Cláudios Ramos e Dollys Mengas – FC Porto 0 vs 1 Tondela

328708_galeria_fc_porto_x_tondela_liga_nos_2015_16_j28.jpg

Um jogo sem história, como muitos que a equipa tem feito neste campeonato. Uma primeira parte mais defensiva, com algumas saídas para o contra-ataque sem grande perigo, mas uma segunda parte sofrida, a mostrar que a melhor equipa consegue sempre brilhar quando enfrenta um adversário inferior e com a capacidade de ripostar e lutar pelo resultado ao nível de um tetraplégico gangrenado. O resultado é natural depois de vermos o que as equipas mostraram em campo e a vitória assenta bem. Vamos a notas:

(+) Brahimi. Sempre estupendo no drible e na progressão no terreno, foi constante o perigo que causou na área adversária, com fintas incríveis e olhos sempre postos na baliza. Fica na memória a forma como conseguiu passar aí umas doze vezes pelo lateral e a maneira como controlava bolas aéreas com uma leveza tal que se estivesse a agarrar um ovo atirado por um pitcher da MLB era capaz de impedir que partisse. Lindo, Yacine.

(+) Corona. Se Brahimi traz o perfume magrebino ao nosso ataque, os aromas centro-americanos também se elevam para o nosso centro olfactivo como uma panelona de feijão preto e cheddar prontinho para um taco à maneira. Fresco como uma alface iceberg, irreverente como um abacate bem moído com salsa picante, é Jesus que nos salva e Jesus que nos entusiasma e nos faz viver na beirinha da cadeira, sempre sem saber qual será o próximo genial coelho que tirará da sua imaginária cartola. Hoje, como que de smoking vestido, deambulou e rasgou todo o flanco com a velocidade e imprevisibilidade das suas acções. Uma pérola!

(+) A agressividade durante todo o jogo. Quem se atreve a colocar o pé quando confrontado por gigantes como os que hoje puseram os pés no Dragão? Quem ousa tocar na bola, nem que seja uma fugaz roçadela (upa!) com a intensidade de um dente-de-leão desnudo, sabendo que terá pela frente os titãs do confronto físico, homens que nunca desistem e (ai deles!) chamam covarde ao Roy Keane nos olhos? Quem, pergunto?! QUEM?! Ninguém, claro!!!

(+) Jogar de olhos fechados. A organização táctica faz lembrar um jogo de Risco em que as peças estão colocadas exactamente no sítio certo para que não seja necessário reforçar exércitos com mais de duas regiões de diferença. Uma espécie de Civilization sem hexágonos visíveis…mas apenas para os mortais, porque os homens que jogam e os que mandam são os mesmos, numa simbiose perfeita de jogadas treinadas incessantemente e executadas com a perfeição de um Mondrian ou de um Rubens, se gostarem mais desse estilo. É um orgulho e um privilégio poder assistir a toda esta incrível paleta de arte geométrica com jogadores empenhados e livres de preocupações, como pequenas Heidis a correr pelos montes verdejantes ou Tómes Sóyers a perseguir barcos a vapor no Mississipi. Oh, viver sempre neste Dragão seria decerto alegria eterna!

(-) Herrera. Quando os outros andam devagar, tenta andar depressa. Quando os outros desistem, procura empenhar-se mais. Faz lembrar aqueles miúdos chatos no recreio que se o jogo não for de acordo com o que estão a dizer desde o início da semana, se as equipas não estiverem alinhadas mesmo assim, não jogam. E Herrera é isto, porque não procura linhas de passe, não roda o jogo para o flanco e oh inclemência e martírio, não age como capitão a procurar mostrar ao árbitro onde acha que errou. Mais uma acha para a fogueira das suas próprias vaidades.

(-) Danilo. É incrível que a sua capacidade física seja um portento de tal maneira fabulástico que o impeça de chegar até às bolas todas que quer. E é ainda mais inacreditável que funcione apenas como tampão físico e nem sequer tente recuperar defensivamente de uma forma que ajude o resto da equipa, porque várias vezes foi o único a recuar, estragando toda a união dos colegas em torno do mesmo objectivo. Vive para estragar o jogo dos companheiros. Inadmissível.


Ainda haverá hipótese de fazer alguma coisa decente neste campeonato? Não creio e já devemos ir tarde para essa missa, por isso é preciso começar a pensar no próximo ano. Com ou sem Petit, ou uma espécie parecida, no comando.

25 comentários

  1. Resta-nos o humor meu caro.
    Triste, mas realmente nao ha ja muitas mais formas de lidar com os “exitos” desta equipa.
    Obrigado por me arrancares um sorriso.

  2. E. esta hein? é que foi mesmo bater no fundo … da tabela! Como reconheceu o Pedro só nos resta mesmo o humor…
    e, os seus B&B estão lindos!

    – quanto ao primeiro B, cujo nome começa por B, a semana transacta falou-se muito do Cruijff – cujo nome começava por…C – e claro da filosofia de jogo… – quando tens a bola, o que interessa é passá-la com qualidade, fazeres passes simples que levem a equipa contigo, ter inteligência nos pés … 100% !

  3. Depois do jogo de ontem, ler esta crónica é o único aspeto positivo. Sempre fui contra os assobios, mas incentivar mortos é difícil para qualquer adepto. Já tínhamos batido no fundo, mas há sempre quem arranje uma pá para esta equipa escavar ainda mais o poço em que se meteu.
    Normalmente questiona-se a prestação dos jogadores nas seleções, visto que nos clubes jogam muito mais. Neste clube é ao contrário. Os jogadores que foram às seleções, até tiveram uma boa prestação nestes últimos jogos, no entanto no jogo a seguir pelo clube… deu o resultado de ontem. Para mim a época do Porto terminou ontem. Esta equipa não merece nem mais um minuto de perda de tempo.

  4. Ao que isto chegou. Ha uns bons anos atras o Madureira que andava ainda a tentar criar curriculum de gan***a ia ao balneario ou ao quintal de um qualquer jogador, partia-lhe a fuca a estalada com mais uns manos marados, ou os vidros do carro da estrela. Hoje em dia porque ja tem mais graveto que cientistas de topo ninguem se da ao trabalho de assustar as tropas. A direccao deve andar a queimar os recibos do Panama porque para eles isto tudo e muito normal, versao Artur Jorge no Benfica.

  5. Genial! :)
    Enfim, há assobios que desorientam pessoas que reagem sem plano… Enfim, há assobios que guardados teriam dado muito mais jeito. Mas isso importa nada! Há uma Taça para ganhar. Bora lá Zé!

      1. Transporta-me para determinada ovelha. Sou maluco por oBelhas pá! :)
        PS. dasss, é preocupante! lembrei-me primeiro da ovelha do que da Parton. Dolly. Credo!!!

        1. lembra-te: sempre na beirinha do precipício para elas puxarem para trás. a diferença é que estas ovelhas que cá temos devem ser das que gostam de dar passos em frente quando estão nessa situação. e aí perdes ovelhas, perdes varapau, perdes tudo!

    1. Li isto segundos apos ter comido uns quadraditos de chocolate. Mesmo a calhar.

      Mas e como alguem diz acima na caixa de comentarios, sem o resto, pelo menos ainda nos conseguimos rir…

    1. Que arrepio que voces me deram agora. Nao digam uma coisa dessas nem a brincar. E isso e o tipo do Record a sugerir o Jaime Pacheco. Mas pelo menos com esse vontade nao ia faltar aos nossos rapazes

    1. Imagina o Maxi a ser treinado pelo Jaime Pacheco. Com a nossa camisola, e menino para bater o record de cartoes vermelhos numa temporada!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.