Baías e Baronis – FC Porto 3 vs 1 Boavista

imgs620i181543t20160923234106

Isto não foi um derby. Isto foi um jogo normal. Um derby arrasta consigo as esperanças e a alma de dois clubes rivais da mesma cidade, a lutar pela posição cimeira de uma competição que naquele momento não conta, não interessa, não vive mais do que para fornecer um motivo para o combate. É a arena onde dois gladiadores se engalfinham numa luta até à morte ou até os rostos ensanguentados podem viver meia dúzia de segundos enquanto os juízes decidem o vencedor. Isto não foi um derby. Foi apenas um medíocre jogo entre uma equipa que será sempre medíocre e outra que sobe um pouquinho acima disso. Notas em baixo:

(+) Otávio. O puto luta, não tenhamos dúvidas. Nem sempre da melhor forma e nem sempre com as melhores decisões, mas o suficiente para se elevar acima da mediania dos colegas para se mostrar e para ser uma das peças em melhor forma da equipa. Uma assistência e um penalty sofrido (também conta como assistência? devia.) e algumas boas jogadas fazem dele um jogador vital na equipa, por muito que não tenha corpo para mais. Mas quem terá?

(+) André Silva. Não fez um grande jogo mas marcou dois golos e nesta fase de contínua construção de uma equipa (que parece não acabar, ler mais abaixo) o que precisamos é mesmo de um homem que marque e que dê vitórias à equipa. Uma boa desmarcação para o primeiro e um penalty bem marcado colocam-no na área positiva das notas, por muito que a insistência no 1×1, para o qual tem tanto talento como eu para amanhar douradas, o tente arrastar para baixo.

(+) Felipe. Salta o gajo do Boavista, vai Felipe com ele. Salta outro, lá vai o barbas. E é isto que quero, um central que não tem medo do contacto e que impõe o jogo mais físico quando é necessário. Vital na fase de destrambelhamento da equipa (antes do terceiro golo), foi um elemento em bom plano. Tem de melhorar no passe vertical rasteiro.

(+) O terceiro golo. AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!!

(-) O pé e o que se faz com ele. É o que mais me incomoda na equipa do FC Porto até agora, mais do que a incapacidade de cruzar uma bola ou de rematar de meia distância. É a forma como os jogadores são passivos perante o adversário, em particular quando os oponentes levam a bola nos pés. Case in point, Layún corre ao lado do extremo do Boavista uns bons vinte metros sem sequer tentar meter o pé; Danilo hesita perante o corte com os olhos ou com as pernas e opta pela primeira escolha; Adrián deixa a bola ressaltar o chão antes de a tentar ganhar. André^2 e Oliver permitem que o adversário lhes pise os calcanhares todo o jogo sem se revoltarem. Estes lances sucedem-se e resultam quase sempre na mesma infeliz consequência: não conseguimos recuperar a bola. Onde está aquele FC Porto que batia antes e fazia perguntas depois? Para onde é que desapareceu a fibra, a alma do meu clube, aquela atitude “do or die” que me dava tanto prazer e que me fez portista? Na lama, é aí que está.

(-) Táctica e momento. Alguém ainda terá de me explicar a vantagem de estar a experimentar tácticas diferentes jogo após jogo, com elementos igualmente diferentes. Óliver começou o jogo contra o Guimarães e contra o Copenhaga a organizar ao lado de Danilo. Em Tondela, banco. Hoje, começa a organização ofensiva sem a bola mas encostado aos centrais para descer como o mais pequeno pivot do mundo. Não consigo ver como é que a equipa se vai olear enquanto as várias competições estão a decorrer e o homem que os lidera persiste em testes. Sim, o plantel só ficou definido depois da época ter arrancado, mas é tarde demais para tanta experimentação. Há que escolher uma táctica principal, uma alternativa e algumas nuances, mas com tanta rotação não é possível criar automatismos e rotinas em condições.

