A Culpa é do Cavani – Jornada 19 – Feitiço mijeiro

A catarse perfeita para um jogo destes que ontem vimos no Dragão só pode acontecer quando o Silva arranca uma manhã com um flut de espumante, o Bertocchini com uma funguice tremenda e o Vassalo com uma fúria destruidora de mundos. Num Cavani gravado de manhã, algo que não acontecia há muito tempo (e notou-se pela lentidão no arranque), estivemos a olhar para o jogo contra o Benfica, a batota de campeonato que tentamos ganhar e a forma como vamos encarar o Mónaco na quarta-feira. Pelo meio houve urina, roubalheira, as cavalitas do Marega e o Silva, só, a pensar no Bertocchini. Eu sei. Ewww.

Jornada 19 – Feitiço mijeiro


Quem quiser continuar a ouvir pelo site, tranquilo, é só usar o leitor que está embutido no post de cada episódio. Quem ouvir usando uma app, seja iTunes, Podcast Addict, Pocket Casts, Podcast Republic ou tantas outras que por aí andam, pode encontrar o Cavani aqui:

Site: A Culpa é do Cavani
Feed RSS: http://aculpaedocavani.porta19.com/feed/mp3/
iTunes: https://itunes.apple.com/pt/podcast/a-culpa-%C3%A9-do-cavani/id1276400376 ou através da store
YouTube: https://goo.gl/QH46Ux
PlayerFM: https://player.fm/series/a-culpa-do-cavani-1512907
Stitcher: https://www.stitcher.com/podcast/jorge-bertocchini/a-culpa-e-do-cavani

Todos os episódios anteriores estão no site e no feed RSS, pelo que como de costume amandem as vossas postas para [email protected]!

2 comentários

  1. Jorge, Jorge & Silva,

    Deixo-vos aqui a minha teoria: Em Janeiro 2018 Oliver segue para o Wolves por 20 milhões de euros e Casillas segue para a MLS. Não há outra forma de entender o que se passa com estes dois jogadores.
    Abraços!

  2. Finalmente ouvi o Cavani todo. O meu jogging diario e agora a temperaturas por volta dos 1/2 graus, nao tem sido facil!!!! Mas la esta, deixo aqui a minha interpretacao dos factos com uma suposta teoria/analise que ate ja tinha deixado noutros posts mais longinquos. Mas antes de mais tenho de dizer que quando comecei a ouvir o Cavani, talvez por forca de conhece-lo melhor, estava mais centrado nas opinios do George B., o tempo e talvez a necessidade de maior harmonia opinativa levou-me muito tenuemente para o lado do Silva, mas o excesso de pacificidade retirou-me logo de la e entregou-me de corpo e Alma ao Master Vassalo. O Vassalo e hoje em dia o opinador com quem mais me identifico neste painel, sem duvida. Uma coisa fantastica e que ao inicio ele irritava-me sobremaneira. Assim como eu irrito as pessoas quando me conhecem pela primeira vez proque sou, a exemplo do Vassalo, uma pessoa de opinioes fortes, espirito acerrimo, e de vincada estrutura. Hoje em dia o Vassalo fala no Cavani e eu fico logo muito mais atento, Parabens!! Nao deve esta frase ser interpretada como desprezo pelos demais, pa, a serio, estao todos muito bem e pontualmente inclino-me para as opinioes de um ou de outro, mas no computo geral partilho da saturacao, raiva e acidez do Vassalo.

    Agora quanto a teorias:

    O FC Porto esta ha 4 anos a perder porque ha 4 anos e tal que tomou pessimas decisoes directivas, fez-se acompanhar de pessimas opcoes e a direccao em si furtou-se de responsabilidades. Mais a mais, Jorge Nuno Pinto da Costa decidiu mostrar que esta a comecar infelizmente a ficar idoso (para nao usar a palavra demente porque e clinicamente forte e merece respeito – quer a palavra quer o nosso presidente), e tem vindo a perder muita da energia e sabia nocao de quando e como intervir.

