Baías e Baronis – FC Porto 2 vs 2 Braga (2-4 nos penalties)

336384_galeria_braga_x_fc_porto_taca_de_portugal_placard_2015_2016_final_.jpg

O jogo decorreu como a época. Infeliz. Previsível. Repleto de erros individuais de uma equipa que não consegue, como raramente conseguiu, formar um colectivo forte capaz de defrontar um adversário e olhar-lhe nos olhos para conseguir empurrá-lo para o tapete e deixar a marca do mais forte numa tatuagem de força e vigor que já foi a nossa imagem de marca. Perdemos em penalties mas podíamos ter perdido bem antes da lotaria. E perdemos tudo, mais uma vez. As últimas notas do ano, já aqui em baixo.

(+) André Silva. Dos poucos que não merecia ter saído do Jamor com este amargo de boca. Trabalhou imenso no centro da área do Braga, raramente bem acompanhado mas sempre a procurar receber a bola para bater Marafona que foi uma espécie de Maradona, mas na baliza. E fê-lo por duas vezes, uma à ponta-de-lança e a outra à grande ponta-de-lança. Teremos encontrado o titular do ataque do FC Porto para os próximos anos? Se dependesse de mim, teria lugar cativo no ataque.

(+) Herrera. Um ataque começa sempre no meio-campo e apesar da exibição abaixo do exigido para Sérgio Oliveira, foi Herrera a abdicar das diagonais e a vir buscar jogo atrás, comandando a equipa e procurando criar os espaços necessários. Algumas jogadas geniais e um empenho em grande fizeram do mexicano mais um dos injustiçados neste final de época, porque não foi por sua culpa que a equipa não conseguiu o que devia ter conseguido.

(+) A entrada de Ruben. Sempre mais esclarecido que Sérgio e mais produtivo que Danilo, foi o principal culpado da melhor rotação de bola na segunda parte e da clarividência da criação ofensiva da equipa. É realmente diferente jogar com alguém que sabe o que fazer e que raramente perde uma bola, ao contrário do que aconteceu com Sérgio ou com Danilo, num também raro jogo fraco do internacional luso. Ruben fez o que pôde. Não chegou.

(-) Centrais, ou o que raio esteve ali a jogar com as nossas camisolas. Alguém, no seu perfeito juízo, vai dizer que a culpa do primeiro golo é de Helton. Outros, também com as faculdades mentais inabaladas, afirmará que Chidozie foi o maior culpado. Eu, culpo ambos. Um porque não consegue proteger a bola e bloquear o adversário e o outro porque sai a medo, trinta metros longe da baliza. De oitenta a oito a zero vírgula zero oito, temos Marcano. Incapaz de controlar uma bola fácil, lento na reacção, a permitir que um médio que não é o homem mais rápido do mundo lhe tire a bola e atire para o fundo da baliza. Todos maus. Todos muito maus.

(-) Bolas paradas. Sete mil cantos, dezoito milhões de cruzamentos. Nada. Produtividade zero na criação de perigo para a baliza adversária a partir de lances de bola parada. E se o jogo tende a ser lento e previsível quando a bola está a rolar normalmente, deveria ser um lance desses a possibilitar qualquer tipo de oportunidade de golo, mas nem isso.


2015/2016 é mais um ano para nunca mais esquecer. Tivemos tudo na mão. Champions. Campeonato. Taça. E desperdiçámos tudo como um novo-rico com apetência para apostas arriscadas e gosto exagerado por mulheres e carros. Uma época horrível. Uma equipa fraca. Um treinador medroso depois de outro arrogante sem motivo. Algo tem de ser feito, com urgência, para que 2016/2017 não seja mais um degrau na descida às terras de Hades.

33 comentários

  1. Não achei o jogo previsível de todo… Mas se calhar não esperar que aqueles golos acontecessem foi apenas optimismo parvo.

    O Braga não jogou um charuto e na segunda parte o Porto ainda mostrou algum futebol. Também acho que fica provado que a uma equipa com os ânimos tão em baixo, tudo o que pode correr de mal vai correr mal.

    Safaram-se os miúdos realmente, Rúben Neves e André Silva vão dar muito que falar para o ano, se por cá ficarem.

    Porque achas o Peseiro medroso?

