Seis anos disto

blue six button

Há seis anos atrás, estava eu num daqueles empregos onde um gajo chega às oito e meia da manhã e começa a olhar para o relógio às nove. Decidi na altura arrancar um blog sobre o FC Porto e não tinha ideia que seis anos depois se iria tornar parte da minha vida, um dos hobbies que mais me agrada e que continuo com prazer. Uns dias mais que outros, mas foi-se apoderando de mim um sentido de dever, de catarse que me faz relaxar mais depressa depois de uma derrota e estender um pouquinho mais a alegria de uma vitória.

Foram seis anos de piadas foleiras, trocadilhos escatológicos, críticas a muitos, elogios a muitos mais, insultos que se transformaram em comendas e outras tantas que fizeram a viagem de regresso. Muita hipérbole, demasiada sanguinidade e a tentativa de ser imparcial quando nem sempre é possível. No âmago do motivo para a existência do blog, houve títulos, muitos e variados. Houve larguíssimas dezenas de jogos no Dragão, alguns fora de portas e uma viagem a uma final europeia. Houve golos, faltas, expulsões e penalties. Houve túneis, cincazeros, cincauns e romenos a dançar em cima de placards publicitários. Houve colombianos geniais, brasileiros doidos e portugueses brilhantes. Houve loucuras, nomes inventados, poesia e bandas desenhadas. Vários treinadores, montanhas de jogadores e centenas de comentadores. Evoluí a forma de ver futebol, conheci uma enormidade de pessoas neste estupendo mundo da internet que transpuseram a barreira da virtualidade para se tornarem genuínos companheiros fora do monitor. Transformei-me numa espécie de nano-celebridade conhecida pelo primeiro nome, logo eu que raramente tenho o prazer de receber esse tratamento devido à sonoridade e unicidade do meu apelido nos ambientes que frequento. Ajudei a organizar eventos para unir bloggers portistas por aí fora e discutir o clube e a sua vida. Contribuí para um livro e fui entrevistado na televisão (olá, Mãe!). Tornei-me mais activo no Twitter e divirto-me tentando divertir os outros.

Olhando para trás, depois de seis anos, cinco treinadores, quatro campeonatos, três empregos, mais de dois mil posts e uma filha, ainda cá estou. E estarei, enquanto me der gozo. Obrigado por ainda aí estarem a ler as deambulações parvas de um puto que nunca deixará de o ser. E continuo a não gostar do Briguel.

36 comentários

  1. parabens!
    sou um leitor assiduo (e pouco dado a comentarios) mas este blog é uma paragem obrigatoria todos os dias.

    espero que continues por cá!

  2. Jorge:

    Eu é que agradeço por teres criado este blog, que é tão importante para mim que até é a minha Homepage.
    Posso-te dizer que este blog, e tu tb, fazem parte da minha vida, diariamente.

    Descobri que cada vez mais, nas alegrias das vitórias e nas azias das (felizmente poucas) derrotas, preciso das tuas análises aos jogos e do teu bom humor, assim como preciso da exigência e do carácter do Sr. Vila Pouca, do rigor e coerência do Tribunal do Dragão, do portismo indefectível do Miguel (TomoIII) e do recém descoberto e muito bem vindo teu homónimo Vassalo (Porto Universal).

    Mas hoje o dia é todo teu, parabéns e obrigado Jorge. Permite-me que te trate por tu.
    A bluegosfera podia continuar a existir sem ti, mas acredita que não seria a mesma coisa…

  3. e, mesmo sendo adepto de um rival, tenho que dizer que pertence àqueles 2 ou 3% de blogues sobre futebol em que a análise ao que interessa, ou seja, ao futebol, tem bom nível.

