I Encontro da Bluegosfera

clicar na imagem para ampliar

No próximo dia 21 de Julho vai realizar-se o I Encontro da Bluegosfera, o qual terá lugar no Estádio do Dragão, Auditório José Maria Pedroto (Piso -3, entrada P1), entre as 13h45 e as 18h00.

Este evento é organizado por três sócios do FC Porto ligados a três blogues portistas – ‘Reflexão Portista’, ‘Porta 19’ e ‘Bibó Porto, carago’ – e irá contar com a participação de vários sócios/adeptos portistas que escrevem regularmente em diversos espaços da bluegosfera (blogues, sites, fóruns), os quais foram convidados para efetuar apresentações integradas num dos três painéis do evento:

- Painel 1: A relação entre o Clube, os sócios e os adeptos Portistas
- Painel 2: A “bluegosfera” no contexto das novas formas de comunicação
- Painel 3: As modalidades de alta competição têm futuro no FC Porto?

Cada um dos painéis do evento tem uma duração prevista de uma hora e incluirá três ou quatro apresentações de, no máximo, 10 minutos cada. Concluídas as apresentações, o tempo que sobrar em cada painel será destinado a um debate, com moderação, envolvendo os elementos do painel, mas aberto a questões e comentários do público presente.

O I Encontro da Bluegosfera é dirigido a todos os Portistas que, olhando para o passado, presente e futuro próximo, estejam dispostos a participar numa discussão aberta onde, concerteza, irão ser focados muitos aspetos positivos e abordados outros que possam contribuir para que este glorioso clube centenário seja ainda e cada vez melhor.

Nota importante: Atendendo ao número de lugares ser limitado, a participação está sujeita a uma pré-inscrição pela Internet (através do endereço eletrónico encontro.bluegosfera@gmail.com) e confirmação posterior por parte da organização.

29 comentários

  1. Caro Jorge,

    Parece-me uma excelente iniciativa, mas acho que devia ser exclusivo para sócios do F.C.PORTO

    Abraço

    T

    1. Discordo completamente, então por ser sócio sentes mais o clube e és mais portista que um não sócio??

      Eu não sou sócio e mantenho um blog de apoio ao FC Porto e agora? És mais Portista que eu?

      E não sou sócio, simplesmente porque estou a 700Km do Porto, easy as that…

      1. Ufa! Ainda bem que alguém respondeu por mim.

        É que eu também vou lá estar, e, mais quilómetro, menos quilómetro, estou como o João Gonçalves, a quem desde já agradeço.

      2. Meus Caros Portistas,

        Não há mais Portistas nem menos Portistas por serem ou não serem sócios, isso é claro como água. Agora se querem ter grandes equipas e querem competir com os grandes da europa é evidente que deviam ser todos sócios porque meus amigos sem dinheiro não há palhaços.
        Quanto à distancia de 700km não é nada, conheço sócios de muito mais longe é uma questão de querer que o clube cresça e seja cada vez maior. Por acaso o meu amigo sabe que cada litro de gasolina que põe na repsol dá-lhe 6 cêntimos de desconto, se calhar não sabia com o que poupa já lhe dá para pagar as cotas. Poder ostentar o cartão de sócio sendo de tão longe ainda aumenta o orgulho, sim para mim é um enorme orgulho ser sócio do melhor clube Português e é a única forma de dar alguma coisa ao clube que tantas e tantas alegrias nos deu a todos. Sendo sócio continuo a contribuir para ganhámos mais, mais e mais, penso que isso é o que todos queremos.
        Quando vou a uma area de serviço, dár-lhes o cartão para mão é lindo, eles até se espumam e ficam com uma cabeça eheheh.
        Espero ter esclarecido todos os Portistas o Porto é enorme mas com todos ainda pode ser muito maior, essa é que é essa, mas claro que cada um contribui com o que quer e com o que pode.
        SOMOS TODOS PORTO

        1. e é por isso mesmo que este tipo de encontros faz falta, Teófilo, para analisarmos o que está bem, o que está mal e o que estando bom pode ser melhor! não sei se pode estar presente mas o convite está feito :)

          um abraço,
          Jorge

          1. Caro Jorge,

            Muito obrigado pelo convite mas infelizmente não vou poder estar presente porque nessa data não estarei em Portugal.