  2. Foi mais uma vez frustrante ver este porto jogar. Assim mesmo, com letra pequena, minúscula. E tenho de dizer este porto e não O Meu Porto…
    Precisam eles – jogadores – e precisamos todos nós de férias e de estar afastados uns tempos desta suposta equipa para virmos com energias (e esperanças) renovadas e cabeça fresca para a próxima época.
    Espero que esta já esteja a ser (bem) planeada há algum tempo, com um treinador diferente e com jogadores com mais qualidade e vontade de ganhar (felizmente ainda temos alguns assim no plantel)…

    PS: Hoje o André Silva a jogar fez-me lembrar o Jackson Martinez. Isso foi bom.

    1. A defesa foi sempre o nosso maior aliado e nos últimos anos tem sido fraca, este ano então uma vergonha. Precisamos de um novo treinador, não que este seja mau mas nao tem a garra e afirmação que precisamos neste momento. E definitivamente dois bons centrais, um 10 e dois extremos (ponta de lança já temos). Não podemos querer mudar tudo de uma só vez ou então imitamos o Benfica dos anos 90!
      Somos Porto, sempre! Só unidos podemos dar volta!

  3. Até houve perigo num canto. Um dos nossos conseguiu cabecear, sem precisar de saltar, a uns 3 metros da baliza. Foi o Aboubakar. Afinal, tens razão, nem um lance de perigo de bola parada. My bad ;)

  4. Herrera. O titular mais ridículo que o FCP apresenta desde Pena tem sempre inexplicável boa imprensa, mas ler um destaque positivo a esta múmia no jogo de ontem eu não engulo. O que é demais é erro. Só desejo que tenha sido a última vez que vi este cromo com aquela belíssima camisola.

  5. Boas,

    De facto também não gostei de herrera, a quantidade de passes mal feitos foi surreal, then again, aquela não é a posição dele. Esteve demasiado À frente para se sentir à vontade.

    O FCP deste ano foi horrível do inicio ao fim, e ontem foi a confirmação. O Braga não fez um charuto… é que nem uma jogada de perigo fez e conseguiu enfiar duas batatas na nossa baliza. Nós damos golos aos adversários.

    O que inquieta neste FCP é se o André Silva for emprestado/vendido já ou no inicio do próximo ano. Eu não sei o que pensam mas parece-me que Ruben Neves, Danilo e Andre Silva não quererão sair do FCP a não ser que sejam obrigados. É mante-los e fazer $ de outra maneira… sei lá, canecas do casillas ou algo assim. A parte que me aborrece é que cheira-me que é tudo para vender/emprestar que é o que importe neste momento à SAD.

    1. Lembro-me do Sporting do Peseiro também a oferecer golos frequentemente. O Peseiro às vezes até faz (fazia …?)jogar jogos bonitos, interessantes, mas é um pé frio do caraças.

  6. não era de esperar outra coisa, em termos do desfecho final… mas francamente, podia ter sido pior, pelo menos o Braga desse cretino Fonseca jogou tão mal como jogava o Porto dele; durante uma parte da época estava preocupado que ainda levassemos um banho de bola deles. mas é como tudo, o que é prejudicial para o Porto sempre tem excelente imprensa (neste caso, a enaltecer as supostas virtudes dum treinador que o Porto não soube aproveitar).

    o Peseiro também é um cretino, infelizmente, mais uma vez coloca o Danilo no meio campo e dá 45 minutos de avanço aos adversários. e depois não mexeu bem quando tirou o Sérgio (que jogou muito melhor do que o Herrera, e tem características claramente diferentes deste e do André, bastante parecidos entre si) e o Varela, que também estava bem no jogo (bem mais útil do que o Brahimi, a meu ver; mas pelo menos não tive que ver o Corona em campo, já não é mau)

    e depois o Helton… raios, como é que se desconcentra assim, duas, três vezes (ou quis marcar um autogolo de calcanhar?!), mesmo que seja o jogo de despedida? ele merecia melhor, foi importante em vários campeonatos, só se tem que culpar a ele próprio de estragar o seu último jogo

  7. Tudo o que se diga aqui é resultado da frustração de ver o Porto a jogar contra o pior Braga que vi nos últimos anos (neste jogo em particular e não durante o ano todo).

    Vi duas equipas sem pernas para 90 minutos e vi um Porto que foi o espelho do FC Porto 2015/2016.

