Julen contra o mundo – parte III: imprensa

fuck-the-media

Este é o último de três artigos sobre o discurso do treinador do FC Porto e a forma como encara as conferências de imprensa. 

Tenho o hábito de ir buscar pão todas as manhãs. Sou parcial ao pão de água e se estiver um bocado cru por dentro…menino, então é possível ouvirem-me a gemer oh-tão-ligeiramente quando dou uma dentada para arrancar um naco daquela ambrósia de trigo e farinha. E quando vou à padaria (pun not intended) vou vendo as capas dos jornais, incluindo os desportivos. Não há muitas vezes em que esteja a degustar esses pedaços de céu que de tão pequenos se tornam ainda mais importantes, quando quase me engasgo ao ver mais uma capa do Record que pode ferir qualquer tipo de visão menos preparada para o que sai das mentes daquela gente. E o Record é uma espécie de versão portuguesa do Jon Stewart a bater na Fox News: já enjoa porque se fez tantas vezes que já ninguém lhes liga e só os doentes é que continuam a ver.

Seja ele qual for o jornalista que escreve debaixo desse enorme…manto protector, muitas vezes chamado “Redacção” em grande número dos artigos publicados online, há uma tendência clara para lermos as notícias da forma que queremos ler. Chamam-me muitas vezes tendencioso, doente, parcial e pouco objectivo quando leio um título que me arrelia pela forma como está escrito, pelo que diz sem dizer e insinua sem pronunciar as palavras de uma forma directa. E não consigo fugir disso porque estou mentalmente condicionado a uma actividade que insiste em fazer-se notada: pensar. Leio e penso. Mas há muita gente que não exerce o mesmo controlo sobre a sua mente, lê e aceita. Lê e guarda. Lê e come tudo.

Imagino que na grande maioria das redacções de jornais haja malta decente. Alguns que não tentam a todo o custo avançar com um critério editorial que lhes é imposto pelos donos/chefes e que procuram não dar uma marca pessoal de tal magnitude que a notícia deixa de o ser e passa a ser uma máscara do que é. Os jornais vivem para vender e a demanda pelo lucro leva-os a aproximarem-se daqueles que lhes podem dar dinheiro. É capitalismo puro, o vendedor oferece o que o comprador procura. Nada de mais. Mas é a forma como o fazem, a ostensiva e enojante forma como torcem o significado de uma banal notícia que me aborrece e que leva a que tantos portistas se sintam pessoalmente ofendidos pelo desprezo a que são votados de uma forma tão habitual e aceite pela maioria da sociedade que se tornou uma piada de mau gosto impossível de tornear. É o tal “eco social” de que falava Julen (pelas próprias palavras ou por sugestão alheia, não me incomoda qualquer uma das correntes de pensamento), o efeito do “manto”, a forma como as notícias são massajadas e os factos são inclinados para a narrativa que mais interessa para ferir e desprestigiar aqueles que são “do contra”. É o mundo do maior contra o mais pequeno e em Portugal, como em tantos outros países, nota-se a léguas a desonestidade.

É uma espécie de Alegoria da Caverna aplicada ao povo não-portista em geral, onde a entidade que relata os factos pinta-os de tal maneira que os acorrentados apenas vislumbram as sombras na sua frente e passam a apenas conhecer a verdade através do que lhes chega por esse único meio. E o povo, esse povo, o parvo povo, engole tudo até que um dia se lembre de começar a pensar. Será difícil e o trabalho de Lopetegui tem de ser cada vez melhor para que possamos olhar para o relvado e perceber que só sendo melhores que os outros lá dentro é que podemos receber algum reconhecimento cá fora. Caso contrário, teremos sempre andor, teremos sempre colinho, teremos sempre glória eterna. E cabe-nos também a nós evitar que isso aconteça. Para o nosso bem.

24 comentários

  1. Nem de propósito. Hoje no rascord temos uma crónica de um traste chamado josé ribeiro que ma faz ter pena que o dragões diário só tenha aparecido agora. Há que desmascarar estes pulhas

  2. LOL. os media são subservientes e temerosos ao porto de cima abaixo… so o treinador do porto para atacar abertamente os jornalistas e nao haver respostas. respostas – não colunas de opiniao de comentadores secundarios.