  4. Es tu com o Briguel e eu com o Mascherano. Odios volateis a parte deixa-me que te diga que o teu blogue e o unico blog desportivo que ainda leio. No top 3 dos blogues que lia andava o jogo directo que infelizmente esta tao tecnico e tao estatistico que se tornou deveras macudo. E o Paixao da Bola pela Liga do palpite mas que acabei por abandonar porque no ultimo ano do meu doutoramento nao consigo ter retinas para tudo o que me interessa. E um prazer ler o Porta 19 acima de tudo por uma razao maxima e quase (eu disse quase!) exclusiva, a imparcialidade. Tirando o odio ao Briguel o resto e feito e cuspido de forma muito imparcial e isso deixa-me feliz. Nao gosto de gente apaixonadamente cega, sao um empecilho a evolucao porque bloqueiam os genes da autocritica.

    Eu tive um blogue de futebol quando andei nas ruas da amargura do “desemprego” ha uns anos atras. Chamava-se Contingente Tuga e seguia a carreira de TODOS os jogadores e treinadores de futebol portugueses por essa Terra fora (ate no Vietname). Era lindo, apaixonava-me. Encantava-me. Contrariamente ao que a minha mulher julga (na altura namorada) era o melhor antidepressivo e antiangustiante que eu podia tomar. Todos os dias uma boa dose de algo pelo qual es apaixonado faz-te sentir vivo quando a vida te da para tras.

    Agora as coisas vao bem melhor. Tambem eu com um puto de 18 meses. Tambem eu com um blogue ha cerca de 5 anos, mas desta feita mais serio e ligado a minha vida profissional TheToxicologistToday.

    Um abraco, estas a fazer um enormissimo trabalho de evolucao e unificacao das massas. Faz 9 anos que sai de Portugal mas e no teu blogue que vou recuperando o portugues que falo muito a espaco hoje em dia. So hoje recuperei o sentido de escatologico e comendar…. eu que ate a concursos nacionais de literatura concorria e chegava longe, ando a viajar na maionese de palavras que quase ja nao uso. Um abraco e segue forte!

  5. Parabéns, caro Jorge, a ti e ao blogue.

    E mais do que tudo, muito obrigado por seres uma grande fonte de inspiração para mim e pela tua escrita tão natural e a tua classe. Foi através do Porta 19 que conheci toda a restante bluegosfera.

    Bem hajas e keep going!

    Abraço Azul e Branco,

    Jorge Vassalo | Porto Universal

  6. Parabéns! E ainda bem que é para continuar. Posso não comentar assíduamente, mas nunca deixo de ler este blogue. Abraço

  7. Os parabéns da ordem para quem merece mais do isso: Obrigado por escreveres o que eu quero dizer. Obrigado pelas piadas foleiras de muito nível. Obrigado pela alegria contagiante que tanto vai escasseando por essa internet “trolliteira”. Obrigado por seres do meu clube. Obrigado pelo espaço de reposta e obrigado por te predispores a continuar que eu assim também continuo (a visitar-te).

    6 Grandes Abraços,

  8. Parabéns, Jorge!
    Um dos meus “guias espirituais” na Bluegosfera. Uma referência incontornável.

    Obrigado por isso!
    E como falta rima,
    Deixa encher com chóriço!
    Vou embora,
    Agora,
    Ou cais-m´em cima…

    Abraço!

  9. 6 anos?!?!? Conheço uns gajo que jogam futebol juntos há 19! :)
    Parabéns, e que o teu blog continue a dar-te prazer por muitos mais anos…
    Até sexta, às 21h00 no sítio do costume!

    Abraço,

    F.

  10. Parabéns Jorge, poucos comentários, mas leitor assíduo… venham mais 6, e mais 6 e mais 6:-)
    E deixo uma pergunta: por que os gajos correm como coelhos de desenho animado os 90 minutos, com o time titular e jogando de 3 em 3 dias, e nós estamos sempre cansados?

    Em termos de champions, se passássemos às meias, dificilmente teríamos hipótese em Camp Nou…

    E outra vez os gajos de ambos os lados nos jogos de ontem em Turim e hoje em Barcelona correram 94 minutos em altíssima velocidade e intensidade…

    O Barça fazendo pressing sufocante aos 92 minutos de jogo é simplesmente incrível, como é que esses gajos conseguem correr tanto, durante tanto tempo e com tanta intensidade???

