Baías e Baronis – FC Porto 2 vs 2 SL Benfica

 

foto retirada do MaisFutebol

 

É uma crónica difícil de escrever, tanto como foram difíceis de aguentar os onze minutos finais do jogo, descontos incluídos. A ruptura física e emocional da equipa foi penosa de ver e à medida que o relógio avançava para esse infeliz minuto 82, havia uma sensação de insegurança como há muito não sentia num clássico, que poderia ser perfeitamente plausível caso o jogo tivesse sido muito complicado, o que não tinha acontecido até então. O Benfica entrou defensivo mas bem estruturado e o 4-4-1-1 deu-nos muito trabalho a quebrar, mas quebramos. E depois de mais uma parvoíce levar ao empate, lutamos para passar de novo para a frente, e conseguimos…e a partir daí, a equipa desfez-se como um castelo de cartas numa tempestade tropical. Não vale a pena reclamar com o árbitro, porque apesar de achar que houve algum exagero nos amarelos e dualidade pontual de critérios, a verdade é que o empate deve-se a mérito do Benfica como a demérito nosso e por muito que possa custar admitir, o jogo não devia ter acabado assim. Só faltou concentração, alguma inteligência emocional, mais alguma força nas pernas e acima de tudo calma e confiança, que parece estar em baixo. Vamos a notas:

 

(+) Fernando Foi o melhor jogador da equipa. Não chegam os dedos que tenho nas mãos e nos pés para contar as intercepções e excelentes posicionamentos defensivos que o “Polvo” hoje mostrou no relvado do Dragão, cortando lance após lance de investida atacante do Benfica, tanto no meio como na ajuda aos laterais. Era evidente que com Aimar em campo a jogar em apoio a Cardozo, Fernando ia ter trabalho intenso e a verdade é que o argentino viu-se pouco por culpa dele, provando que para jogos a sério quando é preciso alguma estrutura no meio-campo enquanto não funciona a rotatividade entre os membros do sector, a utilização de uma âncora inteligente e firme é essencial.

(+) Guarín Deve ter saído chateado. Eu sei que sairia, porque depois do jogo que fez merecia ter acabado a partida. É verdade que falhou algumas bolas no ataque e vários passes triviais que Fredy insiste em transformar em remates laterais mas a forma como ajudou Kleber na pressão a Luisão e especialmente a Garay foi bonita de ver. Jogou solto, como deve jogar, em apoio defensivo bem alto, e se houve algum elemento que impediu Javi e Witsel (bom jogador esta besta) de fazerem o que bem queriam no nosso próprio meio-campo, esse rapaz foi Guarín. Ia marcando um golo fenomenal num chapéu a Artur de pé esquerdo, mas o brasileiro estava atento.

(+) Otamendi O golo é de raiva e de esforço mas ainda assim saliento o trabalho defensivo, porque foi o mais certinho, apesar dos golos sofridos. Saiu sempre com a bola controlada e só por falta de apoio não conseguiu desiquilíbrios maiores, já que sempre que aparecia a correr pelo meio-campo dentro, parecia que o resto da equipa (tirando Hulk, mas como estava inconsequente acabou por não ajudar muito) ficava tão surpreendida que simplesmente não lhe dava o auxílio necessário e perdemos fulgor com isso. Bom no corte, aguentou o amarelo que levou muito cedo (correctamente) sem qualquer problema e foi o melhor jogador atrás de Fernando.

(+) Ambiente nas bancadas Por muito que tenha achado piada à galinha no ano passado, este foi um clássico mais digno. Não houve problemas com público, com pedradas, bolas de golfe ou bilhar ou bowling ou lá o que raio alguns animais gostam de levar nos bolsos. A polícia fechou tudo o que tinha para fechar, controlou bem a área e o ambiente, apesar de tenso como é natural para estes jogos, não teve a força negativa que no ano passado. Não fica na memória, mas por bons motivos.

 

(-) Desconcentrações Se o segundo golo nasce de falta de pernas e de intranquilidade defensiva, o primeiro é pura estupidez e falta de sentido prático. Não consigo compreender como é que Hulk perde a bola, Fucile fica a olhar e Cardozo aparece sem qualquer problema para encostar lá para dentro. Se Robson tivesse visto este golo mandava-os todos correr à volta do estádio durante uma hora, tal foi a falta de sentido prático e de concentração na tarefa que mostraram durante a segunda parte.

