Baías e Baronis – Belenenses 2 vs 0 FC Porto

foto retirada do twitter oficial do FC Porto

Uma merda. Uma bela merda. Um resultado que só não foi pior porque teria sido ainda mais fracturante ver a equipa a reduzir e a penar desesperada por mais um que provavelmente nunca chegaria. Porque há jogos assim, em que a equipa não está bem, nao se encontra e se lança sem cabeça e só com coração e com poucas pernas na busca de um resultado que não fez por merecer. Porque neste momento estamos em pleno estado de implosão e se o futuro próximo mudar alguma coisa, será uma surpresa tão grande como perceber que o Marega é um jogador fundamental na equipa. Word. Notas:

(-) Pum. Caímos com tanta força como tínhamos subido. E ainda não caímos de vez, atenção, porque ainda podemos recuperar os pontos perdidos e chegar ao final do campeonato em primeiro, como todos queremos, mas as próximas semanas parecem um longuíssimo corredor a caminho do cadafalso final, nós que tínhamos feito uma horrível gestão de expectativas desde o início da época. É isto também o que significa gostar desta merda e gostar de ganhar esta merda e gostar tanto de jogar esta merda. Porque se o futebol me eleva a um nível parvo de euforia e excitação com um drible do Brahimi, um corte do Felipe ou um remate do Aboubakar, também me deixa no profundo desespero, com as mãos a tapar os olhos para que não me permita ver a alegria do adversário e a incapacidade da minha própria equipa se acalmar e encarar o oponente sem que trema de cima a baixo. Os dribles de Brahimi são agora secos, murchos e previsíveis; os cortes de Felipe transformaram-se em atrapalhações sucessivas, balões despropositados e alívios mal conseguidos; e os remates de Aboubakar são agora frouxos, tortos e ineficazes. E uso estes três exemplos como poderia usar tantos outros, num plantel que tem opções que não são usadas, liderado por um treinador que parece não estar a conseguir levar a equipa a um nível de motivação e inteligência futebolística que mostrou (raios, mostrou!) durante vários meses. E estamos a pagar por isso, oh se estamos.


Faltam seis jogos e perdemos seis pontos nos últimos três. Yup, we be fucked.

9 comentários

  1. 3 notas com um M de Merda bem implicito.

    Marcano: Que falta faz este senhor na defesa. 2 golos em 3 ataques e que falta de comunicação naquela defesa.
    Meio campo: Queremos ser campeões? Danilo e Óliver nesta reta final com Brahimi e um extremo que seja um gajo com inteligência para fazer cruzar e ajudar no meio campo (Dalot e Ricardo na direita, era uma experiência super interessante mas não há tempo nem espaço de manobra para tal).
    Marega: As saudades que tenho dele conseguem ultrapassar as saudades que eu tinha/tenho da minha ex.

    Para finalizar, o jogo do titulo é com o Aves. Na Luz, a 1 ponto e com a carne toda no assador?
    Só um roubo de igreja ou um 5º amarelo ao Felipe no domingo.

    Os jogos mais dificeis até ao fim da época são Aves, Maritimo, Feirense, Setúbal, Benfica, Guimarães, respetivamente do maior para o menor grau de dificuldade.

    Um abraço.

  2. Falhamos sempre no momento decisivo.há cinco anos que é assim.Não temos um que assuma , que as pernas não tremam , que seja a revolta.E num campeonato inquinado , corrupto , tínhamos de ser o porto do Jorge costa para voltar a sermos campeões.E o argelino é o que o porto ainda não é .odeio ter razão.

  3. Se no dia em que atacou miseravelmene Francisco J. Marques o pusessem na porta da rua, nada desta vergonha se passava.

  4. Não entendo o que se passou e o que se passa na cabeça dos jogadores. Desperdiçar 5 pontos contra este tipo de equipas… Desculpem lá mas quem quer ser campeão não pode perder esta lideranças numa altura crucial. É inacreditável e quase indesculpável. Sinto desalento, tristeza e muita raiva, raiva de jogadores e da equipa técnica que nos fazem sonhar e depois fazem isto… Não entendo.

    Apetecia-me ir ao Olival e grafitar “Deixem-se de rodinhas no final dos jogos e joguem mas é à bola cara***”.
    “Ganhem vergonha na cara, sejam competentes e honrem a camisola que vestem. Comam a p*** da relva.”

    O campeonato lá se foi, apesar de ainda faltarem jogos. O filme é o mesmo dos últimos anos…. “à e tal… vamos à Luz Ganhar”…. É sempre a mesma mer** nos últimos 5 anos. Falhamos onde não podemos e depois vamos à luz armados em conquistadores. É a habitual crença que não dá nada.

    Estou farto destes jogadores que tremem quando chegam os momentos decisivos. Sempre as mesmas caras associadas a temporadas de grande insucesso.

    E das duas uma: Ou os jogadores ficam nervosos e não aguentam a pressão. Traduzindo… Não têm estofo. Ou então o Porto está a pagar o jogo mais físico que SC impôs à equipa. Se calhar é um pouco das duas. Mas também digo…. As revisões fazem-se no fim e se era unânime que SC estava a fazer um grande trabalho no Porto, a real critica terá de ser feita no final da época.

