Baías e Baronis – Académica 1 vs 2 FC Porto

331600_galeria_academica_x_fc_porto_liga_nos_2015_16_j31.jpg

Engraçadito, o jogo de hoje em Coimbra. Depois do excelente golo de Pedro Nuno que surge de um exagero defensivo de Maxi e de mais um destrambelhamento da zona recuada do FC Porto, mostrámos vontade de mudar o resultado e o golaço de Ruben ajudou a subir os níveis de confiança. E depois, já na segunda parte, apareceu aquela obra-prima da fortuna, que cá em casa é conhecido como um “golo à Benfica”, em que ninguém sabe como é que a bola entrou, mas conta como os outros. Tivéssemos tido mais alguns desses durante o ano e eu estaria agora em êxtase perante o confronto da próxima semana. Enfim, uma boa vitória. Notas abaixo:

(+) Maxi. O regresso aos Baías para um dos homens mais em foco na primeira volta do campeonato, pela capacidade de luta e de combatividade acima da média da equipa. Esteve todo o jogo a tentar redimir-se da falta que deu origem ao golo da Académica e procurou marcar ou pelo menos assistir para um golo usando todas as formas que conseguiu. Não chegou lá mas ganhou muitos pontos pela maneira como tentou.

(+) O esforço. André Silva e Angel acabaram o jogo agarrados às pernas, cheios de câimbras e com vontade de se esticarem ao comprido no relvado. Se André tem vindo a treinar com os As e a jogar com os Bs, já Angel tem poucos minutos (por um simples motivo: not good enough) e hoje esteve muito esforçado e a fazer o corredor todo durante grande parte do jogo. Gostei do empenho mas particularmente no caso do espanhol terá sido too little, too late.

(+) O golo de Ruben. Que coisa linda de ver. Perfeita intenção de chapelar Trigueira, um toque simples, prático, directo e com a precisão de um arqueiro nos Jogos Olímpicos. Vai ficar na memória dele durante muitos anos porque o facto de ter sido marcado num jogo com tão pouco interesse vai com toda a certeza ser apagado das nossas, mas valeu a pena ver aquela maravilha em directo.

(+) A união com os adeptos. Gostei muito de ver os rapazes a irem oferecer as camisolas aos adeptos no final do jogo, tal como a presença sempre sorridente de Helton junto dos que nos apoiam em qualquer cenário, junto dos portistas que vibram e vivem o clube como poucos. Fica sempre bem e é muito mais bonito que vê-los a ir para o balneário sem darem cavaco à malta que tantos quilómetros faz só para os ver. A repetir.

(-) A cobertura no meio-campo. Cada contra-ataque da Académica, fossem dois ou cinco homens a correr pelo relvado fora, era assustadoramente produtivo na forma como chegava com tanta facilidade à área e acabava quase sempre com um remate. Não percebo a maneira displicente como os dois médios permitem que haja tanta rotação de bola perto da baliza e é só olhar para os jogadores do FC Porto para percebermos a incapacidade de meter o pé em luta directa com o adversário, esteja em 1×1 ou em 3×4 ou qualquer outra combinação que se lembrem. Ah, e continuo a não gostar de ver Danilo a central, apesar de perceber a opção e achar que no papel pode funcionar muito bem. No relvado…espero por melhores dias e por maior entrosamento e percepção que aquele lugar não pode ser desempenhado da mesma forma que quando joga um pouco mais à frente…


Encaro os jogos como treinos depois das declarações de Pinto da Costa e aguardo pacientemente pela final da Taça. Para terem uma noção, nem o jogo da próxima semana me está a entusiasmar tanto como noutras épocas…

3 comentários

  1. Concordo em geral com a apreciação.
    Para mim o grande Baía é o regresso do AA… é logo outra coisa. Para levarmos a taça para o museu vai ser preciso muito AA , e deixar o Varela no banco…
    o miúdo é um ponta de lança com movimentos muito bons, e, se lhe derem doses de killer instinct por um ano, ficará um caso sério.
    Helton pareceu-me enferrujado, com algumas decisões comprometedoras; oxalá esteja mais concentrado na taça. (Jogo de despedida?)

  2. E os joguinhos de ‘pre-epoca’ ca vao andando, a fazer-nos penar ate ao fim desta liga. Pelo menos vamos ganhando, e a catastrofe foi controlada com o assegurar do 3o lugar (sim, por momentos ainda me preocupei com o Braga a morder-nos os calcanhares). Agora e manter os rapazes na melhor forma possivel, e tentar enfiar alguma confianca naquelas cabecas para a final da taca.

    Notas soltas dos ultimos dois jogos:
    – Quem era aquele gajo que jogou com a camisola do Varela contra o Nacional, e porque e que ele tambem nao jogou contra a Academica?
    – Herrera bem marcado nao carbura…
    – Estou a gostar de ver o Andre Silva. E assim sim, por o puto a jogar sem o queimar. Alguma coisa acertada para aqueles lados, para variar.
    – GRANDE GOLO do Ruben! Queremos mais!
    – Jogos ao Sabado a tarde e com sol no estadio dao mesmo um feeling de pre-epoca…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.