Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 0 Estoril

352706_galeria_fc_porto_x_estoril_praia_liga_nos_2016_17_campeonato_jornada_2.jpg

Ufa. Depois de um jogo intenso mas nem sempre bem jogado, o golo de André Silva deixou o Dragão libertar toda a tensão que acumulou durante minutos que pareciam tão curtos e comprimidos perante a aparente incapacidade de marcar um único golinho à equipa do Estoril. E conseguiu-o depois de um jogo em que a equipa lutou, mostrou vontade e espírito combativo e também mostrou que o plantel é curto para grandes aspirações. Bem, bem curto. Siga para as notas:

(+) André Silva. Vai haver momentos durante a época em que André Silva não vai conseguir acertar com um berlinde numa porta de igreja, mas este não é um deles. Apesar de vários lances falhados, uns por demérito próprio e outros pela estupenda exibição de Moreira, André mostra sempre trabalho. Desmarcações impecáveis, sentido de baliza e uma tremenda capacidade de ir ao choque e de mostrar o peito aos adversários para conseguir o que no fundo é o pão que o alimenta: os golos. Continua a ter de melhorar na decisão quando está sozinho (acontece vezes demais) mas está em grande forma e temos de aproveitar isso. E ele também.

(+) Mais garra, mais luta. Se compararmos os jogos desde o início da época com quase qualquer um que se disputou no ano passado, há algo que salta à vista mais do que um par de calções demasiado curtos num rabo grande: estamos a lutar mais. Os jogadores, apesar de condicionados pela falta de rotinas e de entendimento que surge naturalmente com o tempo (havendo tempo para isso), parecem muito mais empenhados, com vontade de pressionar o adversário e de recuperar a bola rapidamente, dentes e punhos e pernas e joelhos e tudo misturado. Falta velocidade nas movimentações mas há vontade, disso não há dúvidas.

(+) Ruben na segunda parte. Depois de uma primeira parte em que os homens do meio-campo estiveram apagados, foi Herrera quem mais tentou pegar na bola para servir como transportador do jogo desde a nossa defesa. Ruben, jogando como âncora no centro do terreno e um pouco mais recuado que o mexicano, esteve pouco em jogo e apenas no final do período começou a rodar a bola com mais intenção, com vários passes de 30/40 metros a lateralizar o jogo de uma forma quase perfeita. Na segunda parte mostrou bem mais serviço quando Herrera saiu para a entrada de André² e só precisa de ser mais rijo no combate para ganhar o lugar a Danilo. Ou pelo menos para ser o líder do meio-campo contra 90% das equipas do nosso campeonato.

(+) Os centrais. Não são geniais mas parecem estar a entender-se bem. Práticos, sem inventar e a ajudar na rotação de bola de uma forma rápida, estiveram bem nas intercepções e no controlo da zona defensiva. Não tiveram muito trabalho…mas os próximos dois jogos vão ser uma prova de fogo para ambos.

(-) Varela. Trapalhão, ineficaz e completamente em sentido oposto ao que vinha sendo produzido, no seu ou no outro flanco. Dava ideia que o FC Porto conseguia construir bem, trabalhar bem a bola sem a mastigar e mal conseguia chegar perto da área…Varela aparecia para largar fezes em cima do merengue. O facto de um plantel do FC Porto estar tão depauperado que tem de depender do Silvestre como titular deveria dar muito que pensar à Direcção e especialmente aos adeptos, para perceberem a dificuldade titânica que Nuno está a enfrentar neste momento.

(-) Herrera. Mais um jogo de trampa, não foi, rapaz? Oh se foi, desde os passes que ninguém compreendia até às perdas de bola infantis que teve no centro do campo, esteve mais uma vez abaixo do exigido para um jogador fundamental no primeiro momento de construção do nosso futebol. Mais uma vez repito a frase que um dos meus companheiros de lugar tem vindo a dizer quase como mantra: o melhor que fazíamos neste momento era vendê-lo. Pelo posto que ocupa e pela importância do seu lugar, está a ser um peso morto e precisávamos de alguém…sei lá, melhor. Ou no minimo mais consistente.

(-) Ineficácia ofensiva. Certo. Ora são mais 20 e tal remates com um golo. É verdade que o Moreira fez um jogaço de grande nível (algo que nunca fez no Benfica, né?) mas o FC Porto criou muitas oportunidades de golo, a grande maioria delas dentro da grande área porque raramente houve remates em condições de fora da área. E não se podem falhar tantas bolas tão perto da baliza contrária, no nosso campeonato ou nos distritais. A diferença é que nos distritais arriscam a levar com legumes nos dentes à saída para o balneário.


Dois jogos, duas vitórias. Começamos bem, amigos.

