Pimba

Recebi há pouco uma mensagem de um amigo portista:

“Não percebo. O Porto parecia um menino de trazer pela mão a jogar com estes tipos. O sporting pimba. Com o zenit passamos uma vergonha. O benfas pimba. Não tou habituado a isto, jovem ;)”

Sou um daqueles raros espécimens que apoia as equipas portuguesas nas competições europeias, independentemente das cores que envergam. Pá, chamem-me bacoco, lorpa, ingénuo, naif. Sempre fui assim e creio que sempre vou ser. Seria hipócrita se dissesse que vibro com as vitórias como se fossem do meu clube, porque não o faço. Nem tão pouco sofro com as derrotas como faço com as do FC Porto. Não. Mas sinto uma certa satisfação em ver uma equipa portuguesa a eliminar outras de países que não o meu. E se forem ingleses, ainda mais, porque aquela arrogância imperial de olhar para o mundo lá do cimo é algo que me enerva profundamente e dá-me um gozo particular vê-los a cair. Por isso torci pelo Benfica em Highbury no 3-1 e pelo Sporting hoje à noite. Adorei o jogo de Bilbau e o de Manchester também me pôs um sorriso na face.

Mas o jogo de hoje foi especial. Não sei porque carga de mil águas me deu esta súbita leonite, mas vibrei com o Sporting. Senti uma empatia diferente do habitual com os rapazes de verde, com a sofreguidão com que aliviavam a bola da área, a luta e o espírito de não desistir contra uma equipa cheia de grandes jogadores mas com a soberba a tolher-lhes o juízo. O City, que tinha sido competente contra um FC Porto medroso e azarado, perdeu com o Sporting e eu aplaudi o golo do Matias e do Van Xinksotrinkel como se tivessem sido meus. Porque me senti vingado. Palerma, pascácio, pamonha. Sou. Não tenho problema em dizê-lo.

E olhando para trás, para a vitória do Benfica contra o Zenit e do Sporting contra o City, só penso: “E nós? Nós que jogamos contra aquelas bestas e tivemos medo. E entramos de mansinho, sem manha, sem alma, sem força, sem vida. E nós? Não tínhamos nós equipa para ganhar àqueles camelos?” A culpa também é minha, eu que mal nos saiu o City no sorteio pensei que estávamos tramados. E o Zenit, ainda nos grupos da Champions, que me lixou porque pensei que estávamos tramados. A derrota tantas vezes começa na nossa cabeça antes de ser provada em campo.

Hoje dou os meus parabéns à lagartada. Parabéns ao Cherbakov do Cacifo, ao Marcelo do Porta10A, a todos os meus amigos sportinguistas (que são muitos, por incrível que pareça). Podem ter orgulho da vossa equipa. Não foram inteligentes na gestão do jogo (fazer com que um gajo como o Balotelli seja expulso é tão fácil, porra) e sofreram como um asmático no Burning Man, mas passaram. Foda-se, passaram.

12 comentários

  1. Realmente eu também me senti vingado, especialmente por ver os lagartos darem cabo de gajos que têm uma mania impressionante.
    E realmente não consigo perceber o medo que a nossa equipa este ano teve medo de jogar com todas as equipas na Europa…sinceramente ainda há coisas que me ultrapassam de largo…mas será a nossa mentalidade?será a nossa falta de garra?será a falta de ambição?será a falta de animo/motivação por parte do nosso treinador?

    Sinceramente continuo sem perceber…mas hoje apesar da vitória do Sporting senti-me realmente Muito frustrado..

    Mas fomos vingados na Europa por portugueses e isso é bom…

    Saudações Portistas

  2. Tou contigo… sofri como um lagarto… alias acho que mais que alguns. E gostei, não pela vingança ou pelo FCP, mas simplesmente gostei. Agora pelos vermelhos, não consigo. É mais forte que eu.

    Jorge

  3. Era uma vez quatro Clubes, que entre outros enganos, escolheram mal os seus Treinadores. Nalguns casos até era previsivel!
    O primeiro, o Atlético de Madrid, percebeu o disparate, tardou um pouco, mas o dito cujo foi-se… está tentando fazer a recuperação possivel. Despachou hoje o Besiktas, e mesmo no Campeonato cresceu imenso!
    O segundo foi o SCP… dispensou o dito cujo ( um escandalo, nos nossos Jornais !!!), mas arribou, e despachou hoje o City dos 6-1!
    O terceiro foi o Chelsea… o dito cujo foi-se, tem sido só vitórias, e hoje é o unico Clube inglês nas UEFAS !!!
    Quem entrou para estes lugares??? Excepto no AM que entrou um profissional de bom nivel, no SCP entrou um “artista”, que estava ali á mão, e que aparentemente até julgamos que não regula bem !!! ( eu tb acho!)No Chelsea ficou um dos ajudantes, à espera de alguém…
    E no quarto Clube ??? que aconteceu ??? Apesar de desde Setembro se ter percebido que é competente, culto, habilitado… mas não funciona ??? Não aconteceu nada, porque o Clube é muito bem dirigido, de dentro para fora como costumam dizer…
    Claro, temos um ponto à maior… E podemos ser Campeões… Por acaso é verdade… mas… será???

