Baías e Baronis – SL Benfica 1 vs 2 FC Porto

318648_galeria_benfica_x_fc_porto_liga_nos_2015_16_j22.jpg

Não acredito que muitos portistas estivessem à espera disto. Eu certamente não estava. Passei o dia nervoso, com uma sensação de desastre iminente que pairava sobre mim como uma nuvem carregada de negativismo. Disse a um colega de trabalho que sou pessimista porque assim o impacto das notícias positivas é maior. E se foi. Uma vitória do trabalho, da eficácia e da força de vontade, de um grupo de homens que há uma semana estavam arrasados mentalmente, com o peso do mundo às costas. Hoje mostraram que estão vivos e deram uma alegria enorme a tantos que os apoiam. Notas, com um sorriso enorme, já abaixo:

(+) O orgulho não está morto. Exceptuando Maxi e Chidozie, estes foram os mesmos homens que jogaram contra o Arouca. Foram estes que desperdiçaram uma oportunidade estupenda de se aproximarem do primeiro lugar e quase deitaram o campeonato fora no passado fim-de-semana. E se calhar já está mesmo fora do nosso alcance, mas os nossos jogadores entraram em campo como se não acreditassem que algo estivesse perdido. Lutaram como raramente os vi a fazer este ano, acabando o jogo com as faces ruborizadas do esforço, os calções cobertos de manchas de relva e o corpo empastado com o suor de noventa minutos doidos de correria e orgulho que recuperaram pelo menos durante uma noite. O futuro dirá se a montanha-russa vai continuar ou se o planalto está próximo.

(+) Casillas. Se havia noite para brilhares, Iker, era esta. Que jogo estupendo, com pelo menos quatro defesas maravilhosas a remates adversários (Pizzi, Jonas, Gaitán e Mitroglou) e uma intercepção absurda de Indi que Casillas atirou para trás da barra com reflexos de gato e que parecia ter voltado dez ou quinze anos atrás, tal foi a facilidade com que saltou e reagiu. Não vencemos por causa dele, mas podíamos ter perdido se não estivesse lá. Enhorabuena, hombre!.

(+) Herrera. Herrera é isto. Oito ou oitenta. Topo ou fundo. Puxando a brasa aqui para perto, Baía ou Baroni. É a representação em campo do estado anímico da equipa e surpreende-me perceber o quão estamos ligados às suas exibições, quer queiramos quer não. Quando Herrera está bem, o FC Porto está melhor, porque é através dos seus pés que as jogadas surgem mais fluidas e a bola rola com mais propósito. Em constante movimento e a procurar o espaço dado pela defesa benfiquista que jogou sempre bem subida, tentou vários passes a desmarcar colegas, quase sempre com pouca sorte. Ainda assim, foi lutador e ajudou a desenvolver o contra-ataque portista durante todo o jogo.

(+) Danilo. William Carvalho parece ser o ungido por Deus e pelos arcanjos para ser o próximo trinco da Selecção Nacional, mas Danilo tem metido o sportinguista num bolso. Excelente na luta física e na protecção da bola, quase perfeito nas dobras rasteiras e a aguentar o meio-campo defensivo quando apanhava com três ou mais jogadores do Benfica, qual deles o maior no jogo de braços. Danilo aguentou tudo e ainda conseguiu ter forças para arrastar a equipa para a frente sempre que pôde. Que jogador estás a ficar, rapaz.

(+) Chidozie. Temi, como tantos outros, que tremesse na estreia. Nada disso. Calm, cool and collected, Chidozie mostrou a tantos outros jovens que o que é preciso para entrar numa equipa como o FC Porto é ter talento, calma e confiança nas suas capacidades. Não foi genial mas nunca inventou à Maicon, nunca passou à Marcano e nunca facilitou à Indi. Dezanove anos. Não sei se continuará a ser titular (não está inscrito na Europa League) mas pode ser opção para o jogo contra o Moreirense e se mantiver o estilo simples e eficaz, começa a ser complicado não apostar em mais jovens da equipa B nos próximos tempos.

(-) Posicionamento deficiente, especialmente na primeira parte. Chocou-me a quantidade de vezes que Mitroglou descia para tabelar com Sanches, Jonas ou Pizzi, rompendo pelo centro sem que lhe fosse obstruída a passagem ou causado algum incómodo. Chateei-me quando via Brahimi longe do lateral quase em overlap ou Layún a recuar perante André Almeida. Aborreci-me sempre que via o Benfica a passear pelo noso meio-campo e a conseguir furar a estratégia defensiva quase sem precisar de suar muito. Enervei-me quando os laterais contrários conseguem quase sempre cruzar em condições e os ressaltos acabavam por ir ter aos pés dos colegas, sem que conseguíssemos sair com a bola controlada. A segunda parte melhorou mas se não fosse Casillas, um segundo golo naquela altura podia ter morto o jogo de vez. Ufa.

