Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 1 AS Roma

352265_galeria_fc_porto_x_roma_liga_dos_campeoes_qual_2016_17_play_off_1_mao.jpg

Perto do céu mas a roçar com o rabo no inferno. Foi uma noite agridoce no Dragão, com muita malta nas bancadas a ficar desapontada pelo resultado e parcialmente empolgada pela exibição na segunda parte, apesar dos dez homens do Roma não servirem como um barómetro em condições para o que ainda poderemos vir a fazer este ano. Sim, foi só o segundo jogo oficial. Sim, jogamos contra dez homens durante muito tempo. Mas ainda estamos muito longe de vir a ser uma equipa. E os sinais que vieram do banco, ao contrário do jogo de Vila do Conde, não foram positivos. Vamos a notas:

(+) André Silva. Está cheio de confiança e até acaba por lhe lixar a vida porque parece querer enfrentar o mundo de peito aberto, pegar-lhe nos cornos e dar-lhe um tratamento taurino como um matador com seis catanas. Nem sempre o vai conseguir, mas tenta. E tentou no meio de centrais fortes e rijos, que não brincam nem deixam brincar ninguém e a quem André Silva disse: “bring it on, biatch!”. Redimiu-se do falhanço do penalty da passada sexta-feira e falhou alguns golos que podiam dar-nos o apuramento directo já hoje. Mas esteve sempre na luta e continua em alta.

(+) Otávio. Curiosa a forma como parece achar que qualquer homem que lhe surja pela frente é um alvo. Alguém para driblar, para contornar e para desanimar. Já ouvi muita gente a dizer que o diminuto brasileiro lhes faz lembrar Deco mas não concordo. Otávio tem um estilo próprio e tem tudo para continuar a crescer e se o entendimento com André Silva servir para alguma coisa, que seja para golos. Não perdia nada se ganhasse mais massa muscular, sempre ajudava na luta corpo-a-corpo.

(-) Nuno, na estratégia e no cagaço. Começo a esforçar-me para perceber o que é que Nuno quer para o FC Porto. Depois de uma pré-época inteira a jogar em 4-3-3 com algumas hesitações perante o 4-4-2, hoje entrou em campo com um 4-4-1-1 que deixou toda a gente a coçar a cabeça. A entrada de Adrian “vou-não-vou-sigo-prá-b-afinal-já-vou-olha-não-vou-ei-sou-titular-na-Champions” López também criou dúvidas e se o espanhol ajudou a tapar De Rossi na primeira parte, pouco mais mostrou que algum esforço extra comparado com o que fez desde há dois anos. Some-se isto à posição de André^2 que andou a primeira parte TODA a tentar perceber o que fazer. Foram cerca de quarenta minutos de inenarrável descoordenação ao meio, permissividade no centro e nas alas, facilidades incríveis para os romanos trocarem a bola entre eles com tranquilidade e incapacidade de sair com a bola controlada. A segunda parte melhorou até que Herrera foi encostado à direita e tudo ficou estragado de novo. As substituições foram curtas para quem estava em desvantagem na eliminatória e fiquei sem saber se Nuno queria mesmo ganhar o jogo.

(-) Herrera. Ui que joguinho herrível fizeste tu hoje, rapaz. Em conversa no fim do jogo, diziam-me que Herrera não vale nada e tem de ir embora. Não acho que não valha nada, pelo menos no momento em que vos escrevo estas palavras. O mexicano é um jogador muito interessante e influente quando está em boa forma física e psicológica. Quando lhe falham as pernas ou os neurónios é capaz de fazer jogadas que fariam Stepanov corar de vergonha e perguntar se não tem a haver alguns direitos de autor pela imbecilidade das acções. Só esteve em campo para estragar tudo em que tocou. Descansa, Hector, por favor.