21 comentários

    1. raios, tinha ficado com ideia que ambos tinham jogado um pouco em simultaneo! distraí-me com os golos falhados, my bad, já corrigi :)

  1. Na mouche! Mais uma vez não dava o Baía ao andre silva porque… caramba… eu gosto dele mas ainda falha muitos golos!

    O hernani ainda é do FCP ou… ? Era um jogo para um gajo com ir para cima deles e ganhar penaltis.

    Acho mesmo que o NES está a fazer um bom trabalho, um porto com raça… isso nota-se. Falta uma melhoria (ainda enorme ) em todos os sectores mas nota-se trabalho. Uma coisa que não percebo é se os cantos são treinados… caramba, não há um que vá à baliza. Houve alturas que um canto do FCP era quase golo! O NES fez a gestão possível de desgaste da equipa a pensar na Roma. Aqui o possível é o que é importante, porque o nosso plantel é mesmo curto, principalmente no ataque.

      1. Nah, apenas queria que precisasse de 3 oportunidades para marcar um golo ao invés de 6. Para o bem de todos. Estou consciente da idade dele, senão era baroni mesmo ;)

          1. O jackson eram precisas 3/4 para marcar, o falcao era 1/2 eheh. Imagina amanha, o rapaz não pode falhar 6 oportunidades de golo!

  2. temos grupo, temos equipa, ainda nao temos no dragao os adeptos todos, com mais um def central e dois medios mesmo bons e o campeonato e limpar o cu a crianças. Gostei da integraçao de filipe nas manobras ofensivas vai marcar varios golos. Os cancros tem de sair, herrera, abou, brahimi, evandro e mais um ou dois, layun se for so para assistir e nada mais pode ficar, temos demasiados mexicanos que sao pouco raçudos, passivos e contemplativos, sao demasiados mexicanos.

  3. Esses ódios de estimação.. Não percebo.

    Nem sequer esteve atento o suficiente para perceber que o Herrera tinha saído quando o André entrou mas foi o que bastou para lhe chamar peso morto e querer a sua venda.

    O nosso Capitão teve um jogo menos conseguido tal como praticamente do meio campo para a frente que tinham feito os 2 últimos jogos, o que é normal devido ao cansaço acumulado.

    Na 1ª parte por exemplo o Ruben falhou praticamente o dobro dos passes do peso morto, mesmo tendo sido o mexicano a começar todos os nossos ataques. Vá rever o jogo, vai perceber que era ele quem recuava para ir buscar o jogo à defesa. Mas um é Baía e o outro é um peso morto.

    E o Otávio? Na 2ª parte desapareceu completamente, até o peso morto criou mais oportunidades de golo jogando mais avançado. Mas coitadinho do brasileiro que vinha da Champions, já o mexicano tem obrigação de estar sempre em altas e quando falha um passe toca a assobiar.

    Queria apenas relembrar que foi o peso morto que marcou o golo da vitória na 1ª jornada. Sem ele já estávamos a 2 pontos dos rivais.

    1. o Herrera depende muito da condição física para ser produtivo e quando está mais cansado nota-se bem a quebra. e sim, acho que devia ser vendido. precisamos de mais, de alguém diferente para arrastar o jogo para a frente e para criar mais entropia na defesa adversária porque o Hector, infelizmente, nem sempre o consegue.

      quanto à desatenção…acontece. a dupla substituição surpreendeu-me e ainda mais o facto dele ter saído. o Herrera é daqueles gajos que está sempre em campo porque é o que faz o que o treinador pede, braçadeira ou não. é raro um treinador retirar a sua extensão para o relvado por isso nem computou na minha cabeça. já o assobiar…não deves ler o que escrevo muitas vezes ou nem ousavas mandar uma bojarda dessas…

      abraço,
      Jorge

      1. Depende ele e dependem todos os jogadores do plantel. O André André por exemplo é um dos que mais oscilações de forma tem. Porque não devia ser ele vendido? Por ser português?

        “o Herrera é daqueles gajos que está sempre em campo porque é o que faz o que o treinador pede” – não é isso que se quer de todos os jogadores? por não fazer isso é que o Josué saiu para a Turquia. é esse tipo de jogadores que preferia no plantel?

        E é precisamente por ler o que escreve constantemente do Herrera que lhe chamei a atenção. Vivemos numa era de embirrações portistas. É o Herrera, o Marcano, o Antero, qualquer dia até com o Draco embirram. Se queremos voltar ao topo do futebol português temos que nos manter unidos e defender os nossos. Ainda sou do tempo do Chippo ser titular e não receber metade das criticas do Herrera, apesar de ser muuuuuito pior.