(-) Expulsões perdoadas, mais uma vez. Sempre a somar. Jonas entra à Van Damme por cima de André. Sanches joga toda a primeira parte com os braços esticados, acertando várias vezes nos adversários sem grande malícia mas com risco para a integridade física do adversário, só apanhando amarelo depois de um pontapé em Aboubakar com a bola bem longe. E a bola também estava longe quando Carcela tem uma entrada por trás sobre Layún (creio), que era para vermelho directo. Soares Dias não teve uma má noite, longe disso, mas o critério disciplinar inclinou-se muito para os rapazes da casa.


Ganhámos na Luz depois de vários jogos em que lá fomos para não perder. Desta vez, os rapazes fizeram pela vida e tiveram a recompensa merecida. Não sei se somos melhores que eles como equipa. Mas hoje, no campo, fomos mais eficazes e os três pontos cá estão. Parabéns, rapazes!

18 comentários

  1. Confesso que nao estava muito confiante mas o meu dedo mindinho dizia-me que hoje poderia ser o nosso dia. Por entre o nervosismo surgiu aquela réstia de esperança de que era esta noite que iríamos transcendermo-nos. Acreditei ainda mais na vitoria quando vi Chidozie no onze titular. Peseiro teve coragem de meter o miúdo e manter Danilo no meio campo. Caso recuasse seria dar o meio campo ao adversário. Exibição personalizada do puto que meteu Jonas num bolso. Grande remate do Indi e enorme defesa do Casillas. San Iker está de volta (esperamos todos). Mais um assistência de Layún. Maxi a festejar como se fosse Porto desde pequeno. Peseiro aqueceu um bocadinho o pé que já não é frio. Foda-se, Herrera, porque não jogas sempre assim? Corona novamente apagado mas Marega não fez muito melhor (aquele passe era para o Aboubakar é não para o Júlio César, meu mariola). Espera-se que a confiança tenha voltado porque a raça e a determinação ficaram bem vincadas neste jogo. Agora, Dortmund.

  2. O meu medo era que não tendo ninguém actualmente para transmitir a mística do Porto, fossemos jogar a medo, sem impor a nossa raça. Afinal puseram tudo em campo. Fosse sempre assim!
    Brahimi… A jogar para o contrato no final da época?
    Gostei de ver as jogadas atacantes com mais homens na área, finalmente jogar para ganhar!

  3. Boas,

    Foi pena o brahimi perder tantas bolas. Foi pena o Corona estar mais desinspirado que o brahimi.
    Gostei imenso do danilo também ( acho que é o melhor jogador do FCP neste momento ), e do puto também gostei. O Maxi é sem dúvida “O Maior” pela personalidade que tem.

    Foi um bom jogo em que honestamente se o casilas nao tivesse inspirado tinha sido bem diferente. Ainda bem que estava :)

    NACIONAL desde pequenino!! hehe

  4. Dizia no face do Porto a quando da antevisão do jogo para mostrarem vídeos de jogos à Porto, para aqueles jogadores perceberem o que é o Porto! Quando vi o festejo daquele golo foi isso que senti, o nosso capitão marcou um golaço agarrou no símbolo e todos correram atrás dele… fantástico! É esse o espírito, é assim que deve ser sempre.

    Casillas é o jogador mais bem pago em Portugal, o que fez é o trabalho dele, só que ontem fez—o muito bem.

    Demasiado espaço no meio entre a defesa é o meio-campo campo, é muito diferente cobrir esse espaço a jogar com um pivô ou com dois médios lado a lado, mas ontem o Benfica teve demasiado espaço aí para criar. A rever e para trabalhar muito esse momento de jogo.

    Que grande segundo golo, vi tanto daquilo no Braga de Peseiro e ontem já vimos neste Porto, temos gente para este jogo interior, é importantíssimo, e pode ser mortal. Esperar que Corona suba rapidamente de forma e podem fazer coisas bonitas lá frente.

    Agora é ganhar aos Arocas deste campeonato!

  5. Nao se passa de besta a bestial so por uma vitoria (embora esta seja muito especial)mas quero dar os parabens a todos os jogadores e principalmente ao CASILHAS e ao HERRERA o primeiro por aquilo que defendeu o segundo por aquilo que nao complicou,mas devo dizer que chamei 510 vezes fdp ao brahimi,é so fazer as contas,o fdp so quer dar nas vistas para fazer um bom contrato vá para a p q o pariu.cump

  6. Nao sei que psicologa fez a sessao de regressao do Casillas, mas funcionou. Ainda e muito cedo para dizer que se viu livre do sindrome, mas se fizer um resto de epoca a este nivel demonstrado na luz, creio que podemos pedir aos doutores para lhe darem a alta.

  7. Chidozie esteve mm mto bem, sem queree o Peseiro resolve o problema da defesa. Danilo a crescer muito, sem dúvida, sendo da mesma geração de William, estará p ser perpetuada a luta pelo lugar na Seleção, que já travam desde miúdos.
    Saudações leoninas, M.

  8. Deveríamos fazer uma abaixo assinado a pedir que a partir de agora o nosso clube FCP passasse a jogar na casa do adversário.

