Baías e Baronis – Belenenses 0 vs 0 FC Porto

372497_galeria_belenenses_x_fc_porto_liga_nos_2016_17_campeonato_jornada_11-jpg

Quarto empate consecutivo em todas as competições. Terceiro jogo fora sem marcar golos. E sem grande esperança que as coisas mudem, sendo que aqui está o grande problema. Algo não vai bem quando uma equipa corre mais do que fazia desde há três anos e não consegue produzir uma fracção do que podia e devia. Demasiada indecisão, absurda falta de sentido prático na frente (a contrastar com o que acontece na zona recuada) e uma sensação de que o barco anda à deriva e não há muito que possamos fazer para contrariar a maré. Notas abaixo:

(+) Marcano. Pelo ar ou pela relva esteve sempre impecável e quase que marcava um belo golo de cabeça, não fosse a perna direita do defesa esquerdo do Belém a salvar a bola de entrar, obrigando-me a enfiar de novo no bolso o grito que estava pronto a dar pela quebra do enguiço dos golos. A braçadeira de capitão não me pareceu mal entregue, francamente. É estranho, mas é a verdade.

(+) Casillas. Esteve razoável fora dos postes mas muito bem entre eles, a safar a equipa depois de algumas falhas na zona central, onde Danilo não conseguiu ser omnipresente ao ponto de evitar overloads de dois ou três jogadores a entrarem pela área dentro. Ficou na memória uma saída a fazer a mancha a Sturgeon, fazendo-o tremer depois de um lance complicado pelo ar.

(+) As tareias físicas que temos levado não se têm notado. Os últimos jogos têm sido complicados. Benfica no Dragão é sempre complicado (mau era), seguiu-se o Chaves com 120 minutos de jogo contra uma equipa que gostava muito de acertar nas pernas. Em seguida, Copenhaga contra vikings duros como os cornos dos históricos capacetes (aparentemente falsos mas ainda assim queriduchos de imaginar) e agora um jogo contra a chuva, contra o batatal/relvado e contra uma equipa que sua sempre mais um bocadinho contra camisolas azuis e brancas, ou neste caso, amarelas. E através disso tudo continuo a ver André Silva a correr, Danilo a lutar e Felipe e Marcano a voarem pelo ar. A equipa parece bem fisicamente, apenas mal tecnica e psicologicamente.

(-) É só isto que temos? A sério, é só isto que temos? Uma equipa que joga a um ritmo lento e previsível; extremos que não conseguem furar; laterais que se posicionam como médios-ala mas que não conseguem auxiliar os seus colegas da frente; avançados que parecem ter perdido o bom entendimento de aqui há umas semanas; dois médios que não ajudam atrás nem provocam desequilíbrios na frente, longe das zonas de perigo e ainda mais longe dos colegas. É, no fundo, uma equipa desgarrada, que corre muito mais e produz oh-tão-menos do que deve. Nuno não está a conseguir tirar o melhor dos melhores que coloca a jogar (e não tenho grandes dúvidas que são, uma ou outra excepção aparte, os melhores que tem – ver comentário dois Baronis abaixo) e está a desgastar os jogadores de uma forma que não lhe tem trazido frutos. Sure, estamos com algum azar em frente à baliza. Claro, o Capela gamou-nos profundamente em Setúbal. Mas não chega. Há que marcar golos e para isso temos de ser mais eficientes, mais intensos e muito mas muito mais práticos.

(-) Jota. Não está a atravessar um bom momento e essa baixa de forma não podia ter vindo em pior altura. Longe do jogo, inconsequente sem a bola e incapaz de integrar os ataques de uma forma que se faça notar que não é um jogador mediano. E não é, por isso este abaixamento ainda se faz notar mais numa equipa que tanto precisa de apoio para André Silva e raramente o tem conseguido. E garanto que não é Depoitre que o vai dar, pelo menos não de uma forma deliberada.

(-) As opções no banco. Olho para o banco e provavelmente terei a mesma ideia que Nuno: “What the fuck am I going to do with these dudes?!”. Talvez em português em vez dos meus adorados anglicanismos, mas a ideia que passa é a mesma. Não pode ser com Varela ou Evandro, Depoitre ou André² que vamos conseguir mudar muita coisa num jogo que está emperrado como os últimos jogos têm estado. Já se tinha percebido que a profundidade do plantel era curtinha logo depois do final do mercado e se aquela parvoíce de “ah e tal vamos buscar gajos à B quando for preciso” é tão inútil que nem mereceu comentário na altura e continua a não merecer comentário agora. É preciso mais e melhor. Muito mais e definitivamente muito melhor.


