Baías e Baronis – FC Porto 0 vs 0 Leixões

foto roubada ao zerozero

É um tipo de jogos que me chateia porque vemos sempre uma equipa a tirar o pé (a nossa) e outra que mete o pé a tudo (a deles), porque a disparidade de motivação é tão grande que se torna evidente em campo. E o que se nota ainda mais é que treinadores atrás de treinadores, cada um com graus variáveis de sucesso, não têm conseguido transmitir aos jogadores aquela coisa do “são todas para ganhar”. Não são e foi óbvio que não são, apesar da equipa ter tentado e lutado para que conseguisse sacar os três pontos, a forma como o fez foi desinteressada, pouco estratégica e demasiado lenta. Vamos a notas:

(+) Felipe. Não foi por ele que empatámos o jogo, porque o capitão de equipa tentou tudo que pôde para levar a equipa à vitória. Foi o que se mostrou mais inconformado com a forma como o jogo estava a decorrer e se há uma coisa que podemos tirar deste jogo foi a vontade de mostrar que há liderança em campo.

(+) Hernâni. Sim, é verdade, uma nota positiva para Hernâni. Porque o rapaz tem tudo para dar certo, tem velocidade, joga com os dois pés, é ágil e consegue rematar de longe. Só lhe faltam duas coisas: acalmar a jogar (o Galeno pode ir fazer a mesma aula de Yoga, também ganhava com isso) e apontar para a baliza. O resto…não está mal para um gajo que eu pensei no início do ano que nunca ficaria no plantel.

(-) Sei lá. Quase tudo? Há anos que se repete a mesma coisa e eu não tenho cada vez menos pachorra para isto. Lembram-se do Alex Sandro e da forma como ele se passeava em jogos da Taça da Liga? E esse é só um dos exemplos que me lembro, porque vejo muita malta com atitude suficiente, mas pouco mais. Vejo demasiado empenho em manter a integridade física e em não lutar a 100% pelas bolas todas. Vejo, também, uma tremenda ineficácia posicional, para lá da capacidade concretizadora que me dá uma urticária como nem imaginam. Esta é uma competição que tem regras mais obscuras que aquelas que a minha filha impõe aos bonecos dela (“não podes dar beijos na barbie senão ficam logo casados!”) e se estamos a pensar em rodar o plantel aqui, integram-se elementos titulares e alternativos de uma forma interessante, mas nunca se conseguiu criar uma dinâmica que a equipa consiga entranhar e viver com mentalidade de vencedor.

(-) Otávio Vamos todos olhar para Otávio. Vamos todos olhar para um jogador que ainda não percebeu que não vai conseguir jogar a titular da mesma forma que o faz quando sai do banco. Um homem que perde aí uma bola por minuto e só está em campo 60 minutos. Gostam do moço? Fixola. Mandem-no começar a jogar futebol, fazem favor.

(-) A pontaria Estive aqui a discorrer shakespearianamente durante uns minutos mas a verdade é que se apenas uma bolinha tivesse entrado, o tom da crónica seria semelhante mas os pontinhos tinham ficado c’a gente. Pá, não é possível falharem quase todos os remates, não é ACEITÁVEL que a maioria das bolas vão parar à bancada e é ainda menos aceitável não acertar na baliza com remates na pequena área. NA PEQUENA ÁREA, PORRA!!! Juro que gostava imenso de um destes dias passar no Dragão e ver um ou outro jogador a dar voltas ao estádio pela parte de fora, descalço, com uma boombox nos ouvidos a tocar Mantovani e apenas vestindo um top a dizer: “EU FALHO REMATES. EU SOU FEIO. EU SOU MUITO, MUITO FEIO.”. Qualquer que seja o treino específico, algo tem de ser feito, porque a falta de motivação não explica a diferença entre os seis golos de sábado e a pobreza de hoje. Se explica, ainda pior.