    Dessa formas os jogadores parecem não jogar amedrontados com os assobios dos adeptos.

  9. Boa tarde

    Sou benfiquista mas aprecio o seu blog. Pois gosto de ler textos sobre futebol.
    O Porto foi mais eficaz e mereceu a vitória por isso.
    Sobre as expulsões, parece-me que teve um bom bocado de clubite na sua análise.

    Cumprimentos

    1. num jogo destes permito-me um bocadinho mais de clubite. para balancear as vezes em que parece que não a tenho à flor da pele :)

      obrigado e um abraço,
      Jorge

  10. Permita-me a ousadia de acrescentar mais um Baía: o José Peseiro: antes, durante e após o jogo, o homem esteve fenomenal, sobretudo depois de um jogo aonde tudo correu mal ao Porto; e depois de começar o jogo a perder, a equipa reagiu bem e de forma inteligente, cheia de atitude. As substituições foram feitas para mexer no jogo – e realmente mexeram. E promover a estreia de um miúdo de 19 anos naquele que foi, pelo menos até ontem, o jogo mais decisivo da época… great balls of fire… Saudações azuis

  11. Para quem costuma ser sóbrio nas suas análises, as tuas “Expulsões Perdoadas” são muito estranhas num jogo limpo com boa arbitragem… Quanto ao resto, tu dizes quase tudo no parágrafo em que resumes as defesas do Casillas, discordando quando dizes que ele não ganhou o jogo. Foi Benfica vs Casillas! Um amigo meu do norte ligado ao futebol (não do FCP) resumiu o jogo assim: não há táctica ou treino que se possa fazer para contrariar o que aconteceu… Não me lembro de ver o Benfica ter tantas oportunidades num clássico! Talvez somando os últimos 3 ou 4 jogos. Foi ridículo! E foi aqui que o Benfica perdeu claramente o jogo: ao fazer o golo com total naturalidade, que poderia ter surgido mais cedo, os jogadores (e adeptos) pensaram que ia ser um jogo fácil. Basta ver a forma ridícula como Herrera empata, sem qualquer pressão adversára, num remate fraco, onde até o Júlio César (que não fez nenhuma defesa!) estava mal colocado! Vê bem: Casillas fez umas 6/7, Julio César fez zero! O Benfica falhou transições e últimos passes por mariquices e notas artísticas desnecessárias, subestimando o Porto. O mérito do FCP foi apenas esperar pelas distrações de uma equipa demasiado ingénua. Os tempos do jogo… Peseiro foi esperto ao colocar Marega. Rui Vitória não teve sorte nas substituições. A vitória foi justa e assenta-vos bem, mas quem viu o jogo perceberá que o Benfica foi claramente superior em quase todos os aspectos e ontem passou ao lado de uma oportunidade histórica. Bastava continuar a pressionar depois do golo, que ao intervalo o jogo estaria resolvido. No final, apenas um melão gigante… Digo também que apesar da hipótese de Vos deixar a 9, isto fica tudo muito mais interessante com o FCP na luta… Aquele abraço!! :)

    1. jogo limpo my arse! aqueles lances, se vires ao contrário, são típicos de crítica durante semanas e já sabes que olho sempre para as coisas dos dois lados. claro que foi feita uma análise com óculos azuis-e-brancos postos, mas o Jonas devia ter levado amarelo, o Sanches devia ter visto amarelo na primeira parte e o Carcela era para expulsar. E o Ruben também arriscou vermelho na calcadela ao Gaitán, também é verdade e esqueci-me disso na altura. É o que dá escrever a quente (ainda que tivessem passado três horas depois do jogo…). acima de tudo foi Casillas em grande e muito trabalho nosso, algo que se tem de dar o mérito porque depois do jogo de semana passada…bem, tinhas de ter estado no Dragão para absorver toda a inépcia física e moral daquela malta…por isso uma semana depois dar uma resposta destas, é meritório! :)

      mas sim, a três tem mais piada. mas repito o que disse no final: o benfica pode ser melhor que nós como equipa, mas ontem fomos mais eficazes. em clássicos, a maior parte das vezes é o que faz a diferença!

      grande abraço,
      Jorge

  12. achei um jogo mesmo muito mal jogado de parte a parte, mas vive-se bem melhor com isso quando o resultado é este… as equipas já estavam partidas aos 15 min, colectivamente mesmo muito mau. positivo o lado anímico, não era nada evidente que iamos dar a volta ao resultado (e diga-se que se não defendemos bem e muitas vezes decidimos mal nas jogadas de ataque, o benfica não nos ficou atrás e também abriu p.ex. uma autoestrada completamente idiota no golo do empate)

    mas pronto, são opiniões… os comentadores do canal inglês que apanhei no stream estavam encantados com o jogo. e posso vos dizer que a nossa reputação lá fora está intacta, os gajos acharam que “the cat’s back among the pigeons” (sendo nós o gato neste caso, que está de volta na luta com os outros dois no topo da tabela)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.