E lá vão mais dois pontos para o Sporting. Mais dois, provavelmente, para o Benfica. E na próxima jornada, o Braga no Dragão. Está bonito, está.

20 comentários

  1. Na defesa é falta de coragem do treinador que mete a linha defensiva incrivelmente baixa com medo de levar bolas nas costas. Assim tem de jogar sempre o Danilo porque é o único com físico para ganhar duelos em tanto espaço livre no meio-campo.

    Jogando o Danilo as saídas para o ataque são terríveis, porque ele não acerta uma com a bola nos pés e também pela falta de coragem nos posicionamentos dos laterais que nunca arriscam, sempre com medo do contra-ataque (ordens do treinador, claro). Assim tem de descer o Oliver (ou outros) que aparece tantas vezes a tentar criar atrás em vez de o deixarem jogar onde é melhor. Com menos jogadores na frente claro que os ataques são mais previsíveis.

    Somando isto a relvados de merda, equipas que podem perder tempo para o empate e a arbitragem que tanto cai para um lado como para o outro, ainda vamos ter muitos dissabores esta época.

    1. Simples e conciso, boa analise que epxlica realmente os “males” desta equipa.

      Os “males” do clube, esses estão mais acima no organigrama, e já faltou mais até os sócios começarem a olhar para a floresta (direcção) e deixarem de malhar só na arvore (treinadores)…
      Haja esperança que largos dias não tenham que ter 100 anos para as coisas mudarem!

    2. Completamente. Alias, um treinador que demonstra medo cria medo nos jogadores. Querem um resultado mais de medo que empates a toda a hora e a zero-zero! Depois, onde andam os jogadores a quem nunca e dada uma oportunidade? Boly, Brahimi, os da B a quem foi dito que teriam uma oportunidade. O NES ja teve o seu tempo de teste, ou vence nos proximos 5 jogos consecutivamente ou da-se oportunidade a alguem melhor.

  2. Só um pormenor: em Setúbal, foi o Pinheiro. O Capela foi em Chaves. Na prática, vai dar ao mesmo, mais valia deixar o espaço em branco, para pôr o nome à escolha, mas já agora, o seu a seu dono…

  3. A primeira parte foi um equívoco só, nem a chuva forte o desculpa. A segunda parte bem melhor, mas já íamos tarde… – enfim. Começo a achar que agora só indo a Fátima e de joelhos!…
    Acrescentaria um Baía-Emmy para a performance artística de Sturgeon e Florent, e um Baía-Nobel literatura para a frase do Quim Machado: “a vitória assentava-nos bem”…

    Agora é esperar e espetar 5 secos na deslocação de “Os Belenenses” ao Dragão !
    Ou ao Leicester… hehehe… wishful thinking…

  4. Vamos ser honestos.

    Antes os adversários viam do outro lado Deco, Hulk, Falcao, Derlei, Moutinho, Mario Jardel, Lucho, Fernando Reges, Otamendi, Bruno Alves, Aloísio, Jorge Costa, Maniche, Raul Meirelles, e a lista é longa, quase interminável…

    Hoje os adversários vêem do outro lado Jotas, Depoitres, Bolys, Herreras, Evandros e Varelas…

    Ora bem, vendo estes do outro lado, qualquer treinador ou jogador de meia-leca de qualquer time de meia-leca vai chegar à conclusão que a maioria dos que ali estão não são muito melhores que os nossos, nem de perto nem de longe…
    que não há ali nenhum fora-de-série…
    que não há ali ninguém que resolva jogos sozinho…
    que não há ali nenhum bicho-papão…
    resumindo, não metem medo…

    Como não metem medo, qualquer treinador meia-leca de qualquer time meia-leca vai chegar à seguinte conclusão: vamos jogar olhos nos olhos, vamos irritar, vamos enervar, vamos meter 2 autocarros, vamos fazer anti-jogo e ficar à espera do erro para tentar um golito fortuito…