    1. Realmente, a fé entre nós não abunda. Isto é o Vítor, que é bom rapaz mas não mobiliza lá dentro ou cá fora.

      Deus sabe o quanto quis que tivesse sucesso e se impusesse. que fosse campeão seria um alívio. Por ele. Não pode ser sempre a ‘perder’.

  4. Foda-se Jorge sinto-te exactamente o mesmo do que tu em relação ao Ingleses… e no golo do Matias gritei como se fosse meu.

    Agora que sigam em frente até à final. Lá no fundo eles até merecem.

  5. Caro Jorge,

    Tambem alinho por esse grupo de meia duzia de tótós que gostam de ver os tugas a vencer na europa.

    Eu, benfiquista, de Lisboa, de lugar cativo, que vai ao estadio desde os 6 ou 7 anos, estive no Dragão nos festejos da vossa ultima Champions. Vi o jogo em Lisboa com amigos do FCP e no final alguem disse, “vamos lá?” E lá fomos. Confesso: Gostei. Bem sei que isto está nos limites do Voyerismo “deixa lá ver a que é que sabe ganhar aquela Taça grande”, mas gostei de ter ido e de ver o orgulho num clube rebentar a escala, como tambem ja senti noutras ocasioes pelo meu clube. É bonito, é genuino e eu gosto de ver os outros felizes. Tótó outra vez, eu sei. Não faz mal.

    E amanha venha o gigante do Chipre, pra mais uma vingança!

    Abraço

  6. Estamos todos em perfeita sintonia e meio alagartados, com as mesmas emoções e o mesmo vibrar. Éramos exactamente como eles ainda na época anterior ou, como dizia a minha avó, na época «atrasada!»

  7. Tipo eu vim so dizer que sou a favor dos tugas ate a final depois na final se for os lampioes so se merecerem como na final contra o milao e que espero que ganhem posto isto queria lhe dar parabens pelo artigo e dizer o porto com sindrome das equipas inglesas ja cheira mal tendo escrito eu na colunaazul a uns meses atras que as mesmas ja ha uns anos que nao estavam tao fracas depois de hoje esta expresso a minha ideia e quem nos tirou o nosso sistema de jogar tirou nos a nossa sabedoria heranca do Pedroto o porto de agora ja fede se quizer aceitar a minhao e consigo

  8. Não posso deixar de discordar da mensagem que recebeste do teu amigo… Em casa contra o Zenit foi um MASSACRE, só não ganhamos graças ao redes deles que fez o jogo de uma vida…

    Qto ao City, jogamos mto bem nos dois jogos, simplesmente eles foram mais eficazes e tiveram ajuda preciosa do arbitro

    Para mim nestes jogos o Porto jogou bastante bem, ao contrário de por exemplo a 1ª parte do ultimo jogo contra Académica, aquilo é que me envergonha e não consigo entender…

    Agora vibrei com esta passagem do Sporting e vou estar a apoia-los até à final onde quero que percam contra o Atlético de Madrid unica e exclusivamente devido à cláusula que permite ao Porto encaixar uns 5 milhões nesse caso…

    Quanto ao benfica quero que lhes calhe um fraquinho para eles se distrairem com aquilo e se lixarem no campeonato, e depois de estarem lixados no campeonato serem eliminados da LC e acabarem a época sem ganharem nada… era tão lindo!!!

  9. Pelas galinhas não vibro mesmo nada. Acho que nos fizeram tantas, que mesmo que pudesse ser justo, não devem ter prémios…
    Mas, em relação a este jogo – e, concordando com o Paulo Renato por inteiro – só quero dizer que é bom que vejam – parece que está comprovado – que o Mingos não serve para o Porto !

  10. Concordo plenamente. Neste jogo tive aquela sensação de vingança, principalmente pela forma como o Man City, com a sua arrogância, pensou que a eliminatória, antes de a jogar, estava ganha.
    Espero que o Sporting chegue longe na Europa, mas ao Benfica já não desejo o mesmo ;)

Deixar uma resposta