Baías e Baronis – FC Porto 3 vs 1 Braga

foto retirada do zerozero

Não foi um jogo fácil. Entramos bem, a trocar bem a bola e depois o Telles cruzou e foi golo. O Braga entrou bem para a segunda parte e marcou e depois o Telles cruzou e foi golo. Mais uns eventos inconsequentes até que o Telles cruzou e foi golo. Era fácil reduzir o jogo aos cruzamentos do Telles mas a equipa esteve bem, foi superior ao Braga e ganhou com naturalidade apesar de algumas inconsistências no meio-campo que apesar do muito suor…não colmata a 100% a falta de Danilo. Naturalmente. Vamos a notas:

(+) Os laterais. Alex Telles tem sido um dos jogadores mais esforçados que vi a jogar pelo FC Porto desde sempre. É incrível ver o homem jogo após jogo a voar pelo flanco, a percorrer quilómetros sem reclamar, a ajudar os colegas e a entender-se tão bem com Brahimi que parecem irmãos que cresceram juntos nas ruas de Paris ou Caxias do Sul. Três assistências com outros tantos cruzamentos perfeitos, algo que o rapaz do outro lado raramente consegue porque não é tão bom a cruzar…mas compensa com outra capacidade, oh se compensa. Raramente se vê um lateral a ser tão ofensivo com esta qualidade, a romper pelo centro em diagonais em elevada velocidade e em progressão. Fez pelo menos três sprints de 40/50 metros e é jogador para estar em qualquer clube do Mundo.

(+) Brahimi. Dêem-lhe espaço, defesas. Sim, força. Abram um metro para o homem seguir. Vá, atrevam-se. Dignem-se a serem abordados por este milagreiro que não só consegue driblar em pouco espaço mas também percorre dezenas de metros e arrasta uma equipa inteira para a frente. E não tendo estado directamente envolvido em nenhum dos golos, foi dele o terceiro pelo sprint que deu para recuperar uma bola que parecia perdida e que depois endossou para Telles cruzar para a mona perfeitinha do Vincent. Se há alguém que merece ser campeão este ano é ele. E Danilo. E Herrera também. Ah, e o Telles. Muitos merecem, pronto!

(+) Herrera. O capitão lutou imenso. O capitão correu muito. O capitão fez com que o colega do lado, que tem a capacidade de aceleração de uma locomotiva a vapor, também corresse muito. O capitão esteve bem no meio campo e ajudou a pressionar à frente. O capitão garantiu que o Braga não arrancasse o jogo depois do 3-1 porque viu que Sá ainda não tinha chegado à baliza depois de festejar com os colegas. O capitão, em suma, esteve muito bem.

(+) Sá. Duas defesas enormes conseguiram manter a equipa focada no jogo e roubaram a esperança ao Braga de conseguir voltar à luta, a primeira das quais com uma mancha espectacular com a mão alta que levou as bancadas a saltar em aplauso. Pareceu sempre confiante a sair às bolas aéreas e bem precisa de a ganhar depois de alguns jogos com pequenas falhas. Preferia ver Iker na baliza mas Sá não está a fazer com que me dê vontade de arrancar o pouco cabelo que tenho. Yet.

(-) Corona. Mais um jogo que confirma que este jovem oscila mais que um pêndulo preso a um elástico. Incapaz de desequilibrar com consistência e de abordar os lances com agressividade e vontade de resolver. É quase uma antítese de Brahimi, que até poderia funcionar como contra-peso à irreverência de Yacine mas acaba por fazer com que seja apenas lento, frouxo e sem ideias. Não deixa de lutar, mas parece sempre jogar com pouca…fúria, vá. And me no likey coninhas.

(-) Paulinho em terra de ninguém. A estreia de Paulinho podia ter sido pior mas não era fácil. E a culpa é repartida entre ele e o treinador, que o atirou para o meio de um palco onde estava sozinho e foi obrigado a correr em zonas que não conhece, sem apoio de colegas com quem não tem rotinas e entregue à função de tapar um meio-campo forte com…bem, com ninguém, sozinho. O pouco que fez foi mau e inconsequente, mas jogou fora da posição. Atenua mas não justifica tudo.

(-) Permeabilidade na zona central. Enquanto formos aguentando jogos complicados como este e conseguirmos sair com uma vitória, vou ficar satisfeito. Mas houve demasiada permissividade naquele meio-campo, especialmente pelo eixo, onde Herrera e Sérgio lutaram imenso e fizeram o que podiam e sabiam (com as limitações que têm) mas nem sempre conseguiram impedir Danilo e companhia de furar por ali dentro. E se havia um Danilo do outro lado, muita falta fez o que joga com as nossas cores.


Mais um jogo complicado, um dos mais difíceis no Dragão até ao final do ano, que vencemos. A seguir a este, no Dragão, serão “só” Sporting, Liverpool, Rio Ave e de novo Sporting. Ouchie.

5 comentários

  1. Faltou só a referência ao Sérgio Oliveira, talvez o seu melhor jogo de azul e branco. Este ano tem sido bem mais útil que o Oliver.

    Já agora, será possível que o Corona não faça um cruzamento de jeito…?!

  2. Referi vezes sem conta que o futuro da baliza do Porto e o Sa e nao o Casillas. Nao vejo neste momento nada no Iker que me faca desesperar pela sua participacao, nada mesmo. Referi tambem vezes sem conta que a experiencia ganha-se, nao e um estado imediato. O Sa esteve muito bem e merece que o reconhecam. mas dai a ouvir o Abel dizer que nao venceram porque o Sa esteve em dia sim e quase ridiculo. O Braga praticamente nao teve remates de perigo ou jogadas ofensivas de relevo, as duas defesas que o Sa fez in extremis nao apagam o caudal ofensivo e golos falhados do Porto. E tipico dos treinadores que perdem focarem-se tanto na potencialidade das suas parcas situacoes de perigo criadas, que mormente se esquecem que passaram o tempo todo a defender-se de um adversario muito mais ofensivo, perigoso e atacante.

  3. Boa jogatana! :)

    Um baia ao Telles por ser o único jogador do FCP que faz cruzamentos.

    Um Baroni ao Marega que nao pode facilitar ( 1 golo falhado, 1 dominio de bola isolado falhado ).

    P.S – Mais um penalti por marcar. O “fixe” da cena é que o FCP não direito ao VAR como as outras equipas. Só para anular golos ao FCP.

    Siga a rusga.

    1. Desta vez crédito ao Sérgio Conceição por jogar com a sua melhor equipa.
      Tudo é muito mais fácil sem o empata-quecas do Oliver.
      Quarta, iniciar o jogo com a lagartada como se estivessemos a perder 0-1.
      Pra cima deles sem dó nem piedade.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.