    Os dois golos sofridos tiveram dois actores repetidos, Marcano e o nosso capitão Helton, muito mal, mesmo muito mal, foi a pior exibição do Helton que me lembre, não foram patos, foram desconcentrações de quem não sabe bem onde deve estar, pena, muita pena pela pessoa e jogador que o Helton é.

    Já te disse pessoalmente, mas não concordo com o + do Herrera, tentou, mas para se for só para tentar, tb posso ser jogador de futebol. Recordo-me de uma jogada em particular, Danilo sobe pela direita ainda no nosso meio campo e passa a Herrera, este, sem companheiro ao seu lado só tinha duas hipóteses, guardar a bola prosseguindo lentamente à espera que alguém rompesse pelo lado direito ou ele próprio tinha essa iniciativa, decisão de Herrera… chutar contra o jogador adversário… Danilo chamou-lhe uns nomes bonitos e vê-mos a lesma do nosso treinador dizer para ele se calar…

    Gostava de ter um contador pelo número de passes tentados em que a bola parte na zona do meio campo ou antes e a bola vai directamente para um jogador do Braga na zona da area…

    Só se safou o André Silva e o Rubén que veio dar algum equilíbrio ao meio campo, libertando também o Danilo.

    Foi mais uma época para esquecer… estamos a tornar-nos como os sportinguistas, “para o ano é que vai ser”.

    Tenho pena, mas parece-me que a aposta para o ano é mesmo no Peseiro, espero bem que não, não acho que tenha as qualidades para ser um treinador de uma equipa que se quer a lutar pelo titulo, já o disse antes e repito, é um “Natural Born Loser” e em 5 meses não vejo qualquer melhoria na equipa, antes pelo contrário, está mais desequilibrada, sem conseguir impor respeito, sem pressão, sem pernas, herdou uma situação difícil? Sim, tb o Mourinho quando veio para o Porto (equipa desfeita, Jorge Costa emigrou para não ser castigado, etc), mas ai vimos logo qualquer coisa, um clique, uma vontade de ganhar, uma vontade de correr, alegria no jogo…

    Enfim, até para o ano

  8. enquanto andarmos a brincar aos herreras não vamos a lado nenhum.

    é preciso varrer 80% do plantel. o futuro é andré silva e ruben neves + 9.

    e se é para perder mais um ano e estou a referir-me ao próximo que se lixem, desde já, contratações pomposas e se foque em reforçar apenas a defesa que precisa efectivamente de dois centrais de qualidade insuspeita mas de futuro e se jogue com o grosso da equipa b deste ano, para daqui a dois, sim, termos finalmente uma equipa em condições de discutir todas as provas em que entramos.

  9. Visto pelo lado positivo, ganhamos um ponta de lança vindo da formação como há muito nem em sonhos pensávamos ser possível. Este miúdo até os comentadores calou! Que grande jogo: esteve lá quando era necessário e empolgou os colegas, coisa que deveria ter feito p.ex. o Helton, que ontem entrou triste e com a cabeça com demasiadas coisas dentro que não aquele jogo!
    O Ruben também confirma o que de muito positivo tem a dar.
    Ao contrário de tantos também gostei do Herrera… às vezes as pessoas ficam os últimos 10 minutos na retina e esquecem os 110 anteriores…
    E, gostei do Layun e do Maximiliano.

    E, que dizer do Braga? … nada, não presta para nada. Fora o Rafa, nem sequer homens tem. – Ontem tb o Josué foi definitivamente para o quadro dos mal-cheirosos… – se é um empregado do nosso clube quis jogar porquê?

    1. Porque é profissional ? Porque para o ano é para vender/emprestar a uma equipa qualquer de 3 categoria ? Desculpa lá, mas discordo a 100%. Achei que fez muito bem.

      1. Certo. Profissional.
        Mas, chega-te que ele seja profissional ? há muitos profissionais que vestem de azul e branco a quem – pela certa – não aplicas com tanta veemência essa verdade: – exiges que sejam mais do que apenas profissionais, não? ; queres que deixem a pele em campo, que dignifiquem a camisola, que amem de verdade o clube que dizem amar!
        E, quanto a ser vendido/emprestado, amigo, ele também não quer o salário que lhe pagam? Aí não é profissional ?

        Continuo a achar que é uma criança, que não vai crescer e que não tem lugar na nossa equipe. Apenas o provou.

