O jogador falhou mas o homem quebrou.

2CE90C1D00000578-3253985-image-m-67_1443557098524

Estávamos aí aos 15 minutos de jogo, quando Maicon recebe a bola de Helton e segue com a redondinha controlada pelo lado direito do centro da defesa, o “seu” lado em qualquer jogo. Arranca com a pelota na sua frente, lento, hesitante, sem linhas de passe visíveis e a pedir que os colegas se movimentem para criar qualquer tipo de jogada ofensiva com um mínimo de coerência. Herrera está tapado, Defour longe, Lucho ainda mais. Varela colado à linha direita, Josué e Jackson a duzentos quilómetros de distância. Maicon olha e vê Danilo, como um desiderato tão perto de atingir, ali mesmo à beirinha da relva, uns meros vinte metros entre ele e o descanso mental, a recuperação da posição e a injecção de moral que precisa para não se preocupar mais nos próximos dois, três segundos. Trinta e tal mil no estádio viram o que se ia passar a seguir. Maicon não viu. Não viu que havia um fulano de vermelho e branco prontinho para lhe sacar a bola com um ou dois passos ao lado, tal foi a facilidade com que interceptou o passe longo (rasteiro) que o brasileiro tentava endossar ao compatriota.

We’ve been down this road before.

Foco-me em Maicon porque foi o elemento principal daquela tragédia que vimos no Domingo à noite. E o brasileiro foi a personagem principal, o Hamlet do nosso Shakespeare, o Tyler Durden do Palahniuk, a Blimunda do nosso Saramago. E foi-o mais uma vez, ao fim de seis longos anos em que teve muitos altos e outros tantos baixos, sem que nunca conseguisse mostrar com consistência aquilo que um jogador de futebol ou de qualquer outro desporto precisa para se manter no topo: evolução. Maicon continua a ser o mesmo puto que cá apareceu no verão de 2009. Sim, aprendeu a marcar livres directos e tem mais uma meia-dúzia de tatuagens e filhos, mas no fundo é o mesmo. É o mesmo gajo que faz passes longos em demasia quando ninguém lhe exige esse exagero durante uma partida. É o mesmo gajo que tenta fazer túneis, picar a bola ou fintar o adversário ou se refugia num cantinho de onde não tem saída quando os oponentes o pressionam. E é um comportamento recorrente que o faz mudar durante um ou dois jogos depois de uma assobiadela enorme dos seus próprios adeptos, para rapidamente regressar quando os tempos estão mais macios. Não houve nenhum treinador que o conseguisse mudar e que fizesse dele um central prático, simples, sem invenções. E logo ele, que já passou por momentos complicados, desde uma lesão complicada até à famosa utilização como lateral direito às mãos de Vitor Pereira, ele que é capitão de equipa e que cresceu com a equipa e a par dela, é um dos elementos mais antigos do plantel e usa uma braçadeira que simboliza liderança.

Um líder não pode ser isto que vimos no Domingo. Um líder não pode ter a atitude que Maicon teve, abandonando os “seus” jogadores em campo e deixando-os sem leme, sem voz de comando, sem cabeça. Maicon falhou como todos podemos falhar em qualquer altura, mas em vez de enfrentar as falhas de peito erguido permitiu que a falha fosse a última gota que fez transbordar o copo da sua aparente frágil psique. Compreendo mas não aceito. Não aceito que um capitão de equipa mostre tão pouca fibra em campo. Não aceito que se passe jogo após jogo a cometer os mesmos erros e que não se melhore essas falhas. Compreendo o homem que quebra, o homem que vê uma montanha a cair sobre a sua cabeça e que cede psicologicamente a uma adversidade que parece encomendada só para si por um Deus que lhe quer mal. Compreendo tudo e tenho pena da forma como o homem Maicon se estará a sentir. Mas o jogador? Não. O jogador não aceito e quando esse jogador é capitão, ainda aceito menos.

Maicon pode ser o elo mais fraco na cadeia de culpa do que se vindo a passar este ano. Mas o que fez (ou deixou de fazer) no último jogo retira-o moralmente de qualquer lista de opções para o treinador para os próximos jogos. O tempo dirá se perdemos o jogador para sempre.

