Baías e Baronis – Moreirense 0 vs 0 FC Porto

foto retirada do zerozero

Quem costuma ouvir o A Culpa é do Cavani sabe que sou um partidário de entrar nos jogos a matar e gerir depois, especialmente este tipo de jogos. Com a formatação de equipa que temos, essa maneira de abordar os jogos parece-me a mais adequada à filosofia semi-mindless que colocamos nos jogos. E hoje, mais uma vez, com uma equipa com várias peças-chave a arrastarem-se em campo, optamos por gerir antes e atacar depois. E perdemos mais dois pontos que podem ser muito importantes daqui a umas semanas. Vamos a notas:

(+) Felipe. Fiquei chateado quando não se mandou como um cabeçudo psicótico por cima da bola depois daquele livre do Telles, mas depois de ver a repetição, o mérito vai para o homem do Moreirense que lhe tirou o esférico da cabeça. Apesar disso, foi um dos homens que mostrou mais vontade em vencer o jogo e esteve impecável na defesa, jogou em esforço quase todo o jogo e não merecia perder pontos hoje.

(+) Paulinho na primeira parte. Apesar de ter sido colocado numa posição em que fazia uma ocupação de espaço muito próxima de Óliver, foi dos poucos clarividentes com a bola, prático a soltar e apenas faltou um bocadinho (grande) de acerto no remate para ser o MVP…até porque teria marcado um ou dois golos sem problema num dia melhor. Para primeiro jogo esteve bem, baixou um pouco na segunda parte e saiu na altura certa.

(-) Ansiedade excessiva. Podemos entrar com dois avançados e ir subindo para noventa, entrando um por minuto. Não me parece que consigamos marcar um golo nem com essa malta toda a saltar na área e a cabecear ou rematar todas as bolas que lhes são colocadas na frente. Estamos a deixar que a ansiedade tome controlo das nossas emoções e da nossa capacidade de jogar de uma forma inteligente e eficiente. Reparem que não uso o termo “forma pausada” porque nunca o fizemos, mas não tem mal nenhum jogar com pica quando há pica para o fazer e nos últimos jogos estamos a atravessar uma corrente emocional que faz com que não haja um único jogador que tenha paz de alma e cabeça no jogo e viva num estado de permanente hesitação e intranquilidade. A cabeça está a pensar nas pernas, no adversário, no árbitro, no relógio que não trava, na bola que salta, na relva que não existe, na relva que existe a mais, no piso escorregadio, nas luzes fortes, nos cânticos das claques, no treinador aos berros e na bola que não entra e NA PUTA DA BOLA QUE NÃO ENTRA! Esta merda é uma espiral e já estivemos no topo desse poço a olhar para baixo. E já lá entramos num passado recente. E parece que estamos a entrar lá de novo.

(-) Gestão física do plantel. Telles, Brahimi, Herrera, Felipe, Aboubakar, Marega. Todos estes jovens estão a acabar os jogos a cair para o lado de cansaço. Percebo que se queiram sempre usar os melhores homens em campo mas está-me a parecer que enquanto tiverem batimento cardíaco e calor corporal, vão jogar quase sempre os mesmos e esses mesmos estão a rebentar-se todos pelas costuras. Lembram-se daquela altura em que criticávamos as equipas do Jesus por estourar as equipas em Fevereiro? Olá, Fevereiro!


Dois pontos perdidos. Perdão, mais dois pontos perdidos. Contra o Moreirense. Perdoem-me se não consigo ter clareza no pensamento nesta altura…

13 comentários

  1. Paulinho bem quando Oliver não o estorvava. Gostava de perceber o que vêem no pequenote, pois sempre que joga é isto.
    Sérgio Conceição não tem medo, é valente, corajoso, pelo que diz, mas convinha que a equipa jogasse futebol e de preferência com os melhores jogadores. Assim é apenas o melhor amigo do Benfica.

  2. O porto tem adeptos à altura , treinador à altura mas não tem jogadores à altura.Falha sempre , sempre e sempre nos momentos chave… falta de estofo e de qualidade.E andamos a tentar ganhar taças sem sentido com um plantel curto.Vamos ficar a zeros outra vez.E isto não é pessimismo , é o filme repetido de há quatro anos a esta parte.Desilusão total …

      1. Se alguém não atira a toalha ao chão são os adeptos. Esses não precisam de gritar que não têm mêdo, precisam é que a equipa em campo corresponda.

  3. Desde que vejo futebol, sempre tive o hábito de ver o que está errado na “minha equipe”.
    No Brasil com o Fluminense e a seleção, aqui com o FCP e a seleção.

    Nos 1ºs 45 minutos, Oliver e Aboubakar foram duas peças absolutamente nulas, e Herrera parece que voltou aos velhos tempos, nem se dá por ele em campo, ou melhor nota-se os erros irritantes de passe, tanto a 6 como a 8.

    Na minha opinião, e não é de agora, SC que tem feito muito com pouco e é de se aplaudir e apoiar, tem demorado muito tempo a tirar de campo quem não está jogando nada.