    6 meses seguidos a inventar dualidade de arbitragens, esquecendo o boavista-porto, o paços-porto, o penafiel-porto e agora o setubal-porto. muito bem. assim não se fala do motivo do porto estar em risco (em risco, ainda nada está decidido) de perder a liga: o lopetegui ter chegado a portugal pensando que nos ia ensinar a todos a jogar futebol. os 4 empates nas primeiras dez jornadas foram por isso e nada mais.

    1. estás a ouvir o que dizes dentro do que presumo seja uma cela almofadada? really? quando eras treinador do Forest até bêbado percebias mais de bola do que a parvoíce que disseste acima.

    2. É exactamente isto que eu adoro nos benfas! O delírio completo e a total inversão dos acontecimentos! Come on!

      A questão da imprensa, sendo que tem dois jornais a dizer “Carrega para o título” e coisas do género nem vale a pena falar. Só mesmo alguém em total delírio pode achar que os média são Portistas!

      E quanto a Lopetegui, não é ele que diz que sabe mais que todos os outros! Podia estar aqui a escalpelizar cada jogo, mas não vale a pena: você é daqueles que diria que o céu é verdade fluorescente!

      Relembro só que há uma personagem a quem esses jornais chamam de Mestre da Táctica… e não é Lopetegui!

      Seriously!?

    3. Parece que o Vilarinho afinal não tinha mamado o vinho todo. Ainda sobrou algum aqui para o “Brain”.
      Perdão…Brian….não quis insultar.
      Mas estar alcoolizado às 8 da manhã, é obra.

      1. como a Margaery diria à Cersei: “it’s still a bit early for us, but I can send out for some wine for you if you’d like”. oh burn indeed.

  3. Não deixa de ser curioso que, no entanto, as vendas do Record estejam em decadência acentuada, mormente nos meses de capas mais sensacionalistas. E vais-me desculpar, mas eu acho que há um twist delicioso nisto: quanto mais se acham o máximo, a segunda vinda de Cristo, os maiores, os rolos compressores e mais não sei o quê, mais se vão iludindo.

    A factura de um ano inteiro comprado a este e àquele mundo vai ter de ser paga, e Vieira já avisou: só a brincadeira europeia do Jesus foi um rombo no porta aviões tremendo. Onde nós vamos poder manter competitividade, o desinvestimento dos primeiros vai ser brutal. O senhor que se segue vai ter trabalho duro. Lembrar que, depois deste escândalo todo, vão acabar o campeonato a 3 pontos ou menos. E o raio não cai duas vezes no mesmo lugar.

    Por último, deixa-me dizer-te que eu acho – e se nota – que o discurso de Lopetegui é dele. Há algumas ideias trabalhadas, mas não o discurso decorado do ano passado de Fonseca. Lopetegui é culto e bem formado, nunca na vida tinha ouvido a frase “eco social” dita por nenhum dirigente Portista. Fazer de Lopetegui um qualquer boneco de ventriloquismo é quase um insulto – não teu, é a ideia que passam os média.

    Lopetegui está preparado, teve um baptismo de fogo difícil, o ano que se segue será um de enfrentar a coisa de outro modo. Estou confiante.

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

    1. Todos os jornais estão há anos a perder tiragens, uns mais do que outros, é só ler as estatísticas. Os jornais que mais têm perdido são os da Controlinveste. Têm perdido cerca de 10%/ ano, o DN já vai nos 10.000/dia, o Jogo já baixou dos 15.000, o JN desaparece aos poucos. Este 2 últimos com a maioria dos seus clientes a norte (Porto e FCP), são quem mais tem perdido.

      Se formos ler as estatísticas sobre os hábitos de leitura verificamos que o norte do país está abaixo de quase todas as outras regiões, são dados que não podem ser escamoteados nem escondidos. São a realidade.
      Se formos a seguir para o poder de compra os números são iguais, o norte está na cauda das estatísticas. As pessoas têm as suas prioridades, é a realidade.