(-) Artur Aquele pé no ar é a imagem que me fica deste fulano, que fez com que lhe perdesse o respeito vocalmente com excelente vernáculo nortenho. E Guarín (ou Kleber, a memória falha-me) só não teve a clarividência de continuar e ir contra a pata da besta para ver se o animal falhava o pé de apoio com medo que lhe marcassem um penalty e caísse redondo na relva. Por vezes, caro neandertal brasileiro, são atitudes dessas que levam a que um jogo normal acabe num arrojo de pancada. E ainda bem que a malta se controlou, porque se dependesse de mim era bem capaz de chamar a brigada da braguilha e fazer de ti o primeiro guarda-redes do Benfica a levar um golden shower em pleno Dragão. Merecias.

(-) Hulk Inconsequente, foi uma pobre exibição ao nível das que fazia quando cá chegou em 2008. Parecia sempre complicar as coisas fáceis e estranhei que não tivesse rematado mais vezes, ainda que em má posição. Mas não, hoje Hulk passou o jogo todo a discutir com Fucile sobre o que presumo fossem regras de condução, porque fez dezenas de gestos com as mãos a simbolizar um “força, passe, minha senhora” e ainda agora não percebo o porquê de tanta conversa; perdeu bolas fáceis com fintas parvas; desperdiçou oportunidades de remate para fazer oh-só-mais-uma-fintinha-e-já-está; e pareceu apático com a presença de Emerson ou Gaitán no ataque pelo flanco. Volta rápido, Givanildo.

(-) Fucile Tu não aprendes, Jorge. Convences-te que és jeitoso e depois acabas por fazer jogos destes, e olha que já não é o primeiro monte de trampa que sai dos teus pés este ano, rapaz. Foi muito mau, homem, mau demais, e se tens desculpa para algumas bolas em que apanhaste com dois em cima, não te perdoo perderes bolas para aquele anão espanhol do Nolito, pá, o jogador mais sobrevalorizado desde que o Skuhravy chegou a Lisboa. Falhaste muito e em alturas importantes, moço, e só te pergunto: porquê? Qual é a necessidade de fintares gajos na linha quando podes ser prático e chutar contra eles para ganhar um lançamento? Porque é que tentas sempre fazer a coisa mais complicada quando a simples é mais melhor boa? Desiludes-me assim desta maneira? A mim que sempre te apoiei? Não se faz, Jorge, não se faz…

(-) Vitor Pereira Não me junto à turba que se parece ter formado à minha volta no Dragão, com gritos de “este gajo não percebe nada de futebol” e “és uma vergonha, caralho, era despedir-te já”. Bullshit. O que me faz dar uma nota negativa ao nosso treinador foi a forma como não conseguiu coordenar a equipa e elevar-lhe a alma quando era evidente para todos que havia ali uma desagregação iminente, tanto física como táctica. Talvez os jogadores não tenham pernas, talvez não gostem do estilo, mas algo se passa que está a roubar a alegria aos nossos putos. Hoje, tirou Kleber porque estava lesionado, como o ouvi a dizer na conferência de imprensa enquanto estava no trânsito. Mas não podia alterar a forma da equipa jogar e principalmente manter o Varela em campo, que já não tinha pernas para aquelas andanças. Mas optou por colocar o Hulk ao meio, mesmo vendo-o a complicar tudo que parecia fácil e apostaste num rapaz que cruzou duas ou três vezes sem sequer olhar para quem lá estava e que não consegue manter uma bola controlada na relva nem que lhe apontem um taser ao testículo esquerdo. E Guarín, tirar o Guarín e pôr lá o Belluschi em vez dele foi mais uma decisão que não entendi. O meio-campo estava em igualdade mas era preciso um rapaz para cobrir uma ala, MANTENDO uma pressão intensa pelo centro…e mantém-se o Varela que era um zombie no flanco, com o Belluschi a jogar enfiado entre Javi e Witsel? Não compreendi, palavra. O problema que Vitor Pereira enfrenta é complicado e estes últimos dois jogos serviram para perder mais algum capital de confiança perante muitos sócios que ainda aqui há uns meses viram a equipa a jogar como raramente tinham visto nos últimos anos e só pensam: “Mas só saiu o Falcao e o Villas-boas, que mais pode ter mudado?”…e vão-lhe começar a apontar o dedo. É um selo difícil de tirar e as vitórias terão de começar a aparecer rapidamente, caso contrário a vida pode começar a ser muito difícil para o treinador do FC Porto.