(-) As hesitações defensivas Chutas tu? Chuto eu? Não, chutas tu? Eu? Oh foda-se. Casillas larga a bola, Telles salva em cima da linha. Salah remata, Casillas defende para a frente, Salah chuta de novo, De Rossi chuta outra vez, Casillas defende de novo. Houve vários lances destes durante o jogo e se ao fim de meia-hora não tínhamos já três na pá foi por mero acaso. Passes falhados na defesa, incrível lentidão na transição à saída da área pelo centro e uma incapacidade tremenda em soltar-se da pressão alta e dura dos italianos. Sei que a Roma não é o Rio Ave mas raios me partam se estes rapazes não abanam perante qualquer adversário que lhes faça frente com cara de mau.


Só falta um golo. Só falta um golo. Só falta um golo. Só. E parece demasiado complicado consegui-lo, pelo menos sem sofrer dois ou três.

30 comentários

  1. Clap, clap, clap, e mais um clap, de pé e com vénia.
    Estamos em sintonia (mas não é só por isso…). Esteve mal tacticamente o Nuno.
    Não sei se ele se terá esquecido (ou se preferirá ignorar), que um dos motivos porque a vida lhe correu mal na época passada, foi a permanente indefinição táctica (além do Negredo e do pó dos adeptos ao Jorge Mendes).
    Tá bem, o que interessa são as dinâmicas, não é o esquema, mas porra, tanta indefinição também não.
    O Herrera perdeu-se, claramente. Tem a cabeça formatada exclusivamente para o plano A (nos dias bons…), agora vêm-lhe com o B, o C, …, o X, foi-se, tá visto.
    Sai um cházinho de camomila para o Mister. Calma, tanto também não.

  2. Boas,

    Não consegui ver os 30 minutos de suplicio com atenção. Tudo o resto vi bem e digo-vos gostei bastante do FCP. Sim era com menos 1 mas na segunda parte nao me lembro de uma jogada de perigo dos Romanos.

    O André Silva não merece um baia porque falhou 2 golos escandalosos. Hey, gosto muito dele! Mas numa CL não se falham golos. Só se falham golos contra o boavista, tondela, rio ave etc etc.. na champions não se pode falhar golos. Penalti muito bem marcado!

    Dava um Baia ao Danilo pela quantidade enorme de bolas que recuperou.

    Bem, vamos ter de ir espetar 3 batatas a roma. Tudo bem, não me parece nada impossível.

    1. Ja merecia um Baia desde o jogo do Rio Ave o Danilo, esta a ser um senhor jogador neste inicio de epoca. Ja o Casillas, so defende bolas que vao a figura. Tenho 70 amigos que fariam o que ele faz e com menos cara de ansiedade.

  3. Nos últimos cinco jogos europeus, em 450 minutos (sete horas e meia!), o FC Porto só marcou um golo! E sofreu oito golos, três dos quais autogolos.
    Quando se marca o triplo dos golos na própria baliza do que os que se marcam na baliza certa, o adversário nem tem de fazer nada.

    Coitado do Corona, algum iluminado decretou que não serve para jogar na Europa. Contra o Rio Ave ajudou a virar o jogo (golo e remate ao poste), mas ontem teve 15 minutos para fazê-lo.

    Tão exigentes são eles com o Corona (e outros que nem convocados ou inscritos foram, tipo Reyes, Martins Indi, Brahimi, Aboubakar…), e depois com outros não há exigência nenhuma.

    É indiferente se o FC Porto vai parar à Liga dos Campeões ou à Liga Europa, assim não ganha um jogo a ninguém.

    Melhor onze para começar em Itália:
    JOSÉ SÁ; LAYUN, REYES, Marcano e Alex Telles; Danilo, Herrera e Otávio; CORONA, André Silva e BRAHIMI

    1. Nao podia concordar mais contigo. Chamem-me Velho do Restelo, mas estamos a fazer a vida facil aos adversarios fazendo a maior parte do trabalho deles. E outra, a razao de se marcarem tantos autogolos e desacerto defensivo, incerteza na colocacao das pecas e pessima autoconfianca. Temos isso tudo.

