isso sim, era isso que devíamos estar a reclamar. Leio criticas à equipa, à direção, ao treinador mas o ruido sobre a arbitragem é silencioso.
    Por fim, não espero apenas que seja retirada a braçadeira ao Maicon. Espero não voltar a vê-lo com a camisola do Porto vestida. Para o que faz, há na equipa B quem faz melhor.

  2. Para mim chega. O que se tem sido feito do Porto deixa-me humilhado e triste. O campeonato foi, a Taca vai ser do Braga, a Liga Europa e contra o Dortmund (nao sei se as pessoas conhecem o clube!!). E aqui estamos sem alma, sem jogadores que deem tudo, Ruben Neves no banco para um pateta de um Herrera fazer render o peixe e sair a bom dinheiro no final da epoca. Nada. nao fazemos nada. Nao temos alma, nao temos carisma, e nao temos atitude. Quando um Arouca vem ao Dragao vencer e necessario olhar para dentro de nos e dizer – Amigos, isto comeca na politica directiva.

    PdC ja deu muito ao Porto mas a sucessao e inevitavel para o sucessso do clube. Ha demasiados interesses financeiros naquela gente e estamos a tornar-nos no Sporting desta decada que ai vem.

    Se nao nos pomos a pau, nao vao ser 3 anos sem nada, vamos voltar a ser a terceira potencia em Portugal porque estamos corrompidos e desprovidos de verdadeira alma portista. Oque temos e gente a fazer dinheiro como se passou durante quase tres decadas no Sporting.

    Volto na proxima epoca porque isto sem luta nao me transmite dignidade, e assim preferia perder mas deixar tudo em campo. Perdemos e nao deixamos nada, so pena. E o Casillas que volte a casa depois desta epoca porque na realidade e tao fraco como a mentalidade que colocamos em campo em cada jogo. Ate a proxima epoca porque eu apoio guerreiros, nao apoio fantoches.

    Ate 2016/2017

  3. “Não tem nível para jogar no FC Porto e se vier algum clube dos distritais chineses que nos ofereça meia ovelha preta e uma mão-cheia de couscous para o levar, amanhã de manhã aviso o meu chefe que chego tarde e vou levá-lo ao aeroporto.” – valeu só por isto, muito me ri (infelizmente).
    O problema é que vamos a caminho do 4º ano e nada de bom se deslumbra, parece que o buraco não tem fim…
    #acordaporto

    Abraços!

  4. Foi mesmo uma pena… Siga para as taças. Duvido que o benfica e o sporting percam os dois tantos pontos, contudo há uma restia de esperança se ganharmos sexta.

    Sobre o jogo em si, até jogamos mais ou menos… houve lá uns 2 falhanços que se a sacana da bola tivesse entrado estávamos todos contentes. O GR deles também fez duas boas defesas. A nossa defesa é … sofrível e continuo a achar que o problema nem é tanto dos jogadores mas do entrosamento entre eles.

    Houve uma coisa que não percebi, foi se o maicon saiu lesionado ou se o peseiro o tirou pela merda que fez… se foi a 2ª acabou de perder um jogador.

  5. Caro Jorge

    Não partilho da abertura do post… não creio que a equipa esteja com a alma desfeita e o espírito dilacerado. O jogo na Amoreira provou o contrário. Temos é um plantel ridiculamente desiquilibrado. Seria capaz de apostar muito dinheiro que com Maxi na lateral e um bidão a central, o desfecho do jogo teria sido o oposto.

    O problema essencial reside na evidente decadência de quem dirige o clube, não há como continuar a evitar assumi-lo. A inacção desta janela de transferências demonstrou-o à saciedade, uma vez mais. São precisas alternativas, projectos diferentes que se apresentem a eleições. E nós, que escrevemos sobre e pelo Porto, teremos um papel a desempenhar. Não há como continuar impávido a assobiar para o lado.

    Abraço portista

  6. Depois de me ter enervado com aquela diarreia mental do Maicon, este tipo comigo não calçava mais….n há palavras para qualificar um gajo que sabe que não pode errar e entra em fintas estupidas no momento em que n tem ninguém a cobrir as sua idiotices. Farewell Maicon, talvez o regresso ao Brasil te faça bem!
    Já acerca do Angel, é fraco desde o dia que chegou. Adios muchacho!
    Vai ser uma recta final de campeonato muito penosa…..

  7. E nós iremos novamente, até pelo medo que existe em criar uma alternativa, votar na mesma lista no próximo mês de Abril. Isso preocupa-me mais. O jogo já passou. O Maicon já enterrou. Mas está nas nossas mãos fazer com que não se corra o risco de continuar por mais QUATRO anos (não três) nem sequer pôr a mão no prato, enquanto um grupo restrito continua a ganhá-lo à custa do clube.

    Um abraço

    Porta 26, em blogporta26.blogspot.pt

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.