Baías e Baronis – Moreirense 1 vs 0 FC Porto

Há uma frase que me ficou na cabeça e creio que a terei ouvido num episódio do “The Thick of It”, escrita pelo enorme Armando Iannucci. Qualquer coisa como “és fodido com mais força do que o Ron Jeremy e com menos carinho”. E adequa-se perfeitamente a este jogo que não estava a correr bem mas que tratou de ser realmente encavado por uma amostra de árbitro que tratou de encostar um dos nossos jogadores, ajudar a encostar outro e permitiu que toda a animalidade puxadora e fitadora dos jogadores do Moreirense continuasse a grassar as imagens da RTP. Jogámos mais uma vez bem acima do suficiente para ganhar o jogo e não o fizemos. Outra vez. Vamos a notas:

(+) Brahimi. Não mereceu sair do jogo, do plantel e do país com esta amargura de não ter conseguido sequer marcar um golo depois da exibição majestosa que fez, em particular na primeira parte. Constantemente solicitado pelos colegas, nunca se acanhou e teve várias oportunidades para marcar e apenas fez com que o keeper de Moreira de Cónegos conseguisse brilhar quase tão alto como ele. A expulsão é justa, o critério é que não, mas isso são outras conversas. Que volte rápido porque o FC Porto com ele é bem melhor do que sem ele.

(+) Óliver. Dos poucos que não sabe jogar mal. Sempre com critério no passe, até num (aparentemente desnecessário mas perfeito) pontapé de bicicleta com que lateralizou uma bola aérea, é um dos elementos vitais na equipa e tem de jogar sempre, quanto mais não seja pela clarividência que dá ao jogo criativo do conjunto. Ah, e assistiu André² em mais um penalty não marcado a nosso favor. Só mais um, mas quem é que está a contar?

(-) Arbitragem, de novo. No final do jogo vi João Pinto a perguntar ao árbitro “Como é que é possível expulsar um jogador…” e só gostava que tivesse continuado com “…depois de você, seu saco de merda líquida congelada, andar para trás como um cavalo de ensino e espetar-se contra o gajo, assumir que estava a fazer peito para si e nem sequer pensar, seu monte de pus de ovelha? Se fosse a si era menino para me enfiar novamente no escroto do seu pai e pedir para nunca nascer a não ser para dar uma alegria aos sete punheteiros búlgaros que bukkakearam a sua mãe nos seus tempos áureos, seu pedaço de faganho seco!”. Presumo que não tenha ido por este caminho mas era o que merecia. Rebentou com o jogo depois de permitir tudo e mais alguma coisa aos da casa e só não expulsou mais um ou dois dos nossos porque podia parecer mal e o relatório era mais complicado de preencher.

(-) Herrera. Se um médio não traz mais-valias à equipa, não consegue rematar em força nem em esforço, não imprime ritmo de jogo consistente e confiante, não é rápido o suficiente para manter a posse de bola após a dominar, já para não dizer que não consegue dominar a bola para a manter em pressão…se todas estas características fariam de um jogador um elemento activo no plantel ou na primeira equipa, a sua ausência deveria significar o fim da carreira com a nossa camisola. Assim sendo: O QUE RAIO FAZ HERRERA AINDA NO PORTO?!


Não foi neste jogo que fomos eliminados. Quer dizer, foi, mas os outros dois jogos tinham de ter sido limpinhos com seis pontos no saco e este serviria para pouco mais que rotação pós-rabanadas. Não fizemos o que devíamos ter feito. Outra vez.

18 comentários

  1. O Porto, meus amigos, esta um clube sem tomates. Nao os tem no sitio a nenhum nivel. Nem desportivo onde falha constantemente, consistentemente, perante adversarios banalissimos. Nem financeiro, onde faz negocios que nao lembram a ninguem e em antitese com tudo o que o Porto fazia de melhor. Nem directivo, onde se naufraga sem uma voz a unissono e onde se manda mensaginhas aos senhores da arbitragem pelo facebook ou por uma dita newsletter que ninguem le. Onde esta a uniao demonstrada em campo com todos, jogadores e dirigentes a babarem raiva.

    Em tempos idos, cozinhar-se um vermelho destes a um jogador do Porto dava direito ao gajo ser empurrado por 11 jogadores do Porto ate a linha lateral onde os restantes suplentes se iriam juntar a festa. O gajo mijava-se todo e pensava duas vezes. Digno? Nao! Mas tambem nao e digno ser roubado com cartoes desta forma.

    Mas perdemos por isso? Nao. Perdemos porque… e eu sei que isto vai custar a muito boa gente… nao somos bons o suficiente. Porque um Benfica a meio gas da 4 ao Vizela e nos nem nos safamos com um Feirense!

    Mas afinal de quem e a culpa? Nao vem de hoje por isso a culpa e colectiva. Mas eu digo-te ja o que penso.