(-) Danilo. Foi um terror vê-lo distraído durante a primeira parte como se tivesse acabado de ver o fim dos Sopranos e ainda pensasse no que raio tinha acontecido. O momento tradicionalmente Danílico aparece quando recebe a bola no meio-campo, cheio de laranjões à volta, e levanta a cabeça com uma lentidão a fazer lembrar Bolatti para ser desarmado logo de seguida. Para além disso, pareceu em má forma física e estourou perto dos sessenta minutos. SESSENTA. Vai ser bonito vê-lo em Leicester, vai…

(-) André André. Remata fraco e passa com força a mais. É uma constante no jogo de André, como se fosse possuído pelo espírito de um duende maldoso que vive na sapatilha direita e que condiciona a forma como se entrega ao jogo. Corre muito mas não mete o pé. Aparece em zona de remate e passa a bola ao guarda-redes. Vê um colega a desmarcar-se a dez metros e envia-lhe a bola a trinta. Enfim.


A vitória é incontestável mas a forma como o jogo decorreu e a maneira como a equipa se apresenta em campo não me trazem euforias, mesmo com vitórias. Preciso de mais, muito mais do que vi hoje.

10 comentários

  1. Uma equipa que está a crescer, mas ao 9º jogo oficial ainda permite que qualquer adversário chegue à sua grande área sem qualquer oposição. Sem que ninguém meta o pé até que seja para fazer falta, só pode ser uma equipa anã.
    Se isto é uma estratégia do NES, não me parece que esteja a dar resultado. Tal como o problema em rematar. Pensei que o mal era do Lopetegui, mas ainda continua a mesma história. É preciso a bola passar pelos pés de 3 gajos dentro da área antes de chutada à baliza?
    Acho que o Adrian, pela primeira vez merecia um Baía. Acho que foi o melhor jogo que fez pelo Porto.

  2. ja repararam de que nos a ver o jogo na tv,praticamente ja sabemos para quem a bola vai ser metida,ate a equipa adversaria se movimenta nesse sentido, vem da esquerda vai ao central vai para a direita………..vem da direita vai ao central vai para a esquerda……….

  3. Não vi esse Danilo que o Jorge viu; vi um Danilo a querer levar a equipe , a pedir à equipe que fosse atrás do golo do empate e depois do golo da vitória… vi um Danilo a posicionar-se bem e a fazer cortes importantes, vi dois remates do Danilo cheios de força, um a embater no poste e outro a passar 50cm ao lado… – mas, é claro, que se calhar eu sou otimista e o Jorge está descrente. Para quem está descrente o mundo é sempre horrível.
    tenho uma certeza: não gostaria de ser nem seu empregado, nem seu filho ! Porra para a falta de paciência para quem se está a formatar !

    1. ontem o rapaz enervou-me. não espero grandes desmarcações, passes a 40 metros ou pontapés de bicicleta. mas quero que esteja atento e não intercepte as bolas apenas porque está no caminho. ao vivo a ideia com que fiquei foi que estava distraído em demasia e que estava com pouca cabeça (e poucas pernas, mas isso são outros quinhentos) para o jogo. e eu tenho sido dos maiores defensores dele nos últimos tempos, mas ontem chateou-me.

    2. O Danilo fez um bom jogo. Ele costuma é ser vitima da má organização da equipa. Muitas vezes é ele o único do meio-campo para a frente que está a defender, o que lhe dificulta a tarefa.

    1. Gostei mais dele do que noutros jogos e acho que se está a adaptar melhor. Ainda tem falhas mas com tempo chegará a um nível superior. I hope 😊

  4. Mais uma vez, peço desculpa nunca fui seguidista de ninguém, penso por mim e tento ser o mais isento. O que não o faço é calar-me. Dou a minha opinião enaltecendo quando for o caso e critico quando acho que o devo fazer porque é um direito que todos temos. Também faço os comentário com elevação e educação. Se sou um pessoa incómoda….é fácil….mas só quero dizer, só com 19 anos é que vi, senti e festejei o F.C.P. ser campeão. Já agora sou sócio e em dia. Boa semana.

    1. E acho muito bem! Não podemos estar todos sempre de acordo, era uma seca! E opiniões contrárias, desde que fundamentadas, são sempre bem-vindas!

      Abraço,
      Jorge

  5. Desconhecia que tinhamos outro Danilo no plantel. O Danilo que eu vi a jogar, não só varreu quase tudo à frente da defesa, como até o vi numa arrancada atacante digna do saudoso Emerson, ou no melhor remate fora da área que conseguimos. Focar uma das raríssimas acções menos conseguidas num jogo, entra no domínio da implicação. Danilo foi claramente um dos melhores, a par com Ótavio, Marcano ou André Silva.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.