Baías e Baronis – Paços de Ferreira 1 vs 0 FC Porto

0

A proverbial pá sempre estava lá no poço. E nós, trabalhadores incansáveis na demanda de enterrar a nossa própria alma num local mais profundo, sempre mais profundo, logo tratamos de cavar a terra amolecida com as lágrimas dos adeptos e penetrar mais um recanto de tristeza que agora podemos trazer cá para fora sem qualquer problema. E mesmo hoje, num jogo em que estivemos aí uns doze mil pontos percentuais acima do que tínhamos feito contra o Tondela, acabámos por perder sem grande mérito para o adversário, apenas demérito nosso. No ataque, no meio-campo e mais uma vez na defesa. Suspiro por tempos melhores, só não sei é quando é que vão aparecer. Notas, abaixo:

(+) Sérgio Oliveira. Tentou construir quando os adversários procuravam destruir e conseguiu-o pela intensidade e empenho que colocou em cada lance em que esteve envolvido. Caiu de produção na segunda parte e muitas vezes parece proteger a bola com os olhos em vez de usar o corpo, mas quando pega na bola sabe o que fazer com ela e tenta fazê-lo bem. O facto da titularidade ter vindo num momento em que metade do meio-campo está no estaleiro não o ofuscou e continua a trabalhar com afinco. E só não marcou por algum azar porque tentou o golo mais vezes que o resto da equipa toda junta.

(+) Danilo. Foi dos poucos que mostrou ser rijo, mais uma vez. Parece um jogador tão diferente dos demais pela forma como usa o corpo para proteger a bola, pela maneira como procura arrastar o jogo da zona de construção defensiva e atirar a bola para os mais-que-mortais jogadores pela sua frente. Pena que haja poucos como ele no FC Porto 2015/16.

(-) A defesa de manteiga, seja por que lado for. Ou é Maxi fora da posição, ou Layún a cortar para os pés dos adversários, ou Chidozie a falhar a intercepção ou até Indi a ficar expectante nos lances aéreos. Não se aproveita um lance colectivo de uma defesa que não parece feita para jogos competitivos contra qualquer tipo de equipa que consiga trocar a bola e que apareça em zona de finalizar com o mínimo de oportunidade e vontade de marcar. O que outrora já foi o nosso ponto forte é agora um dos muitos pontos fracos. Talvez o maior.

(-) Ineficácia no ataque. Se somarmos o desnorte defensivo à incapacidade ofensiva temos uma receita para este triste terceiro lugar que ocupamos actualmente, que todos compreendem e ninguém pode dizer que é injusto. Porque criámos poucas oportunidades em condições, porque o futebol é pobre e triste e pouco envolvente, porque aparecemos mais vezes com os laterais na área que os médios e os extremos e porque, para ser muito directo, desaprendemos de marcar golos. Aboubakar ficou de fora para dar lugar a um Suk que está mais vezes em fora-de-jogo que McCarthy, com bem menor nível de álcool no sangue; um Corona que sabe tanto e mostra tão pouco; um Brahimi que só consegue uma ou duas das vinte fintas que procura durante o jogo e um Varela que…bem, que é tão Varela como foi nos últimos anos. Safou-se o André, que continua a entrar em campo nas piores alturas possíveis e que nem sorte tem tido apesar de se posicionar e movimentar bem melhor que qualquer um dos outros avançados que temos. Se isto não pede uma mudança radical no esquema de jogo ou nas peças a usar…não sei o que mais possa servir.

(-) Grande-área vs Meio-campo. Aquela imagem do Suk a ser agarrado vai-me ficar na memória algumas semanas. E pode ser verdade que um árbitro na Premier League não marcaria o penalty a não ser que o coreano fosse pontapeado nas têmporas, mas se um árbitro português, a apitar em Portugal, marca todas as faltinhas a meio-campo com o mesmo nível de agressividade, gostava tanto de saber porque é que não o faz quando a falta acontece dentro do rectângulo vital. Não compreendo, a sério que não.