    Palhacada #1 – Se a decisao de comprar Depoitre e de Nuno entao Nuno nao pode fazer scouting. O gajo nao e um pinheiro porque esses ainda se movem com o vento. O gajo e um espantalho de ombros largos a espera que aconteca algo. Va jogar para a Belgica que ele la vai encontrar mil como ele e podem fazer da liga belga o que ela e, um jogo de matraquilhos humanos.

    Palhacada #2 – Ando a ver o documentario “Cuba Libre” no Netflix que aconselho a todos. Esta bom demais. E aquilo ate preconiza tudo o que se passa com os tipicos ‘comandantes’. Sao homens de visao antes de la chegarem, entram com reformas fantasticas, depois querem mais poder, tornam-se tiranos e no final nao veem um boi a frente. Pointo da Costa acabou. Ter vencido pelo nosso clube como ninguem nao lhe da o direito de enterrar o clube com ele. Se gostasse do clube escolhia o sucessor e preparava a saida. E so mas decisoes a atroplearem terriveis decisoes. Um tsunami de demencia foi o que se viu nestes ultimos 4 anos.

    Palhacada #3 – Comecou com o Lopetegui mas ainda se sente a repercussao. Pessimas contratacoes associadas a pessima gestao do plantel. Herrera, Depoitre e Corona nao valem nada. Depois sentarmos prata da casa que sente o clube e a sua dimensao como o Ruben Neves nao faz sentido. O Joao Teixeira faz um jogao na ultima semana para depois ver o jogo do banco. O Rui Pedro e tao aclamado e depois dao-lhe tres minutos (mas acham que o gajo e o messias do expresso-golo). Nuno nao tem estado bem. Teve o meu apoio desde o inicio, mas agora e muito simples, tem estado pessimo na escolha do 11 inicial em todas as provas.

    Ja chega. Ver jogos do Porto hoje em dia nao e so uma seca e uma perda de tempo. Preferia jogar sempre com o mesmo 11, todo roto, mas a dar tudo o que tem, do que jogar com 22 e saber que 5 deles vao ter direito a 3 minutos por jogo e os parvos do costume (vulgo Herrera, Corona e Depoitre) vao andar la como que a fazer figura de corpo presente.

    Exige-se o campeonato.

    1. Entao que se facam os relatorios dos arbitros publicos para que se saiba se o jogador disse algo. O que eu vi da parte do Danilo quando foi pisado pelo arbitro foi um “Auuuuu, foda-se caralho!”. Gostava de saber se o arbitro tivesse lesionado o Danilo como e que isto iria ser tratado.

  2. Não concordo muito com o Baía do Brahimi: no lance do golo do Moreirense, desiste completamente de acompanhar o jogador que vai à linha e centra sem pressão e com muito tempo e espaço.
    Um abraço e parabens pelo blog
    Tiago

  3. Ladroagens á parte, a grande verdade é que o meu Porto começou 2017 da mesma forma que acabou 2016, a não jogar nada de nada. A maioria dos jogadores arrasta-se em campo e isso depois de férias. Herrera já demonstrou á saciedade que é um jogador lento, lentinho e parado, André André deixou de saber jogar já à muito tempo, Depoitre é muito lento para jogar tão longe da área, Boyle é muito fraco, Corona continua muito inconstante. Nuno demonstrou mais uma vez que é um treinador muito fraco, pois só um grande nabo fica em último com 2 pontos ( dois empates em casa com o Belenenses e Feirense) num grupo com os #colossos# Moreirense, Feirense e Belenenses. Mau, muito mau para ser verdade.

  4. será possivel que alem de outros alguem veja alguma coisa de jogador no herrera?que o brahimi só jogou BEM quando foi para sair do castigo.que o andre andre ja estava cansado aos 3 minutos de jogo.que o suk tinha lugar nesta equipa á vontade.que um treinador a perder meta um jogador a faltar 3 minutos.credo.

  5. Entre a pirralha aos berros e o disco rígido a dar o berro lá fui vendo o jogo. Andamos a ver coisas diferentes.

    Concordo com o Pudget em quase tudo, mas … há coisas que não concordo ( assim como com o jorge):

    1. Oliver, eu não percebo bolha de futebol, mas esta beatificação do Oliver não tem razão nenhuma para mim: é um jogador medíocre. Faz um passe decente por jogo ( por decente não é pontapé de bicicleta para o maxi, decente é para jogada de perigo). Pouco, muito fraco. Até o maniche com os olhos fechados fazia mais ( e eu nunca simpatizei com o maniche). Ou então baixamos mesmos os requisitos para jogar no FCP e se conseguir lateralizar 50 passes passa a ser um jogador do caralho!

    2. O Depoitre não é mau. Querem que marque golo quando vem cabecear a bola ao meio campo é isso ? Já ninguém se lembra do ultimo jogo a serio em que entrou e marcou golo com uma oportunidade ? O problema é que este jogo foi tipico do FCP 2016/2017: não sabemos atacar/criar jogadas de perigo. Que raio lembro-me de uma oportunidade flagrante para o depoitre mas estava em fora de jogo ( não assinalado) e foi lento a chutar a bola. Uma. Depois de um ressalto. Não foi uma jogada, um contra-ataque. Ressalto.