 

Depois de passar o jogo, é fácil perceber que perdemos dois pontos e o Benfica ganhou um. Fomos mais fortes durante boa parte do jogo mas fraquejámos nos momentos mais importantes, quando tínhamos de reter a posse de bola e trocá-la com confiança e atitude altiva de campeões, evitando que o Benfica, que tem jogadores tecnicamente melhores (Por favor: Fucile, Moutinho e Guarín, são capazes de trocar a bola pelo chão sem ser aos saltinhos? Agradecido.) e estava a jogar no erro como fez quando cá veio vencer para a Taça, pegasse na bola e fizesse o jogo rápido de transições que costuma aplicar aos adversários. Não conseguiu e tal como nesse jogo sofreu dois golos perfeitamente evitáveis. Bottom line? Um empate em casa é mau, contra o Benfica é uma desilusão. Mas não deixamos de estar na luta, muito longe disso, e o campeonato ainda vai dar muitas voltas, por isso vamos com calma que amanhã é um novo dia. E só pode ser melhor que a noite de hoje.

25 comentários

  1. caro Jorge, caríssimas(os):

    é inacreditável sofrer um golo a partir de um lançamento de linha lateral… a nosso favor!
    e poderia relevar este empate se não tivesse ocorrido frente ao nosso maior rival.
    assim, acho que foi muito demérito da nossa parte o termos concedido. e que, para mim, tem o sabor amargo da derrota. e que fará com que passe uma noite (pelo menos) em claro.

    bom final-de-semana para todas(os).

    «este é o nosso destino»: «a vencer desde 1893»!

    saudações desportivas mas sempre pentacampeãs! ;)

    Miguel | Tomo II

  2. Discordo quase totalmente da tua crónica, talvez por ter visto o jogo na tv e tu na bancada. Tás desculpado! Primeiro: jogo miserável, indigno das duas melhores equipas do nosso campeonato! Segundo: se dizes que o Fernando foi o melhor, ele é o vosso trinco… 3º: dualidades de critério? Concordo e exemplifico: falta que dá o vosso primeiro golo é ridícula! Maxi mal toca, reclamam e é falta! Aliás, a vossa equipa devia jogar voléi porque aí não há contacto físico! Jogo totalmente condicionado pelos fiteiros que são os vossos jogadores! No dia que o meu Benfica jogar assim, massacro-os! Quero ver futebol, que é um jogo de contacto! Um jogo de homens, não de pussies como são os vossos jogadores! Javi desvia-se do jogador do Porto, é assinalada falta e são mostrados 2 amarelos a jogadores do Benfica! Fucile entra assassinamente sobre Cardozo e ainda diz em directo para a tv que Cardozo o agrediu!!!! Ridículo!!!! Aliás, Fucile é daqueles jogadores que METE NOJO!!! Não vale um PIÇO!Hulk dá cabeçada e nada! Depois reparem bem: golos do FCP de bola parada. Golos do Benfica em boas jogadas de futebol corrido. Aliás, melhores jogadas de futebol são do Benfica! Resultado justo num jogo de merda! Ambos ganharam 1 ponto. Se quiserem embalar em falsidades, estão à vontade. Para terminar: adoro o facto de falarem da arbitragem… significa que não estão a ganhar… e mesmo assim, ai, ai… falarem do árbitro que cortou constantemente o contra-ataque do Benfica… lembra-te daquela jogada na esquerda, em que o jogador do Benfica sofre falta, mas tem a bola e faz o passe, mas o super dragão apita na mesma falta a favor do Benifca interrompendo a jogada… que merda de jogo! Se o Nolito é sobrevalorizado, o vosso novo internacional LOL e o mister 100 Milhões Aha, aha, aha,aha!!!

