Baías e Baronis – FC Porto 0 vs 0 Feirense

Foda-se. Vamos a notas:

(+) Real vs Barça. Um jogaço de futebol que vi depois de chegar a casa porque a necessidade de ver bom futebol era bem maior do que o imperioso moral de escrever ou o biológico de descansar. E adorei cada minuto, numa espécie de antítese artística que me saciou a vontade de sorrir, como se tivesse acabado de ver um Sharknado e passasse o resto da noite a ver uma maratona de Hitchcock. E ainda melhor quando se vê um jogo em que dois homens que já vestiram a nossa camisola a marcar pelo Real, com a curiosidade de um deles ter marcado o 2-2 depois do rapaz sair do banco num jogo disputado na capital frente ao clube mais representativo da força anti-centralismo, que acaba com a vitória deste segundo por 2-3. Ring any bells?

(-) Zerinho. Há tanta coisa que podia dizer sobre o jogo. A ausência de capacidade física. A impotência para gerar situações de perigo consistente durante mais de cinquenta minutos. O descontrolo emocional que os jogadores manifestam em campo desde há tantas semanas. A falta de sorte que impede que a bola entre naturalmente, orgânica, tranquila. O penalty que não foi marcado, mais um. A inércia de vários jogadores que, cansados ou desmoralizados, não conseguem lutar mais no vazio de ideias que a equipa demonstra. A quase completa falta de liderança a partir do banco que não consegue transmitir confiança à equipa. A verdade é que a principal razão por termos perdido tantos pontos nos últimos jogos não se chama Pedro Santos ou Jonas. Chama-se Nuno. É o homem que nos lidera e tem sido incapaz de conseguir manter viva uma equipa que foi criando ao longo do ano e que se vê a desmoronar juntamente com ela quando o feijão parece crescer perante o próprio esfíncter. Se virem a equipa em campo não têm a ideia que é um candidato ao título, porque os jogadores não se entendem nas movimentações, não há pressão após a perda de bola, os lances de falha técnica sucedem-se e em grande parte devido a mau posicionamento táctico que acrescenta ao nervosismo e faz com que o pé falhe e a cabeça o siga. Não consigo perceber como é que uma equipa que tem estatura física baixa não faz pressão alta para recuperar a bola mal a perde. Não entendo como é que as tácticas assimétricas agradam tanto a Nuno mesmo com a ausência de um ou outro jogador importante no plantel. Não me cabe na minha gigantesca cabeça que uma equipa falhe tantas bolas paradas e desperdice tantos cantos e ao mesmo tempo queira ser campeã nacional. Somos grandes? Sim, seremos sempre. Mas não agimos como tal.


Temos de recuperar três pontos em quatro jogos depois de perdermos oito nos últimos cinco jogos. Alguém acredita?

8 comentários

    1. Isso, mais um prego nos pés! Realmente, depois de contratações milionárias em posições como a de GR ou defesa direito em vez de alguém no ataque, só mesmo um treinadozeco hypado para ganhar milhões no banco a ganhar 0 titulos.

  1. Boa noite,

    A análise em “Baronis” transmite exactamente o que penso.O maior culpado é efectivamente o treinador. As falhas que vemos agora são as falhas que tivemos desde Agosto até Janeiro. Depois veio Soares porque o craque Belga que o treinador decidiu ir buscar afinal é ZERO. E , lá tivemos 9 jornadas em que as coisas pareciam estar a mudar. Mas 9 em 30 é pouco. De resto o histórico diz-nos que temos 9 empates e uma derrota. 1/3 de campeonato passado a empatar é muito mau. Na fase decisiva a mentalidade tacanha e amorfa de NES tratou de aprisionar a equipa e despi-la de qualquer real hipótese de discutir o título. A intervenção do senhor treinador, hoje na conferencia de imprensa, é anedótica. Depois de uma época inteira em que se podia queixar da arbitragem,só hoje e de maneira desesperada clama “ai que de Deus” que fomos gamados!!!!! Digo eu que é um bocadinho tarde demais para ter o discurso alinhado ao da direcção e departamento de comunicação. Só um bocadinho… O Mourinho começava a ganhar os jogos nas conferencias de imprensa. NES nem nas conferencias nem no campo… enfim…

    Temo mesmo que a jogar assim o Porto seja 3º e isto é uma análise bem real.
    Quem joga assim como é que jogará fora contra Chaves, Marítimo e Moreirense… já para não falar no jogo com o Paços em casa. Digo mesmo que será milagre ficarmos em segundo. Sim… infelizmente depois de hoje acho mesmo que o final de campeonato vai ser catastrófico. Os sinais são claros.

    Quanto a NES, se tivermos uma direcção competente e que queira sempre o melhor para o clube, será obviamente demitido.

    Espero um RESET e o início de um novo plano para o Clube. Digo eu que é para isto que temos um director para o futebol e ainda por cima um que nem sequer cá estava quando NES foi contratado. Menos que esta mudança, proporcionará mais uma época falhada e o sério risco do clube do regime igualar o feito único do Porto de ter sido Penta.

