Notas soltas sobre o jogo contra o Guimarães

 

349650_galeria_v_guimaraes_x_fc_porto_pre_epoca_2016_17_jogos_amigaveis_.jpg

Um dos últimos jogos de pré-época fez lembrar já um jogo de campeonato. Gosto disto. Vamos lá:

  • Um avançado que jogue na posição de ponta-de-lança, por muito bom que seja (sem considerar os estratosféricos à Zlatan), precisa de malta que lhe ponha a bola direitinha para marcar. Jardel tinha Drulovic e Capucho, Gomes tinha Madjer e Futre, Jackson tinha Hulk e James. André tem, até ver, Corona e Otávio. Por agora, não me parece mal.
  • O meio-campo está bem mais elástico e a criar mais situações de desequilíbrio do que nos dois anos anteriores. Herrera, André² e Danilo trocavam consistentemente de posição e quando Otávio decidia vir para o meio (não é extremo, não é extremo, não é extremo…) havia ainda melhor troca de bola e possibilidade de criação de lances ofensivos.
  • Foi a melhor primeira parte da pré-época. Intensa, rápida, quase sempre bem jogada. O objectivo parece ser mais a baliza e menos a posse pela posse. Agrada-me.
  • Numa era de contínuas mudanças, é bom ver que há algumas coisas que se mantém constantes, como o rabo da Kardashian, a imbecilidade do votante americano ou a capacidade do Marcano de fazer passes rasteiros verticais. Incapacidade, quero dizer.
  • Continuando com as constantes no meio da mudança, é também agradável ver que o Guimarães continua a dar pancada sem pestanejar. Ou será do Pedro Martins lá estar agora, ele que pôs o Marítimo a acertar em tudo que mexia desde há uns anos para cá? Resta ver como está o anterior clube este ano.
  • Felipe está a entrar no Túnel de Parvoíce, onde faz um bom corte e dá duas gafes logo a seguir. Precisa de ter calma e reaprender a jogar. É outro mundo e o rapaz tem talento mas não pode desligar a ficha a meio do jogo.
  • Outro que tal foi o Teixeira, que entrou a dormir e saiu acordado com as orelhas quentinhas. Dá-lhe, Nuno.
  • Podemos ter o Adrián só para jogar de cabeça na área? O rapaz mexe-se bem e cabeceia melhor…mas é impossível colocá-lo a jogar sozinho na frente. Com outro ao lado, talvez, mas sozinho esqueçam.
  • André² está bem mas continua a tirar o pé nas bolas divididas. Ainda estará com medo dos dói-dóis?
  • Sábado não espero nenhuma surpresa, mas era muito giro ver ali a aparecer um novo central e outro avançado. E um extremo. E sair o Brahimi de vez. E o Indi. Sábado, não é? Not a moment too soon.

12 comentários

  1. Pa, o Sisto sozinho fazia as 3 posições :) e ainda se assistia a aí próprio para um hattrick. O rabo da Kardashian também dava um belo central, mas diz que ultrapassa as medidas regulamentares…

      1. É um modelo já testado e muito fiável. Só me lixa porque quer dizer que só ganhamos a Champions para o ano. Bolas, estava a contar…

  2. O Otávio a extremo a vir para dentro permite exponenciar as capacidades do Alex Telles que é muito bom a ir à linha e a cruzar, a antitese do Layun. Além disso nos jogos que fez no centro do terreno o Otávio não esteve tão bem.
    Eu acho que o Adrián pode jogar sozinho no meio, como bem disse “Um avançado que jogue na posição de ponta-de-lança … precisa de malta que lhe ponha a bola direitinha para marcar. “. Se a equipa fizer isso (está a dar bons sinais disso) é meio caminho andado para recuperar Adrián. Ele que não é um jogador de lutar mas de aparecer.
    O Teixeira foi prejudicado por estar a jogar na ala e por naquela altura a equipa estar montada numa táctica que ainda está pouco trabalhada.

  3. Boas

    Só consegui ver a segunda parte (raio da minorca…) e vi um pequeno resumo da 1º. Duas coisas me saltaram a vista:

    . Antes de começarem as substituições e com a bola nos defesas para começar um ataque, tínhamos o meio campo como já não temos aos anos: preenchido. Finalmente digo eu. Não eram os 4 defesas e 1 medio, eram uns 7, 8 … como se fossem começar um ataque sem bilhete para a frente! Fiquei agradado.

    . A ganhar 2-0 conseguimos fazer jogadas de contra-ataque bem feitas. OMG OMG OMG!! BREAKTHROUGH!! Lembro-me de uma que o adrian ( wtf, reaprendeu a jogar a bola? Como o corona parece que tb ? ) se conseguiu isolar e um capanga lhe varreu as pernas…

    . A ganhar 2-0 criamos ( assim de repente ) 3/4 boas jogadas que podiam ter dado golo!

    Portanto fiquei muito surpreendido e confesso que me deu pica!

    Contudo há ali umas coisas que precisam de mudar: os defesas centrais ainda não convencem ( li hoje que vinha o Boly do braga.. ), mas para correr bem pode ser só o Felipe melhorar e o marcano não enterrar … muito . O viking vai ser o nosso Guarda Redes ? Não é que não goste dele.. mas parece-me que lhe falta algo, posso estar enganado.
    O brahimi foi com os porcos finalmente ?

  4. …” •Sábado não espero nenhuma surpresa, mas era muito giro ver ali a aparecer um novo central e outro avançado. E um extremo. E sair o Brahimi de vez. E o Indi. Sábado, não é? Not a moment too soon.”…

    É isto que venho dizendo …

    Abraço

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.