Aparentemente qualquer equipa que nos defronte com mínimo pinguinho de amarelo na camisola tem uma excelente probabilidade de nos bater. Do Arouca ao Dortmund, passando pelo Tondela e agora o Paços. Dizem que o amarelo é a cor da loucura. Diria que está mais para o desespero.

28 comentários

  1. o lance do suk. tenho a tendencia para nao pedir penalty se o avançado tambem estiver a agarrar. e o suk está, com o braço esquerdo.

    assim como no lance do chidozie, o árbitro teria mostrado amarelo se ele ainda não o tivesse. como tinha nao o quis expulsar…

    o problema é ser o suk, ou o marega. em vez dos jacksons, falcoes, hulks, etc etc… suk e marega. mas o porto agora é o setúbal?

    1. Johan amigo, a gravata não foi ao Marega, foi ao Aboubakar… – Mas o problema continua a não ser do avançado, o problema é do penalty não ser marcado ! Ou achas, que contra a tua teoria, se fosse uma gravata ao Falcao era para marcar? … – percebi o que queria dizer, mas não podemos equivocar-nos no raciocínio; penalty e penalty e deve ser marcado!

      1. aoubakar? foi o suk! nessa linha, do que falava era do facto de hoje em dia serem eles os avançados disponíveis. se era para isso, mais valia desde janeiro dar experiência ao miúdo.

  2. So quero que o pesadelo acabe… e com o Peseiro no leme, vai continuar. Bem pior que o espanhol. Sera que o PC acorda para a vida e chama um gajo como o Bielsa? Ou ate mesmo o judas do Libras Boas, mas duvido que ele arrisque com a equipa de merda de temos… e que ter James, Falcao, Hulk entre muitos outros nao e bem a mesma coisa do que ter Maregas, Suks e Jose Angels…

    Abraco,
    Joao

  3. A pa esta sempre no fundo do poco, e tenho a impressao que ainda se vai continuar a cavar bastante. So espero que as paredes do buraco nao colapsem e nos deixem sepultados, de vez..,.

  4. Olho para este Porto e só me ocorre o Toru Okada dentro do poço. O poço está cada vez mais escuro, seco e frio. E Okada (FC Porto) encontra-se só lá dentro. E, quanto mais batemos em seco com o nosso taco de beisebol, mais fundo ficamos. Okada conseguiu no fim, em conjunto com o seu taco, encontrar a solução. Espero e desejo que nós encontremos também a nossa solução. Está, definitivamente, na hora de encontrarmos a saída do nosso poço

      1. sendo mais ligado a sci-fi clássico, nomes como herbert ou dick dizem-me mais. e em termos de mundos surreais mas potencialmente verosímeis, temos sempre um Heinlein ou uma Le Guin para me massacrarem o futuro. havemos de fazer treinos em Marte antes do Angel ser útil à equipa.

  5. O Peseiro prometeu que ia piorar a defesa mas em contrapartida ia melhorar o ataque. Só cumpriu a primeira parte. Agora também já não interessa, a época acabou, mas para a próxima não pode ser ele o treinador.

    O plantel é bom, precisa de um treinador que faça do todo maior que a soma das partes.

    Também é preciso expurgar alguns jogadores que não têm qualidade, fazer regressar alguns emprestados e dar oportunidade aos jovens portugueses.

    Só peço um jogador, o Rafa do Braga, custe o que custar. Os restantes necessários para devolver o Porto ao seu lugar já lá estão todos.

  6. Neste Porto não se vê nada de… Porto.
    Custa-me muito ver certos pseudo-jogadores a jogar e o Rúben Neves no banco. Há quanto tempo ele não joga de início? Será que é por ter classe a mais para este Porto? Não vejo outra justificação. Ainda ontem o Peseiro mandou-o entrar e quando ele já estava junto ao quarto árbitro é mandado de novo para o aquecimento e depois não volta a entrar. Como é que um treinador pede a um jogador para entrar e passados 10 segundos recua na decisão. Antes de tomar a decisão ele não pensou em todos os prós e contras da mesma.
    Venha o Gonçalo, os Rafas (o nosso e o da académica), o Hernani, o Ricardo (Nice), o Victor Garcia e depois comprar centrais e um ponta de lança capaz de marcar 25/30 golos no campeonato.
    E já agora um treinador que perceba um pouquinho disto.