27 comentários

  1. Boas Jorge,

    Isto sempre foi o que disse, o Maiconas não é nem nunca foi jogardor para o Porto. Pensavam que vinha lá mais um Pepe mas nem de perto nem de longe… E as enterradelas dele em Alvalade? O que venho sempre a dizer desde o ano passado, não temos um único central de nível. Vemos os putos da B a jogar este ano e é uma delicia. Ainda mais, o Jose Angel alguma vez tirava o lugar ao Rafa da B que foi emprestado? Pois…

    Abraço,
    João

    1. Carlos, com todo o respeito pela sua opinião, que é totalmente válida e aceitável, a minha opinião é que essas coisas da arbitragem, ainda q com muito prejuízo para o nosso clube nos tempos mais recentes, nada vai mudar a curto prazo enquanto o sistema de influências vermelho estiver implementado. Fazer barulho por fazer, sabendo que cairá em saco roto e ainda por cima arriscando a serem castigados, mais vale lutar de outra forma. E essa forma é tentar arranjar um capitão que n abandone a equipa e já agora que tenha espirito de liderança, porque a nível qualitativo já se sabe que o Maicon não é central para um clube de top.
      Saudações!

  2. o árbitro? epa tenham juizo.

    o andre esta claramente em jogo. mas o brahimi ainda deixa duvidas. claro que a regra diz deixa seguir se houver duvidas. mas

    entrada a dormir, sobretudo jose angel e casillas a ver passar cruzamentos COMO SEMPRE. alo HELTON, esta ele segurava.

    dois golos falhados por incompetencia de aboubakar e marega.

    fifa de maicon no 2º golo.

    e o arbitro nao expulsou maicon porque nao quis, 2 minutos antes. e no lance do indi se calhar podia marcar penalty, se estivesse a errar de proposito.

    o porto tem e que meter os melhores.

    helton;

    se nao ha layun porque foi substituir maxi entao era o rafa. o rafa foi para a academica? entao jogava o victor garcia, porra.

    sai o brahimi? mas como raio?

    e porque carga de agua o bueno nao joga, mais ainda se no esquema do peseiro ha lugar para ele?

    e o evandro, que mal fez a deus? porra, é o melhor oito do plantel!!!!!!!!

    1. Eu ontem tinha o sangue tao envenenado de odio e desapontamento que prometi nao comentar mais ate a proxima epoca. Fui precipitado, estupido, inconsequente e estupido outra vez. E o meu clube, nao consigo ficar calado. Tenho de concordar com o facto de que a culpa das nossas quase 3 epocas de insucesso e quase exclusivamente da preparacao das epocas. Ma escolha de treinador, ma escolha de jogadores, ma escolha de politica de internacionalizacao da imagem as custas de negocios sem “value for money”, e ma injeccao de carisma.

      1) Nao ha no Porto suficiente espinha dorsal de jogadores formados pelo Porto e acostumados as exigencias do que e ser Porto. E por isso que insisto tanto em Ruben Neves. E novito, mas e Porto e ja o mostrou. Quaresma estava estragado mas era Porto ate nos piores dias. Helton senta-se no banco mas Casillas nao e nem nunca sera Porto, independentemente das falacias dos seus twitters de decoy. Isto e algo urgente para se corrigir na proxima epoca.

      2) Lopetegui teve a sua oportunidade mas ao final da 2a epoca tinha que ter dado lugar a alguem que mostrasse indicios de competencia. Qualquer treinador do Porto que em dois anos nao venca sequer uma tacita oficial de merda nao pode ficar. E isto tem que ser regra de ouro na nossa politica. O Porto nao pode desabituar-se a vencer porque esse espirito de derrota cria apatia e desresponsabilizacao nos jogadores e nos tecnicos.

      3) Nao quero Peseiro para o ano. Pessoalmente nao o vejo como um treinador para recuperar um Porto desfalecido, moribundo, froxo. Precisamos de um gajo que desta vez tenha mais a perder em treinar o Porto do que a ganhar. Um gajo que saiba que se falhar no Porto nunca mais treinara um grande europeu. Quem e esse gajo? Ha muitos nomes, aceitam-se apostas… o Peseiro infelizmente ja tem cunho de ter mostrado pouco por onde passou, diga-se o que se disser.