    À mesma jornada o Porto do NES tinha 67 pontos e agora o Porto do SC tem 70. Em ambas as situações estamos a 1 ponto da liderança. O filme da época passada repete-se.
    Mas, para azia minha, os factos mostram que a diferença entre o Porto amorfo de NES e o Porto pujante de SC afinal não é assim tão diferente, e constatar isto é trágico. Trágico.

    Uma coisa digo: Não adianta dar o gás todo durante 20 e tal jornadas para depois no fim não haver depósito suficiente para o motor. Um campeonato é uma prova de longa distância.

    Nestas coisas do futebol confesso que sou um bocado pessimista e tem sido assim nos ultimos anos. E infelizmente, depois no campo a realidade dá-me razão, e este ano temo que não será diferente. O campeonato já foi, restará a taça de Portugal. Pouco, digo eu, para um clube como o nosso.

    Por muito que saibamos que o Polvo existe e que influencia campeonatos, (e as provas estão aí para quem não quiser for cego), fica difícil impôr este discurso quando depois a equipa faz exibições destas numa fase crucial da temporada e deita tudo a perder.

    O que é angustiante é que depois de mais este campeonato perdido, o grande adversário consegue o penta. Algo impensável em 2013 quando conquistamos o tri com o golo do Kelvin.

    O Futuro: Sinceramente não sei, e conforme vejo as coisas, em face da crise financeira que o clube atravessa, só vejo o plantel a perder qualidade.

  5. O unico sentimento que me toca e uma profunda tristeza aliado ao, desculpem-me a toalha no chao desde o inicio da epoca, eu sabia que ia acabar assim. Quero estar enganado, quero levar uma enormissima chapada de luva branca. Mas nao sou pessoa de gostar de fantasias, e ja ha muito que me parecia que este conto de fadas estava a caminho de uma tragico-comedia. Como Nuno Espirito Santo falhamos uma vez mais no momento crucial. Nao era de prever? So mudamos o treinador mas a equipa continua a mesma de restos e roupa velha com Oliver no banco e Oliveira a titular indiscutivel. Jogar uma epoca a atirar a bola para os avancados nas alas a abrir tijolo como brocas furiosas em velocidade hipersonica so funcionaria ate o musculo rebentar. E como era previsto, no ultimo terco das epocas e quando realmente rebenta e la fomos a vida.

    Nao vamos a Luz vencer o Polvo que, tal como no Mecanismo da Netflix que conta muitissimo bem a historia de corrupcao que envolve todos os meandros da maconaria politica e empreiteira brasileira, nao temos um Selton de Mello para nos ajudar a levar o caso ate as ultimas instancias. Mais um tiro no pe fomos dar a nossa moral juridica e a nossa moral desportiva. Nao vai haver na Luz um Kelvin 92 para nos salvar (essas historias so se repetem a cada ciclo de 25 anos!!!!).

    Perdemos porque nao temos materia futebolistica, perdemos porque a nossa estrategia foi feita de retalhos (que ainda assim se mostraram muito capazes perante todas as perspectivas no inicio da epoca), perdemos porque certos agentes delapidaram o patrimonio financeiro e desportivo do Porto desde ha uns 6/7 anos para ca. E finalmente perdemos porque jogamos sempre por volta de uma hora a terca-feira com uma unica contratacao (Francisco J. Marques) quando na reallidade precisavamos de no campo ter conseguido qualidade e classe… muito mais qualidade e classe.

    Finalmente, nao creio que o Porto venca na Luz, Um empate ja seria um resultado magico porque a unica equipa que nos pode dar o titulo e o Sporting (se vencer de raiva a Aguia em Alvalade) no ultimo jogo da epoca.

    A tristeza continua, mas fizemos por merece-la. Agora imaginem o gozo que Luis Filipe Vieira e demais corruptos estarao a sentir neste momento. Imaginem, imprimam essas gargalhadas e mandem-nas em impressao a cores para a direccao da SAD do Porto.

  6. muitos destes jogadores nao tem estofo de campeao, alguns foram recuperados mas SC nao tem noçao da realidade, e teimoso e vaidoso, quando os jogadores começaram a rasgar por culpa das loucuras deveria ter um plano B para ganharmos por um ou empatarmos, mas nao, como no ano passado falhamos , eles os jogadores , nos momentos decisivos, falta carater a muitos deles, SC consegui recuperar alguns dar lhe gas mas nao lhes pode dar a classe e depois detesta jogadores do meio campo que mexam na bola, so com muito sacrificio pos sergio oliveira a jogar, SC e um treinador de 2 divisao inglesa.

  7. Futebol é o subterfúgios de muita alma.
    Nada está perdido,mas que aumentou a estima de quem já está habituado a ser campeão isso é inegável.
    Nada pode culpar o conceição por não ter experiência agora a estratégia planeado para a época,muito coração,talvez possa ser questionada.
    Resta saber se ainda existe um grito de Ipiranga dentro plantel,e se aparecem críticas construtivas,invés de o(show off dos macacadas e companhias e afins).
    Estamina de campões procura-se

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.