  4. ha um pormaior que parece que todos se esquecem, a Roma ainda nem sequer tinah feito nenhum jogo “a doer” e portanto, ainda com clara falta de rotinas.
    tivessem tido mais clarividencia na primeira parte e tinah sido saco cheio para nos…

  5. Quando se prepara um plano para defender, com três médios defensivos e sem criatividade nenhuma, e mesmo assim se passa meia hora com a casa arder e vias do tamanho da VCI entre defesa e meio-campo, acho que está tudo dito da competência e ideia de jogo de NES.
    Isso e André André e Danilo serem titularíssimos.

    De resto, que o plantel era fraquinho, já se sabia…

    1. O Danilo tem estado sublime. Mas concordo contigo que o plantel esta muito fraco. Onde param os milhoes que o Porto fez ao longo das epocas. Ah pois!, o filho do outro, os enteados e as comadres.

  6. Um dos problemas do Porto dos ultimos anos e que nao tem sido falado, e o medo. Receio de tudo e mais qualquer coisa. Isso advem somente da falta de confianca nas suas propias capacidades. Nao vou analisar o jogo, nao o vi. Vi o resumo e dele tiro tres ilacoes. 1) O Casillas sofre do sindrome de Casillas como eu ja bem o referi (por favor Jose Sa, agarra o lugar, por favor). 2) O meio-campo precisa do Ruben Neves a titular como ja referi (e isto nao vem das lagrimas de ontem mas da qualidade do individuo). 3) Precisamos de um treinador mais louco, daqueles que acredita tanto no potencial da equipa que a lanca para a frente de peito aberto. Nao quero estar sempre com o mesmo, quem me dera estar errado, mas sinto que os italianos nao vai deitar a perder esta vantagen – Estamos na Liga Europa, para mal das nossas esperancas. Eu acreditito no Nuno, mas vai levar tempo ate sermos Porto outra vez, ai isso vai.

  7. temos equipa, temos grupo e so nao estamos com a eleminatoria resolvida pelo arbitro e por azar. Precisamos de mais 2 medios bons mesmo e um def central, o campeonato sera limpar o cu a crianças. Paciencia tem lugar nos 24 de caras, nao tem dinheiro tem rafa e avançar teles para o mei campo e uma questao de visao. Casos como rneves e paciencia nao podem acontecer , nuno perdeu o grupo e o p+ublico em valencia por casos identicos.

  8. Danilo.Herrera.André.André.não.é.meio-campo.para.uma.equipa.que.queira.jogar.futebol. Danilo.Herrera.André.André.não.é.meio-campo.para.uma.equipa.que.queira.jogar.futebol. Danilo.Herrera.André.André.não.é.meio-campo.para.uma.equipa.que.queira.jogar.futebol. Danilo.Herrera.André.André.não.é.meio-campo.para.uma.equipa.que.queira.jogar.futebol. Danilo.Herrera.André.André.não.é.meio-campo.para.uma.equipa.que.queira.jogar.futebol. Danilo.Herrera.André.André.não.é.meio-campo.para.uma.equipa.que.queira.jogar.futebol.
    porra, talvez já o disse, mas
    DANILO.HERRERA.ANDRÉ.ANDRÉ.NÃO.É.PUTA.DUM.MEIO.CAMPO.DUMA.EQUIPA.QUE.QUEIRA.JOGAR.ALGUMA.COISA.CARALHO
    fds… o NES vai ser outro paulo fonseca para nós, parabéns a quem decidiu dispensar o Lopetegui e mandar a luta para os primeiros dois lugares às favas a época passada sem ter nenhum plano b viável.

    ah, e se não tivesse sofrido já este tempo todo com o Herrera nunca acreditava que o gajo é jogador profissional vai já pro 4º ano, pelo menos… chega car****o, não preciso de ve-lo mais uma época no Porto!!

    de resto, um trio de classe mundial no meio do outro lado, mas deixar De Rossi-Strootman-Nainggolan jogar com tanto estpaço roça o ridículo. felizmente os outros sectores não são tão superiores. não passar contra esta Roma não será um escândalo, mas fazer uma figura como fizemos até a expulsão de “ser Porto” não tem nada.