    E assim, os jogadores dos tondelas e aroucas desta vida quando jogam contra nós, fazem verdadeiros jogões de atitude, de entrega, de luta…ontem foi a vez dos grandes craques de classe mundial como florent, abel camará, vitor gomes e etc ( que levaram um verdadeiro baile do boifica no mesmo restelo e podiam ter sido goleados por 5 ou 6 já na 1ª parte ) assustarem o Porto…o MVP do jogo foi andré sousa, outro grande craque de classe mundial…

    Vamos ser honestos, este plantel do FCP podia perfeitamente ser de um Braga, de um Guimarães ou clubes deste quilate, não é plantel de um clube de top.
    Casillas é o único de classe mundial, mas não marca golos…

    E pra terminar, se passarmos aos 8ªs da champions, porque os milhões são sempre importantes financeiramente, desportivamente o que lá vamos fazer com estes jogadores e este treinador?
    Levarmos um goleada histórica e passarmos vergonha?

  5. Jorge, desculpa comentar apenas para apontar um erro, mas o objectivo é ajudar. O que tu adoras são anglicismos e não anglicanismos (que dizem respeito à igreja anglicana).

    Quanto ao jogo ou ao estado do nosso futebol, prefiro não comentar. Não há ponta por onde se pegue no Porto actual.

    Abraço.

    1. O pior burro é o que não aprende. E eu já tinha cometido este erro antes e já tinha sido bem corrigido. Argh, à terceira será de vez! 😊

  6. Os lances que vão resumindo a época são, para mim, aquele livre estudado que o Corona magistralmente passa para ninguém, e o falhanço isolado do Depoitre.

    Já agora, foi só impressão minha ou jogamos com cruzamentos quando tínhamos o Jota em campo e mudamos para tabelinhas e jogo interior depois de tirar o dito Jota, o Otávio e o Oliver, e por o desgraçado do belga e o Varela? Já não há quem os entenda…

    1. Passe para o lateral mas só quando o adversário já está perto suficiente dele, passes lentos para o colega a 3 metros ( não vá a equipa adversária desorganizar-se), quando se finta um oponente é obrigatório fintar todos os restantes e nunca mas nunca passar a bola ao colega ao lado isolado (o jota fez 2 ou 3 bons exemplos disto) … bom, o nível ressabianço é inversamente proporcional ao que a equipa joga.

      Sobre o jogo, só vi a 2ª parte novamente ( não está fácil ), e disseram-me que houve uns amarelos estranhos no fim da 1ª parte que causaram celeuma psicológica à equipa. right…

      O que acho estranho é que vi duas jogadas de ataque do FCP e ao contrários dos outros jogos até achei que jogamos bem q.b para ganhar… mas como pareço ter sido o único vou-me remeter ao silencio. Aliás, de canto íamos “Marcano” golo! De canto! Passou o 1º poste!

      A boa noticia dos últimos jogos: O Felipe está um central do catano. É oficial.

      Um compincha comentou:
      “Vamos ser honestos, este plantel do FCP podia perfeitamente ser de um Braga, de um Guimarães ou clubes deste quilate, não é plantel de um clube de top.
      Casillas é o único de classe mundial, mas não marca golos…

      Embora discorde, acho que por exemplo o danilo equivale a 50% da equipa do braga ( que não me convence este ano, acho que vem por ai abaixo na tabela, ao contrario do guimaraes que vai manter e até melhorar), não deixa de ser questionável: se o nosso ataque fosse o marega, hassan e o wilson era pior ? Elemento a elemento o andre silva é melhor que o hassan , o corona é melhor que o wilson e .. bom é isso.
      O problema é que não funcionam bem. Simplesmente ou é o octavio/oliver/andre2 a fazer um passe a rasgar ou bola alta para o outro lado. Em jogada combinada, de equipa, o FCP faz 2 ataques por jogo, parece que não há treino.

      O capucho (que pena ter ocorrido mal, gostava do estilo da equipa dele ) era algum fora de série? Não. O que fazia ele um jogador do\à porto ? A merda da luta e 2 ou 3 centros por jogo bem metidos pá. Mas bem metidos! Não é o que se faz agora: bola para ali para o meio e que se lixe. É para a cabeça do gajo lá no meio, isso treina-se. O nosso defesa esquerdo centra para o primeiro poste, o maxi ainda centrou algumas vezes mas para ninguém. Nem vi o corona a centrar muito menos o jota.