    Ha uns tempos para ca falei do Salvador, assim como o ressalvou o Vassalo, esta a ser o grande interprete desta nouvelle vague de intervencionismo intectualizado mas com musculo. Esta a tornar o Braga num bom clube, e assustadoramente no clube do futuro. Digo isto porque tirando Ribeira Grande e Lagoa, nos Açores, Braga e a cidade mais jovem de Portugal, e ao vencer atrai cada vez mais adeptos para fortalecer o clube.

    O FC Porto ultimamente ve o seu presidente a casar e descasar, acompanhar-se de jovens com um quarto!!! (quase) da sua idade, e a fazer-se acompanhar profissionalmente de pessoas que trouxeram pessimas opcoes para o clube e supostamente (porque nao tenho dados mas ainda ai no ar) contribuiram pouco levando muito a nivel financeiro. Diz-se do filho e diz-se do Antero. Mas la esta. Nao acho decente levantar falsos testemunhos sobre a idoneidade das pessoas, mas houve noticias de que assim foi, espalhadas pelos diferentes pasquins.

    Agora, nesses quatro anos de falta de musculo verbal, de intervencionismo quase decrepito, de balbuciar-se episodicamente e esporadicamente ideias volateis… Sim, porque esta treta toda dos emails ate ter corpo juridico nao passa de episodicas ideias volateis e uma enorme derrota para o nosso lado caso nao resulte em condenacoes. Como assim o foi o apito dourado para quem ajudou a denuncia-lo… (e em parte a orquestra-lo, vulgo, a senhora que esteve emocionalmente relacionada com o nosso presidente).

    Nesse interregno de vitorias que ja vai longo, para alem de contratacoes absurdas, um desbaratar de financas, e um assomo de treinadores, uma coisa foi perfeitamente clara. Nao houve ao longo destes 4 anos um fio de direccao em prol de resolver de vez os problemas que saiam da direccao para o campo, para a liga, e para o campo novamente. No sentido em que os treinadores foram subrepticiamente e ciclicamente abandonados de forma vaga para depois serem deixados ao Deus dara de forma explicita. Ate quando Lopetegui, Paulo e Nuno estavam na mo de cima e nos vimos prejudicados, foi um Manuel Serrao a serrar presunto com postas de pescada poeticas (porque me parece qu agora esta na moda nao ir directo ao assunto e mandar umas evasivas a la Fernado Pessoa) e um vocalista de uma banda pseudo-grunge (Blind Zero) a defender as cores e alma do Porto perante o publico. Mais a mais, quando se exigia uma participacao fisica a ladear os treinadores e a dizer que sim, acreditamos neles e estamos com eles, somos uma familia unida… nada. O que se passou foi um antagonismo arrepiante, ou seja, demos dupla razao aos criticos ao vermo-nos livres deles sem apoio e sem estrutura. Um agora e o maior no Shaktar, o outro parte tudo no Wolves e o outro e seleccionador nacional – eram todos muito maus como se ve!!!!

    Ah, aqui esta a palavra. Faltou nestes quatro anos estrutura, porque ainda que os treinadores fossem mauzinhos e os jogadores pessimos, e/ou vice-versa, nos nao tinhamos que os matar publicamente como os nossos adversarios vinham a fazer, e connosco a dar a estocada final. O que e isso? Isso nao e o Porto dos anos 90 e principios de 2000 que eu conheci e com quem vibrei. E adicionem a falta de estrutura a falta de um capitao que conheca o clube, que conheca a nacao, que viva a nacao e a sua perificidade cultural e geografica, e que se revolte contra ela. Estamos deixados a Herreras e Marcanos e Casillas mesmo que nao tenham vestido a bracadeira sao estes de quem esperamos defender e compreender o nome do Porto?!

    E e isto que o Sergio Conceicao me parece estar a querer fazer. Uma purga. Colocar em campo aqueles que professam o nome do clube: Sa, Andre, Oliveira, etc. Alma mater lusa, portista. Nao tem que ver com quem joga melhor mas quem pode defender melhor a mistica.

    E a interpretacao que faco. Mas em suma, ate que Jorge Nuno Pinto da Costa se assuma velho demais para a tarefa que tem em maos, isto vai continuar na mesma. Deu muito ao clube, deu tudo, mas tem que saber dar agora o testemunho, senao de nada serviu tanto esforco.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.