    1. “a melhor coisa que o FC Porto fazia neste momento era vender o Herrera”, dizia-me o meu companheiro de viagem desde há vinte anos nestas andanças. e não sei se não estará certinho direitinho on the fucking money…

  9. “Um dos problemas do Porto dos últimos anos é aquele que não tem sido falado, é o medo. Receio de tudo e mais qualquer coisa. Isso advém somente da falta de confiança.”

    Espero que ninguém se importe pelo aparecimento dum sportinguista a comentar temas do FC Porto, mas como leio este blogue desde há cerca de 3 anos arriscarei a intromissão esperando que possam compreende-la. Acima de tudo, vimos em paz. A maior potência desportiva portuguesa (e estrangeira) vem em paz.

    Só para dizer que subscrevo o comentário do qual retirei as linhas acima destacadas. Enquanto observador confirmo passar a ideia de que o FCP não é o mesmo. Isto não é em si nada de extraordinariamente (na vossa perspectiva) assustador por ser normal. Saberão-no por experiência própria. Tal como a história do FCP e do Sporting ou do Benfica demonstram, não há mal que dure para sempre e não há sucesso eterno, com a particularidade de que o sucesso no FCP foi anormalmente longo e conheceu diferentes apogeus, com destaque para o sucesso ao nível Europeu.

    Mas o FCP está diferente e experimentam (vós, agora) uma sensação bem familiar a sportinguistas e benfiquistas: a velha impressão de estarmos sempre alguns passos atrás de quem reúne as condições para se afirmar em 1º. Como é viver nessa condição? O 1º – neste momento – faz referência ao Benfica, clube que construiu nos últimos 7 anos uma estabilidade suportada na uber-competência de Jorge Jesus que transformou aquela casa por inteiro. Tanto que mesmo sem ele o Benfica permanece muito forte.

    Como é portistas? Sentir que não têm o suficiente para o 1º lugar.
    Sequer para o 2º (porventura).

    Mais uma vez, não levem a mal o comentário. Nada tenho contra o FCP e nutro muito respeito por um clube acostumado durante décadas a privilegiar aquilo que verdadeiramente interessa: ter os melhores jogadores e os melhores treinadores, 85% do sucesso em futebol. Ainda assim, deverá essa condição fazer o FCP meditar sobre o erro que constituiu a perda de Vitor Pereira. Os dirigentes do FCP não deveriam ter-se visto rebocados pelos seus adeptos, já que foi a maioria do vós (passou pelo menos a impressão) que expulsou o bi-campeão Vitor Pereira que derrotara brilhantemente Jorge Jesus.

    1. foram várias horas a discutir este mesmo assunto ontem à mesa de um café depois do jogo. o ciclo mudou e as coisas não são o que eram, em grande parte por culpa própria e por mérito dos outros que não conseguimos (nem quisemos, infelizmente) contrariar. vai demorar um bocado até voltarmos ao que éramos, até lá sigamos no nosso caminho. VP foi um bom treinador com uma filosofia de jogo diferente que nos deu títulos, mas nunca caiu no goto dos adeptos. nem da direcção. e aí esteve um dos problemas, o deixar que a turba e os interesses paralelos ditassem o rumo do clube. no más, diria. mas temo que…enfim, más, sem piada à vossa talvez-nova contratação.

      quanto ao facto de seres sportinguista, ninguém te leva a mal. é uma doença, caralho, como a minha/nossa. vivamos em harmonia com elas, que remédio :)

      um abraço,
      Jorge

      1. Um abraço caro Jorge, e mais uma vez perdoe a intromissão. Aproveito já agora para lhe dizer que foi o mentor do Lateral Esquerdo quem há cerca de 3 anos me aconselhou o seu blogue. Desde então, consumidor dos seus textos me confesso, até porque como disse sempre olhei o FCP com bastante respeito. Acabo de referenciá-lo no meu próprio blogue a propósito de Kostadinov, nome que me fez recordar algumas coisas, um dos meus ídolos-adversários e claro um dos mais poderosos Búlgaros de todos os tempos. (o-5 em Bremen, brutal demonstração de força).

