Baías e Baronis – Marítimo 0 vs 1 FC Porto

foto retirada da conta de twitter do Otávio

Um bom jogo de uma boa equipa com bons jogadores, liderada por um bom treinador. Ninguém é genial, ninguém é maravilhoso e merece estátuas. Ao mesmo tempo todos são maravilhosos e merecem esculturas de bronze com peitorais bem definidos, feições heróicas e sorrisos de quem sabe que a conquista é quase inevitável. Uma equipa que esteve sempre focada no objectivo, que tentou o golo de uma forma constante mas tranquila e que acabou por lá chegar pelo homem que marca a diferença nesta época. Moussa é, sem qualquer dúvida, a figura do ano. Notas abaixo:

(+) Marega. Já não sei muito bem como qualificar o rapaz. Ele sabe, ele tem de saber que não é um excelente jogador de futebol. É um atleta estupendo, um ser humano com uma capacidade física acima da média, mas como jogador de futebol é mediano. Jeitosito, vá, como o Carsten Jancker era jeitosito. Mas a forma como Marega se tem mostrado é uma evidência do aproveitamento que o treinador lhe deu e da maneira como adaptou o jogador ao esquema (ou criou o esquema a pensar no jogador, que é quase tão brilhante como assustador), que no fundo acaba por oferecer um campeonato a um clube que não chegou lá com portentos de técnica, esquemas inteligentes, abordagens cautelosas ou inovadoras. Foi com um maliano de cem quilos. E funcionou.

(+) Fome. Herrera e Brahimi são os elementos em que mais se nota esta vontade de comer. Esta intensa e imensa vontade de ganhar, de ser campeão. Não digo que não se veja esta garra nos outros rapazes (Marega, Ricardo e Telles, por exemplo), mas estes dois rapazes são as duas figuras de maior vontade, de maior empenho em finalmente vencer alguma coisa, eles que estão num clube que lhes foi vendido como ganhador e que até agora, também por culpa deles, estava a seco. E Iker, o que dizer de Iker Casillas, que tudo venceu como jogador menos o terrível título de campeão português? Todos os jogadores estão com uma tremenda vontade de vencer e conseguiram manter-se com a estabilidade mental e a capacidade física para vencer um jogo que era historicamente complicado e que lhes possibilita ser campeões na próxima semana, em frente aos seus adeptos que os incentivaram desde o início do ano. Mar azul, amigos, mar azul para todos.

(-) Otávio. Não teve um bom jogo. Perdeu-se muitas vezes na não-zona que costuma ocupar e é essa uma das desvantagens que mais se fazem notar no meio da agilidade táctica que oferece à equipa: nunca tem um espaço próprio. É ala quando precisamos de construir, médio de cobertura na primeira fase defensiva e quase lateral a defender. Mas também lhe pedimos para cobrir o centro. E ajudar a pressionar. E, claro, a tapar na linha. E Otávio tem mostrado vontade mas não chega para tudo e fica sempre a meio termo de uma exibição decente. Hoje foi mais um desses dias, que deve mostrar ao treinador que nem sempre um faz-tudo consegue…aham…fazer tudo.


Um. Ein. Un. One. один. وا حد. Estamos quase lá.

8 comentários

  1. concordo, mas SC sem marega era quase zero, o tipo de futebol que ele quer obriga a jopgadores desposicionados octavio, paulinho e todos os que entrarem para o meio para SC andarao sempre a deriva, com SC nao sei se iniesta caberia, se ficar para a epoca entao que fique com os jogadores que prtetende para o seu modelo de jogo e acabou, percebi tambem que sergio oliveira infelizmente nunca sera um craque mas sera sempre um jogador muito util. Mais um def central a aserio e 2 jogadores do meio campo fortes e tecnicos . Mas algo tera de mudar no tipo de jog0o e SC porque sem marega quase nao funciona ou se fecharem os espaços a marega quase no funciona, ou SC percebe isso ou apesar de fazer um feiro quase hoistorico ganhar o campeonato nao me parece que tera assim tantos exitos futuros, e +preciso mais alguma coisa. ESTA QUASE!!!!!!!!!!!

  2. Grande Jorge,

    Aquilo que se viveu ontem no aeroporto Francisco Sá Carneiro vai ficar eternamente gravado na minha memória. Não tenho pejo nenhum em admitir que chorei como uma criança enquanto saltava junto com o Herrera, nunca mais enquanto for vivo me vou esquecer daquele momento, em que o capitão do FC Porto saltou como um de nós, no nosso meio como um qualquer adepto, como eu ou tu. E agora, agora está quase, falta a forcinha final.

    Abraço azul e branco

    Fernando Resende

  3. Uma SAD decrépita que não dá o peito às balas. :):)
    Uma anedota do Herrera que nem Tapachula jogaria, segundo alguns entendidos . Um Brahimi egoísta , inconsequente e que só joga na Liga dos Campeões para a montra. Um Felipe que só faz faltas e que foi mais uma contratação da SAD para as comissões.
    Um Presidente que está morto, desactualizado e não fala.
    Apesar de tudo isso, só falta um pontinho. Se o trengo mais bajulado de sempre não inventar, este já cá canta.
    Imagine-se se não tivessemos estas abéculas todas. :))))

    1. Ya a do morto desactualizado na boa,mas um morto que nao fala onde e que ja se viu disso.
      E se nao fossem essas abeculas;seriam outras abeculas,como irao ser outras abeculas e féculas,nao ha brad pitt aqui.

      1. Boa prova de aferição. Já tens os mínimos para ser um Zelota. Estuda e vais confirmar que o morto fala, mas dizem eles, só quando não deve.:)))

        1. Na querendo tirar a tua logica,eu gosto duma critica mas com elegancia(subtilmente).
          E nao faço a puta da mínima ideia do que é um zelota.
          Se quiseres explicar é contigo.

          1. Zelota adora pipocas e fast-food. É aquele gajo que diz que te adora, que tece loas à tua pessoa e depois em matilha diz que és um fdp, um comissionista, que não dás o peito às balas, que estás morto, eunuco e além de morto ,inerte (vê lá tu).

            Por vezes até insinua que és um infiltrado, tal como toda a SAD, que já não és portista, que estás a tratar é da vidinha e os tiulos que conquistaste estão no museu e os museus deveriam ser destruídos porque são passado.

            Usam a sebenta do Rui Santos, aquele porta-chaves do Carlos Queiroz e do centralismo que tem programas na SIC. Captaste?

  4. Zelotas a parte,na tua palavra,isso vem no dicionário do Porto.como vai no batalha,,cantanorio,etc
    Ó capitalismo já chegou o clube a bue,e já agora onde é que estavas no 25abril de 74

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.