Os postes

img_770x433$2014_01_19_12_19_00_846432

foto retirada do Record

Quando era mais puto, aqui há mais de (*suspiro*) vinte anos, o FC Porto foi ao Salgueiros comprar um jogador. Uma vara de cabelo aos caracóis, Alves Nilo Fortes era conhecido no mundo da bola lusa como Vinha e tinha três principais atributos: tinha uma altura acima da média, era um fulano de estatura elevada e era um gajo bem alto. No dia em que foi anunciada a contratação, fiquei boquiaberto. Não sabia muito bem o que pensar e era jovem demais para perceber muito bem como processar essa informação que me tinha chegado através de um jornal desportivo (que saíam às segundas, quintas e sábados, à homem!) ou pela televisão, porque internets ainda estava um bocadinho longe e as redes sociais só se fossem metáforas para jogos de pesca entre amigos.

Procedi então a cantar os louvores do homem. Que era imbatível no jogo aéreo, que ia semear o pânico e traria os relâmpagos de Zeus a cair sobre a infeliz catadupa de adversários que se dignassem a opor-se a ele, quais mortais fecundos pela luxúria de defrontar tal titã. O Salgueiral só nos dava coisa boa e era impossível que não fosse o grande (wakka wakka) avançado que nos iria levar ainda alto, nos degraus do Olimpo onde o seu Pai, passando a mão pelos seus negros caracóis, o ungiria com vestes de divindade e togas de poder eterno. Era eu, Jorge, o imbecil adolescente que cresceu mas permanece imbecil. (menos de vinte jogos, cinco golos, um dos quais nos deu uma Supertaça contra o Benfica)

Não tive a mesma reacção quando Jankauskas assinou, mas perto. Era um grandalhão tramado de marcar, com bom posicionamento e remate forte e pronto. Um Thor do Báltico, pronto para esfrangalhar defesas e rasgar os esfíncteres de qualquer guarda-redes que ousasse colocar as luvas na frente do sem pujante remate à queima-roupa. Oh luvas para que te quero, que não queriam nem eram necessárias, pois tal Ricardo no Europeu uns anos depois, mais valia estarem de manápulas ao vento porque nada faria parar o louco lingrinhas louro. Impossível, diziam-me. Balelas, respondia eu, possuído por uma personagem de novela de canalha. Será o grande, o maior, o Adónis! (oitenta jogos, quase vinte golos)

Chega Janko. Quem? Exacto. Já o conhecia ou não fosse eu um ávido jogador de tudo que acabasse em Manager durante anos a fio. É grande, diziam uns, mas não é tosco. É tosco, diziam outros, mas ao menos é grande. Não percebi. Nunca percebi. Apoiei-o, sem excitações, numa equipa onde Kleber nunca pegou e Falcao tanta falta fazia, onde Lucho rebrilhou e James e Hulk nos levaram ao título. E deixou para a memória aquela espécie de dança onde procedeu repetidamente a simular uma sofrível analidade mal direccionada com a anca o nosso actual defesa direito. (doze jogos, cinco golos)

Todo este prélio me leva a Depoitre. Não o conheço, devo admitir. Não acompanho a liga belga desde que nasci e vou conhecendo alguns jogadores pelos jogos europeus mas este fugiu-me do radar. Ainda assim, dou o benefício da dúvida a Nuno, ele que o escolheu de uma lista de sei-lá-quantos-nomes, talvez por ter jogado contra ele na fase de grupos da Champions há várias luas atrás. Não sei o que vale Depoitre. Sei que não temos hábito de elevar os já de si elevados a um patamar que nos garanta excelência. SIM, pode dar jeito. SIM, faltam-nos extremos para lhe colocar a bola. SIM, preferia outro nome que me desse mais garantias. SIM, também tínhamos o Gonçalo para ocupar esse lugar. SIM, o gajo tem 27 anos e jogou meia-dúzia de vezes pela selecção. Nomes, factos, números que não deixam ninguém contente nem a salivar por ver o rapaz em acção. Mas visto novamente a pele de um catraio com os pelos a crescer e a voz a mudar para dar as boas-vindas ao belga. Vem por bem e com vontade. Só precisa de marcar uns golinhos e a malta bate logo palmas de alegria. Como eu fiz ao Vinha. Como eu fiz ao Vinha…

17 comentários

  1. Acho que a aposta no Depoitre (é mesmo uma aposta), vai fazer com que André Silva seja o nosso principal ponta de lança. Se viesse um gajo tipo Falcão o puto ia sentar no banco e dificilmente iria jogar para além de jogos na taça da liga. Aboubakar não me parece que fosse mostrar mais do que aquilo que já mostrou e nesta pré época foi concorrência fraca para o André. Pode ser que o Depoitre seja o suplente que sai do banco aos 70 minutos e marca o golo da vida dele contra o Benfica.