    1. várias coisas, por tópicos:
      – houve alguma fita, é verdade, como há em todos os jogos. mas negas que o Cardozo agrediu o Fucile? ainda que tenha sido só um pontapezinho de caca…é uma agressão ou não? para mim é e só vi as imagens há alguns minutos. se me tivesse apercebido desse facto ao vivo, podes ter a certeza que tinha falado nisso. e não é uma questão de ser ou não “pussy”, porque se bem te lembras no ano passado, não houve grande pussification nas cotoveladas do mesmo Cardozo ou nos pontapés do Javi. ponto.
      – o Maxi e o Javi fazem todo o jogo com o braço esticado. todo. é enervante.
      – lances de bola parada foi o primeiro, o segundo foi um canto curto, a bola não saiu directamente para a baliza. e não podes falar, porque o Benfica ganhou o campeonato de 2009/2010 muito à custa de excelente eficácia em livres, penalties e cantos. não podes ver o jogo só para um lado, Paulo.
      – na minha opinião o Nolito é sobrevalorizado. acho-o um rapaz esforçado e lutador, mas tem tido muita sorte nos golos que tem marcado. interessante é perceber que quase ninguém concorda comigo, o que não quer dizer que mude de opinião ou sequer que esteja enganado.

      em suma, não escrevas a quente.

      abraço,
      Jorge

      1. Meu amigo, escrevi a quente e mantenho o que disse, já a frio.
        Já vi o lance do Cardozo 20 vezes e não vejo agressão nenhuma, a não ser que considerem que o facto de os 2 jogadores estarem enrolados e a se tocarem seja agressão. Se assim for, é legítimo dizer também que Fucile agrediu o Cardozo… só que o Cardozo não fez o teatrinho parolo…

        Quando referi os cantos, não foi como crítica ao Porto, mas para mostrar que o Porto não marcou em lances de bos jogadas colectivas. Nada contra bolas paradas, pelo contrário!

        Dizer que o Benfica só marcou porque o Porto estava a dormir é engraçado. Revejam o 2º golo do Porto, o tal canto curto e digam-me se os jogadores do Benfica não foram tomar um cafezinho durante esse lance…

        Quanto ao Fucile, bem… hoje mostrou novamente a sua falta de qualidade futebolística e lixou o Porto com a sua expulsão na Rússica… palavras para quê? Com certeza será vendido por uns 15M na próxima época e não estou a ser irónico.

        Cada um vê as coisas como quiser, mas na mesma, mantenho a minha opinião: o jogo foi mau, indigno das 2 melhores equipas do campeonato. O Benfica foi fraco do Vosso ponto de vista, mas também do nosso, com a diferença que deixou a sensação que, cada vez que teve de acelerar, marcou. Se tivesse acelerado sempre… ou seja, um Benfica ao seu nível normal, teria ganho um Porto que achei fraco…

        Grande abraço!

        1. eu também já vi o lance várias vezes e mantenho o que disse, o Cardozo deu um pontapé no Fucile, que exagerou muito no teatro. mas o acto está lá na mesma.

          continuando no Fucile, não concordo contigo. qualidade tem ele, o problema está mesmo na cabecinha, que ele claramente não tem. tinha esperança que com a idade amadurecesse, mas estou a perder a fé no moço. e se o vendermos por 15 milhões…amigo, seria um negócio fabulástico!

          não censuro o Benfica por ter vindo ao Porto jogar para sacar um ponto, eu faria o mesmo! o que me lixa é dizerem que o Benfica jogou muito bem e que atacou imenso…porque não é verdade. jogou de uma forma inteligente e teve alguma sorte, que o Porto também teve. no fundo foi um jogo fraquito entre duas boas equipas.

          um abraço!
          Jorge

    2. Tal como nos ves o jogo com olhos da cor ou seja vermelhos. Critiar os nossos jogadores ? Perdemos o jogo porque o VP é uma nulidade, sim nulidade é a palavra porque quem não sabe fazer substituições não está lá a fazer nada. A vossa primeira parte foi no mínimo miserável, na segunda, veio o primeiro golo numa perda do bola infantil do hulk, será que pode falhar ? pode como os outros, o vosso segundo golo um dormir geral e claro o fantástico fucile a mostrar a pobreza do jogo todo. Se eu gostei, não, perdemos dois pontos obviamente, mas pensei também que o benfica fosse melhor, alias bem melhor.
      Não foi, para comemorar no fim temos duas alternativas, ou trocamos de treinador ou o VP deixa de inventar.
      Sobre o mete nojo, é o AIMAR ? nunca faz uma falta é um santo com pele de diabo ? Coitadinho. O cardozal … que pensa que pode voar e levanta os braços a tordo e a direito… os outros que se arrumem… o MAXI um santo nunca faz nada…. e só quero falar de 3… porque quase todos são assim, sem falar no JJ esse sim um espectáculo… principalmente a abrir a boca!