  2. Na tua crónica de antevisao a este jogo escrevi
    “Hoje tem que ser para mandar uma mensagem. Que estamos fortes e (o que nos tem faltado) implacaveis. Vamos ver o que acontece…”
    Aparte das críticas óbvias ao treinador acho que a responsabilidade tem de ser assumida pelos jogadores. Entraram em campo com uma atitude comodista de merda. A moral desta equipa morreu no empate contra o Benfica e não sei se vai voltar a aparecer.

  3. Eu, como adepto, confesso que para mim já chega, desisto e atiro a toalha ao chão.
    Não vale a pena sofrer jornada após jornada por um treinador com um discurso enfadonho e repetitivo, um treinador que desde o início nunca soube manter um onze base, que insiste em pedir ao melhor ponta de lança português de nome André Silva, que jogue como extremo, pondo assim a equipa a jogar só com 10.
    Um treinador péssimo a mexer no jogo, raramente acertando nas substituições, um treinador que nunca, repito, nunca conseguiu aproveitar os deslizes do SLB, para reduzir distância ou até para passar para a frente do campeonato.
    Um treinador que empatou no nosso estádio contra “colossos” como o Feirense e Vitória de Setúbal, e fora com Braga, Paços de Ferreira, Belenenses, Vitória de Setúbal e o Tondela.
    Um treinador que oferece sistematicamente os primeiros 45 minutos ao adversário.
    Um treinador que eu, desde o dia da sua contratação, disse que não tinha estofo nem conhecimento para ser treinador do meu clube, infelizmente tinha razão e o SLB sempre irá conseguir o seu inédito Tetra.
    Mais uma péssima escolha de Pinto da Costa, mais um ano a ZERO títulos.
    Bolas, como estou desiludo, tão desiludido, com a porcaria desta SAD que o desgoverna!

  4. Bom dia,
    Há uns tempos escrevi algo semelhante “até acredito que o benfica perca uns pontos até ao final, o que me custa a acreditar é que o FCP os aproveite”. E sucintamente é isto, a culpa é nossa.
    Este FCP ainda joga mau futebol (ontem só vi a 1ª parte, o resto foi em relato… tive que ir dar uma maozinha ao makron), no inicio da epoca ainda dava a mão a palmatória ao NES, agora é pura irresponsabilidade tanta jogada mal feita. Este FCP tem jogadores de banco a titulares (jota, oliver ) e entramos ontem sem extremos. Genio NES, genio! Agora é tentar segurar o 2º lugar. E metam a merda do layun a jogar que é o unico que sabe centrar.
    Uma equipa que contra o rival directo está empatada e fica feliz está a ter o que merece. Ia confiar no JJ lixou-se e lixou-se duplamente porque o proprio FCP é incompentete.
    Vamos lá preparar a nova epoca porque esta é mais um vazio. Vendam brahimi, oliver (lol, só se for por 10m),soares e infelizmente o filipe e contratem jogadores capazes, ao estilo do filipe que fez 3 jogos pessimos e depois engrenou e acabou o campeonato muito bem. A venda destes 4 deve dar para comprar +4 e amortizar qualquer coisa. Mandem o sr. das camisolas para a china porque só em ordenado deve ser um balurdio. Ranieri ou Vitor Pereira (que eu confesso que nao gosto do estilo de jogo dele, mas que funciona melhor que este) ?

  5. os meus 50 cents de benfiquista relativos ao modelo de jogo do porto este ano:

    – apesar de tudo houve ao longo do ano alguns méritos do NES, em estratégia seguida tendo em conta que o ano passado acabou de forma terrível, a defesa era o buraco total e o plantel tinha graves carências que se sabia ser impossível colmatar apenas num defeso.

    – o problema é que após essas estratégias que passaram pelo conceito de “uma equipa constroi-se a partir de trás”, o que foi conseguido, voltando a haver qualidade defensiva individual e colectiva, o porto ficou “preso”. tanto se trabalhou obsessivamente em impedir o adversário de marcar e evitar os seus contra ataques que se descurou a outra parte, a parte de realmente massacrar o adversário e desfazer os autocarros. e quando se é o porto, benfica ou sporting na liga tuga, constantemente a defrontar tondelas e moreirenses, isso é fundamental. o porto não se solta.

    – acompanho as críticas que vocês fazem ao porto na luz após o 1-1. não quiseram ir para cima (eu nem acreditei no que via), contaram com o sporting. e até acho que em braga as substituições do NES tiveram a mesma lógica de risco zero, embora tivessem jogado melhor.

    – acabo com uma questão, que os portistas sabem de certeza melhor que eu, por estarem mais próximos: o que aconteceu entre o NES e o andré silva? o NES quer tirá-lo e não pode? quer afinal jogar em 433 ou com 2 avançados puros? é que acaba por não se perceber e a equipa parece não saber bem resolver esse dilema, esse híbrido.

    1. o André tornou-se demasiado importante para tirar e a ausência de opções válidas faz com que o Nuno opte por aquele esquema manco. não gosto nada, mas é o que temos :(

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.