      4) Somos uns grandes cobardes se comecamos a defender esta ideia de que os arbitros estao contra nos. E um tiro no pe e um tapa-olhos. Desde sempre fui defensor de que quando se entra em campo e para vencer tres equipas e nao so o adversario. Temos de vencer as nossa proprias incapacidades e inconsistencias, temos de vencer o adversario em campo, e temos de vencer as incongruencias e os erros flagrantes ou nao da equipa de arbitragem. E assim que se fazem campeoes. O arbitro marca tres penalidades injustas contra nos, nos vamos la e metemos 4 golos. Ha um momento em que a nocao do escandalo e do ridiculo vem ao de cima e passamos a ser beneficiados porque todos reconhecerao em nos o espirito lutador de suar ate ao ultimo segundo, e a classe de quem e campeao e merece vencer.

      5) Espinha dorsal. So assim se faz uma equipa de valor seja onde for. Podes ter 6 jogadores das distritais, mas o teu GR, o teu central mais experiente, o teu medio defensivo, o teu 10 ou medio interior mais criativo e o teu ponta-de lanca de eleicao tem de ser de muita qualidade. Sempre que se tem uma espinha dorsal forte e de qualidade o sucesso esta ali a porta. Vejam quando e que vencemos internacionalmente, recuperem os nomes, comparem com Angel, Maicon, Marcano, Indi, Suk e companhia. Onde estao os nossos grandes nomes de outrora???

      6) E agora os complexos, desde os directivos que se baseiam numa imagem de arrecadar dinheiro e por tal aceitam a internacionalizacao de uma marca a custa da imagem de um jogador emocionalmente falido (leia-se Casillas). E esta imagem que queremos passar para Espanha e o resto do mundo? Que o Casillas saiu para um clube que perde pontos em casa com o Arouca, com o Rio Ave. Desaprendemos a vencer? Nao!, o que se tornou foi mais importante para a nossa direccao vencer o campeonato de fazer milhoes com jogadores. A alegria daquela gente por ter conseguido despachar o Imbula por mais do que pagaram por ele. Ninguem conseguiu pensar antes nos 5 jogadores que qualquer um de nos consegurira atrair para o Porto, de valor e qualidade comprovadas, com os 20 milhoes pagos pelo Imbula. Sabem o que isso e? Jogatinas e negocios de dinheiro e vender a alma enquanto se pode, nao va o PdC morrer e o tacho acabar. Orbita-se em volta do homem que mais deu ao clube e ele naturalmente ja nao tem a forca psicologica para limpar o seu espaco.

      7) O Complexo de Reyes, O Sindrome de Casillas e agora mais uma epidemica anomalia psicossomatica – A doenca autoimune Maconica. Sim, autoimune porque aquele gajo decidiu “foder” com a sua propria imagem ao mostrar-se o grande cobarde e desprovido de estofo de capitao que e. Maicon nao pode nunca mais pisar no nosso terreno, e uma doenca autoimune que se continua no nosso sistema destroi ainda mais a moral das nossas defesas porque elas se incapacitam com os ataques que ele proprio faz a nossa estabilidade e pela imagem de cobardia que transmitiu para todos verem. Estou preocupadissimo com a doenca autoimune Maconica porque nao me parece minimamente estar a ser bem gerida com uma boa dose esteroidal de punho de aco e afirmacao categorica de repudio. Nao, nada disso, esta-se a fazer uma novelinha com a mulher do gajo, os medicos do clube, o arbitro que nao fez nada de errado etc etc. Quando na verdade fomos nos que jogamos muito mal contra um AROUCA, capitaneados por uma doenca autoimune que ataca o nosso sistema porque nao tem coerencia e capacidade para executar melhor. Depois de um complexado e um sindromisado temos agora uma doenca autoimune serissima com laivos fortes de cobardia.

      Eu sei, e muito longo o texto, mas ainda mais a minha tristeza… a nossa tristeza, mas dessa ninguem fala… fala-se do “caralho do arbitro” e da parva da mulher do outro.