  7. Quando sistematicamente os melhores do Porto são os centrais alguma coisa não está bem, em 70% dos jogos da liga Portuguesa os centrais só deviam de estar lá para o processo ofensivo e a verdade é que os nossos tem um porrada de trabalho todos os jogos, mas que tem estado bem isso não é mesmo verdade. Agora aqui tenho de concordar com o “bolapabarulho” também não está difícil defender neste Porto, linha bem baixa, conforto por que não é preciso controlar profundidade e também não entram muito na construção, e isso é logo um dos princípios para que este Porto nunca vá ser muito mais do que isto, se jogamos com a linha tão a trás e queremos chegar a frente vamos ter logo um grande problema a equipa vai ficar muito esticada e se estiver muito esticada vamos ter as linhas muitos separadas e com isso vai ser mais difícil recuperar a bola depois da perda, o que leva a que os jogadores corram muito mas quase sempre com pouco sentido, todos os jogos que vi no dragão notei sempre o mesmo problema, há uma enorme dificuldade em o Porto recuperar a bola, simplesmente não sabe pressionar, nem onde tem de pressionar, os jogadores esforçam-se mas isso não basta, e isto trás ainda outro problema que é a dificuldade em recuperar a bola em zonas avançadas e como não conseguimos estamos sempre a tentar construir muito de trás. O lateral.esquerdo tem um bom post “http://www.lateralesquerdo.com/pt_PT/2016/11/27/os-primeiros-45-minutos-do-fc-porto-no-restelo-fase-de-construcao/” para perceber as dificuldades que o Porto tem a construir e o incrível espaço que existe entre os sectores, e isto não é pelos jogadores serem bons ou maus, isto treina-se e do que tenho visto treina-se muito mal. Agora o que poucos de nós esperávamos era que isto fosse diferente, Nuno está a ser o que ele sempre foi, um treinador defensivo com pouca qualidade nos processos ofensivos e que poucas vezes iria privilegiar os espectáculo, para além disso junta-lhe um discurso tão enfadonho que já ninguém tem paciência para o ouvir. Se era o treinador que o Porto precisava, claro que não.

    As opções no banco? Ora vejamos, tínhamos Layun lesionado, mas no Porto ficaram Brahimi e Adrian (foi titular dois jogos e desapareceu) e João Teixeira, na bancada ficou Herrera (por quem recusaram 30 milhões), no ultimo dia dispensou-se Bueno sem se perceber muito bem porquê, e comprou-se um avançado que caí isolado por 6 milhões. Isto é falta de profundidade? Ora vejamos um banco com, Sá, Boly, Layun, Neves/Herrera, J, Teixeira, Brahimi, Adrian (Bueno/Depoitre) é um mau banco, são falta de soluções? Não brinquem comigo… não é o melhor plantel de sempre, claro que não é, mas tem mais do que gente para fazer muito melhor.

    1. …o último treinador a dar um título de campeao ao Pinto da Costa – leia-se tal como uma constatacao de um facto (passado) ou uma premonicao (futuro). Quanta ironia.

  8. Caro Jorge, ou muito me engano ou são 5 empates consecutivos: Setúbal, Benfica, Chaves, Copenhaga e agora Belém. De resto, vejo tanta coisa mal no meu (e teu) FC Porto que estar a enumerá-las é desperdício de tempo e perde-se o fio à meada a dada altura certamente. Sobre isto, apetece-me deixar um parágrafo que li hoje numa crónica sobre o momento actual do Porto:

    «”Só que a cena é que até o Pintinho sempre acreditou que “crise” e “Enorme Portão” nunca poderiam casar. E isso para mim é merda oube lá! Todos os clubes passam por elas, ninguém escapa moço. Dizia-me o Marco anteonte: “Este clube num bai abaixo nunca!” quando eu lhe lembrei “Olha, num sei se bistes o Titanic, o filme, é baseado numa traineira que também se dizia que era Indestrutível e bai lá ber o que é que sobra dela carago”.»

    É trágico, é cómico e é aplica-se tão bem no nosso caso. Tenha um bom dia =) #traineira

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.