  7. Viva,

    Long time no comments :)

    Este FCP não é para velhos, muito menos para novos.

    Alguém viu a entrevista do Pinto ? “Apostar na formação” ? Quase me engasguei!

    Este FCP, aliás o FCP pós Vitor Pereira é o FCP pornstar, em que tudo e todos pensam que são vedetas. O Brahimi .. o facto de colocar um pé no relvado num jogo do porto devia ser proibido. Ele não joga futebol, ele joga com uma bola nos pés, dele para ele. O corona só daqui a 3 anos é que jogava, falta-lhe ser inteligente. O Suk ? Tinhamos o gonçalo paciencia e o Andre, porque caralho fomos buscar este tipo ? O marega ? Seriously? Um gajo que se limita a correr não é jogador para o porto. Nem para o porto b, lamento. Não tem pés. O aboudakar é bom, mas está tão em baixo de forma que parece mau, assim como o ruben neves, assim como o herrera, assim como maxi,assim como o andre andre, até mesmo o layun já enterra. O Danilo foi a unica contratacao que fizemos esta epoca. O casillas pode ir vender camisolas para a feira, já para não falar que temos uns 10 guarda-redes. WTF. O indi, o marcano sao centrais medianos nao sao para o FCP. É que podiam compensar com porrada nos tipos, tipo “Tarantini” mas nem isso pá. Aliás, venha o tarantini e outro caceteiro qualquer.

    Assim Não. Eu não queria o Peseiro, e está provado que nao vai dar. Não tinha de ganhar, tinha de jogar bem este FCP. é para isso que servem as pré-épocas, se nem isso acontece podem mandar o tipo embora. Actualmente em Portugal o único treinador era o Sergio Conceição.

    O rafa que falaram e falam, por amor da santa, se ele vem para o Porto com pompa e circunstancia mudo de clube. Ele é um sergio oliveira. É bom num clube pequeno não num grande, enquanto o pessoal nao perceber isso continua a contratar suk’s, sergio oliveira, maregas e mais 1000 que nao jogam uma bolha ( note-se e perceba-se, uma bolha para o FCP, para o Braga, maritimo e paços de ferreira eram acima da media da propria equipa). Outro estilo de jogador é o quintero, que pqp tem uns pes do carralho mas a cabeça ( dizem as mas linguas ) nao funciona, mas o quintero focado era um jogador para o porto. Os mencionados acima são para segundas linhas, não titulares.. menos o marega e o suk.

    Sobre o penalti, o suk não sabe disfarçar, ele nao controla sequer a a bola. Para mim, portista, não é claro. Ele nem fitou o gajo, a bola passou por ele, ele agarra o gajo o gajo agarra-o a ele e chão. meh.

    Já agora quem institucionalizou que tem de ser 4-3-3 ?

  8. 1. O Peseiro é o menos culpado desta miséria, mas também não parece que seja parte da solução.

    2. Parece que ninguém gosta do Suk. Também não estou encantado mas tem de se ver que o homem chegou com o comboio em andamento e a partir-se aos bocados.
    Ao contrário do Marega (nota zero) ou do Aboubakar (que já não tem a desculpa da adaptação), o Suk é grande, forte e ganha muitas bolas de cabeça. É poucochinho sim, mas dos três escolhia-o a ele para ser titular.

    3. Isto está mesmo feio. Mas enfim, na minha bancada havia um fulano que refilava com os portistas das vitórias que, quando a equipa estava a perder, iam embora antes de o jogo acabar. O fulano tinha razão. Se há altura em que o clube precisa de nós, é agora.

