Baías e Baronis – Gafanha da Nazaré 0 vs 3 FC Porto

363624_galeria_gafanha_x_fc_porto_taca_de_portugal_placard_2016_2017_3_eliminatoria_-jpg

Podia ter sido um jogo giro, daqueles de taça a sério, num campo pequeno cheio de lama e apanha-bolas caseiros, com o colosso a tremer sempre que o adversário, aguerrido e apoiado pelo seu público que vê um grande a jogar na sua terra-natal, arranca pelo terreno como gauleses perante romanos. O futebol moderno não quis que assim fosse e assim sendo foi apenas mais um jogo normal com um resultado normal. E nunca estas coisas ficam para a história, infelizmente. Notas já a seguir:

(+) Marcano. Uma assistência e um jogo rijo, sem invenções, sem preocupação com mais nada senão o sentido prático de retirar a bola da sua zona e de recuperar a bola de uma forma bem mais activa do que é habitual. Foi o melhor jogador em campo, o que pode parecer parvo num jogo contra o Gafanha da Nazaré, mas é o que temos.

(+) Otávio. Enquanto esteve em campo foi o jogador mais inteligente com a bola nos pés e o elemento mais perigoso sempre que recebia a bola do seu lado. Um golo que resolveu o jogo da melhor forma, com um serpentear impecável pelo espaço que lhe foi dado dentro da área, a mostrar que contra equipas teoricamente inferiores é sempre melhor fazer as coisas com cabeça e não com o coração.

(+) O entendimento Jota/André Silva. Continuo a gostar da forma como conseguem jogar juntos há relativamente pouco tempo mas parecem estar em sintonia na grande maioria das jogadas de conjunto. Se o FC Porto vai continuar com o 4-4-2, é com estes dois fulanos na linha da frente.

(-) Herrera. Muito lento, sem vivacidade e a falhar passes como um Stepanov de olhos tapados. E ainda conseguiu quase lixar a equipa ao conceder um livre directo mesmo na meia-lua da área por mais uma imbecilidade e lentidão na execução. Ao olhar para o banco e vendo lá Sérgio Oliveira, questiono-me do porquê de termos recusado uma oferta de x milhões pelo mexicano.

(-) Óliver. Complicou demais o jogo no meio-campo e nunca conseguiu furar a defesa do Gafanha com passes verticais. Quando pressionado fechava-se e fazia as rotações do costume mas raramente saía com a bola controlada. Melhorou depois do segundo golo.

(-) Brahimi. Podia ser um dos melhores do mundo porque tem talento para isso. Mas não lhe apetece e então nestes jogos ainda menos. Raramente conseguiu passar por jogadores do Gafanha da Nazaré. Está tudo dito.


Prova superada, sem grande necessidade de dispender esforço suplementar. Na terça-feira espero poder dizer o mesmo.

10 comentários

  1. filosofia. braimhi se podia ser um dos melhores do mundo? so em marte e nao tenho a certeza. Marcano o melhor em campo ? e porque nao o boly? Realmente nao terem despachado herrera havendo uma proposta foi um erro financeiro e desportivo.

  2. Boas,

    O marcano chegou ao ponto ontem de o gajo dar um encosto quase cotovela e ele responder. Queres ver que temos central ? Num lançamento lateral na 2ª parte.

    Não há muito a dizer… porque a nível de “jogo jogado” das equipas foi ela por ela, se não fosse o octavio a sacar o coelho da cartola estávamos lixados. Na primeira parte os camones tiveram duas hipóteses para marcar… o Gafanha da Nazaré! Eu se fosse ao Nuno proibia passes laterais de 1 metro.

    De há uns anos para cá que parece que é instituído esta merda: danilo -> oliver -> danilo -> herrera -> marcano -> danilo-> boly ->oliver -> danilo->Andre Silva e sai um quase ataque. Não há verticalidade nenhuma. Odeio este estilo de jogo ( que com o guardiola numa versão semelhante até é eficaz ) mas não gosto.

  3. Aos Baronis acrescentaria o relvado – antes jogar em lama – e o Danilo… pareceu-me pesadão e complicativo, coxo, sei lá… a este faz muito mal não ter competição à quarta e ao domingo –
    e como o Primaskova Maria gostei do Boly…

  4. marcano o melhor, ainda acredito que tenha visto outro jogo,agora o brahimizito ser um grande jogador essa será mesmo um erro de avaliacao.

  5. Brahimi e Corona nos poucos minutos que jogaram foram os melhores. Excelente golo de Otávio. Boli e Depoitre bem melhores do que os pintam. Oliver uma nulidade.

    1. Adoro “niulidades” que estão em 6 ocasiões de golo e que fazem o primeiro remate de perigo à baliza. Muito boas estas nulidades. Ah, e já agora, com a maior percentagem de recuperações de bola. Como sempre.

      Abraço

  6. O Ruben Neves nem para jogar contra o Gafanha serve? Nem para estar no banco? Nao sei o que o puto fez, mas deve ter sido grave…

    De resto, vitoria obrigatória, e jogo agradavel da malta da Nazaré

    1. Dragão em Dublin, a Gafanha da Nazaré é em Ílhavo, ali ao lado da Praia da Barra e da Costa Nova e ao lado das Gafanha da Boa-Hora, Gafanha da Boavista, Gafanha da Mota, Gafanha das Fidalgas, Gafanha da Vagueira, Gafanha de Aquém, Gafanha da Encarnação, Gafanha do Areão e Gafanha do Carmo!

      1. Toda a razao, obrigado pela correcao! O pior e que eu sei onde a Gafanha da Nazare fica e mesmo assim escrevi isto! Para a proxima tenho que esperar 5 minutos depois de acordar no sofa para escrever o que quer que seja ;)

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.