      Jornais que estão com a corda na garganta lutam pela sobrevivência, os gestores fazem aquilo que qualquer gestor que queira salvar a sua empresa faz, tenta arranjar clientes que poderão salvá-la de um fim certo.

      A verdade é esta, o Porto (FCP) não vende! Os números provam isso, quer queiram quer não! O resto são teorias da conspiração que não servem para nada muito menos para resolver os problemas.

      A Controlinveste se não me engano já despediu 160 pessoas e mais estarão a caminho. A própria SportTV está pelas ruas da amargura, já tem prejuízos há 5 anos seguidos. Não há empresa que consiga sobreviver a esses números, apenas pode protelar o inevitável. O caminho tem sido sempre a descer.

      A culpa é de quem, de Lisboa, do centralismo, dos políticos, dos deuses da fortuna? Não é nada disso, isto é uma questão que já tem muitas centenas de anos. Pertence à história do país.

      1. Ein? Mas eu falei que o Record perde mais audiência que os outros? Fiz comparações? Não. Disse que o estilo do jornal, que era até reservado, se tornou nos últimos anos sensacionalista e perdeu com isso.

        E já agora, gosto da lógica implícita e errada de que a SportTV está mal por causa do FCP, e não, por exemplo, dos investimentos megalómanos do senhor Joaquim Oliveira, e a sua noção de que é inevitável o Norte perecer ao Sul.

        Fantástico.

        Abraço Azul e Branco,

        Jorge Vassalo | Porto Universal

      2. “A culpa é de quem, de Lisboa, do centralismo, dos políticos, dos deuses da fortuna? Não é nada disso”

        Como ? Claro que é! Não é o único factor mas é um dos factores! Ignorar isso é absurdo. É que vá-se lá perceber… na Etiópia lê-se menos que na Noruega, logo os etíopes não gostam de ler [jornais desportivos], logo não gostam da sua selecção.

        O poder de compra dos portugueses a norte é menor dos do sul. Isto é factual.
        O norte do país é incessantemente prejudicado em virtude dos ‘chulos’ da capital e arredores que ‘desviam’ dinheiro para a … capital e arredores. Mesmo dinheiro da comunidade europeia. Há casos destes que estão em tribunal.
        Talvez 1e não lhe faça falta mas faz a outras pessoas.

        E já agora, pode-me dizer onde leu essa informação sobre a leitura ? Sobre o norte ser a região mais pobre do país se quiser faço uma pesquisa no tio google. Sobre o desvio dinheiro o primeiro resultado é:
        http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=2178636 .

        Alguém que ignora a capacidade sócio-económica sobre questões de hábitos de leitura fez um raciocínio aberrante, lamento. Não sei se o seu comentário foi em tom sério, se foi lamento mas acho mesmo uma alarvidade.

        A marca FCP vende, honestamente não encontro a notícia, mas a nível mundial está em crescimento.

        Bem sei que vocês tem 15 milhões de adeptos só em portugal continental e que são “os maiores” e “o glorioso” e para vocês continuava a ser Fado, Futebol (o “saudoso” Benfica) e Fátima. Curiosamente tudo no sul e não gosto de nenhum. Pelo meu CC sou português à mesma.

        Triste país.

      3. Honestamente @Jorge, quanto mais leio este comentário mais o acho insultuoso.

        Porque estes portugueses de primeira categoria, que até sabem juntar letras e fazer palavras, pensam que é mesmo ” Portugal é Lisboa e o resto é paisagem”.

        Os portugueses de segunda até já estão a perder a capacidade de ler.

        Filha da putice pá.

        1. Existem dados estatísticos e não só. Se ficam incomodados e se sentem insultados o problema não é meu, será vosso possivelmente por falta de informação.
          Quem cria riqueza no mundo capitalista são os empresários. os estados limitam-se a recolher o dinheiro dos impostos que esses empresários e empresas criam e depois redistribuem-nos.
          Culpar Lisboa do atraso do norte é insultuoso para a inteligência das pessoas bem informadas. Isso é propaganda de alguns caciques que tentam calar a boca de pessoas ignorantes. E por aqui me fico.

