Notas soltas sobre o jogo contra o Leverkusen

festejo_vs_leverkusen_270716

Começo a pensar em mudar o formato dos Baías e Baronis porque devo dizer que me está a dar um certo gozo analisar as coisas assim em bullet-points. A ver vamos, para já continuo assim. Agradeço a vossa opinião, se tiverem pachorra!
Vamos a isso:

  • O Felipe faz-me lembrar o Pedro Emanuel quando chegou do Boavista. Impetuoso, por vezes em demasia, sempre rijo no contacto e na simplicidade de processos, intercalado com uma ou outra desatenção que pode custar pontos. Se fizer o mesmo trajecto do Pedro, não me custa nada vê-lo a jogar pelo FC Porto na Liga Veterana daqui a uns aninhos.
  • Deu-me a ideia que o André Silva estava a jogar em 4-3-3 ao passo que o Bueno optou pelo 4-4-2. Confunde o adversário mas também pode confundir os nossos.
  • O Otávio não é extremo. O Otávio não é extremo. O Otávio não é extremo. O Otávio não é extremo. Até pode jogar lá mas não é extremo. Pode ser bem interessante jogar com uma táctica híbrida mas requer hábito e bom entendimento com o lateral e com o médio que cair para aquela zona. Não é uma crítica, atenção, quero lá saber se o homem joga como extremo puro ou como apanha-bolas, desde que marque ou dê a marcar, fico contente de qualquer forma.
  • O meio-campo da primeira parte foi uma confusão. Parecia faltar gente…quero dizer, faltou mesmo gente, mas com Danilo no terreno a varrer pode ser que funcione melhor.
  • Não percebi a colocação de Layún a fazer aquele papel estranhíssimo de Rubens Júnior/Marek Cech. Estávamos a jogar para defender o resultado? Era um teste para defender o flanco esquerdo? Parecia que estávamos nas Ardenas e os alemães iam avançar com os panzers todos por aquele lado.
  • Lembram-se do Matias? Um central com mais bigode que talento que veio do Leça na altura do Robson e não valia um charuto já fumado e cheio de saliva do gajo que o fumou e que passou herpes labial que apanhou de uma galdéria profissional para o toco negro de tabaco? Preferia tê-lo na equipa a ter de depender do Reyes ou do Chidozie.
  • João Óliver Teixeira. Leram aqui primeiro.
  • Em vez de fazerem cinco jogos com novecentas substituições, que tal fazerem dez jogos só com quatrocentas? Talvez desse para ver mais futebol e para continuar as experiências.
  • O Bayer é uma boa equipa, mas pareceu ainda mais forte porque tinha homens que conseguiam progredir em velocidade com a bola controlada. Desde o Guarín que não temos uma bestinha dessas. Nem conto com o Imbula, obviamente. Já agora aproveito para desejar a esse imbecil que se lesione. Sem ser grave, só que doa sempre que entre em campo.
  • Não era este jogo que devia ser o início do fim da pré-época, com um onze-base-mais-ou-menos-e-tal a jogar quase noventa minutos e a dar a entender com o que podemos contar, pelo menos por agora? Foi do calor? Se calhar foi do calor. Ou então foi o Nuno que ainda não sabe o que raio vai fazer com aquela malta.

17 comentários

  1. A versão Baías-Baronis sempre é mais organizada, uma espécie de isto correu bem, isto correu mal. Assim também tem a sua piada, mais solto. Tu é que sabes.

    Se quiseres dá uma vista de olhos no que o lateralesquerdo escreveu sobre este jogo, têm três postas recentes sobre o Porto.

  2. . Implicanciazinha com o Bueno, ein? Se calhar é o sistema em que um e outro jogaram a vida toda. Fácil de resolver: troca-se a posição do Bueno com a do Otávio. Done.

    . A bola controlada devia ser do Herrera. Pois. Mesmo assim, acho que esteve bastante bem.

    . Eu acho que as substituições foram para avaliar cenas. Tipo quem vai co carago. Penso (eu de) que é agora a altura de fazer isso.

    Abraço

    1. not quite, se bem que nem sempre me agradam os jogadores que não são carne nem peixe. demasiado tempo para moldar e pouca produtividade de início, apesar da versatilidade. ainda assim, acho bem que se experimente e é nesta altura que se deve fazer isso, mas estava à espera de mais alguma estabilidade no onze. tudo a seu tempo, I guess…

      1. Jorge, eu vejo no Bueno o mesmo estilo de jogador do Jonas. Craque total… Não é carne, nem peixe, sim, mas olha o que tem dado ao Benfica. Bueno é craque!

        1. não é mau, mas não vejo ali um Jonas, palavra que não. se ele fosse genial, ok, podia fazer esse papel, mas não o vejo como tal, pelo menos por agora. espero estar enganado!!! preferia ver o Otávio no meio e…sei lá…o Rafa na ala ;)

          1. Já o deixaram fazer 3 jogos seguidos numa equipa estável? Pois… o problema é que no Porto dos últimos anos, nem Jonas, nem Bueno, nem se calhar Messi rendiam metade do que podem render!
            O Rafa era muito bom vir, mas não nos enganemos… Precisamos de um central bom como de pão para a boca.

  3. Grande Jorge, espero que alguma coisa mude rapidamente, começa a ser desesperante ouvir o meu pequenino gritar Benfica, tal é o alarido que os tipos fazem aos ouvidos do miúdo. Bom, contínuo expectante por alguma arrumação no plantel, entradas e saídas, e alguma afirmação no 11 inicial, pois com tanta alteração e experimentação começa a ser difícil perceber seja o que for. Só mais uma coisa, gosto do novo formato, mas… B&B são B&B 😂 . Aposta num mix. Forte abraço deste teu amigo albicastrense.

    1. calma que as coisas ainda podem lá ir, se calhar vai demorar algum tempo, mas nestes inícios de época com treinadores novos…vamos com calma :)

  4. Hoje foi só publicado um breve resumo do jogo, mas amanhã haverá uma análise mais completa à equipa do Porto após o estágio na holanda/alemanha no futebol para todos.
    Hoje apenas um pequeno lamiré sobre a inversão do triângulo de meio-campo, amanhã abordar-se-ão as dinâmicas colectivas e os desempenhos individuais.
    Obrigado.

  5. Octávio não é mesmo extremo e Bueno não sabe muito bem o que é.
    2ª parte fez lembrar uma jogatana dos amigos do Preço Certo com Fernando Mendes a orientar

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.