Na estante da Porta19 – Nº21

 

download

De volta ao mundo das camisolas de futebol, uma visão interessante é dada pelo livrete “Picking Up the Threads: The Colours of World Football” que pode ser considerado um livro de bolso para malta que gosta de usar calças muy justas ao pacote. John Chandler leva-nos pelas mini-historietas, umas interessantes, outras nem tanto, que estão por detrás da escolha de tantos formatos e cores de equipamentos por esse mundo fora, mostrando que nem sempre a história de um clube é definida com traços feitos ao longo do tempo. E se há as tradicionais histórias de homenagens às cores ou padrões de uma região ou país, por vezes tudo acontece com uma notável aleatoriedade , como um choque de cores com um clube rival ou pelo tingimento das camisolas originais levaram a que se mudasse a indumentária para um dado jogo. Não está lá o FC Porto, infelizmente. Hereges!!!

Sugestões de locais para compra:

6 comentários

  1. Posso deixar aqui uma sugestao de leitura? Posso? Entao ca vai… curtinha though! Nao sou de ler sobre futebol para la dos pasquins digitais, mas este livro tive que ler porque e ca do clube da terra, e proezas tais conseguidas que vale a pena ver como. O futebol na altura era bem diferente do de agora, mas tambem as eram as condicoes do clube… Brian Clough foi um genio que conseguiu a enormissima proeza de levar o Nottingham Forest a primeira divisao e ser bicampeao Europeu com um clube a beira da falencia. Tao mal andava o clube que quando ele comecou a treina-lo a sua primeira contratacao foi um gato que puseram no estadio para cacar os ratos. O City Ground (estadio do forest fica ao lado do rio Trent) e ratas e ve-las a aplaudir! O gato em mes e meio ficou de tal forma gordo que ja nem cacava os ratos, so dormia!!!!!!!

    A historia desta proeza esta sobeja e impressionantemente contada num livro muito divertido, fluido e interessante chamado “I believe in miracles” pelo jornalista Daniel Taylor com inumeras passagens na primeira pessoa de todos os envolvidos nestas fantasticas conquistas. O livro esta muitissimo melhor que o DVD, mas se nao tiverem paciencia para o ler podem ver o DVD que da um bom sumario, mas perdem as perolas:

    https://www.youtube.com/watch?v=d4_6hVPyKZw

    https://www.amazon.co.uk/Believe-Miracles-Remarkable-European-Cup-winning/dp/1472233581

    Boas leituras

    P.S. Estou a ficar bom nisto de fazer comentarios com menos de duas paginas!!!!!!!

      1. Tenho que ver se encontro para ler este Verao. Ate la e so mesmo literatura de trabalho! Mas esse ja esta na lista! O mais giro e que os gajos treinavam exactamente no espaco onde hoje em dia esta a minha casa :DDDDD

          1. Epa, isso e que e mais dificil. So vou a Portugal 15 dias por ano e sempre para o sul para me vingar de meses longuissimos de frio intenso. O meu cunhado e do Porto, por acaso. Ja pensei no regresso ao pais, mas considerando o facto de que ninguem respondeu as minhas candidaturas, continuo crente que o nepotismo e o “braseirismo” dos apelidos ainda e politica vigente de contratacao profissional. Mas obrigado pela oferta. Tenho planos de ir ao Dragao ver um jogo pela primeira vez. So vi o Porto ao vivo uma vez em toda a minha vida, tinha 13 anos ou assim, num 2-1 em Belem ainda o Emerson la jogava. Foi lindo, mas fomos gamados a saida do Restelo por ‘dreads’ do Cais Sodre.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.