Baías e Baronis – FC Porto 1 vs 2 Olympique Lyonnais

foto retirada de olweb.fr

Quem começa um jogo de treino como este com um golo sofrido contra o fluxo ofensivo que se via na altura, consegue recuperar, marcar o golo do empate e passa o resto dos quase 80 minutos a tentar marcar o segundo com jogadas bem estruturadas, excelentes trocas de bola e conjugando incisividade no ataque com inteligência e rigidez na defesa, não merecia perder. Mas é o que acontece quando se falham muitos e muitos golos contra uma equipa que tem estaleca de Champions’, quem falha, morre. E se somarmos a esta eficácia mortífera algumas distracções de rapazes que têm de melhorar os níveis exibicionais em vários degraus, as coisas complicam-se. A derrota não me preocupa absolutamente nada, nem deve preocupar nenhum portista que tenha visto o jogo. Porque, meus amigos, hoje jogámos muito e bem. Vamos a notas:

 

(+) Fucile Um jogaço. O flanco esquerdo foi sempre dele e ajudou Varela (que pareceu melhorzinho no início mas acabou por perder força rapidamente) a pressionar o adversário. Ganhou montes de lances pelo ar (sim, estou a falar a sério) e foi o melhor jogador da equipa, o mais estável e mais consciente que o jogo podia ser a brincar mas era aqui que ia marcar pontos para ser titular. Enquanto Álvaro continua de férias, Alex Sandro na Selecção e sem termos noção da sua valia, Addy a saltar à corda ou seja lá o que fôr que o impede de ser opção e David ainda muito verde para este nível, Fucile é por mérito próprio titular do lado esquerdo. Alguém quer honestamente abdicar deste rapaz, desta garra e força de vontade aliada à versatilidade, por muito que às vezes apeteça esbofeteá-lo quando se arma em Dani Alves? Eu não. Fica, rapaz.

(+) Hulk Está a falhar muitos golos mas os remates parecem estar a ir mais vezes à baliza. Continua fortísismo nos arranques e a técnica individual está no ponto, Hulk tem tudo para continuar a ser o elemento desiquilibrador do nosso ataque. É quase audível o tremer nas pernas dos laterais adversários quando o rapaz lhes aparece pela frente, e a facilidade com que remata de qualquer lado com uma potência absurda é uma mais-valia que dá campeonatos.

(+) Souza Está diferente, não há dúvida. Mais prático, com melhor posicionamento (apesar do golo de Lisandro ter sido parcialmente culpa dele, porque ainda não percebeu que tem de acompanhar um avançado com a facilidade de remate do Licha especialmente quando se dirige para a entrada da área, nada que duas vergastadas não resolvam) e acima de tudo uma melhor noção de quando transportar a bola e quando a passar. Caso Fernando continue a jogar ao nível de um Fernando Aguiar lobotomizado, é o titular naquela posição para o início da época.

(+) Pressão alta Sou um apoiante céptico das vantagens da pressão alta e contínua. Por um lado é excitante ver a nossa equipa a carregar com a vontade e raça que hoje mostraram, a chatear os jogadores adversários em permanência e a forçar bolas recuadas para o guarda-redes e a obrigar ao erro na outra equipa. Por outro lado, é extremamente exigente a nível físico, tem de ser seguido por eficácia no contra-ataque para ser rentável e acima de tudo não pode resultar num “meiinho”. Até agora tem resultado e as perdas de bola da equipa contrária têm aumentado exponencialmente, mas há espaço para melhorias, especialmente na estrutura de pressão que tem de deixar de ser individual ao jogador e transformar-se numa zona pressionante em bloco. O que é que é preciso para isso acontecer? Tempo e trabalho. As bases, pelo que vejo, estão bem lançadas.

(+) Lisandro Marcou um bom golo, facilitado pela ausência de Souza que estava sem dúvida distraído por um qualquer bando de pássaros que esvoaçavam nos ares de Genebra (deixem-me pensar que foi por causa disso e não por ainda se estar a adaptar à posição), e não festejou. É daqueles pequenos gestos que não custam nada e que valem muito. Continuas a ter um fã aqui no Norte de Portugal, Licha.

 

(-) Fernando Não querendo entrar pelas cansativas teorias que apontam Fernando como mais um desertor e traidor à pátria-azul-e-branca, vou optar por um avanço diplomático. Postulo que o rapaz que ocupou a posição “6” nos últimos três anos, não tendo desaprendido toda a evolução desde que chegou ao FC Porto, não está bem. Admito que seja em parte por motivos físicos devido à entorse que o tem impedido de treinar continuamente nos últimos tempos, mas por outra parte talvez haja qualquer motivo psicológico que o esteja a afectar, porque nesta pré-época já acumulou mais erros ridículos que em dezenas de jogos consecutivos que fez com a nossa camisola. Depois da estúpida perda de bola no jogo contra o Rio Ave que levou ao penalty e golo do adversário, hoje dominou a bola directamente para os pés do adversário. Perceber que Souza comete menos erros que Fernando nesta altura da temporada e que é um candidato mais adequado à titularidade deveria ser o suficiente para que o 25 se aperceba que caso não seja vendido até 31 de Agosto vai ser difícil recuperar o lugar. Porque neste momento, Fernando nem no banco devia estar.