    Oliver ficou em campo 88 minutos, Aboubakar menos um pouquinho e Herrera (não) jogou 90 minutos. Se voce pensar bem, em muitos jogos, andamos a jogar com “menos 1” e até “menos 2” elementos, elementos estes que não rendem, não acrescentam, não jogam, e muitas vezes atrapalham. Hoje (ontem) na minha opinião, foram estes 3 que deviam ter saído o mais tardar, com 60 minutos de jogo.

    Brahimi e Marega também não estiveram bem, mas são peças que de um momento pro outro podem decidir, cada um ao seu estilo, portanto estes eu não tirava, só por lesão.

    A mim custa-me estar a ver no meu time jogadores que desde o 1º lance não dão uma pra caixa. E que no 2º tempo continuam na mesma toada. E continuam em campo…até ao fim.

    Acordamos tarde, 2 pontos foram para onde o cuentrão mandou o VARíssimo ir em Setúbal.

    Agora, é impressionante as exibições dos guarda-redes adversários contra nós, fazem a exibição da época, todos eles.
    Sem falar no lateralzinho deles que não falhou um corte sequer, e sem falar no defesa central deles de nome esquisito que bateu à vontade e saiu de campo sem nenhum amarelo pálido que fosse.

    VAR, 1ª jornada, o guarda-redes dá um murro na cara de Marcano e fica por isso mesmo. Ontem, foi a vez de Felipe levar um murro e…ficou por isso mesmo, não há consulta ao VAR, não há visualização do lance no computador que está em campo, nada!!!
    Em belém, o viadinho jonas aos 96 minutos foi atingido por uma suave brisa e…falta!!!
    O viadinho cervo, ooops, cervi caiu na área, penalty!!!
    O andré almeida derruba o gajo do belém, siga!!!

    Não gostei da demora de SC em tirar de campo as figuras de corpo presente, mas gostei muito da conferencia de imprensa após o jogo, disse tudo com todas as letras.

    Estamos pra já nas mãos do Guimarães, mas temos ainda uma 2ª parte por disputar no estoril, onde eu espero que todos os que disseram que a bancada estava boa estejam presentes para assistir o jogo…naquela bancada.

    Orelhas, arguido, suspeito de vários crimes.
    Finalmente, após 7 longos meses, as denuncias do UPB começam a surtir efeito.
    Não era possível em que praticamente todos os dias há uma novidade sobre a podridão boifikista e ninguém mexesse uma palha.
    Estou curioso para ver as capas dos pasquins de hoje.
    Se calhar, em rodapé, bem pequenino, quase imperceptível, porque o destaque vai todinho para o empate do FCP, vai uma aposta?

  4. Neste momento nao partilho de qualquer positivismo relativamente as possibilidades do Porto ganhar o que quer que seja este ano nas diferents competicoes em que esta. Atribuo a esta situacao dois culpados pelos sucessos e insucessos do Porto, o Sergio Conceicao e a direccao. Perante este antagonismo gritante passo a explicar-me numa visao muito pessoal. Sergio Conceicao cirou um gourmet de restos do frigorifico, e a dreccao anda a batalhar contra gajos ainda mais corruptos que eles. Mais a mais, viram o Oliver e o Soares, sao o reflexo de que um treinador que passa maior parte do tempo a desgastar um jogador psicologicamente pode vir a dar. O Oliver sempre que tinha a bola notava-se nele uma auto-exigencia quase irracional de fazer tudo muito depressa e muito bem, e muito depressa nao e o seu futebol. Sempre que recebia a bola e a dava mal ao companheiro por forca do futebol que o treinador quer impor, pedia desculpa e olhava para o chao. Isto e desgaste psicologico de jogar para um treinador que nao acredita nele, e assim sendo o unico culpado e o SC com o filme que fez de deixar um jogador de enorme qualidade no banco tanto tempo. Se exista quem diga, e Cavanizou-se muito sobre isso, que nao encaixa no que SC deseja para a equipa, entao eu digo-vos de minha justica, o problema esta no Sergio Conceicao porque ao nao ter melhor desgasta o miudo psicologicamente e fa-lo sentir-se como uma opcao de recurso. Vejamos agora o Soares, perante todo o desgaste fisico que a equipa sentiu nos ultimos tempos, tivemos o Soares praticamente sempre como terceira opcao atacante e a entrar uns poucos de minutos (2′, 22′, 23′ nos ultimos 3 jogos). Claro que a frustracao cresce e o jogador deixa de ter tempo no palco para ganhar conficanca e forma fisica e mostrar o que vale.

    Que sentido teve apostar daquela forma na Taca da Liga, honestamente, que proveito financeiro e desportivo tem esta prova? O Porto tem sempre de entrar para vencer mas tem de saber medir as suas batalhas quando na realidade nao tem plantel sequer para liderar isolado e sem problemas. Estupida decisao que nos vai custar caro mais tarde.