    2. Isto é falar mal por falar (provavelmente és um lampião disfarçado – até estamos no carnaval).
      Arbitragens nem vale a pena falar porque estão à vista…
      O Bueno e o Evandro estão lesionados como queres que jogue?
      Na minha terra costuma-se dizer “abre os olhos mula”.

      PS: Desculpe o comentário Jorge, mas teve mesmo de ser.
      Cpts

    3. O Evandro e o Bueno estão lesionados; um portista que não saiba isto, não é portista, e portanto não deveria vir botar pitaco…ainda para mais querendo dizer desculpar os “erros” do árbitro…

      1. reine margot: o evandro e o bueno estão lesionados… agora. quantos minutos fizeram na época inteira? espero que tenha agora ficado claro o que quis dizer.

        quanto aos erros do árbitro, mantenho: foi um golo anulado quando faltava MEIA HORA. e nessa meia hora o que se fez?

        ah, e acusar o pudget de ser lampião… ridículo. enfim, em todos os clubes há brunos de carvalho.

        1. Pronto, chegaram os pipoqueiros assobiadores que nem sabem quais são os jogadores que estão lesionados. O acusado de ser lampião eras tu e não o pudget.

    4. “mas o brahimi ainda deixa duvidas”

      – O Brahimi não só não está na zona de acção do André André, como não é a ele que é assinalado o fora de jogo. O passe é feito para o André André, o Brahimi está do outro lado do campo. Mais quais dúvidas????

      Ps: O Bueno não joga porque está lesionado há 2 meses, e sem sinal de voltar aos treinos integrados.

  3. Eu lampiao? Porra, ja tive benfiquistas a ofenderem-me com mais classe do que isso. Acho que mereco uma coisa mais na base do “cala-te seu filha da puta, corno que nao sabes nada de bola”… agora lampiao, fosca-se, essa magoou.

    1. Caro Pudget, é claro que não me referi a si. Infelizmente existem indivíduos que gostam de falar mal, só porque sim. Fulanos que não são portistas e aparecem em blogues só para deitar abaixo, topa-se à distância, e como pode verificar o contexto das mensagens, o meu comentário era dirigido ao “nao era so o lopetegui o culpado”, que mais uma vez tentou introduzir a discórdia… Aliás o “reinemargot” disse tudo no cometário seguinte.
      Cpts

      1. E na boa, acho que me precipitei a ler!!! O que eu quero e que esta nuvem cinzenta que nos assombra ha 3 epocas se va embora de vez, e para ir temos de organizar as nossas bases e criar uma dinamica de vencedor outra vez. Que saudades daquele Porto que viesse quem viesse jogar ao Dragao sabia que ia ter um dia muito mau, vencesse ou nao.

  4. mAICON COMETEU UM ERRO, sim mas nao pode nem deve ser sacrificado, a direçao anda a cometer erros piores ha 5 anos a esta parte e ninguem os assobia. Maicom foi vitima das circunstancias, nao tera estrutura mantal para ser capitao? talvez mas ele nao se nomeia a siproprio, depois hoje a braçadeira nao vale nada indi, herrera, rubem e mais nao sei quem ja foram capitaes porque sim. QUEREM MAXI A CAPITAO?? Maicon errou , pediu desculpa, tem 7 anos de porto, TEM DE TER UMA SEGUNDA OPORTUNIDADE SEMPRE, assim se fazem os grupos vitoriosos. EU VOU APLAUDIR MANCON QUANDO ELE APARECER, maicon sera o menos culpado, aposto que a maioria dos jogadores da equipa estao fartos daquilo tudo, nota se a desmotivaçao, o jogo e emocional nao sao robots em campo. AGORA E MAICON AS ASNEIRAS SUCESSIVAS QUE ESTA DIREÇAO ESTA A COMETER 5 ANOS A ESTA PARTE? Provavelmente PC nao se recandidatara ou mehor por ele nao se recandidatava mas aquilo la dentro esta um saco de gatos e nao da para modoficar seja o que for, NESTE MOMENTO PC ESTA A TENTAR LIMITAR AVARIAS QUE SE IRAO DAR SE SAIR OU SE TOMAR AS REDEAS DAQUILO COMO ANTIGAMENTE.
    MAICON SEMPRE FOI EXCELENTE PROFISSIONAL NUM DESPORTO DE ALTA COMPETIÇAO O MAIS LEVE INCOMODO MUSCULAR NAO PERMITE ALTO RENDIMENTO, quando baia fala no jpinto eram outros tempos ele proprio ainda hoje e detestado em barcelona onde lhe chamam cobarde e sem carater porque saia a chorar quando levava chapeladas umas atras das outras por nao saber jogar a libero como o treinador holandes pretendia. MAICON ERROU MAS NOS SOMOS GRANDES E INTEGRAMO LO, ELE SABERA QUE ESTA NUM GRUPO COESO, ELE E SOBRETUDO OS OUTROS, porque senao os outros vao estar se cagando sempre porque sera um deles a ser cruxificado.

