Just B

Ch9KOQdWMAA7c1D

Acompanho a equipa B desde que foi reconstituída e faço-o por vários motivos, todos eles naturais. Vi a grande maioria dos jogos, em directo ou diferido e se não falei mais neles durante a época (e nas épocas anteriores) devo-o à preguiça ou à falta de tempo. E só não fiz o mesmo com os sub-19 porque foram exibidos menos jogos durante o ano, mas vou seguindo e evolução de muitos destes rapazes há vários anos. E vejo esta malta da mesma forma como ouço uma música de uma banda desconhecida, pondo o meu melhor chapéu hipster e inventando um postiço bigode à Dali, ao mesmo tempo que penso cá para mim: “eu estava cá quando começaste a jogar, rapaz, lembro-me bem de ti.”.

Numa era em que tantas referências nos faltam dentro de campo, ver os Bês a jogar é um prazer. Não por serem geniais, pela fluidez tremenda do futebol ou pelas jogadas de entendimento cósmico que os leve a um patamar Barcelónico. Mas é a facilidade no jogo colectivo, a quase total ausência de vedetismos, onde as individualidades cedem perante a força e as necessidades do colectivo, onde cada um é só mais um dentro de um todo. O prazer de ver a evolução de homens como André Silva, Rafa, Victor Garcia, de  ou Graça, que cresceu tanto durante a época que me fez mudar radicalmente de opinião, eu que não gostava dele no início da temporada. E, porque não, assistir à reencarnação de antigas glórias com novos nomes, onde vejo um Ruben Macedo a lembrar Jorge Couto, Ismael a ter laivos de Hulk, Gleison como novo Derlei e Tomás (talvez o meu jogador preferido dos Bs já como o era nos sub-19) a partilhar o Óscar de Melhor Moutinho com Francisco Ramos. Nenhum deles é um génio mas há muito talento neste grupo e começam a escassear as desculpas para não apostar nalguns destes rapazes no próximo ano. Luís Castro fez um trabalho sério e mostrou que a estrutura de um grupo vale tanto como a sua liderança. Parabéns, mister!

É um grupo bom. Um grupo saudável. E tem feito por merecer bem mais o aplauso de todos os sócios e adeptos portistas que uma grande parte dos As. Há portistas vivos na B. É só querer aproveitá-los.

3 comentários

  1. Também gosto muito de ver os jogos da B, pela felicidade que lhes dá jogar, e pela forma como se for necessário correm atrás do prejuízo acreditando que são capazes de o inverter… – e são!
    Claro que a passagem para a A nunca será simples, porque a qualidade dos jogadores das restantes equipes da 2ªliga está mais perto de barcelense que de barcelónica…
    Mas, claro, que se se quisesse, poderia dar-se uma oportunidade verdadeira a estes moços, mas nem quero saber a reação dos adeptos se as coisas não corressem bem – e só por milagre correriam !…

    Enfim, já em Vila do Conde tivemos 3 da formação : Sérgio, André e Ruben…

    Desde que não lhes suba a importância à cabeça e aproveitem as férias para ir para o ginásio ganhar “muque” , há ali gente com grandes hipóteses de um futuro lindo!

  2. Não seria apenas importante transplantar para a Equipa A o jogador a ou b da Equipa B: todo o espírito — o portismo, a coesão, fé no jogo, abnegação, sacrifício do ego, e consistência do colectivo — deveria também ser transplantado para a Equipa A. E não subestimem esse espírito porque foi ele que triunfou este ano.

    Ver os nossos adversários inchados e a rir de nós há três épocas deveria originar qualquer coisa na vetusta liderança do nosso clube. Deveria. Mas não creio. Pensam e decidem sem levar em conta as gentes, a expansão da massa adepta, a atracção de mais gente para a família do clube. E a massa portista acata tudo. Suporta tudo. Não se manifesta. Aguarda. Cala. Era Tempo de regressar ao âmago da nossa máquina gloriosa. Como os Bês. Com os Bês.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.