        1. estás a cometer a falácia tradicional de tomar a parte pelo todo. não é não por falar do André que acho que tem maior ou menor preponderância na equipa. tem é um efeito diferente. e o Herrera tem um papel muito importante para estar a ser assumido por um jogador inconsistente. é capitão, é o principal motor do meio-campo e é titular absoluto. não achas que é exigível alguém mais influente pela positiva? eu acho que sim. e esses jogadores são os esteios das equipas, porra, sabes perfeitamente que há muita malta que não liga ou não se lembra do que é preciso fazer em campo ao passo que quando está lá um homem que “obedece” sempre ao treinador, é quase sempre escolhido. o problema é quando esse está em baixo de forma, que acontece com o Herrera durante dezenas de jogos. DEZENAS, não são alguns como o Moutinho ou o Lucho.

          e eu embirro com o Herrera como embirro com qualquer jogador que me enerva. o Varela é a mesma coisa por ser trapalhão, o Indi idem por não ganhar bolas de cabeça. noutros tempos era o Sapunaru pelas abébias que dava aos extremos adversários, ainda mais para trás caía no McCarthy com os foras-de-jogo…I call’em as I see’em. ainda no sábado falávamos do Chippo, por acaso, já agora deixo a minha vénia por te lembrares dele :)

  4. Jogamos com o Estoril que apresentou em campo jogadores que chegaram no comboio das 5 a Campanhã e nem um treino haviam feito. Querem descartar o Herrera e o Danilo, ficando com o Ruben Neves que falha o triplo dos passes do Mexicano, o Sérgio Oliveira e o André André. Pois, em vez de 2 mecos ficamos com 3 que vão ver os jogos no relvado.

    1. “Ruben Neves falha o triplo dos passes do mexicano”
      tirado de goalpoint.pt:
      “Rúben Neves fez 92 passes, 84,8% deles certos e tocou na bola 110 vezes”

      ora…gaita, quantos passes falhados teve o Ruben? parece-me um absurdo comparar os dois, palavra, mas é o que temos. gente que compara.

  5. Primeira vez que comento neste site embora já o siga à muito tempo. É o meu Blog portista favorito. Muito bom trabalho e muito boas análises! Quanto ao post e como sempre, excelente análise. Gosto particularmente do que é dito sobre o Herrera. É absolutamente inacreditável como é que um jogador destes ainda continua no Porto, e o cúmulo é que é capitão!!!!! Em 3 anos pouco ou nada cresceu como jogador. Em 40 jogos faz 10 bons! Muito pouco para um jogador titular do Porto. Quanto penso que tivemos jogadores de meio-campo num passado recente como Moutinho, Lucho, Costinha, Deco, Maniche, Alenitchev e agora temos o Herrera até fico pálido de vergonha… e estupefação. O verdadeiro cúmulo é ainda não o termos vendido a quem oferece (segundo a imprensa – o Nápoles) vinte e tal milhões por ele.

    1. obrigado, Pedro! há blogs portistas muito bons e se gostas do que escrevo aqui, dá um salto por outros da praça, não te vais desiludir :)

      quanto ao Herrera, até acho que evoluiu mas não creio que seja um elemento a manter a qualquer custo. num ano em que precisamos de mais-valias financeiras para lá das desportivas, parece-me um activo que pode ser aproveitado melhor na primeira que na segunda…

      abraço,
      Jorge

  6. E a desgraça de jogo do Sérgio Oliveira? E o Varela? E termos pago 7M pelo Layun? E o Marcano ainda jogar? E o André Silva falhar golos de baliza aberta? etc etc…. Temos muito que melhorar e não é só no Herrera.

    Acredito que com o NES chegamos lá, mas vai ser preciso tempo e vai ser preciso que os adeptos possam dar esse tempo.

  7. Ahhh um jogo com o Ruben Neves a titular, assim sim, adorei! O Herrera estara de malas aviadas se o Oliver for garantido, caso contrario duvido que va. Nao e um jogador que me encante, e jogadores que sao tao variaveis no seu desempenho nao sao para o Porto. A equipa esteve bem e venceu com dignidade e peito aberto. Nao e culpa nossa que a muralha estivesse ali compenetrada. O Andre Silva complicou em certos lances de perigo, mas a crianca ainda agora saiu dos Bs, tem que se dar credito a alguem que leva ja 3 golos esta epoca!!! De resto, nao sou de achar que somos campeoes sem grande esforco, quem o diz ou nao ve bola ha muito tempo ou sofre de hiperpositivismo. Ha outros clubes que querem vencer tambem e tem argumentos de peso para o fazer. Nao descarto nem sequer o Braga da luta pelo titulo. So peco a equipa que humilhe o meu prognostico para o jogo de 3a feira e que venca inapelavelmente a Roma.

    Uma pequena nota. O que eu acho que na 1a parte complicou o jogo nao foi o Varela, mas o Corona jogar tao encostado a linha lateral que o rebound ou ia para fora ou limitava o drible em cima do defesa. Matou 40% das jogadas por estar tao perto do limite do campo. Tem que driblar mais de dentro para no rebound aparecer ou um colega a compensar ou ter mais espaco parab a criatividade em velocidade.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.