  5. Concordo em 100% com o texto. Sem tirar nem pôr. Maicon é isto. Não podemos ter um central que desde 2009 faz épocas em que os churrilhos de asneiras são uma constante. Somando a tudo isso e que é de facto o principal, abandona os companheiros em campo. Nunca tinha visto nada assim. O meu desejo é que ele não continue. Até podemos ficar sem centrais. Se fosse comigo, no Porto, nunca mais voltaria a calçar.

  6. Não sei o que dizer em relação à teoria do PC estar lá a tentar segurar as pontas porque se sair agora então é que vai ser o caos.

    No entanto existe um exemplo semelhanta na minha vida. há muitos anos (20+) trabalhei numa empresa com grande projecção mediática em Portugal. Essa empresa que tinha sido construida praticamente do “nada” pelo seu fundador atravessou um mau bocado quando o dito fundador decidiu reformar-se e deixar o controlo da dita empresa ao seu filho e ao genro.

    Vendo que a empresa estava a ir para o buraco, o fundador voltou da reforma para endireitar o barco. Foi nesta altura que lá trabalhei. O homem era duro mas justo e não papava grupos.

    Penso que a teoria possa ter algum fundamento mas temo que a saúde de PdC não seja propícia a “dar o murro na mesa” que o FC Porto tanto necessita.

  7. Se virmos com atenção, só perdemos o jogador, porque sem capitão já andamos à muito tempo.

    A isto se chama benfiquisação do FC Porto. Temos de abrir os olhos e ver que já não somos um clube. O FC Porto é uma máquina de comprar e vender jogadores. Acabaram os João Pinto, os Jorge Costa pois se são bons é para vender, se não forem rentáveis para vender vem algum sul americano para o seu lugar.
    Chegado a este ponto resta ir ao museu lembrar o tempo em que éramos um clube e olhar para as competições que já ganhamos pois parece-me que nos próximos anos não iremos ganhar nada.

    Abraços

  8. Evidentemente que a alta rotação do plantel do Futebol Clube do Porto também permite que isto aconteça. De jogadores “séniores” no plantel apenas resta o Helton. Um símbolo do clube, alguém que fez a formação no clube ou que chegou muito cedo e que se mantém no plantel há várias temporadas, e que transmite a identidade do clube a quem chega, bem como a exigência que é representá-lo, não temos. A título de exemplo, tem sido constante a aposta num ex-jogador da casa para fazer parte da equipa técnica, no sentido de fazer o elo de ligação entre o treinador e o balneário. Essa figura poderia ser muito bem o capitão. Só que, de momento, não temos. E não vejo no horizonte quem possa o ser.

    Um abraço.

    Porta 26, em blogporta26.blogspot.pt

  9. Alguem leve esta equipa a bruxa! Primeiro o Maicon a riscar-se da equipa, agora vai o Marcano parar ao estaleiro. Luz com Indi e Chidozie a centrais? E Dortmund? Sem Maxi, Danilo, Maicon e Marcano? O Lichnovsky foi embora e o Chidozie nao pode jogar nas competicoes europeias…

    It never rains but it pours…

      1. Segundo o Maisfutebol sim. Pode ser que o Marcano recupere a tempo, mas nao sei, diz que a lesao e muscular.
        Agora bem que o Maicon era preciso, mas nao creio haver condicoes para a sua utilizacao.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.