    Nao creio que vencamos o que quer que seja. Ja se viu e nao e aqui nenhuma hiperbole referir que o benfica controla o sistema descaradamente. Alias, o Bruno Paixao podia ter dado 10 minutos que a nacao nao se interrogaria da justica da decisao. Mas se ja o sabemos temos que saber lutar nas frentes com inteligencia e mostrar a todos os jogadores que sao opcao. A Taca da Liga deveria ter visto no minimo 40% de jogadores da B e outros 40% de habituais suplentes.

    Ontem via o jogo e la mandava os meus bitaites que entopem o twitter do Jorge e dizia a mim mesmo – Parca acutilancia ofensiva (sim, porque estar muito no ultimo terco as voltas nao e acutilancia ofensiva; e perder tempo com merdas e sinal de que nao se sabe como a colocar em perigo na area), fisicamente rebentados e cabeceamentos para onde estao virados (sinal de cansaco e ansiedade).

    Nao e atirar a toalha ao chao, mas o sistema provou-se muito forte para nos e nos nao soubemos gerir bem o plantel desde o inicio do ano. Finalmente LF Vieira e o SLB vao sacudir estes casos de justica (emails, vouchers, etc) como a Igreja catolica tem sacudido os casos de pedofilia (sem stress, ate se riem, e tudo continua na mesma).

    Nao quero ser profeta do fatalismo, mas nao vi nada que me tivesse deixado contente.

  5. Estou fulo porque estamos a ser incompetentes!

    Desde o inicio do ano ( ou da seleccao?) que estamos a jogar bolha.

    Concordo com o mister ( o Robson ) e com o “Dario rodrigues”.

    O oliver continua a fazer passes de 2 metros em que a bola vai a 1mm/min. É vergonhosos ter lugar no plantel. Lamento jorge, ele faz um bom passe a cada 10 jogos e capacidade de remate é 0. 20milhoes?

    O plantel: o marega falha golos de baliza aberta um gajo perdoa e tal mas … fdx. O Tiquinho isolado manda ao lado… Um gajo do portimonense que vem emprestado e é titular ( não estou a colocar em questão a qualidade dele ) mas prova que temos um plantel abaixo do mediocre: e o corona, hernani até andre2 ??

    O Danilo está fora e o Danilo tem feito não só de médio defensivo mas também faz construção de jogo. Pelo meio ainda faz grandes remates. [ aliás basta ver os teus últimos baías ] Danilo lesionado e substitutos? Não há!

    Acho que vamos penar estas próximas semanas. Ninguém está a atirar a toalha ao chão mas já se sabe que há uma equipa que é sempre beneficiada e que se o FCP quer ser campeão não pode de maneira alguma entrar num jogo com um “moreirense” [ou “estoril”] a pensar que mais cedo ou mais tarde acerta nas redes.

    P.S- Que caralho se passou com o Brahimi que voltou a não passar bolas ?!

  6. Fala-se muito do plantel curto que temos, que não dá para mais e tal, mas alguma vez tivemos um plantel tão farto que dê para trocar 4 ou 5 jogadores de uma só vez com qualidade igual aos titulares? Os planteis normalmente são 11, e 2 ou 3 para fazer a substituição habitual, o resto enche o plantel.

    De facto nota-se cansaço nesses jogadores, mas a sobrecarga de jogos é a habitual, campeonato, liga dos campeões e taças (este ano só jogamos mais um jogo na taça da liga). Não percebo a razão para tal, talvez por estarem a correr mais este ano.

    Chamada só para o Oliver, que mais uma vez não aproveita a oportunidade que lhe dão. Inócuo…

  7. Lamentavelmente, confirmaram-se os meus receios, Mais uma vez o F.C.Porto teve muitas dificuldades, desperdiçou dois pontos preciosos. O resultado é injusto? É!! A equipa merecia vencer, o facto é que não venceu. Dormi pessimamente, estou super desapontado. “Contra tudo” é a obrigatoriedade de ultrapassar estes momentos em que tudo se monta contra nós.
    Continuo a acreditar que vamos ser campeões nacionais e arrecadar mais uma taça de PT, mas para isso é preciso que alguém faça um pouco mais de barulho sobre o que se anda a passar. Não pode ser só o Chico Marques!! Direcção do FCP, SAD, equipa técnica, médicos, massagistas, preparadores físicos, roupeiros, sócios e adeptos em geral, têm que se pôr ao alto. Até agora temos sido uns “gajos porreiros”. A CS do regime até nos goza à fartazana. Já há muito que nos alertaram que, quando assim nos comportámos, fomos sempre comidos. Há dúvidas? Rebobinem os últimos treta anos. O filme é exactamente o mesmo.
    1 abç e viva o FCPorto, contra tudo e contra todos.
    Luís Oliveira

  8. O Soares falha 2 golos de “caracaca” mas a malta dá-lhe no Oliver.. Realmente as coisas com o André x2 ou com o Sergio Oliveira são muito mais positivas…

  9. quando se perde todos nos temos umas pedras na mao para atirar,mas alguem teve duvidas que depois de uma primeira parte tao “deixa andar”e que ao intervalo nada se mudou,que havia uma grande possibilidade de acontecer o que aconteceu. helder oliveira m.grande

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.