  3. Se leres o meu post no facebook escrito a quente, digo apenas isto:

    “Porto fraquinho, não é este o meu Porto… O Hulk regrediu 3 anos, o Fucile precisa de ir aquecer o banco”

    O Porto marcou e descansou (ou caiu de cansaço)… o Benfica sofreu o 2º mas viu que conseguia fazer algo mais pq o Porto não tem as pernas do ano passado, estavamos em melhor forma no final da época passado do que agora com apenas 6 ou 7 jogos oficiais.

    E começo a perder a pouca esperança que tinha que o nosso “mister” tivesse evoluido desde dos tempos do Arrifanense, sinceramente não consegui perceber as substituições quando estavamos a ganhar e depois de termos empatado. Não vejo o Porto com a alegria e vontade do ano passado e quando vejo o VP a queixar-se da arbitragem no final do jogo, dá-me vontade de rir.

    Acho que o Fucile merecia 2 ou 3 baronis, um só pelos remates e fintas completamente anormais e outro pelo teatro feito durante o jogo. O Hulk foi uma cópia dos tempos de Jesualdo (principalmente no 1º ano), teve 3 ou 4 chances de passar para colegas rematar e decidiu guardar a bola, enfim…

    Venham jogos melhores, mas estes dois pontos perdidos ficam entalados (a juntar com os da semana passada)

    Até 4ª feira :)

  4. Boas Jorge,

    Mais uma vez, o VP enterrou. Voltamos à era do marca e aguenta lá trás com cagufa. Ou as coisas mudam mto, ou este ano cheira-me que não vá ser mto famoso.

    Qto aos Baronis (não vejo Baias para alem dos que deste):

    – não concordo com o Hulk, a mim pareceu-me que ele fez o jogo todo em esforço e que ainda não está a 100% daí ter feito um jogo mais fução… Dou-lhe o beneficio da dúvida;

    – defesas laterais: o que é isto?! sobem e não compensam, ve-se o jogo todo o palito a subir e depois vir a passo qdo as galinhas atacam? Mau, mto mau. Maior parte dos lances de maior perigo foram descompensações da defesa.

    – treinador/substituições: qdo o gajo tira o Guarin qdo as galinhas estão a subir no jogo, disse logo ao meu irmão já fodeu tudo, e não é que tinha razão? O jogo não era para o Beluschi mas sim para um Defour. Por mto esforçado que o Beluschi seja, defensivamente não ocupa bem os espaços. Se estivessemos a ganhar por 2-0, ok, agora assim foi burro. Tb não entendo pq é que não meteu logo o Walter qdo o Kleber pediu para sair, nem tão pouco pq que o Varela se manteve tanto tempo em campo. Burrice a mais!

    – teatro: mas que treta é este? Simulações atrás de simulações (principalemente o Fucile) só degrinem a nossa imagem. Se o Cardozo dá uma sapatada a sério sim, agora estarem com teatrinhos vão levar na peida!

    Temos que rever fisicamente, a equipa não me parece aguentar a alta rotação 90m. Não estou a gostar nada do rumo das coisas. Irrita-me que ganhavamos este jogo nas calmas e perdemos por demérito nosso. FODASSE!

    Abraço,
    João

  5. Parece-me que o VP não entrou muito bem no grupo e a forma de lidar com os jogadores não é a melhor. A ânsia de mostrar que é diferente do AVB está a fazer com que se enterre cada vez mais. As substituições parecem estilo JF, que aos 65′ lá trocava alguém. Começou o ano por querer implementar uma defesa muito alta e depois roda todos os elementos da defesa. Falta-lhe o ponta-de-lança do ano passado (e que ponta-de-lança!) e decide não usar o walter no jogo anterior. Põe a jogar o Christian Rodriguez que sinceramente está muito fraco, está gordo e anafado. Tira o Guarín que tem energia que nunca mais acaba para quê? para dar o meio campo. Não se percebe. Continua assim que vais embora pelo Natal. E é por exclusiva responsabilidade tua, pois tens muita matéria-prima de qualidade. Se não a souberes trabalhar, o melhor é entregar a outro que tenha unhas para tocar esta guitarra.

  6. Caro Jorge,

    Por muito que me custo dizer isto, quem evitou a derrota foi o JJ, e por consequente foi a incompetência do VP a determinar a perda dos 2 pontos.

    Já tinha inventado com o Feirense, e agora, quicá, por não querer alterar a táctica com medo do que aconteceu em Santa Maria da Feira, fez-nos perder 2 pontos, mas vamos ao jogo.