          1. eh pah.. eu sou do Norte, sou do FC Porto, sou capitalista (tenho capital acumulado bem acima da média, obtido precisamente via mundo capitalista) e não sou empresário.. há qualquer coisa aí que lhe está a escapar.. informe-se melhor..

  4. e um preguinho dentro desse molete? isse é qu’era!!

    mais a sério, fechas com chave d’ouro esta série.

    somos quem somos e estamos bem com isso. pontapeiam-nos quando estamos por baixo e desvalorizam-nos quando ganhamos. mas esse bullying tem-nos feito crescer. e ganhar. e espetar-lhes a ponta-e-mola quando merecem.

    e o que é queremos? ganhar. sempre.

    acredito que neste momento ja tenha juntado as pontas todas e visto algumas conferencias mais (NGP, JM, AVB) ou menos eloquentes e já tenha um melhor entendimento sobre elas.

    agora, temos aqui uma pesada heranca desta(s) época(s). nova reconstrucao da equipa (3 sectores afectados, com maior incidencia no miolo) para ser feita, previsibilidade de processos, jogadores mais descontentes por nao ganharem troféus durante 2 anos…

    que se tenham aprendido licoes importantes. uma delas é esta de que falas: o caes ladram e nós temos é que ganhar. por nós, e nao pela projeccao interna. falamos pra fora, nao é pra lisboa.

    um abraco

  5. Estes 3 artigos estão muito bem escritos sim senhora mas a verdade é que entre Benfica e Porto estão um máximo de 6 pontos em disputa directa e desses pontos o Benfica levou 4(+1) e o Porto 1. Como a diferença entre Benfica e Porto este momento na classificação são 3 pontos…é só fazer as contas. Mas estão bem escritos os artigos sim senhora, gosto de muito de ler este blog.

    Cumprimentos

    1. vero, mas estava a falar de uma bigger picture. os pontos são recuperáveis, isto é mais complicado…

      obrigado pelas palavras e um abraço,
      Jorge

  6. Jor Jorge
    Eu vou ser curto e simplista,porque na simplicidade também há beleza.
    No primeiro,Tu dizes tem de te mostrar melhor que todos, no segundo opiniões são uma liberdade do 25de abril ,e factos agora são fatos mas não são fatos… de gala de treino,e os factos reais raramente esse clube esteve na liderança da liga,factos e que todos os profissionais do clube deviam sentir vergonha pela intensidade apresentada no ultimo jogo(ficam de fora o povo da manutenção),factos e que na minha opinião,o jogador mais incisivo do plantel a esta altura do campeonato,ainda não lhe tenham ensinado a palavra contemporização,(de bola ,de jogo ,dos colegas ,da estratégia ,do sistema ,ou das ideias do Mr.),falo do Argelino,ainda na sequência do ultimo jogo,acho incrível como o representante máximo do clube,do sex appeal do mitrismo,guinesmo o grunhismo em voga no momento,tenha lapso técnicos de estar fora de jogo bastantes vezes(falha técnica grave),vulgo rq7,depois Eu não sou daqueles que defende que o fim,justifica os meios.
    E no terceiro,Tu dizes fodamsse os media,ora aí está duas vantagem do 25abril,existirem(media)e nós podermos pensar e expressarmonos sobre algo,..
    Sobre o fulano que tu escreves aí,o cenas tem mais que direito a (vagina)dele…a quem goste,aprove,não se deixe influenciar,quem se manifeste o quem não goste.So dizer antes dele saber onde se quedava Porto,já existia uma frase simples(ROUBO de IGREJA),dita por Alguém,e nessa altura como existia a palavra felicidade sem títulos,sem museu com estádio antigo e povo de pé a ver jogos,com síndrome da ponte,mas com o valor das derrotas,evoluímos para sermos campeões, e juntarmos moderno há palavra futebol.
    Por isso,não compares o figurino que está a frente da equipa de futebol,como por exemplo actual o PAPA FRANCISCO,porque esse sim competente no trabalho que incumbiram,não como esse vulgaridade de treinador…não vou escrever mais nestess…..
    Fui foi fui me e irei

