Baías e Baronis – Boavista 0 vs 3 FC Porto

foto retirada do twitter do FC Porto

Derby que se preze tem vários pontos que devem persistir ao longo dos tempos: a) o Boavista está em campo para dar molho e o FC Porto responde; b) o FC Porto não ganha com facilidade no Bessa; c) o FC Porto ganha no Bessa. E foi isto que aconteceu mais uma vez, com mais um jogo em que três passes consecutivos eram interrompidos por uma falta (afinal não somos só nós que fazemos muitas, pois não, Simão?) e onde uma exibição fraquinha deu lugar a três bons golos, cada um ao seu estilo e com um homem a destacar-se acima de todos os outros na partida: Brahimi. Boa e importante vitória, de qualquer forma. Notas abaixo:

(+) Brahimi. Jogaço, mais uma vez. Um golo, uma estupenda exibição e mais uma vez a figura principal da equipa em termos de construção de jogo pela relva, alheados que estamos (aparentemente) da necessidade de ter mais um médio para construir a partir do centro do terreno. E enquanto Brahimi estiver nesta forma vamos continuar sem optar em acondicionar o meio-campo com mais um homem, porque parece que o homem está com uma garra que nunca antes tinha visto, continuando a levar paulada atrás de enormíssima paulada e mantém-se de pé, pronto para agir, assistir e marcar, num golo que teve tanto de merecido como de bonito.

(+) Ricardo Pereira. Muito melhor a defender do que tinha mostrado no início do campeonato, está mais rápido e muito mais eficaz no corte, em particular nos carrinhos que fazem lembrar uma espécie de Otamendi contido, porque raspa mas não arranca e até consegue manter a bola em sua posse. Esteve pouco subido muito por culpa de Kuca que o encostou (bem) sempre atrás, mas deu segurança a defender e se ainda não tinha garantido o lugar, só uma tremenda falta de empenho nos treinos lhe tira a titularidade. Uínque.

(+) Danilo na primeira parte, Herrera na segunda. Danilo foi um gigante na primeira parte porque foi dos que mais depressa conseguiu perceber que não iríamos lá sem usar o corpo e usou-o muito e bem. Herrera errou bastante na primeira parte porque demorou muito mais a perceber o mesmo que disse na frase anterior. No entanto, o mexicano esteve muito interventivo em zonas subidas mas também em áreas mais recuadas, onde conseguiu recuperar várias bolas e criou sempre perigo quando a soltou. Só faltou marcar aquele golo quando apareceu isolado em frente ao guarda-redes, mas a falta de pernas lixou-o. Uma última nota para Hector: perfeito a atrapalhar Mateus num lance que podia colocar o Boavista na luta pelo resultado. Excelente!

(+) O nosso povo portista. Cantar a “rotunda”? Check. Cantar o “orgulho”? Check. Invadir o Bessa com milhares de adeptos, passar o jogo todo a apoiar a equipa e criar uma simbiose vísivel com ela? Check. Sair de lá com três pontos, as vozes gastas e um sorriso na face? Check, check e oh sim, check!

(+) O sentido prático do Marega. É como tem de ser. O gajo é prático e ainda bem, se colocava a bola ainda tirava a vista a um adepto (viram o remate ao poste? Aquilo foi com a parte de dentro do pé e a baliza aposto que ficou a abanar mais que meia-hora!) e assim foi lá para dentro. Já naquela parvoíce do keeper do Boavista ficar meio minuto a tratar a relva como se fosse parte de uma espécie biológica em vias de extinção, Marega chegou lá, duas pisadelas à Samaris e siga a rusga. Gosto disto.

(-) Centrais em posse. “Não batas nos meninos que a culpa não é deles, os médios é que não estão tão disponíveis para lhes dar cobertura e não chegam dois para isso, não é? Ainda por cima não te esqueças que agora os médios trocam de posição e os laterais sobem como se fossem receber ofertórios em igrejas católicas, tanta vez que sobem e descem aquelas bandas, por isso os centrais têm de ir à procura do espaço e de saber o que fazer com a bola. Para lá disso, os avançados estão muito subidos, os médios muito distantes, os alas muito abertos e o meio-campo dos outros também existe e pressiona mais do que uma bexiga depois de seis finos! Não sejas assim, Jorge, tem lá paciência e não censures os passes longos para as couves ou as hesitações horríveis do Felipe hoje no Bessa que já duram há umas semaninhas…ou o Marcano, que espera mesmo até o outro gajo botar o pé para passar a bola e ressaltar nele, ou então quando tem oito horas e meia enquanto a bola vem pelo ar e ele pode pensar onde a colocar mas parece que oh foda-se lá vai a bola para o Boavista. Pronto, Jorge, não te chateies com eles, não? Vá lá.” Com todo o respeito, vá lá o caralho. São bons, são muito bons, mas também fazem jogos de caca e hoje foi um deles. Se na quarta-feira jogarem o dobro do que fizeram aqui, apanhamos outros tantos como na Alemanha.