    Excelente 1ª Parte com pressão continua, nada mais a dizer.

    Entramos na 2ª Parte, o Benfica Subiu mas nós continuávamos a conseguir trocar a bola e eis que o JJ ganhou tacticamente o jogo… Ao meter o B.Cesar e o Saviola, o JJ causou um problema entre-linhas ao VP, onde o Fernando foi obrigado a recuar mais e tivemos que recuar o Moutinho para o apoio. Ora, entragamos o Meio-campo ao Benfica.

    Resposta imediata e eficaz, teria sido, tirar o Varela ou o Kleber e meter o Defour ou Belushi para o lado do Guarin, para manter Witsel e Javi sob pressão continua e continuar com a equipa equilibrada na zona entre linhas.

    Ora, o Benfica tinha o meio campo ganho, e ao tirar o Guarin e meter o Belushi, nada veio alterar a este balanço, pois se estavamos antes a ganhar o jogo no meio-campo, passamos a perder o jogo no mesmo ponto.

    Mas a sucessão de asneiras e má leitura continuou… tirar depois o Kleber para meter o Rodriguez (mais uma vez a não colocar um médio de equilíbrio), foi ainda pior… pois o Rodriguez só serve para correr e centrar mas para quem? Tudo bem que ele trabalha mais defensivamente, mas estávamos a perder o jogo no meio campo e não nas linhas.

    Infelizmente, o VP começa a demonstrar que não tem mãos (nem inteligência) para estar à frente do nosso clube… o JJ o ano passado, nunca nos ganhou um jogo tacticamente… o único que ganhou foi quando se enfiou dentro da baliza e teve a sorte do lado dele, pois o AVB desmontava-lhe tacticamente o jogo sempre, antes e no decorrer do jogo…

    Começo seriamente a temer pela nossa época, essencialmente pela prestação do nosso treinador no banco.

    1. Na minha opinião, o único erro do VP neste jogo foi mesmo meter o Belluschi em vez do Defour para o lugar do Guarín.

      Não concordo quando diz que o Porto perdeu o meio-campo para o Benfica quando entraram o Saviola e o outro. O problema começou com Guarín, que em vez de pressionar o Witsel ou o Javi Garcia, pressionava os centrais e o Artur. Quando ficou cansado (e pudera, com tanta correria), o VP devia ter feito entrar o Defour para pressionar os médios do Benfica. Já que os extremos deles eram marcados pelos nossos laterais e para os dois homens da frente deles tínhamos os centrais e o Fernando, restava uma situação em que Moutinho e Guarín/Defour só tinham de pressionar 2 jogadores. O que é longe de perder um meio-campo.

      Nas últimas épocas, quase todo o jogo ofensivo do Benfica parte dos laterais. O Porto fez um excelente trabalho neste ponto. Nem reparei, por exemplo, que o Maxi Pereira estava em campo, pois nunca o vi correr com a bola. Por isso, tirar um extremo para meter um médio deixava pelo menos um dos laterais livre, o que seria perigoso. Tirar o ponta-de-lança por um médio deixava, por sua vez, os dois centrais livres para se juntarem aos médios, e aí sim podiam criar situações de 3 ou até mesmo 4 para 2.

      A entrada do C. Rodriguez pelo Kléber, que estava estafado, foi também a pensar nisto. Pelo que disse o VP, o Hulk já não se sentia capaz de seguir o respectivo lateral e passou para ponta-de-lança, deixando o Rodriguez encarregue do lateral.

      A substituição do Walter parece-me que já foi em desespero e para criar uma presença mais forte na área que o Hulk. Mas quando eles fizeram o 2-2, só chegávamos ao 3-2 com muita sorte.