  2. Em primeiro lugar, essa foto é genial! Vinha no seu esplendor, como que a pensar o que é que eu estou aqui a fazer.
    Em segundo, eu acho que precisávamos de um ponta assim, e também acho que o Gonçalo deve ir é para um Guimarães ou Rio Ave para poder ter os minutos necessários na sua última etapa, antes de voltar no próximo ano, e aí sim ser concorrência ao André.
    Este Depoitre acho que é uma aposta sem risco, porque senão resultar facilmente é vendido para um campeonato periférico, onde gostam muito deste tipo de jogadores. Mas ainda assim confio que este Pinheiro nos garanta 15 golos esta época, o que para suplente não é mau.
    A ver vamos, se é mais Jankauskas ou Vinha!

    1. infelizmente para o ano já não teremos o André que será vendido pela nova clausula de rescisão de 60M. mas teremos o Gonçalo, o grande Depoitre e aquele miúdo da B que vale mais que esses dois juntos.

  3. A todos aqueles que já questionam a contratação sem darem uma (!!) oportunidade ao rapaz, só peço que tenham calma, pois estes pseudo adeptos viciados em cenas-Manager, padecem de um grande mal…deixam-se iludir muito facilmente, são inocentes. Endeusaram p.ex o Iturbe (the next big thing after Messi), Quintero (este menino é que vai ser), Adrian (que craque)… isto é a realidade!

  4. Acho que e um pouco precoce estar a chamar a este reforco um pinheiro… de facto e muito alto (e forte), mas a ver por videos a circular, ele nao e o tipico pinheiro de “extremo vai ate a linha, bombeia para a area e o pinheiro ganha de cabeca” – pelo contrario, a maioria dos golos sao pontapes (com os dois pes) e muitos em que demonstra uma velocidade anormal para o tamanho.
    Tambem gostei de ver as movimentacoes dentro da area (tipo Jardel) para acabar sempre no sitio onde a bola vai cair…
    Tenho fe! E julgo que se vai ver muito o Andre S como falso extremo e a parelhar com este dentro da area.

  5. Ahah.. um gajo lembra-se logo do Janko. quiçá do Jankauskas. Agora o Vinha é só para alguns. well done! O maxi que se cuide nos treinos. E o Otávio que tenha cuidado os cachaços deste tipo :)
    Dos youtubes que vi, o gajo não marca muitos golos de cabeça. Mas vê-se que é um gajo com uma missão de enervar as defesas com o seu físico e isso parece fazer bem.

  6. Os Vinhas deste mundo chateam—me um bocado, mas muito mais do que isso o que me chateia é ver um clube que está à 4 meses a preparar uma época e vai começar a mesma com um plantel indefinido e a viver à nobre rico com jogadores de 10milhões encostados à B ou fora da champions e com outras que são dos melhores do plantel a não serem opção para não se lesionarem. Temos ainda aqueles outros, que são putos vindo a preço de ouro para a B e estão ainda sem saber o seu paradeiro apenas porque sim… posto isto penso com tanto esbanjamento que dinheiro não seja problema investir no plantel e por isso só ainda não se comprou um ala top porque o treinador ainda não escolheu ou não viu ninguém que lhe agradou quando treinava o Valencia.

  7. Essa foto não lhe faz justiça, o bigode era muito mais imponente…

    Ficou célebre no meu grupo de amigos o adágio “Vinha, veio e foi-se!”

    E as Antas como pano de fundo… (não pelas Antas, mas pelos 20 anos a menos).

    Abraço portista
    LAeB

  8. Faltou a referência a um cabeceamento do Vinha na final da taça de Portugal contra os vasquinhos, defendido pelo Peixe na baliza, que deu um penalti marcado pelo Aloísio. Valeu-nos a taça. Grande!

  9. Lembro-me bem do Vinha mas tambem lembro de outro “pinheiro” que nao esta mencionado… um tal “super pinheiro” vindo do Gremio de Portalegre… muitos olhavam para ele com vista torta mas depois daquele jogo em Milao ninguem mais criticou a sua contratacao… ahh lindas memorias… para os mais novos estou a falar de Jardel aka Super Mario aka Jardigol.

    Nao e muito justo comparar Jardel a Laurent Depoitre na maneira como joguem mas sim de dar ao jogador o beneficio da duvida e nao comecar aos assobios depois de falhar uns golos. LdP nao e tao bom com a cabeca mas trabalha mais para a equipa cada um tem seus dotes e temos que dar tempo ao jogador porque a imprensa vai querer criticar-lo na primeira oportunidade… para eles LdP so sera grande jogador no dia que marcar um hatrick na Luz mas entre nos portistas deveriamos apreciar tudo o que o jogador traz a equipa (ex.os movimentos fora da bola, bolas recuperadas aos defesas, defesas puxados fora do seu lugar etc) antes de ir atras das ondas que nos vem para abater.