            Abraço

            T

        2. Se quisermos ter grandes equipas, temos que ter é grandes dirigentes que percebam de negócio geral da equipa.

          Não é por ter 4 ou 5mil sócios que não podem ir ao estádio, que cresce mais ou menos.

          Eu faço a minha parte, indo apoiar a equipa pelo menos 2 vezes por ano no dragão, e gasto muito mais dinheiro do que qualquer sócio com lugar anual.

          Se o FC Porto tivesse algum plano logístico, para sócios que são de longe, (essencialmente alojamento mas também transporte, etc…) admitia este tipo de comentários, agora quando somos nós a ter que suportar os custos dessa operação toda, não admito sequer posições de separatismo.

          1. Não é por ter mais 4 ou 5 mil sócios, faça as contas se calhar pagava um ordenado de um dos nossos jogadores por mês.
            Volto a repetir isto é um não assunto, mas fique sabendo que conheço muitos Algarvios, Lisboetas e de vários Países Europeus que são sócios só porque querem ajudar o clube e esta é uma das maneiras que faz com que sejamos maiores, não tenha dúvidas.
            Não sei de onde é, mas se for à casa do F.C.PORTO mais perto de si procurar quem queira ir se calhar vai mais vezes e quem sabe até pode organizar camionetas.
            Passe bem e gaste pouco é o melhor que lhe posso desjar e esperemos que o nosso Porto continue a ganhar e que nos deixe muito felizes, cada um contribui como quer e bem lhe apetece.

      3. Um must, nestas questões, independentemente das cores do clube que se defende :)

        Parabéns pela iniciativa.

        Abraço Jorge!

        1. Obrigado, Luís. E posso garantir que, pelo menos da minha parte, será uma reunião focada no âmago do clube e não para atingir outros. Em família, portanto :)

          Um abraço,
          Jorge

      1. Meu caro vá ler o que escrevi em cima.
        É por estas e por outras que devia ser mesmo só para sócios porque este tipo de comentários deixariam de existir. Isto é um não assunto e se vão para lá discutir este tema e outros que tais é só perder tempo.

    2. Despotismo, não!!!!
      O meu pai é sócio noventa e tal, o meu irmão é sócio 2 mil e tal e eu neste momento não sou sócio por afazeres da vida, mas não sou menos portista que eles ou qualquer um de vós!!!!
      Mas o portuga é assim mesmo, tem a mania das grandezas e não falta a uma feira das vaidades…

  2. Jorge,

    As apresentações já estão todas distribuídas ou ainda existem lugares para Speakers?

    Eu não sei se vou poder ir, pois isto para mim é à ultima da hora, que preparativos, bilhete de avião, etc…, são coisas onde o encurtar do tempo, custa literalmente dinheiro, mas vou fazer os possíveis para aí esta.

    No entanto se houver um buraco ainda para um Speaker, essencialmente no 2º tempo, não me importava nada de indo, ocupar esse slot.

    1. caro João,

      é com pena que te informo que os oradores já estão escolhidos há algum tempo. no entanto, se tudo correr bem, é bem provável que venha a haver um segundo (and so on) e aí o processo de selecção recomeça! será um prazer contar com a tua presença, compreendo no entanto se por motivos logísticos e financeiros te seja complicado…após o evento as apresentações serão disponibilizadas por isso a única coisa que vais perder é a companhia de alguns humildes Portistas :)

      abraço,
      Jorge

  3. Grande iniciativa! Adoraria estar presente mas é completamente impossível para mim :(
    Vou propor/”pedir um grande favor” se for possível: e se gravassem o Encontro e depois o disponibilizassem o download nos blogs organizadores? (ou ter emissão em directo por streaming?)
    Pensem nisso, eu – e julgo que muita gente – ficaria mesmo muito grato!

    Cumprimentos Portistas da Caparica

  4. era muito interessante se pudessem gravar, sei que é um pau de dois bicos mas pelo menos o audio era bom, não tenho disponibilidade para ir infelizmente e claro que muitos nao vamos ter.
    quanto ao ter de ser socio, ate compreendo o ponto de vista do “socio” :| mas o objectivo creio é ser aberto a todos..os portistas.
    abraço

  5. + Porquê e como se chegou ao local do encontro? É pago? é de borla?
    É que a independência é muito bonita, mas cada vez mais rara, há um apetite voraz em controlar tudo e todos. E diferentes formas de lá chegar.

