Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 0 Marítimo

313964_galeria_fc_porto_x_maritimo_liga_nos_2015_16_j_19.jpg

A primeira vitória do ano sobre o Marítimo, ao fim de três tentativas. Um jogo de nervos num Dragão com mais gente do que pensava que iria aparecer a um jogo num Domingo de eleições, que mostrou mais uma vez um FC Porto com níveis de ansiedade ao nível de um adolescente borbulhento a segundos do primeiro beijo. Nada sai bem, os passes são tortos, os remates quase inexistentes, fraquíssima condição física, enervante permissividade no centro do terreno e uma carga enorme de nervos que começou no relvado e passou para a bancada. Peseiro tem muito para trabalhar com a matéria-prima que tem ao seu dispôr. Notas, já aqui em baixo.

(+) Maxi. Teve três lances de perigo na área do Marítimo e dois deles deveriam ter sido considerados penalties pelo árbitro. Mas não foi só isso que o destacou do resto da triste exibição dos jogadores do FC Porto, porque foi dos poucos que lutou sem medo contra os jogadores contrários, que meteu o pé quando era preciso e que apesar das falhas de posicionamento dos colegas foi dos que mais tentou subir no terreno e arrastar a equipa para a frente. Quanto aos penalties…é tramado jogar com esta camisola, não é, Maxi? É, pois.

(-) Ansiedade. Medo. Medo de tudo. Medo de falhar, de passar, de correr, de arriscar. Medo do público, da relva, da bola e das pernas dos outros. Medo dos colegas, de si próprios, do que sabem e conseguem fazer. Há uma tremenda ansiedade que ultrapassa o razoável e roça o irracional, que tolhe o espírito e abafa os pulmões. Esta constante insegurança apoderou-se da equipa com o vírus Lopetegui ainda a fazer-se sentir pela forma como se dispõem em campo e como não conseguem perceber a melhor forma de jogar, recuando sem critério nem estratégia perante um adversário brigão, bully e sem ter o respeito que noutros tempos ainda íamos conseguindo impôr. Toda a gente via que o Marítimo jogava tão subido que qualquer bola nas costas da defesa (e que nascesse de uma entre tantas tentativas de desmarcação dos alas) podia dar golo ou pelo menos uma oportunidade clara para o fazer…mas aparecia sempre o medo…o medo de se aproximar dos jogadores adversários com intensidade, a forma passiva com que se vê jogar sem nada tentar fazer de uma forma concertada, apenas com um ou outro jogador a procurar interceptar a linha de passe, sem cabeça nem consistência táctica. Notou-se uma tentativa de jogar pelo centro em vez de privilegiar as alas de uma forma tão constante, mas as ideias de Peseiro vão demorar a entrar. Esta equipa, como me dizia o Statler ao meu lado, precisava de um estágio. De estar fechada um mês, sem jogos nem competições a doer, para trabalhar a cabeça e as pernas e para recuperar a sua confiança. Dava jeito, realmente.

(-) Os centrais. Não me lembro de ver um “casal” tão mau e que expusesse a equipa de uma forma tão constante. Se formos buscar alguns dos piores centrais do FC Porto desde que me lembro de acompanhar futebol ao vivo, casos de Stepanov, Díaz ou Matias, nenhum deles mostra tanta incapacidade para jogar como pedra basilar de um bloco defensivo como Indi e Marcano. Juntando a falta de sentido prático de Indi e o tempo que dá aos adversários (Layún também sofre muito desse mal) à tremenda incapacidade de Marcano em passar uma bola decente para a frente, temos receita para um desastre dos grandes. Vem aí o Dortmund, amigos. Ai.

(-) Os hunos da ilha. Três jogos consecutivos contra o Marítimo em que os rapazes de vermelho e verde acumulam nas suas camisolas todos os pequenos ódios que os portistas habitualmente guardam para quem usa essas mesmas cores separadamente. E os jogadores que mais uma vez nos defrontaram foram mais uma vez um bando de gentalha que merece que o avião aterre em segurança mas que abane com todas as putas das forças dos ventos a bufarem nas asas para que possam vomitarem-se todos uns por cima dos outros. Que nojo de gente, que aproveita mais uma vez a permissividade do árbitro, que deixou que os lançamentos fossem feitos a dez metros do local em que a bola saiu, que permitiu empurrões todo o jogo sem que pudéssemos fazer o mesmo, que perdoou dois penalties a Maxi (dois, porque há um que me parece que ele cai antes sequer de o homem do Marítimo lá chegar) e que fez com que os homens do Marítimo pudessem “picar” os jogadores do FC Porto sem qualquer problema disciplinar. Uma merda de gente, eles e o árbitro.


Era pior perder na estreia de Peseiro, mas a vitória não deixa grandes motivos para boa disposição. Há muita pedra para partir e José Peseiro precisa de, como dizem os ingleses, “hit the ground running”, porque não há tempo a perder. Nem pontos.

13 comentários

  1. Tantos males mas o pior e que o jogo do Porto e todo ele mau da baliza ao ponta. Os centrais nao jogavam num Belenenses esta epoca, e acho que o Maicon foi mal retirado da equipa (e o unico com espirito de lider na mesma), quando voltar a equipa cresce em forca animica um bocadinho. A transicao defsa ataque e feita com passes longuissimos que cortam o campo na diagonal ate chegar aos extremo e… sair pela linha lateral ou ser desperdicado numa banal finta sem cabeca.

    E e isto o jogo do Porto. Eu alinhava Marcano Maicon na defesa. O Herrera nao jogava mais a titular. Se jogasse com o Andre a falso 10 fazia-se um jogo mais descansado. Se nao, insistia em pautar todo o jogo pelas alas porque nao temos criativos no centro, mas temos um porradao de centros defensivos.

    Pa, apostem tudo no campeonato e esquecam a liga europa e a taca, nao temos forca animica para tanta batalha.

  2. Fantastica noticia porque ja amava o GR desde o ultimo europeu, mas este Marega e uma forca da natureza.

    O Marítimo anunciou, no site oficial, que o avançado Marega e o guarda-redes José Sá vão reforçar o FC Porto.

    1. deste-me a notícia em primeira mão. já ontem o meu colega do lado me dizia, quando o marega saiu “lesionado”: “o marega é que devia ficar cá e vais ver que não assina nada pelo Sporting, fica já por aqui”…fucking visionary…

  3. Jogo terrível novamente.. quando é que isto acaba?
    Contratar o Marega… É jogador para o Porto? A ideia que tenho dele é de ser um verdadeiro matacão.
    Não precisamos antes de um médio que pegue no jogo ou um central de categoria?

    1. eu também acho que sim, mas é rápido e forte…pode fazer a diferença contra equipas pequenas, ainda que me parece que funcione melhor quando tem espaço…e o Porto não cria muito hoje em dia…

  4. Amigos Portistas,

    O FC Porto mesmo a jogar mal, jogou o suficiente para ganhar nas calmas, se a besta do Jorge Ferreira apitasse correctamente, sem preconceitos primários anti-portistas…!
    O que Jorge Ferreira fez foi uma arbitragem vergonhosa. Além de não ser isento, é incompetente, pois falhou deliberadamente ou por preconceito anti.portista, tanto no capítulo disciplinar como no técnico.

    Armando Monteiro

    http://www.dragaoatentoiii.wordpress.com

    1. é complicado rematar quando se entra na área e se é travado pelo menos duas vezes. e ninguém diz que o Porto jogou bem ou que rematou muito. o que é que isso tem a ver com o facto do árbitro ter tido uma noite muito má?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.