  7. Eu bem queria insultar..
    Mas com tanto insulto a dar,
    Quedo-me em meu ficar:
    O insultado que ocupe esse lugar…

    Imbicto abraço, em especial ao centralista que de tão inteligente que é ao ler estatística e actualidade, ignora a circunstância, o passado, a História e aqueles dos “nossos” que se alisbonaram, tornando-se em traficantes em potência, na subserviência política e empresarial promíscuas, onde tudo gira, canalizando jorradas bíblicas de massa vinda de fora para aplicar onde o lobby e a bestialidade macrocéfala estatal mais gostariam. Gozem a vida, minha gente, à grande e à custa daquilo que o Norte e as colónias para vós conquistaram durante séculos, numa forma de estar aproxenetada e iludida em si, isolados de tudo o resto. A gente segue, trabalhando…

    Já agora, espero que o indivíduo anónimo, douto e esclarecido, saiba ler estatísticas e quadros evolutivos dos últimos quarenta anos; que saiba ainda o que significa o léxico comunitário e a diferença de expressões como “conversão”/ “convergência”. E não falo dos últimos cem, porque esta gente acha que o seu mundo se constrói do nada, em cima de coisa nenhuma, em corpos que desafiam a física e que não ocupam lugar, planando.

    É isto que me faz não ser português, para lá da obrigatoriedade burocrática.

    http://imbictopoema.wordpress,com

  8. Jorge
    Já aqui,expressei um sentimento que Hoje em dia me faz sentido,que o novo rico e o Portismo,ou seja parece que estão intressecamente ligados,talvez por genes o outras coisas.
    E neste preciso momento,a sua pessoa estar a dar mais tempo a figura das palavras do indivíduo,como todo um resto de gente,mais os media ,juntos como Eu,neste espaço momentâneo a divagarmos sobre uma indústria que e de entretinimento,e como em tudo tem de haver ficção e fixação de cada um,sobre o que aí se converge,e interpretar a sua maneira,ou deixar se ir numa de trilharnos os caminhos.
    E o quero dizer com esta merda,e que para além de hoje o Porto ser uma indústria só para alguns,como por exemplo o macaco,todas as transições monetárias irem em benefício de uns quantos,o Porto que harmonizou o futebol europeu,vai se desaparecendo.e o novo riquísmo entra nesta parte,não estivemos a altura necessária,Culpas(não sei)(cada um tire as suas),já ortografei aqui,mais que uma vez,que para mim não faz sentido,ter de ouvir o cenas em castelhano,e Eu nem sou um aceso defensor do Porto o Portugal,mas acho que era prova da nossa evolução,para deixarmos de ser subalternos,de tudo o que nos e imposto.porque na realidade os povos europeus(mais avançados),que nós…em NADA,apenas na intensidade com se aplicam,já por isso aqui disse no seu espaço,que o Porto que esteve na Alemanha foi um de intensidade de liga Portuguesa.Eu até acho que a indústria futebolística,em Portugal está subaproveitada,muito melhor poderiamos(deveríamos)fazer,tanto a nível de clubes como em selecções,apenas tínhamos de imprimir mais intensidade,tanto na bola como na vida…. Vou me sem antes,deixar as palavras do poeta o futebol (moderno)a coisa mais importante da vida,que na realidade nao teem importancia para NADA Fui me

    1. Jorge
      Aqui,quando me refiro que povos europeus não são mais avançados que os Portugueses em nada,refiro me a classe operária,porque a da formação, nota se o estado do país,de governantes a banqueiros e afins,esses sim precisavam de aprender,o que e trabalhar MAIS Muito mais
      Fui me

  9. Ó Jorge… ias tão bem e descarrilaste forte e feio na analogia ao Jon Stewart/Fox News. Estás a insinurar que o Stewart é o Record e a FOX News o FCP? Vai lá comer outro molete barradinho de manteiga porque a FOX News é uma versão porca em formato TV do tipo de pasquins como o Record ou o Correio da Manhã.

    1. não percebeste bem. FCP a bater no Record = Stewart a desancar na Fox News. como poderia ser de outra maneira, raios, tu lês o que eu escrevo?! :)

      abraço,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.