        1. tenho de discordar de ti neste ponto. eu exijo que um jogador do FC Porto faça tudo para honrar qualquer camisola que tenha vestida, mesmo que seja contra o seu próprio clube. é profissional, pagamos-lhe para isso e mesmo que tenhamos abdicado de o ter no nosso plantel, devemos exigir que ele tenha o mesmo comportamento noutro lado. mesmo contra nós. mesmo que nos encave contra uma parede. custa, mas não o respeitaria se não fosse assim.

          1. Tudo certo. Mas não precisa de sair mais devagar que o Varela quando vai para a linha, pois não? Não precisa de ser o Marafona, pois não? Ou isso é ser profissional? Na, é estar a pedir uma navalha pelo befe acima ;)

          2. devo admitir que não vi a saída de campo. se fez isso, foi parvinho, mas nada mais. continua a defender a camisola que enverga e a fazer o jogo deles. não me choca, francamente. e se ele tivesse saído a sprintar? era pouco profissional porque estava a beneficiar o adversário daquele jogo. entronca tudo no mesmo: defende o clube onde está a jogar.

          3. E, já agora que a polémica está boa, vamos lá : se, segundo a tua teoria, fosses p.ex. um matador profissional e te mandassem executar o teu pai, farias isso porque és acima de tudo profissional e ainda querias que a gente aplaudisse ? …

            não, I rest my case, o Josué não deveria ter jogado !

            (Aliás, vou mais longe, e acho que ele fez esta pantonomice porque não quer regressar…)

          4. carago, que comparação. estás a venndiagramar à bruta, não se faz. o homem está a jogar futebol. a equipa dele está a ganhar. ele faz o possível para que continue assim. diz-me lá se não tinhas menos respeito por alguém que fizesse o contrário?!

          5. Que estupidez! Mesquinho mesmo! Desculpem lá, o Josué é um PROFISSIONAL e jogou tal e qual como são as suas características. Isto é um NÂO ASSUNTO!
            Porque sinceramente, no futuro, caso fique (como espero) no FCP e marque um golo decisivo qualquer, os cromos que o “mandaram para o cara***” já o idolatram. É tal e qual a historinha do D.Afonso Henriques ser bom rei ou mau filho?
            Aliás, a regra que se aplica no campeonato, só está em vigor porque Portugal é um país de suspeições. Supeitamos até do próprio profissionalismo dos jogadores, mas lendo o comentário anterior percebo logo o porquê de haver estas regras.
            Vou dar um exemplo muito prático…Se o Rui Vitória quando era treinador do Vitória, só tinha de ter feito de tudo para que os seus comandados perdessem a final da taça contra o SLB? Que estupidez!

          6. Nop! Estúpido é fazer de um PROFISSIONAL o portador da mística, que não é mais que uma tosta, por oposição aos Yacines que jogam, bem ou mal, com a nossa camisola. É a seguir meter isso tudo na gaveta, em favor do profissionalismo. Em que ficamos? Ele é o ADN ou o salário. Se é o primeiro, o Josué é uma besta. Se é o segundo, foi um funcionário eficaz. Já agora, para mim a mística está na bancada. O resto são assalariados. Por isso, fez o Josué muito bem em ter ganho o jogo. Mas poupem-me às lágrimas e ao resto do folclore. Assobiem os outros! Olha, o Josué por exemplo. Que estupidez.

  10. No blog Dragão, Sempre, diz-nos o autor o seguinte: “Os adeptos não entendem o comportamento da equipa do Futebol Clube do Porto nesta importante final.” Eu diria mais!

    Não entendem os adeptos do Futebol Clube do Porto, os do Leixões Sport Clube e os do Clube Oriental de Lisboa.

    Nos jogos em que esses clubes e jogadores participaram e do que até agora me foi dado ver, tudo me parece normal, já quanto aquilo que ontem vi na Final da Taça, acho que não.

    Espero que relativamente a esse jogo, as autoridades ou quem de direito, consigam através da imaginação cinéfila até hoje mostrada e demonstrada, arranjar um título pomposo e que nos ajude a perceber o comportamento da defesa do Futebol Clube do Porto , de uns tantos jogadores e Técnico incluídos, para que se perceba que perante uma equipa pouco interessada em disputar essa Final, lhes proporciona-se-mos de forma espaçada a possibilidade de passarem para a frente do marcador, uma e mais outra vez. ANDRÉ SILVA mostrou claramente estar fora daquela “gerigonça”. Jogou que se fartou e ia acabando por colocar toda aquela tralha futebolística em causa, duvidosa, diga-se.