    + Os temas são muito pouco aliciantes. Sobre o primeiro há sempre muito a dizer, porque sobre ele, pouco se faz. Mas é algo que não mudará. sobre o segundo, parece algo desfasado do tempo, não parece levar a algum lado de interesse. O terceiro, porquê as modalidades???, entre tudo o que há para falar as modalidades representam uma prioridade maior ou cativam um maior interesse face a tudo o resto?

    + Os blogues são locais antigos, com autores individuais ou colectivos, que mais não devem ser do que um local virtual onde se registam e trocam opiniões e ideias.
    Tem havido um maciço interesse em usar um blogue para fazer algum alpinismo, para ser passerelle de vaidades, para chegar a algum fim que vai para um caminho muito distante do que um simples redigir de opiniões e ideias.
    Espero que isto não seja mais um passo, para que o que seja que vos fez escrever o primeiro post, seja completamente desvirtuado.

    + Eu sou do tempo em que as claques eram organizações livres e independentes. Hoje são grupos amestrados, comprados, manietados.
    Contra os blogues e fóruns as intenções são as mesmas, não é difícil perceber porquê, perdoem a indelicadeza de tocar num ponto que vos pode ser extremamente sensível.

    Como diz o outro:É Tabú!

    1. Nao tenho tempo agora para lhe responder, meu caro, mas fa-lo-ei de tarde, garanto, sem violencia mas com a mesma saudavel honestidade com que comentou. Um abraco.

    2. ora então vamos lá. por tópicos:

      - o local do encontro foi proposto à SAD e aceite por eles. temos alternativas em carteira mas creio que para o arranque da iniciativa a localização é a ideal.
      - independência. ora bem. se costuma ler o Porta19 ou qualquer um dos outros dois blogs que organizam o evento (Reflexão Portista e Bibó Porto, carago), já tem uma certa ideia do estilo que pauta a nossa prosa. não há seguidismos cegos, fanatismos imaginários ou reverências falsas. há portismo, muito e bom. e há sempre uma vontade férrea de lutar por um FC Porto melhor, independentemente de quem estiver ao leme. sempre com respeito, correcção e palavras abertas, sem condicionantes nem mensagens escondidas. acha mesmo que iríamos abdicar daquilo que gostamos de fazer para tapar a visão com palas? se acha que sim, está errado.
      - os temas são mais ou menos aliciantes dependendo de quem os analisa. é lógico que podíamos pegar em tanto assunto que nos dava para uma semana de Encontro, mas haverá outras oportunidades, espero. foram escolhidos pelos três organizadores como pontos suficientemente interessantes para provocar debate e levar a uma saudável troca de ideias. se não concorda, sinta-se à vontade para propôr novos temas para o II Encontro!
      - os blogues são antigos. é verdade, são. e eu sou um daqueles líricos que acha que o Facebook serve para pouco mais que concursos de popularidade e divulgação rápida, não para debater, analisar e pensar o clube. por isso tenho um blog e por isso continuarei a tê-lo e a usar o Facebook como veículo de contacto e nunca como base para as minhas ideias. quanto aos alpinismos, estou 100% de acordo, especialmente na vertente política e pseudo-social. há muita gente que o faz para ganhar notoriedade e chegar a outros voos. não é o meu caso e concerteza não será o caso dos meus co-organizadores. e pode estar descansado: nada do que se passa ou passará fará mudar a minha forma de ver as coisas. vem cá de dentro e serei ostensivamente ingénuo ao ponto de não querer saber quem lê, porque lê e para que o lê. desde que sirva para melhorar o meu clube, estou em paz com a minha alma.
      - mais uma vez: somos independentes e não estamos a mando de ninguém nem contra ninguém. a não ser do FC Porto, instituição e alma. sempre.

      renovo o convite: apareça. pode ser que se surpreenda com o altruísmo de algumas pessoas. o cinismo é feio e tira-nos anos de vida.

      um abraço,
      Jorge

Deixar uma resposta