    Acho bem tentar recuperar Adrian porque ele foi mal aproveitado no conceito de jogo de Lopetegui e porque nao podemos desvalorizar activos tao caros… acho que o seu problema e igual ao Aboubakar em que sao jogadores bem acima da media mas sao fracos psicologicamente e precisam dum treinador que os sabe tratar. Ghilas e outro jogador mal aproveitado por Lopetegui e nao devia ser esquecido completamente porque precisamos de manter um olho nele ja que nao foi um bom profisional nos ultimos emprestimos. Foi outro investimento alto.

  10. O polaco Mielcarski não entra dentro deste perfil?

    O Vinha quando jogava no Salgueiros ia para os treinos de Volkswagen Golf, quando foi para o nosso FC Porto passou a andar de Mercedes, quando regressou para o Salgueiros voltou a usar o Golf.

  11. Li esta tua cronica com a cabeca toda enfiada no bau a cada metafora, eu tambem estive la desde o Vinha ate aos managers todos (mas de forma mais ecletica, Championship e Football so). Ainda hoje tento por o Porto a jogar bom futebol no Manager mas ate la as coisas andam complicadas. De qualquer forma no que diz respeito ao Vinha, quando foi anunciada a sua contratacao eu estava a ver o telejornal e fartei-me de rir. Leiam-no como arrogancia, presuncao ou somente uma grande confianca nas minhas capacidades, mas a primeira coisa que disse foi – Vai dar buraco e dos grandes. E deu, e foi dos grandes, dos maiores, como ele. Era mau em tudo mas acima de tudo na sua propria ilusao de que estava ali por um acto dos Deuses, e que ser jogador do Porto era tao nao para ele que vivia em marasmo mental absorto de um wooowwwww inesgotavel. Quando o Porto visitou o Milan (sim, tinhamos a tendencia nos anos 90 de apanhar com o Milan a toda a hora), andava o Vinha no campo antes do jogo a pedir autografos aos jogadores do Milan. Desculpou-se mais no final da partida com um – Era para o meu filho. Foda-se Vinha, pedes no balneario e so depois do jogo, caralho. Nao vais fazer papel de coitadinho a frente das camaras!!!! Jankauskas nunca gostei, e Janko ainda menos. Dois tocos de madeira toscos, e o que sao. Para se ser grande e ser bom tem que se ter 1) a agilidade de Ibrahimovic, ou 2) a cabeca do Jardel. Alguem falou ai do Milecarski, tambem nao valia nada. Para mim um jogador a Porto tem de estar sempre ao nivel de um Lucho, senao foi so alguem que tentou e nao um verdadeiro jogador a Porto. Yep, I am that serious about it!

    Criei uma liga de previsoes da premier League no Predikta, se alguem quiser participar e divertir-se e so inscrever-se aqui Join my prediction league here at https://www.predikta.com/Account/Register?aic=KFN6SKl4sx

  12. Olá Boa Noite Sr. Jorge,

    É a 1a vez que comento no seu blog e já o sigo à bastante tempo. Faço-o agora não porque o tópico seja dos mais relevantes, mas sim para lhe dar a conhecer o meu apreço e minha admiração por a sua forma de interpretar o nosso clube e o seu dom pela escrita e bom humor.

    Quase de forma inconsciente, sempre que acedo à internet acabo sempre a “espreitar” o seu espaço, e é impossivel para mim reter gargalhadas e boa disposição quando vejo os seus textos.
    ( com o contra senso de muitas das vezes nos ultimos tempos ter vontade de chorar… desportivamente falando ).

    Dou por mim a pensar que se tivesse o seu dom para verter no papel o meu raciocinio me acusariam de plágio, de tal forma me revejo nas suas opiniões tão sabias e inteligentemente bem humoradas.

    Serve este comentário tão só para lhe agradecer essas saudáveis “pausas” que me proporciona e incentivá-lo a continuar.

    Obrigado!

    Cumprimentos

    Hugo

    1. eh pá, Hugo, nem sei como responder, homem, a malta vai ficar a pensar que fui eu que escrevi o comentário para me auto-congratular! muito obrigado pelas tuas palavras (trato-te por tu, como Portistas que somos há uma irmandade que vai para lá do sangue e dos formalismos!) e mesmo que não comentes regularmente, é um prazer saber que lês!

      grande abraço e votos de continuada boa disposição a ler os textos…e que os leias depois de ainda melhores momentos desportivos,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.