    Em política diz-se que o que parece é. Em Futebol não sei o que chamar ao que parece.
    Um abraço

  11. Acho que é uma pena que não haja uma linha de menção ao André 2 que se matou em campo e que ajudou muito e de forma esclarecida. O Herrera é um não jogador e um fraco que não sabe bater um penalti. Querem melhor exemplo do FCP de hoje olhem para o Herrera, um jogador sem intensidade que entra e sai do jogo a todo o tempo.

    A mim o que me fez mais impressão foi ter um GR que defende penalties como poucos no Banco e um em campo um que deu duas fífias monumentais que deram uma taça.

    Temos bons jogadores portugueses, o layun e o brahimi, o que não temos é plantel para 4-3-3, mas isso já se via desde Julho de 2015. Temos de acertar o passo e mais importante que venha um treinador com ganas e com coragem.

    Acho que era altura para o Helton pendurar as chuteiras, tal como o Varela…

  12. Com uma defesa (?) destas, não há equipa que resista. Realmente, com uma dupla de centrais constituída por Chidozie e Marcano ninguém pode ter a ambição de ganhar grande coisa.
    Depois, a estupidez de pôr o Helton, que foi suplente toda a época, a jogar a final da Taça. Que ponham o gr suplente a jogar contra o Gondomar ou o Vilafranquense faz sentido, mas não num jogo decisivo contra um adversário difícil.
    Esse “trio maravilha” enterrou a equipa com dois erros fatais, que originaram dois golos dignos dos apanhados. Sempre que a bola chegava à nossa baliza era um susto. O que vale é que o Braga (completamente “roto” depois de fazer quase 60 jogos) poucas vezes lá foi.
    Se repararmos bem, o Helton não fez uma única defesa, mas sofreu dois golos e só não sofreu um terceiro por sorte e sempre devido a aselhice de sua parte. E nos penaltis nem um esteve perto de parar. Mas a culpa não foi dele mas sim de quem o pôs a jogar sabendo que a sua “forma” não era a melhor. É pena que, depois do que fez pelo clube, acabe a carreira desta forma.
    O Peseiro mais uma vez mostrou que é “pé frio”. Há coisas do caraças: durante o prolongamento, estava confiante, pois achei que os jogadores do Braga iriam sentir o fantasma do ano passado. Quando se iam marcar os penaltis, olhei para o Peseiro e disse para a minha mulher: “com este pé frio, já fomos…”. Infelizmente, tive razão. É certo que herdou uma equipa em convulsão e com falta de qualidade em vários sectores fulcrais mas não soube dar a volta. Por outro lado, se as suas equipas tentam jogar um futebol positivo, também são, em geral, muito vulneráveis defensivamente.
    Não por acaso salvaram-se os miúdos da nossa formação: o grande André Silva (aquele 2º golo é um monumento!) e o Ruben Neves. Não será de apostar mais nos jovens da casa que em estrangeiros de duvidosa qualidade? Ou será que é preferível ganhar umas comissões e que se f… o clube?

  13. Escapou-me esse ponto bem pertinente dos lances de bola parada.

    Mas se formos a ver bem, é um bocado imagem de marca da nossa história, apenas interrompida a espaços quando Decos, Jardéis e Coutos metiam na baliza tudo o que vinha de um livre. Quem não se lembra do desespero que se vivia nas Antas, quando canto após canto a bola nem passava do primeiro poste, e a malta culpava a falta de espaço entre o placard de publicidade e as linhas de jogo? Com Layún, parecia que tínhamos mais um interregno benigno na nossa sina, mas foi mesmo sol de pouca dura.

    Enfim, mais uma desgraça em forma de taça. Melhores dias virão.

    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    1. pá, juro que só soube do jogo hoje à tarde, nem tive tempo para isso :(
      e não foi Oliveira do Bairro, mas do Douro! o primeiro clube do grande JotaPê!!!

  14. Estava a gostar da troca de comentários e do ping-pong mas veio o Ivo e começou a insultar, e eu assim sem argumentos válidos não sei mais jogar. Pronto, levo abola para casa, e não deixo mais ninguém jogar ! Ciao !

  15. Peço desculpa pelo comentário tardio mas… Helton? Numa final (são para ganhar, não para jogar!) jogam os melhores e Casillas ainda é melhor que Helton. Desculpem o desabafo.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.