Baías e Baronis – Vitória Setúbal 0 vs 1 FC Porto

325794_galeria_v_setubal_x_fc_porto_liga_nos_2015_16_j27.jpg

O que interessa nos jogos até ao final do campeonato é mesmo sair do campo com os três pontos no saco. Mas precisava de ser tão sofrido contra uma equipa tão fraquinha? Este ano a resposta tem sido sempre a mesma: infelizmente, sim. Somos fraquinhos, amigos, é o que somos. Não jogamos mal de todo mas a ineficácia em frente à baliza e o quase completo alheamento de capacidade criativa no ataque, aliados a uma assustadora fragilidade defensiva fazem com que até um Setúbal vs Porto seja um sofrimento. Vamos a notas:

(+) Sérgio Oliveira. Se o que Peseiro procura num médio para aquela posição de transição defesa-ataque é um rapaz como Sérgio, não estamos mal servidos. Não é um génio mas trabalha bastante. Remata quando pode e ainda bem que o fez hoje da forma como conseguiu, porque foi por “culpa” dele que saímos do Bonfim com os três pontos, mas acabou por ser o corolário de uma boa exibição de um rapaz que nunca seria titular se o plantel fosse mais equilibrado e com talento superior. Ainda assim é um bom elemento para manter no plantel e já está a ser importante nestas jornadas da rampa final da época.

(+) Herrera. Mais um bom jogo do capitão, especialmente em termos da capacidade de pautar o jogo ofensivo pela organização a meio-campo. E tentou sacar uma trivelada à Quaresma mesmo para o final da partida, que se tivesse entrado faria com que nos lembrássemos todos dele daqui a muitos anos. Ainda assim não duvido que vai ficar na memória do povo, mesmo não sabendo se pelas melhores razões…mas a verdade é que desde que usa a braçadeira parece mais inteligente, bravo e com melhor critério na execução.

(+) Danilo. Apesar de parecer estar cansado, fisicamente e também a nível moral (está bem mais arrogante nos protestos com o árbitro e na forma como orienta os colegas durante o jogo), continua a ser titular absoluto e indispensável no FC Porto. É dos poucos que se entrega a 100% ao combate numa zona onde muitas vezes tem de jogar por dois ou três. Some-se uma boa mão cheia de boas intercepções e subidas no terreno e temos aqui uma das melhores contratações dos últimos anos.

(-) Sofrer no fim…e durante. Tantas oportunidades falhadas, vários jogadores em excepcional baixa de forma, uma notável incapacidade de marcar golos fáceis e um ponta-de-lança com uma ponta aplainada e uma lança com disfunção eréctil. O jogo flui devagar, sem velocidade e com pouca criatividade a aparecer de uma forma orgânica. Jogadas mecânicas, com tristes desmarcações que terminam quase sempre em cruzamentos fracos, sem presença na área para que se consiga acreditar que cada aproximação à baliza possa erguer um adepto do assento e lhe provoque o mínimo de excitação. E essa excitação acontece sempre quando as coisas acontecem no outro lado, quando Layún ou Maxi sobem em demasia e o meio-campo se transforma num poço de óleo vegetal e permite que adversários oleados na facilidade dos movimentos por entre os nossos jogadores cheguem facilmente à área. E chateia-me. Muito.

(-) Outra vez menos agressivos que qualquer adversário. Uma ou outra honrosas excepções aparte (Sérgio, Indi e Danilo, pouco mais), a nossa equipa é um conjunto de jogadores que não metem o pé às bolas e permitem que o adversário penetre pela nossa zona defensiva como se fosse um cutelo em brasa a cortar um naco de Brie. Custa assim tanto tentar correr mais que o adversário? Tentar lutar com as mesmas armas físicas que os outros usam contra nós? Procurar o contacto e a luta corpo-a-corpo em vez do constante recuo que permite que o oponente crie perigo perto da nossa baliza? A falta de pernas não serve de desculpa para tudo. A falta de mentalidade lutadora explica mais.


Cada vez faltam menos jornadas para isto acabar e a recuperação de tantos pontos parece uma tarefa impossível. Mas nada está perdido…pelo menos matematicamente. Na minha cabeça já perdemos há meses.

6 comentários

  1. a verdade do não por o pé,tem a haver que os jogadores querem é dar nas vistas para o proximo contrato,e dar nas vistas é marcar golos,veja-se o exemplo do brahimizito que desde mostrar-se chateado com a substituicao ate de querer só a bola para ele,tem tudo haver com o desejo de euros.cumps

  2. Nao vi o jogo desta vez, mas pelo que aqui meio foi mais do mesmo. Mais do penoso mesmo… Quando é que se desliga a maquina e se deixa, finalmente, morrer a criatura? Era um acto de misericordia…

    Nota para o Sergio Oliveira. Diria que é destes jogadores, que nao tendo a qualidade para ousar ser o engraxador das chuteiras do Deco, compensa com querer e vontade e aversao a derrota. Venham mais como ele…

  3. Bom dia,

    Mais um jogo sofrível… O Peseiro já teve tempo de corrigir aquela defesa, ele bem que se enerva e berra para o campo, mas a verdade é que a nossa defesa continua sofrível.

    “de um rapaz que nunca seria titular se o plantel fosse mais equilibrado e com talento superior.”
    Pois, é assim que eu vejo também. Enquanto o Danilo é titular mesmo o Sergio é titular porque não há melhor, o que neste caso é mau. Then again, estou-me a contradizer que ainda há pouco tempo era a favor de jogadores como ele jogarem em detrimento de brahimi’s porque dão mais o litro.

    O Corona… que se passa com o rapaz? Marcou um golo importante no ultimo jogo pensei que acabasse a má fase, afinal foi sol de pouca dura.

  4. pura poesia, as “Jogadas mecânicas, com tristes desmarcações…”, e de que maneira combina esta descrição com as cargas de água que apanhei no Bonfim… melancólica vai a época.

    na tv devem ter andado a falar muito bem do Danilo durante o jogo, não tenho outra explicação para as avaliações na bluegosfera. eu já estou farto da lentidão deste tipo, os adversários até já lhe deixam 3x mais espaço do que aos outros do meio campo para a frente, e mesmo assim 0 de capacidade de fazer o que quer que fosse com a bola.

    pues sí. melancolicamente se esvai a época…

  5. Os adeptos não querem Brahimis, Quaresmas, Quinteros, Tellos, Osvaldos, Herreras.
    Querem muitos Andrés Andrés, Rubens Neves, Sérgios Oliveiras. Que fazer? Satisfazer a populaça ou ter gente de categoria?

  6. Penso que fica a faltar um Baroni ao Chidozie. Sei que o moço é novo, mas a quantidade de passes falhados deixa qualquer defesa em brasas. Será que o Verdasca seria pior? Não creio.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.