    3. Brahimi ok, está a jogar bem e tal. Engulo o sapo.

    “Mas perdemos por isso? Nao. Perdemos porque… e eu sei que isto vai custar a muito boa gente… nao somos bons o suficiente. Porque um Benfica a meio gas da 4 ao Vizela e nos nem nos safamos com um Feirense! ”

    –100% de acordo. Fazemos pouco, os ataques combinados não funcionam e em velocidade não existem. É este o FCP deste ano, a defesa ainda disfarça mas ….


    Devaneio pessoal:

    O Peseiro estava a arruinar o braga e já foi ( pelo estilo de jogo fraco porque na classificação ainda não estavam a descer muito, mas era fraco, feio, penoso ), o Nuno… tem janeiro para resolver tudo, se nao melhorar ligo ao Pinto a dizer que não vale a pena. Ou Pinto ou a quem manda lá agora.

    E não vai ser o Kelvin a resolver. Nem mais 5 atacantes e 5 guarda-redes ( quantos temos actualmente? 10? 15 ? ). É perguntar ao Villas Boas como apareciam as oportunidades aos atacantes, pode ser por SMS.

    Na altura para mim era o Sergio Conceição. Pode voltar o Vitor Pereira ( 2 divisão alema ? ) ou outro treinador que perceba que no FCP ninguém quer saber da posse de bola se não sai a merda de um remate enquadrado ou passe ao atacante. Estatisticas é lá para baixo.

    1. O Jorge
      Nao tenho por habito interferir no que os outros dizem:sou envergonhado,mas me toca em algo que me fere aí já dá aso a outro figurino.
      Com isto quero dizer uma opinião é uma opinião,a sua é a sua,só o devaneio com que me insurjo( ou outro treinador que perceba que no FCP ninguém quer saber de posse de bola) isto está pessimamente mal interpretado,isso chama se basculacao e deambulações.
      Porque sem posse de bola junto com controlo táctico,não há futebol moderno,coisa que o seu fcp fcp,em minúsculas que é que o actual merece,desenvolveu e ajudou a criar imenso.
      E vou me embora que ando a peder tempo demais com bola,porque tenho que me fazer a vida ao contrário de certas(gentes) que tomaram o clube como por assalto para agora quase serem figuras pudicas ( sem pudor algum)
      Até logo

  6. Dois empates que equivale a dois pontos na taça da liga em que fizemos 2 jogos em casa contra equipas como o Belenenses, Feirense e Moreirense não são propriamente números muito bonitos de se mostrarem a quem quer que seja, e isso deveria dar que pensar, o Porto de Nuno continua a ter os mesmo problemas que sempre mostrou e provavelmente sempre os terá, uma fraca organização ofensiva com falta de critério da pressão levaram sempre a que a equipa consiga criar boas situações de golo para o conseguir fazer, quando a isto junta-se ter um avançado que não tem mínima qualidade para jogar no Porto as coisas ficam ainda mais difíceis. E esse será o segundo maior problema para podermos ainda pensar lutar pelo campeonato, o primeiro será como tem sido já a alguns anos para cá as arbitragens. Ontem por certo chegou-se ao cumulo do ridículo, e a vergonha não tem fim à vista. Estamos numa era que o beneficio direto e indireto ao Benfica é de tal ordem que já não é difícil decorar tudo, vejamos por exemplo o jeito que dá ter uma taça de Portugal sem equipas grandes e como se torna muito mais fácil uma chegada ao Jamor, se ainda se poder jogar nos quartos em casa contra uma equipa do segundo escalão para não desgastar os melhores, ainda era mais porreiro, na taça da liga, sem Porto e Sporting para a final four é que dava jeito, juntávamos mais um troféu à lista e não tínhamos de fazer grande esforço para ganhar aos adversários que em estádio neutro cheio de lampiões ficam felizes só pela festa. Mas se nas taças está tudo a correr bem, as coisas no campeonato estão pelo mesmo caminho dos anos anteriores, lembro-me perfeitamente de no ano passado comentar que a roubalheira do Xistra em Braga dava um enorme jeito para não nos chegarmos à frente e foi isso exactamente que aconteceu, este ano também dava jeito que o Porto não fosse jogar contra o Benfica no dragão e pudesse passar para primeiro então o que se faz uma grande roubadela no jogo anterior para a diferença ser de 5 pontos, pois e isto só parecem pormenores, mas a verdade é que há uma infinidade de casos que deram um jeitaço a um certo clube para cimentar pontos, manter-se no primeiro lugar, andar confortável na taça e trabalhar com tranquilidade, e de uma coisa não tenham duvidas, é muito mais fácil trabalhar sobre vitorias.

    1. só para o corrigir num aspecto: o Sporting ainda está na Taça de Portugal… ah desculpe, tem razão, o Sporting não é uma equipa grande…

      e o Braga, vencedor da Taça de Portugal do ano passado ainda pode ser qualificado para a final 4… e o Benfica ainda não está qualificado para a final 4…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.