 

Foi um bom ensaio para a Supertaça. É verdade que perdemos e que houve uma ou outra falha que podem comprometer a integridade defensiva e que vão dar a bloggers não-portistas um verdadeiro “field day” em piadas e insinuações quanto à forma como os golos foram sofridos e como há tremuras incompreensíveis na nossa até agora impecável armadura. Se não viram o jogo, qualquer um desses comentários é parvo e malicioso. Não há vitórias morais, como se sabe, mas esta derrota foi um belo treino físico, táctico e acima de tudo mental, que confirmou o onze-base para o primeiro jogo oficial da época e que deu a Vítor Pereira um novo crédito: as coisas não mudaram muito desde o ano passado. E no Domingo, em Aveiro, vamos confirmar esta premissa com o primeiro troféu. Força, rapazes!

6 comentários

  1. Não acho que o Fucile tenha sido o melhor porque complica vezes demais. Ás vezes manda-se para o meio de 3 ou 4 adversários sem necessidade.
    O Hulk gostei muito, falta pontaria, o Souza esteve bemzinho mas sejamos objectivos, o homem destoa nesta equipa.
    Neste momento o Porto tem jogadores de topo em todas as posições menos a médio defensivo. Tem dos melhores alas e avançados do mundo, médios centro fantásticos, laterais para todos os gostos, centrais com potencial, guarda redes seguros, mas um Fernando e um Souza a médios defensivos.
    O Fernando já mostrou que quer sair e pior que vir para os jornais é mostra-lo em campo. No ano passado podiamos à custa deste menino ter perdido a liga europa e a taça de Portugal, valeu o Helton e o Beto. É para despachar e é já!
    Já o Souza por muito que eu espere que ele evolua, não me parece que algum dia seja algo de especial. Defensivamente é muito limitado, é lento e tem pouca visão de jogo.
    Precisamo urgentemente dum reforço naquela posição. Eu adoraria ver lá um jogador que respira classe por todos os poros mas tem sido reserva no seu clube: Fernando Gago. O problema seria provavelmente o salário…

  2. Curto e grosso, o Fernando se sair hoje ou amanhã já vai tarde! Haja quem pague e por mim tem guia de marcha! A jogar assim que não se admire quando for assobiado no Dragão…

  3. Bom dia,

    Ontem fizemos uma excelente exibição sobretudo na primeira metade. Fomos dominadores, acutilantes e só a nossa ineficácia ofensiva, e a valia do guardião francês impediram que iniciássemos a segunda parte a vencer.
    Na segunda parte, a partir do momento que iniciamos as substituições, e retiramos o nosso tridente de meio campo e Kléber que estava a fazer um excelente trabalho no ataque, perdemos fio de jogo e em mais um erro defensivo, acabamos por permitir o golo que deu a vitória do Lyon.

    Destaques para Moutinho e Ruben que efectuaram um excelente jogo. Otamendi e Rolando muito seguros, Sapunaru e Fucile com um jogo excelente.
    Hulk, Varela e Hléber muito bem no ataque, onde só faltou eficácia.

    Souza está a jogar melhor, mas errou no primeiro golo de Licha, mas depois fez um jogo tranquilo.

    Dos que entraram, nenhum esteve ao nível dos que saíram.
    Fernando entrou desastrado, a rematar sem nexo, cada passe que fazia era uma pedrada que atirava aos colegas, e fez aquele disparate que permitiu o golo da vitória do Lyon.
    Não sei se está a jogar contrafeito ou se é das lesões, mas uma coisa é certa, o Fernando que parecia um eucalipto que secava tudo em volta, está muito mal neste início de época, e Souza não é alternativa segura.

    Castro e Djalma dos que entraram foram os que mais batalharam, mas em vão.
    Belluschi está sem ritmo e Ruben ganhou-lhe o lugar.

    Para terminar destaque para o fairplay entre as equipas, a festa nas bancadas, e para Licha que teve um enorme respeito pelo FC Porto ao não festejar o golo. Foi também bom rever Cissokho.

    Um abraço e boa semana

    Paulo

  4. Como estamos em pré-época as vitórias morais até sabem bem…não ligo muito ao resultado,vá.Prefiro assim do que ganhar e não jogar nada de jeito (yup,como o Lyon) mas só na pré-época,claro.

    Lisandro continua um senhor,o meu barbichas <3

    O Kleber parece o Kaká :D

    E o Fernando não está cá,claramente

  5. pena que nestes jogos não se veja como é o VP nas substituições; que sem dúvida era um must do Libras Boas – jogo que parecia não desandar, duas substituições, e golo.
    de resto, muitos pontos para este treinador, sobre o qual o comentador francês só sabia dizer que tinha treinado nas camadas jovens do clube, mas nunca tinha treinado nenhuma equipe de séniores antes de assumir o cargo…
    – eu sei que uma equipe não se faz numa pré-época e que como Libras Boas teve patinhos feios transformados em jogadores por Jesualdo, também o VP tem o trabalho todo do ano anterior, mas sinceramente gosto como os jogadores evoluíram, e como cresceram – a defesa tem uma posição incrivelmente avançada e fa-lo com a maior tranquilidade; do meio campo para a frente trocas de bola e de posição muito interessantes…
    pena, claro, o referido polvo ( o Maicon também esteve envolvido no erro do 2º golo) e alguma atrapalhação (sobreposição) de jogadores lá na hora da verdade…
    mas, gostei!
    e que saudades do Lisandro!…

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.