  7. Para mim o único grande Baroni é para a grande falta de condição física! O VP fez as substituições tarde e erradas, mas olhando para o banco quem é que ele tinha que pegasse no jogo e fizesse diferença? Toda a gente fala da substituição do Guarín mas que estava o Guarín a fazer em vez de manter a estrutura do meio campo? andava lá pela frente a tentar tirar a bola ao Artur !
    Uma cpoisa é ter Hulk e Moutinho no banco e mudar o cariz de um jogo, a outra é ter talvez o Defour… mas tirava quem? O Varela? ou o Hulk?
    Sorry!
    (E, Jorge, desculpa, mas deixa de dar Baroni ao Fucile. Já sabemos por antecipação que tenha ele estado bem ou mal (- quem perdeu a bola no 1º golo das galinhas em local proibido foi o Hulk) leva sempre com o Baroni. É o teu novo Mariano. – Esforça-se, mas futebol não é esforço; corta bolas e dá linhas de passe aos colegas, mas tem é de cortar as bolas que vão para o Nolito… o que o homem fizer está sempre mal… )

    Também não tivemos a sorte; que no ano passado tínhamos aos rodos. Que a equipe anda triste, anda. Que se levantam fantasmas por entre os adeptos, levantam. Que o Libras Boas achava que não ia ser nada fácil, também sabemos.- Agora, acho que isso é mais cena da SAD e de outras circunstâncias, do que do VP.
    – Ainda ontem me perguntava a propósito de quê é que o Kleber tinha sido convocado para a canarinha? Para dois jogos amistosos em que vai ficar no banco. E o Hulk, idem. E, nenhum deles vai jogar o campeonato do mundo.

    Bem, vamos ao Zenit. Chegaremos ao Zenit. Um vez qualquer.

    1. a última frase está perfeita, reine. mas discordo quando dizes que o Fucile é o meu novo Mariano, aliás já falamos sobre isso e não adianta continuar a discutir. incomoda-me quando bons jogadores fazem jogos horríveis porque não são práticos, é o meu principal “pet peeve”…

  8. Bom dia,

    O resultado de ontem sabe a derrota.

    Depois de uma primeira parte bem conseguida, mas sem eficácia atacante, na segunda parte voltamos ao nível exibicional de Aveiro.

    Está bem que o Benfica teve sorte em obter o golo na entrada do segundo tempo, mas também é verdade que foi muito por inépcia nossa.

    Vítor Pereira deu a entender que só temos pernas para meio tempo … bem isto é preocupante.
    Não temos capacidade para gerir o jogo depois de estarmos em vantagem, falta-nos qualquer coisa, e não é só o alegado fantasma Falcao.

    Kléber é a segunda partida consecutiva que sai ao intervalo, por problemas físicos. Walter não tem ritmo competitivo, Iturbe não é convocado, e ontem Hulk não devia estar a 100% fisicamente, pois Hulk de cansaço não padece … tem pulmão para 90 minutos ou mais.

    Assim na segunda parte o Porto eclipsou-se. Varela e Hulk deixaram de desequilibrar, e a partir do momento que VP retira Guarin, e o Benfica coloca Bruno César, perdemos o controlo do miolo, e o golo do empate encarnado advinhava-se…e aconteceu.

    Destaques individuais para Otamendi e Guarin os melhores em campo. Fernando e Moutinho também cumpriram e trabalharam imenso.

    Espero que a equipa técnica consiga recuperar fisicamente a equipa, e que estabilize na escolha do motor de qualquer conjunto, que é o seu meio-campo. Defour de titular e opção regular, passa a não utilizado.

    Os adeptos que se deslocaram ao Dragão e que apoiaram a equipa não mereciam este resultado. A equipa tem de puxar pelo público também.

    Abraço e bom fim de semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

  9. Claro que arrepia o estilo de VP à lá Jesualdo!!!
    Estaremos na presença de um novo adjunto que não nasceu para chefe( Octávio, Toni e outros que tais??)

  10. Mais uma exibição de duas faces, o que começa a ser preocupante. A equipa demonstra não ter pernas para manter o ritmo e a intensidade do jogo durante os noventa minutos.

    Primeira parte de muito bom nível onde só faltou eficácia no remate. Aquela perdida de Fucile é, no mínimo, exasperante. Dominamos, controlamos e merecíamos sair para o intervalo com um resultado mais confortável.

    Depois, voltamos às exibições cinzentas, sem chama, com muitas bolas perdidas, alguma desconcentração e deitamos tudo a perder.

    Apesar da influência negativa da arbitragem, que amarelou os nossos jogadores sem qualquer critério e ainda perdoou a expulsão ao Cagozo, considero que devemos a perda de dois pontos a nós próprios.

    A equipa necessita sobretudo e uma preparação física adequada para ser capaz de aguentar todo o jogo em bom nível.

    Um abraço

  11. Bem Jorge, costumo ler os posts e os comentários mas hoje só consegui ler o post e o 1º comentário mais metade do 2º, é que esse 2º comentário, carregado de facciosismo e escárnio, tirou-me a vontade de ler mais qualquer coisa.