  9. o aboubakar é bom jogador – mas parece fraco mentalmente. quando está com confiança é de longe o melhor dos 4 avançados do porto. quando não está, ou em momentos de tensão, desaparece e é vê-lo falhar golos fáceis.

    mesmo assim, tem 17 golos este ano. contra 8 do 2º melhor marcador do plantel.

  10. Ola Jorge, na minha senda por reconstruir a equipa do Porto de forma a voltar a ser campea no proximo ano, ja te falei da contratacao do Ricardo Goulart (24 anos, Guangzhou Evergrande). Deixo aqui outra alfinetada que nos ajudaria imenso no meio campo, recuperar o Anderson Oliveira que foi nosso em entre 2005 e 2007. Comecaria a epoca com 29 anos mas a experiencia que tem daria bem para puxar duas ou tres epocas de qualidade no Porto. seria acompanhado do Danilo, com Ruben Neves e Andre Andre no banco a espreita de uma oportunidade. O que achas?

    1. mas tu não estás bem, rapaz. o Anderson foi morto pelo Ferguson e nunca mais foi o mesmo, é como se fosses buscar o Maxi e o colocasses como extremo-direito porque no Uruguai ele jogava de caraças nessa posição…quanto ao Goulart, lembro-me de ouvir falar dele (por ti e por outros) e não o conheço assim tão bem…e achas que um clube chinês é vendedor neste momento? not really :)

      1. Quanto ao Anderson foi essa a razao de ter usadoo termo “reucperar”. Pessoalmente acho que a sua experiencia poderia ajudar o nosso meio-campo. E no futebol nao ha impossiveis, acho que hoje em dia com as parcerias dos fundos financeiros e sepre possivel ir buscar um Goulart a China.

        Mudando de linha e indo ao encontro do treinador necessario para a proxima epoca, nao contaria com peseiro (nao me enche as medidas). Precisamos do marco Silva e se nao for possivel, gostaria de ver o Alan Pardew no Porto. Gosto imenso do gajo/ Desconhece o futebol portugues, compreendo, mas e um lutador e um conhecedor nato do futebol. Na minha optica e o melhor treinador ingles da actualidade.

        1. tu não estás bem. já viste a cagada que deu teres o Pardew no Newcastle a bater-se dia para dia com a direcção por causa das transferências? ia ser igual aqui, rapaz…

          1. Agora sim acho qu estas fora da realidade do Newcastle. E um clube que sigo ha algum tempo e vou la frequentemente por ter muitos amigos na cidade. Alias, o unico jogo que vi ate hoje na Premier League foi o Newcastle 3 Man Utd 0.

            O Alan Pardew nao fez cagada nenhuma, quem faz a cagada toda e a direccao do Newcastle. E prova disso e o facto de ele ja la nao estar e acontecer estarema poucos minutos de descerem para onde merecem estar, a Championship. Tudo isso com levas de treinadores a serem colocados no olho da rua e agora esta la o ex-Madrid!!!!!!!

            O Alan Pardew esta a minutos de garantir a manutencao do Crystal Palace na Premier League, isto depois de ter feito uma excelente epoca transacta.

            Hoje acho que estas a errar por paixao.

          2. mas foi isso que eu disse, o Pardew não se dava com a direcção e acabou por descambar. e aqui seria o mesmo, ou achas que ele (ou alguém com o estilo dele) aceitaria Imbulas de bom agrado?

  11. Jorge
    A Bluegosfera tem que pegar nisto. Já fiz um apelo ao José Correia para que este ano o habitual Encontro seja dedicado ao tema da crise que está instalada. Vejo portistas prestigiados a abandonarem os comentários, outros desaparecem como o fumo, não entendo. Que raio se passou assim de tão extraordinário para toda a gente virar as costas? Não ganhámos nada há 3 anos? Porra! Eu estive 19 e ainda aqui ando.
    Abraço

    1. tudo a seu tempo, caríssimo. e espero podermos contar com a sua presença, mais uma vez! nos próximos dias haverá novidades, prometo! :)

      um abraço,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.