E começam as imbecilidades – versão 2014/2015

oh-for-fuck-sake-not-this-shit-again

Recupero um post que publiquei em Agosto de 2010, quando André Villas Boas pegava então no leme da equipa. Na altura, depois de duas derrotas no Torneio de Paris e alguns jogos menos conseguidos no resto da pré-época, uma imensa minoria de portistas insurgiu-se contra os métodos, os jogadores, as opções tácticas, a juventude do treinador, a careca de Pinto da Costa, os óculos de Antero e a tonalidade do relvado do Dragão. Aqui o tem: leiam para se recordarem.

Hoje, ao intervalo do jogo contra o Venlo, comecei a ver o reaparecimento desses abutres. Sem sequer ver o jogo para lá de um play-by-play num ou noutro site da especialidade, vi dezenas de tweets de portistas (sim, carago, de portistas, porque de adeptos de outros clubes nem se fala e nem interessa falar) a rirem-se do treinador, das contratações e das estratégias para o futuro. Houve um ou outro que disse qualquer coisa como: “Afinal o Tello não era tão bom e é para isto que veio?”. Numa palavra: patético.

Esqueçam lá essas tretas, deixem os homens trabalhar e julguem os resultados daqui a uns meses. Até lá, acompanhem a pré-época como eu tenho vindo a fazer, com um misto de excitação e desconfiança típicas de quem vê bons nomes a chegar mas não conhece o treinador que vai lidar com eles. Sigam estas fases preliminares com vontade de apoiar o clube e de incentivar jogadores e treinadores que representam as vossas cores, deixem os cinismos e os juízos antecipados de lado e tenham calma.

A seu tempo, tanto os grunhos e os racionais farão as suas análises. Com mais ou menos verborreia.

9 comentários

  1. São os mesmos de sempre, nem merecem as nossas vitórias, mas temos que levar com eles para mal dos nossos pecados. Viva o FCP. Abraço

  2. É esquecer Jorge… gentinha triste…

    A única coisa que aponto de negativo até agora foi o Vitor Garcia não ter ido para estágio… Não entendo e não consigo perceber quando leva-se 3 laterais para estágio e deixa-se o Vitor Garcia em casa e depois anda-se a por Kayembes e Licás a laterais para fazerem numero…

    Esta confesso que fiquei estupefacto!

  3. É típico do adepto moderno (o de ipad ou iphone em riste pronto a tweetar da primeira á última bacorada que lhe passa naquele imenso vácuo entre as orelhas…).

    Mas isso levanta uma questão um tanto ao quanto curiosa senão pertinente: Quanto tempo damos a uma equipa para que esta demonstre frutos do trabalho (bons e/ou maus)?

    No caso da época de AVB acho que precisámos de uns bons 6-7 meses para termos a certeza que tinhamos grupo para lutar por tudo e mais alguma coisa.

    Por outro lado, na época transacta de mau agoiro, a equipa de Paulo Fonseca começou a meter água naquele primeiro jogo na Venezuela (quem puder rever os golos dos Venezuelanos que o faça e compare com tantos jogos posteriores…) mas foi apenas no primeiro jogo contra o Benfica que tudo se confirmou (para mim, pois muitos já desde Coimbra que tinham percebido o problema).

    Sei bem que cada caso é um caso e que, mais uma vez, este Porto não pode ser reconstruído de um dia para o outro. No entanto espero que a equipa comece a dar sinais de ter um “fio-de-jogo” no inicio do campeonato e que quando jogar com o Sportem já esteja confiante e consistente q.b. para os meter no lugar com a consistência de uma equipa que quer e sabe como ganhar a adversários de calibre igual ou inferior.

    E depois esperar que o tempo lhes dê experiência e arrogância (da boa) para se baterem com os Manchesters, Reais, Bayerns, Chelseas e PSG’s desta vida.

  4. Jorge
    Ja dizem os antigos,bem antigos ,o habito faz o monge.Quero dizer com isto,é,que neste momento,o plantel parece estar defenido, devido a pre eliminatoria
    Quanto a questao em causa,de cima,ora Eu por razoes socioeconomicas(Trabalho),ha epoca passado nao assszzti,muitos jogos.Pero a meio da epoca seguindo a blundesfera,estava enternecida,por um lampejo,de sua graça carlos albert…..,Eu com curiosidade fui tentando ver,o artista,agora com perdao da palavra saiu me um autista.Moral nao ha,mas ha para todos os gostos.

  5. Tal qual… Acompanhei virtualmente a 1ª parte pelos comentários do facebook (pois nesse mesmo meio não gosto das transmissões, sempre aos repelões, que mais enervam ainda…), mas resolvi alhear-me, sem responder a nada nem ninguém… e cheguei ao ponto de desligar, por me estarem já a meter fastio os comentários. Até que soube só o resultado no fim e intimamente me fiquei a rir daqueles disparates de tais adeptos!

  6. Bom dia,
    Não há muito mais a dizer, primeiro jogo-treino, 6-2 e já não temos equipa para lutar pelo campeonato!!! O que eu queria mesmo era ver as perninhas do Rolando a facturar um golaço de trivela e até isso me privaram, deixaram-no em terra… Mais a sério, uma pena não terem passado o jogo no Porto Canal, mesmo tendo em conta as condições do local, estádio, lugares, imprensa, etc, mesmo nos resumos, tive algumas dificuldades para seguir a bola, mesmo com os óculos graduados do Paulinho. Situação isolada, creio eu. Não estou eufórico mas sinto-me bem mais optimista em relação aos 2/ 3 últimos anos no que toca a planeamento, contratações e staff técnico! Estou, como se diz na gíria, com ganda fezada, como quem vai comer alta mariscagem, para ver amanha o Porto na SportTv e começar a ver este BELÍSSIMO plantel, que está longe de fechado, tanto nas saídas como nas entradas!

    Abraço

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.