        1. não conhecia o teu blog. gostei. vou acompanhar! a malta do LE deve gostar de um vibe um pouco mais lírico off-the-pitch como o meu para contrapor com o lirismo na relva que eles enfiam nos posts. é uma referência, concorde-se ou não :)

  10. Heyyyyyy. wtf! Estou totalmente em desacordo com a maioria dos comentários.

    Uns dizem que a Roma não tinha feito nenhum jogo a doer. Já nós temos meia época… será ?

    O NES já está a ser crucificado. Sou o único que nota uma melhoria na construção do jogo ? A Roma estava a jogar com menos 1 mas estavam todos a defender… já é difícil marcar a uma equipa que só defende, então italiana pior, com jogadores de qualidade ainda pior… e houve desperdícios do nosso lado! Sim, neste momento o FCP CRIA OPORTUNIDADES DE GOLO!

    O herrera, danilo e andre andre talvez não fosse o meio campo que escolheria mas caramba… não deitem já a toalha ao chão, nem digam mal do pessoal. Tinhamos um criativo ( octavio ) um gajo que esta a subir de forma a olhos vistos ( embora ontem estivesse à espera de mais ) adrian lopez e o andré silva. Acho que o NES foi um bocado defensivo no meio campo mas não era o Rio Ave.

    O brahimi out acho muito bem, ele é um jogador para o campeonato brasileiro. Prefiro o octavio any day of the week.

    Dos dois jogos a serio que vi acho que estamos no bom caminho.

    Já agora, o Layun entrou ( também alguém disse que não trouxe nada de novo ) porque era preciso marcar livres/cantos decentemente (digo eu!). Saiu gorado, mas percebeu-se a ideia: parte final de pressão com cantos que no FCP dos últimos anos teimam a ser mal marcados.

  11. Já agora só mais uma coisa, Kostadinovs: recordam-se do Bayern vs. Porto de (salvo erro) 1999 para a LC na eliminatória onde tinham empatado 1-1 em casa. O Jardel jogou em Munique e segundo recordo levou o jogo para prolongamento, onde perderam a eliminatória frente ao Bayern de Basler mas foi dos poucos momentos de brilhantismo de Fernando Santos no FCP. Lembrei-me disto porque há pouco disse que o FCP habituou-se sempre a ter os melhores mas isso não é totalmente verdade: foram campeões apesar de terem o Fernando Santos, F. Santos que depois até faria (aí sim) um trabalho muito bom no Sporting onde apesar do 3º lugar teria sido campeão caso não estivesse José Mourinho no FCP.

    1. pá, chamares-nos de Kostadinovs é dos maiores elogios que me podes fazer. adorava aquele estupor daquele búlgaro. retribuo com: “ouve lá, ó Balakov!”

  12. Caro Filipe,

    É a primeira vez que escrevo neste blog.
    Quero, por isso, começar por dar os meus parabéns pelo estilo linguístico utilizado e pelo excelente grafismo escolhido.
    Sou um consumidor de todo o tipo de informação relacionada com o nosso FCP e, por isso, sinto-me legitimado para afirmar que este blog é, sem dúvida, um “sítio” muito agradável para se respirar ares tripeiros. Escreve-se bem e tratam-se os assuntos de frente. Como se faz no Porto.
    Os meus sinceros parabéns!

    Quanto ao jogo: concordando com muitas das críticas/observações feitas às alterações tácticas e de posicionamento de alguns jogadores (o caso do Herrera à direita é gritante, já no caso do Adrián a “coisa” não ocrreu assim tão mal), não posso deixar de referir que estou também um pouco “preocupado” com alguns adeptos do FCP…
    Mas ninguém viu a mudança de atitude de quase todos os jogadores da equipa??? A agressividade que colocam na disputa das bolas? A raça com que Otávio, A. Silva, A. Telles, Danilo, André^2 e Felipe disputaram alguns lances? A união dos jogadores nas “picardias” durante o jogo? A forma como o “banco” vibra e apoia e sem pensar nos concertos de samba e nos churrascos pós-jogo?
    Isto, para mim (que tenho 30 anos e que, seguramente, assisti a mais de 75% dos jogos em casa – sim, as Antas – dos 5 anos do Penta), só me pode deixar feliz… Isto, também, é o FCP! Ou, dito de outro modo, o FCP é sobretudo esta atitude! E não a tínhamos, pelo menos e com certeza absoluta, há já 3 anos… Não sendo um grande fã do Nuno, tenho de lhe agradecer por isso!