    Nesta 5ª feira veremos mais do mesmo: Sevilhas e Fiorentinas correndo os 90 minutos em altíssima velocidade, como fizeram Basiléias, Mônacos e outros de menor ou igual categoria?

    E ficam as questões:
    -por que o Porto não corre, ou quase sempre não consegue correr o tempo todo igual aos gajos???

    -por que o Porto contra adversários claramente de muito menor qualidade cá no burgo não consegue exercer o chamado “pressing sufocante” em Aroucas, Gil Vicentes e outros deste quilate???

    -e principalmente, por que raios o Barça, Real, Juventus e Bayern disputam todas as competições de 3 em 3 dias, e voce não vê, ou raramente vê 7 ou 8 titulares no banco pra “descansar”, e os gajos do time titular nunca estão cansados, conforme se viu hoje Iniesta com 35 anos nos últimos 15 minutos do Barça-Bayern, onde só foi substituído aos 85 minutos por Xavi, outro também com 35 anos??? Todos eles jogaram sábado em Córboda na goleada por 8 x 0…

    E na 3ª feira, Pirlo com quase 40 anos jogou os 90 minutos, e jogou em Gênova com a Samp no sábado passado… e os do Porto com idade média de 24 anos, estão “cansados”, é “muitos minutos nas pernas”, “é competições européias a meio da semana”, é isso, é aquilo, há sempre uma desculpa qualquer…

    Não se consegue arranjar um preparador físico em condições???

  11. Caro Jorge,

    Não sendo leitor regular de blogs, entranhei o Porta 19 e ganhei o hábito de ler sempre a sua análise dos jogos no último par de anos. Concordo em boa parte das vezes com a sua análise, outras não (ex. ainda acha que o Adrien Lopez será útil “mais tarde durante a época”?). Análises à parte, o que dá mais gozo no Porta 19 é que combina o melhor portismo com uma boa escrita humorada, referências extra-futebol que aprecio, e encarvalhada no ponto certo – porque há que falar português correcto quando tal-e-tal asno faz uma merda que não lembra ao diabo — tudo isto demonstrando uma paixão pelo verdadeiro futebol, sem entrar na ladainha de sarjeta dos árbitros e quejandos (por bruxas que hajam, e que las hay las hay) com que se ocupa a nossa excelsa imprensa e outros habitantes menos distintos na blogosfera.

    Obrigado e parabéns!

  12. Parabéns mais que merecidos !

    Gosto muito do que escreve e como escreve, haverá sempre diferenças de opinião mas o que importa ( o nosso Portismo) estará sempre em evidência.

    Gosto sobretudo da forma isenta e imparcial como escreve sobre o Porto e o seu futebol, continue que essa forma de estar na vida faz falta em todo o lado….inclusive na bluegosfera.

  13. Jorge, Grande Jorge,
    Grandessíssimo faut-pas da minha parte.
    Tive um princípio de semana do caraças, e nem me apercebi da efeméride.
    Como é que é possível?!
    Seis anos!
    É obra.
    Olha, fiquei surpreendido por ver que a minha baiuca é mais antiga que a tua maison.
    Ainda assim, quando for grande, quero ser como tu.
    Parabéns!

  14. Ouve lá, ó Jorge
    simpatizava com o Porto já há alguns anos, mas comecei a acompanhar religiosamente – o que inclui assistir todos os jogos e ficar de olhos molhados de felicidade com o minuto 92 e com o 3×1 sobre o Bayern – apenas a partir da segunda metade da época 12/13 e a “bluegosfera” desde então tornou-se leitura diária matinal, o Porta 19 é um dos meus preferidos. Parabéns pelo trabalho e abraços desde João Pessoa, cidade pertinha de onde nasceu o Hulk, nosso Hulk.
    Sou quem sabes [por acaso não sabes].

  15. Parabéns, continua o bom trabalho e eleva sempre bem o teu portismo como tens feito ate agora..até as bicadas ( sim, as bicadas, que labareda de dragão não existe) que dás ao meu Benfica tem categoria e por isso, é sempre um prazer por aqui estar a ler…..

    Abraço, M.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.