A somar a um jogo de trampa, estou doente e todo rebentadinho. Andei a dizer todo o dia que parece que fui pontapeado por uma tribo senegalesa mas acho que pediram aos vizinhos para aparecerem e trazerem os amigos. Ou seja, se a crónica estiver pior do que é normal, as minhas desculpas. Reclamações para a merda da virose que se me possuiu a alma ou para o Otávio, depende do que responder primeiro. Aposto na virose, é bem mais eficaz.

6 comentários

  1. Deu para a dúzia de indefectiveis adoradores de Oliver ficarem deliciados com o perfume do seu futebol, a sua dinâmica, a sua raça. Só por isso valeu a pena.

    1. Lotopegui não consigo decifrar se o seu comentário é irónico ou não, mas na minha sincera opinião, Oliver foi o melhor em campo, é incrível como facilita as jogadas e a sua tomada de decisão. Não consigo compreender o facto de não ser habitual titular

  2. Ok.Já passam da dúzia.
    De que interessa empatarmos com os Leixões desta vida, com os Moreirenses, Tondelas, etc.
    O importante é que o rapaz é gracioso, facilita as jogadas (principalemnte ao adversário), jogando, devagar, devagarinho, parado, rotundando e voltando a rotundar.
    Estou consigo Mosquito77, também não consigo compreender como é que um jogador como Oliver faz parte sequer do plantel do F. C. do Porto. Já tivemos um Diego, que foi corrido por muito menos e estava para Oliver, como um Bugatti Chiron está para um Fiat 127.

    1. Nao estava nao. Claramente que nao estava. E nao se pode esperar que o Oliver seja o factor X nos jogos, o futebol e um jogo de equipa. Nao e certamente uma equipa querer ser campea as custas de um jogador. Ha quantos anos esperamos futebol consistente e coerente dos pes do Herrera, ou dos pes do Corona. O Oliver e o melhor jogador deste plantel, mas para alem de ser mal treinado e, a exemplo do comentario acima, e mal compreendido e mal utilizado. Um jogador como o Oliver no Manchester United estaria ao nivel ou acima do nivel do Mata.

  3. Jogo pobre… se se pode chamar de jogo tão pouco… em que o Leixões não deveria ali estar… foram convidados para uma peladinha (e não nenhum treino, pois esses tem mais intensidade que aquilo).

    O que mais deu para ver é a distância em que as segundas linhas se encontram das primeiras…

    Maxi está velho… nota-se claramente isso…
    Layun enfim…
    André André está horrível… faz Danilo parecer o Makelele e o Herrera o Maradona!
    Óliver está perdido no meio campo sem saber onde e quando se posicionar… com bola a mesma qualidade mas sem bola é um aí jesus!
    Otávio… mon dios! Que é que era aquilo alo em campo com a camisola dele? O primo parecido que estava a passar férias no Porto? Não deu uma para a caixa… népias! nada!
    Hernâni… a sério Jorge? Baía para esta desgraça? Só se fosse uma baía cheia de água para o afogar lá! Nada… +produção Zero! Estragou tudo onde tocou! Cruzamentos horríveis, tomada de decisão horripilante e 1 vs 1 patético… nem procurar a profundidade soube… enfim…
    Galeno sofre de um Hype demasiado grande de quererem fazer dele aquilo que não é… é um jogador de linha e de profundidade e nunca um PL de linha central. E não é tão bom quanto pensam que ele é…

    Para a próxima tragam jogadores que saibam e que queiram jogar à bola sff… Dalot, Fede Varela e Rui Pires para ontem sff…

    E depois é despachar o Vanã para Guimarães :))) , e apostarem no Diogo Costa para as taças que com 18 anos é mais GR que estes tipos todos juntos (tirando o Casillas obviamente).

    1. Tenho de concordar com o comentario no que diz respeito ao Hernani, ao Galeno, ao Pires, Varela e Dalot. Quanto aos outros parece-me mais a paixao a falar, mas e a opiniao de cada um.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.