    E, porque acho que este ano, por um lado, teremos menos “Brahimis” e “Osvaldos” e, por outro lado, mais raça na disputa de bolas e uma atitude que fará com que qualquer “De Rossi” saberá que se se desorientar terá um A. Silva a explicar-lhe (ainda que perdendo preciosos segundos no final de um jogo) que esta merda é a casa do FCP,
    no Sábado voltarei feliz e orgulhoso ao Dragão (onde já não ia desde o FCP – Rio Ave, último do pesadelo Lopenabo)…

    Entretanto, continuarei, semanalmente, a acompanhar este blog,
    Cumprimentos,

    1. concordo contigo na maioria das coisas que dizes, só tenho uma enorme dúvida: quem é o Filipe?! :)

      abraço,
      Jorge (ou Filipe, como quiseres)

      1. Jorge,

        Era Jorge que queria. Mas pensava no F’e’lipe. Que, como já afirmaste, quando aprender a “despachar” poderá ser um belo central “à Porto”…

        As minhas desculpas.

        1. nunca ao teu nível, “Aloísio”, mas sim, acho que o rapaz depois de aprender durante uns meses pode ser um elemento muito importante. está a arrancar mal mas o Pepe quando cá chegou também era um cristo…

          no harm done quanto ao nome :)

          abraço,
          Jorge

  13. Segundo jogo da época, segunda vez que o meio-campo apresenta dificuldades. Herrera e André André não funcionam juntos. Isso parece evidente. Tinha esperança que o João Teixeira fosse uma opção, mas parece que vai acabar na B. Quintero sem cabeça, Evandro serve para a liga e pouco mais. E não há opção para as alas se Otavio vem para dentro – Layun não é extremo.

    O mais preocupante nisto tudo – bem sei que ainda faltam 12 dias para o fecho do mercado – é perceber que se mantêm todas as lacunas que foram identificadas na época passada. Falta um central, extremos e um centro-campista. Não deixa de ser curioso que da época anterior muda o lado esquerdo, que era considerado o nosso ponto mais forte, e entra um central.

  14. Se vencermos 1-0 em Roma muda logo tudo, cria-se momentum, mas e preciso um estado quase etereo de sublimacao. E o Porto esta longe disso, claramente. Deve dar para um segundo lugar apertado ou um terceiro lugar tranquilo, esta epoca.

  15. claro, obrigava o NES a umas alterações que por si não parece disposto a fazer… e, também, tudo que liberta parte dos “investimentos” feitos pela “estrutura” neste momento seria excelente, estou convencido que diminuir a influência da mesma em assuntos do foro estritamente desportivo seria muito positivo. mas, como diz o lagarto mais em baixo, há demasiadas coisas a correr mal neste momento no nosso clube, vai demorar a dar a volta a isto.

    mas apesar do jogo frustrante, ainda bem que fiz os 600km para ir ao Dragão (-: só pena que não vi nem o Rúben nem o Totti jogar…

  16. O Caríssimo Jorge
    Hoje se permitir vou tratá-lo assim,porque irá ser das poucas vezes que me irei expressar gramaticalmente no seu 19.
    Jorge caríssimo Jorge,apesar de todas as provas as quais o clube em si possa ser interveniente e independentemente dos títulos que possa alcançar,este Futebol Clube do Porto,é à imagem e o reflexo de algo com que EU não me revejo,ou seja um Porto que os vocês adeptos MERECEM TER,não tem quase nada de relevante,muito menos de interessante.
    Sobre Futebol,nem vou perder tempo opinando vou ficar com o que sei.
    E relativo ao jogo de quarta-feira só vou reafirmar que com tamanha displicência,torna tudo mais difícil.
    Xauzinho e fui me

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.