(-) Hugo Miguel. Marcano protesta? Marcano leva amarelo com cara de mau. Gajo-indiscriminado-do-Boavista protesta? Leva aviso. Herrera corta a bola? Herrera leva amarelo. Vários-gajos-do-Boavista acertam nos tornozelos/calcanhares/o que funcionar para mandar o gajo abaixo? Levam amarelo. Slow. Fucking. Clap.


Continuamos na frente depois do primeiro derby e só pode ser bom sinal para o futuro. Agora, na ante-estreia marcada para a próxima quarta-feira, o épico “Leipzig: A Vingança”. Num Dragão perto de si.

8 comentários

  1. Caro Cavani Jorge,
    O Baroni “Sentido prático do Marega” foi de um ‘must’. A cereja no bolo foi o calcar do relvado com o 47 bem apezinhado.
    Já o Simão veio queixar-se para a CI de que o BFC foi a melhor equipa. Fez-me lembrar o episódio dele ter andado a aquecer a míuda durante duas horas e depois perdeu o jogo: o outro veio e comeu-a em dois tempos.
    Por fim o HM. Umas chapadas nesse Fde30P não seriam nada mal empregues.
    Estou feliz. 1 abç.

  2. ganhamos o mais importante , vitoria do treinador, sao os mesmos jogadores do ano passado mas o treinador nao os eixa dormir. O ano passado tivemos varias hipoteses de ganhar o campeonato e na hora certa nao davamos o salto. O arbitro foi o habilidoso do costume em relaçao a disciplina mas muito melhor que o ano passado, aluias os treinadores adversarios e o simaosinho a frentye ja perceberam isso e os jogadores adversarios tambem. AGORA O PROBLEMA DA EQUIPA E O MESMO DE HA ANOS PRECISAMOS DE 3 MEDIOS A SERIO, RAPIDOS, FORTES E TECNICA,MEMTE RASOAVEIS. Temos um na B o luizao, e se formatarem o dalot para ser medio ja so precisamos de um a serio. O jogo foi o que se esperava, agressivo, empatado so que com a força dos nossos avançados as equipas adversarias nao se aguentam os 90 minutos e poderiam ter sido 5, MAS O SA ANDOU AOS PAPEIS NUMA SAIDA, os centrais sao o que sao nao passam de bons jogadores a excecionais so porque muda o treinador.

  3. Bom derby, congrats! Presença nas bancadas top.

    Tive pena de vos apanhar assim, preferia levar 5 e ver futebol como até já conseguiram esta época. Desta maneira custa um pouco mais. Bola na frente para a pretalhada e fé no Brahimi… Chega para ganhar mas esperava um pouco mais, dado os argumentos. Mas são fases, percebo isso.

    Na alínea c) coloca aí um asterisco. *desde o regresso do inferno. Anos 80/90 e 2000 não ganhavam como agora. Bessa, finais, supertaças e o caralho, sentia aí esse terrorzinho quando temos que dar prioridade na rotunda.

    A menção ao árbitro prova, caro Jorge: são demasiado iguais. Digo isto com pena, acredita. Sei que não concordas, mas vendo de fora é tão evidente…

    Boa sorte para os germanicos. E vendam o Brahimi! Não posso com o gajo. :D

    1. teve de ser, vocês tapavam bem o meio-campo e raramente vamos conseguir contrariar isso…vais ver na quarta-feira, vamos ter o mesmo stress.
      quanto à alínea, sim, eu passei por esses tempos e era tramadíssimo ganhar no Bessa, comparava uma vitória aí a ganhar na Luz ou em Alvalade. actualmente é mais um Braga, mas está a ficar complicado e ainda bem. quero um Boavista forte, que lute pela Europa como dantes mas com uma gestão mais normalzinha. e que se comece a dar bem c’a gente para lutarmos contra o verdadeiro inimigo que está lá em baixo, não aqui em cima. mantenhamos a rivalidade sempre acesa mas haja união em temas comuns. infelizmente creio que nem sempre é assim…

      um abraço e boa sorte para o resto da época!
      Jorge

      PS: se formos campeões, acho que o próprio Brahimi quer sair de vez. afinal, se for esse o resultado da época, muito a ele o deveremos…

  4. Acho que o Sa merecia uma notazita por duas intervencoes de grande nivel na primeira parte. Esta a comecar a ganhar confianca e contra o Leipzig vai fazer o jogo da epoca!

    Uma nota relativamente ao golo do Marega… prova que o homem e bem melhor do que a forma disforme e descompensada com que se move da ideia.

    Gostava de ter dois enormissimos (em qualidade) centrais no Porto.Quer Filipe quer Marcano na minha optica sao aceitaveis mas nao tem o nivel historico que se impoe aos centrais do nosso clube.

      1. Arranjar nao arranjo, mas se formos a pensar de forma historica os nossos grandes centrais eram TODOS homens da casa, Couto, Costa, Carvalho (porra, comeca tudo por C!!!!!). Talvez seja hora de comecar a formar novos centrais da casa e a dar-lhes oportunidade quanto antes (e se comecarem por C ja vem com selo de garantia!).

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.