    Concordo com tudo o que está no post e saliento: “(-) Hulk; Inconsequente, foi uma pobre exibição ao nível das que fazia quando cá chegou em 2008.
    e também saliento as provocações aos jogadores Portistas com atitudes de violência como o pé no ar de artur a ameaçar Guarin, o pontapé de cardozo em Fucile sem bola e no chão (isto faz-me lembrar o luisão não sei porquê) e uma imagem muito bonita que se viu nos minutos finais de jasus a dar instruções aos seus jogadores para darem na canela dos jogadores adversários. Aliás, essa imagem que não deixa margem para duvidas da correcção exemplar de que jasus falou, não apareceu nos resumos televisivos e é uma pena pois mais uma vez mostra o carácter do individuo.

      1. LOL, não estava exaltado, pá! ;-) E não falo contigo em tom algum sem ser de muita amizade e de muito respeito pela pessoa fantástica que és! Aliás, comento aqui precisamente por isso, para te ajudar, para que “sintas” a opinião de alguém do outro lado (concordando ou não!). Achas que eu perderia o meu valioso tempo a comentar num blog portista se não nutrisse uma amizade muito forte pelo seu autor?!? Podia perfeitamente comentar num blog benfiquista e viver apenas num mundo vermelho, como alguns aqui parecem viver apenas num mundo azul… sei que não preciso justificar, mas é para que outros que possam eventualmente ler o que escrevo entendam o respeito que tenho por ti e por este blog.
        Claro que os teus amigos que aqui comentam devem odiar o que digo porque dizemos coisas contrárias. Será sempre assim. Mas acredito que um ou outro menos fanático, nem que seja no seu mais íntimo pensamento possa concordar com alguma coisa que diga de vez em quando ;-)

        Não conheço UM benfiquista que tenha visto esse famoso pontapé do Cardozo logo podemos considerar que as lentes vermelhas estão a funcionar, mas já falei com portistas que também não viram nada… pois… agora teatro do Fucile é em todos os jogos… provocações e simulações idem…

        É curioso o comentador anterior falar de algo que mais ninguém viu, provavelemente nunca verá e que ainda por cima resulta de uma interpretação de gestos e leitura de lábios de alguém tão desléxico como JJ… porra, o que querem que um gajo diga disto pá?!? LOL

        Ainda não referi o lance do Artur, que merece de facto um comentário. Quando vi em directo o jogo com 2 pessoas que tu conheces, as reacções foram: eu não gostei. Disse logo que não havia necessidade de fazer aquilo e que o gesto pode provocar confusão. Os outros 2 adoraram porque acharam que o Artur mostrou que quem manda na área dele é ele! Foi um gesto autoritário, de alguém a se impor sem medo. Parece-me que a ideia é perfeitamente aceitável… mas só Artur saberá o que lhe passou pela cabeça…

        Aquele abraço!

        1. acho que as pessoas já perceberam a estima e a amizade que existe entre nós, porque se fosse qualquer outro benfiquista passava-lhe um lápis azul por cima ;)
          quanto ao Artur, é exactamente isso. não lhe fica bem e pode levar a chatices das grandes como já vi acontecer em várias alturas.

          abraço!
          Jorge

  12. Boas,

    Sou benfiquista dos quatro costados, mas não sou cego. Tento, tento não, analiso as coisas a maioria das vezes, com a maior imparcialidade possível. Desta forma, tomei a liberdade de postar o meu comentário. Vim aqui parar acidentalmente, mas de futuro, será um link de referência para as minhas pesquisas de opinião sobre o FCP e o futebol que por aqui, neste rectângulo se vai jogando. Dou-lhe os meus parabéns pelas analises lúcidas e assertivas que faz sobre os mais diferentes temas, defendendo-como é seu direito e dever- o clube do seu coração. Houvesse mais gente com essa disposição e atitude desportiva fora das quatro linhas e o nível civilizacional da rapaziada seria bem mais elevado. Mais uma vez, parabéns.

    Pedro Pereira

    1. Obrigado, Pedro. Não sei ser de outra maneira e só olhando para os factos de uma forma que equilibre a paixão clubística e racionalidade conseguimos discutir futebol, caso contrário passamos a vida a atirar fezes uns aos outros como símios. E eu de macaco só tenho o pêlo.

      Um abraço,
      Jorge

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.